Habitação mais cara a partir de Julho de 2008
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Re: Habitação mais cara a partir de Julho de 2008
obrigado, joão nunes pelo esclarecimento. nunca tinha encontrado tão preciso e conciso.
Cumprimentos
Nuno Leitão
Nuno Leitão
-
- Membro
- Registado: domingo jun 15, 2008 4:54 pm
boas
depois de ler o tópico ficaram algumas dúvidas:
no entanto estava a pensar obter um termosifão de 200 litros que julgo serem suficientes para 3 pessoas... mas este termosifão tem um painel com 2m2... neste caso não estou a cumprir a lei ?
nota: o meu projecto de arquitetura é de outubro de 2006
na prática qual é a vantagem do certificado energético? ouvi dizer que poderiamos ter uma redução no imi de acordo com a classificação no certificado.. será verdade?
já agora quando deduzimos o valor do painel no irs somos obrigados também a apresentar os valores dispendidos na manutenção ou contrato de manutenção do painel?
depois de ler o tópico ficaram algumas dúvidas:
isto quer dizer que sendo a minha habitação um t4 tenho que ter 4m2 de painéis ?jcn.jnunes Escreveu:se arranjarem um sistema artesanal que capte calor do sol para aquecer água para banhos e cozinha (que terá que estar integrado na rede de água quente, obviamente), os peritos são obrigados a aceitá-lo. tem é que ter 1m2 de área por habitante convencional (depende da tipologia t0, t1, tx...).
no entanto, sem painéis certificados nem contrato de manutenção de 6 anos (mínimo) nem instalação efetuada por instalador certificado, essa energia não pode ser contabilizada para o certificado energético. só isso! simples, digo eu.
no entanto estava a pensar obter um termosifão de 200 litros que julgo serem suficientes para 3 pessoas... mas este termosifão tem um painel com 2m2... neste caso não estou a cumprir a lei ?
na prática qual é a vantagem do certificado energético? ouvi dizer que poderiamos ter uma redução no imi de acordo com a classificação no certificado.. será verdade?
já agora quando deduzimos o valor do painel no irs somos obrigados também a apresentar os valores dispendidos na manutenção ou contrato de manutenção do painel?
Cumprimentos
Joaquim Gomes
Joaquim Gomes
-
- Membro Silver
- Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
não... quer dizer que tem que ter 5m2! um t4 tem 1 quarto duplo e 3 individuais, como base... logo são 5 pessoas.joaquim gomes Escreveu:isto quer dizer que sendo a minha habitação um t4 tenho que ter 4m2 de painéis ?
ou seja a regra é para um tn, teremos n+1 metros quadrados. exceptua-se o t0 que será 2 m2 (considera-se que t0 é para casalinhos novos, eheh)
para 5 pessoas (é a base do projecto) necessita de 40x5=200 litros de água quente a 60 ºc. portanto, um depósito de 200l será insuficiente pois quando sai água quente, entra imediatamente água fria. fiz-me entender? ou seja, eu aconselho uns 350 litros para 5 pessoas... 70x o nº de habitantes.joaquim gomes Escreveu:no entanto estava a pensar obter um termosifão de 200 litros que julgo serem suficientes para 3 pessoas... mas este termosifão tem um painel com 2m2... neste caso não estou a cumprir a lei ?
agora, para 3 pessoas, deverá ter um t2 e não um t4. no projecto de arquitectura deverá (ou deveria...) "transformar" um quarto em escritório e o outro em sala de inverno, de tv, biblioteca, etc... para estar dentro da lei. neste caso, 200l~70x3, será suficiente.
na prática, é ter autorização para vender ou arrendar a sua casa. ou, em projectos licenciados já dentro do sistema de certificação, ter autorização para habitar na sua casa pois, sem o certificado, não há licença de utilização. pois é... garanto que não há mais nenhuma vantagem para o proprietário... (a não ser que lhe pese o dinheiro na carteira... nunca se sabe ).joaquim gomes Escreveu:na prática qual é a vantagem do certificado energético?
bem, na teoria, é para incentivar a que os edifícios (habitação, comércio ou serviços) não sejam tão "rotos" em termos térmicos e a nação, altruisticamente unida pelo crescimento da fazenda pública, se torne orgulhosamente só em termos de (in)dependência energética.
tráz à memória qualquer coisa antiga que o antónio feio e o josé pedro gomes tão bem retrataram: conversa da treta... porquê da treta? porque, num país que não produz uma gota de petróleo, onde sai um decreto-lei que proibe a utilização de biocombustíveis numa percentagem superior a 20%, obrigando à dependência de 80% do petróleo... só pode ser conversa da treta! (estou fulo )
boa pergunta... depende, se fizer o pagamento do contrato de manutenção de seis anos logo junto com a factura da instalação... mas eu não aconselho! nunca mais vê o técnico da manutençãojoaquim gomes Escreveu:já agora quando deduzimos o valor do painel no irs somos obrigados também a apresentar os valores dispendidos na manutenção ou contrato de manutenção do painel?
cumprimentos
João Nunes
-
- Membro
boas
agradeço desde já a resposta. mas agora ficou-me uma duvida....
fui espreitar à papelada do projecto da casa e encontrei lá isto
ou seja fala de 4m2 e depósito de 300 litros o que me deixou algo preocupado face ao que acabou de explicar...
agora como é? uma vez que o projecto já foi aprovado pela camara... deixo andar ou peço uma nova análise ??
ou então como disse "transformo" um quarto em escritório (para 4m2)... julgo que no final da obra ainda se poderão introduzir pequenas modificações...
à parte desta embrulhada devo dizer que a lei neste ponto é um bocado cega... ok.. vou ter um t4 ... que à partida obriga a ter 5m2 de painel... mas na prática só vão viver lá 3 pessoas... a não ser que nasçam gémeos
irra
cumprimentos
joaquim gomes
agradeço desde já a resposta. mas agora ficou-me uma duvida....
fui espreitar à papelada do projecto da casa e encontrei lá isto
ou seja fala de 4m2 e depósito de 300 litros o que me deixou algo preocupado face ao que acabou de explicar...
agora como é? uma vez que o projecto já foi aprovado pela camara... deixo andar ou peço uma nova análise ??
ou então como disse "transformo" um quarto em escritório (para 4m2)... julgo que no final da obra ainda se poderão introduzir pequenas modificações...
à parte desta embrulhada devo dizer que a lei neste ponto é um bocado cega... ok.. vou ter um t4 ... que à partida obriga a ter 5m2 de painel... mas na prática só vão viver lá 3 pessoas... a não ser que nasçam gémeos
irra
cumprimentos
joaquim gomes
Cumprimentos
Joaquim Gomes
Joaquim Gomes
-
- Membro
esqueci-me desta:
cumprimentos
joaquim gomes
mas... com uma válvula termoestatica à saida do deposito não faz com que saia menos àgua quente... uma vez que se vai misturar com fria...?jcn.jnunes Escreveu:portanto, um depósito de 200l será insuficiente pois quando sai água quente, entra imediatamente água fria. fiz-me entender?
cumprimentos
joaquim gomes
Cumprimentos
Joaquim Gomes
Joaquim Gomes
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
para fazeres isso terás que ter um controladorjoaquim gomes Escreveu:esqueci-me desta:
mas... com uma válvula termoestatica à saida do deposito não faz com que saia menos àgua quente... uma vez que se vai misturar com fria...?jcn.jnunes Escreveu:portanto, um depósito de 200l será insuficiente pois quando sai água quente, entra imediatamente água fria. fiz-me entender?
cumprimentos
joaquim gomes
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa