Um Projecto Interessante

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Re: Um Projecto Interessante

Mensagem por Bluesky »

amigo teodoro, eu ja falei de motores e geradores electricos noutro topico, quer-se manter o material o mais frio possivel, logo se aqueçe há que implementar uma ventoinha no gerador muito parecida com a usada nos automoveis e grandes motores industriais. simples. epa, ia-me esqueçendo... gostei muito no vosso trabalho. muitos parabens #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

Mensagem por Esteves »

joseteodoro Escreveu:Imagem

aqui fica mais duas imagens, uma mostra que não foi nada fácil montar o moinho, a outra dá uma ideia da caixa utilizada, tendo em conta que esta está preparada para este gerador.
penso que estas imagens poderão ajudar em novas invenções.

cumprimentos
jose teodoro
boas, podia explicar melhor como fez a desmutiplicação??? estou a ver que usou 4 carretos 2 pequenos e 2 grandes, só não estou a entender en qual vai engatar o gerador e as pás ...
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

a transmissao da força motriz é feita pela roda dentada grande da esquerda (nao da direita como pareçe ser) e a saida para o gerador é feita na roda esbranquiçada pequena em cima #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

JP Jacinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 28, 2010 12:57 pm

Mensagem por JP Jacinto »

olá

é isso bluesky

mas o josé luís cabete tinha razão em perguntar a relação (ou desmultiplicação) pois não foi esclarecido.

é contudo fácil
os carretos multiplicam
4x1x4x4 = 64x1

isso significa que a e velocidade do moínho é multiplicada 64 vezes.

se o moínho rodar a 18 rpm os carretos levam a rotação a quase 1200 rpm, que é uma rotação óptima para geradores como os dos automóveis (alternadores).

dependendo da dimensão do gerador, será a potência. alguém falou em 1 kw mas não foi o autor do post. acho difícil o kw, pois nas fotos o espaço do gerador parece ser bem pequeno.

se aquele minúsculo gerador fizer 1 kw peço para que o autor diga a marca e modelo, que vou correr a comprar um. eh eh eh. agora a sério, o gerador está atrás da roda dentada pequena, com 16 dentes e não é muito maior. logo não deve chegar aos 200 w.

acho que o diâmetro desse andará à volta de 10 ou 15 cm.

tou certo ou tou errado?

para descobrir a potência exacta talvez só o josenir.

cumprimentos a todos

jp jacinto

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Mensagem por Sun_rise_pt »

para esclarecimento:

o maior número de pás (comparativamente com outros com o mesmo diâmetro de área "varrida" pela turbina) tem algumas vantagens, sendo as principais:
- um arranque com ventos mais fracos.
- um maior torque.

e, a principal desvantagem:
- não atinge uma velocidade de rotacão elevada.

---
o gerador usado parece ser o da futurenergy de 1kw, quase juraria que será, pois na foto tem exactamente a mesma caixa e a mesma cor, aém da dimensão também parecida. porém o rotor deste (da futurenergy) é a caixa que tem os magnetos, aqui mostrada fixada à estrutura, e isso complicaria electromecânicamente a situação. pelo que só o autor nos poderá esclarecer qual é a máquina...
---

muita gente pensou (e pensa) que a multiplicação de rotação por correntes é uma solução boa. mas a experiência demonstrou que é uma fonte de problemas a prazo por razões óbvias.
mais durável é o sistema de correia dentada.
a melhor de todas é, sem dúvida, a de engrenagens em banho de óleo. são fáceis de conseguir a custo interessante em motores eléctricos nos sucateiros, sendo mais compactas e (quase) prontas a usar.

renalte
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado set 20, 2008 4:33 pm

Mensagem por renalte »

caro jpjacinto posso lhe garantir que esse gerador é de 1000w, porque conheço o projecto e os geradores têm um diâmetro de 17,4 cm e vendem-se em separado.cumprimentos.

icarho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Mensagem por icarho »

não sei que contas o jp jacinto fez mas creio que não estão correctas ... 1 x64 ?

se não vejamos

o carreto principal tem 44 dentes e está ligado a um com 13 dentes logo tem um relação 1 x 3.38
o secundário presumo que tambem tenha 44 dentes ( não os consigo contar...) e liga-se ao do gerador que tem 12 dentes logo tem uma relação 1 x 3,66!

juntando o conjunto teremos 1 x 3,38 x 3,66 = 12,39

assim por cada giro do "moinho" o gerador roda 12,39 vezes

o aerogerador às 60 rpm consegue uma potencia de + 1400 w ( atendendo ás caracteristicas do gerador e para o caso de ser o de 48v )

assim sendo, pergunto eu .... o "moinho" não merecia o um gerador mais potente?

renalte
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado set 20, 2008 4:33 pm

Mensagem por renalte »

em relação a multiplicações e desmultiplicações não me posso pronunciar, no entanto sei que o gerador é a versão de 12 volts

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm

Mensagem por José Luís Cabete »

josé luís cabete Escreveu:muito bom projecto amigo teodoro, quanto há caixa segundo pode contar a relação deve andar por volta 1-13.
quanto ao gerador será que nos podias dar algumas informações? e qual a produção do mesmo?
ora bem, vamos cá esclarecer esta coisa da multiplicação das rodas dentadas de uma vês por todas.
a roda dentada grande da esquerda está ligada ao veio que por sua vez suporta as pás do engenho, portanto 1 volta
nas pás igual a 1 volta na dita roda dentada, como eu conto 45 dentes na dita roda que por sua vez está ligada por uma corrente a uma roda que tem 13 dentes temos uma multiplicação de 3.46, ou seja por cada volta da roda grande temos 3.46 voltas na roda pequena. como a roda grande da direita tem o mesmo numero de dentes da da esquerda os tais 45dentes e se encontra ligada através da dita corrente a uma roda de 12 dentes, temos uma nova multiplicação de 3.75
juntado os dois valores 3.46 e 3.75 e multiplicandos temos um resultado de 12.98 ou seja por cada volta da turbina temos aproximadamente 13 voltas no gerador.

ps. expliquei isto desta forma para os menos esclarecidos tambem possam entender qualquer coisa, sei do que falo.

realmente perguntei quanto á potencia gerada, mas obtive resposta .

amigo jp jacinto, espero que não estejas errado nesse teu projecto e nesses cálculos que andas a tentar patentear como erraste nas contas da dita multiplicação destas rodas .
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

icarho
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por icarho »

45....correcto !

o dente que me faltou deve tar cariado....

JP Jacinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

olá a todos

josé luís as contas que fiz da desmultiplicação foram a olho, baseadas na fotografia, não contei os dentes mas "medi a olhómetro" os diâmetros e as relações entre eles (aprox. 4x ). mesmo assim, a minha conta está mais aproximada que as vossas.

vocês estão todos a esquecer a multiplicação das duas rodas concêntricas.

é que o segundo carreto está acoplado a outro carreto também cerca de 4x maior. não é apenas 4x1x4

ou os 3,46, ou 3,75... isso retirado de uma foto não será precisão a mais?

mas sim 4x1x4x4

que dá 64 vezes. ou um pouco menos com as vossas precisões.

luís, nunca pretendi ter o número exacto, 3,38 ou 3,75, pois é impossível sem os dados exactos dos carretos. mas 64x ou 54x dá aos leitores para ter uma ideia da desmultiplicação do projecto.

e nem estou aqui preocupado em provar algo a alguém. apenas me divirto... há quem veja telenovelas, eu gosto disto.

cumprimentos

jp

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver

é mesmo o aerogerador da futurenergy.
inicialmente, nem reparei nos condutores a sair do elemento de fixação.

os meus parabens ao construtor da máquina que está bem concebida na ideia. só lhe mudaria mesmo sistema de multiplicação por outro mais duradouro e de manutenção com intervalos maiores.

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver

pois eu gosto de coisas exactas e como pode contar os dentes das rodas dentadas melhor ainda, 45/13=3.46 _45/12=3.75
3.46x3.75=12.98.

a relação correcta é 1-13 isto sim é que dar aos leitores uma ideia da desmultiplicação correcta.

pois estou preocupado em provar aquilo que estou escrevendo para todos, não me estou a divertir estou a passar informação correcta, não vejo telenovelas, nem tenho televisão, e gosto muito disto.

caro jpjacinto o teu erro está em multiplicares a roda 2 com a roda 3 quando elas ródão solidárias.
Última edição por José Luís Cabete em domingo jun 06, 2010 4:17 pm, editado 1 vez no total.

icarho
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por icarho »

josé luis por favor emende lá o seu post pois a citação que lá está não é minha eu só me enganei num dente

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver

luís, nunca pretendi ter o número exacto, 3,38 ou 3,75, pois é impossível sem os dados exactos dos carretos. mas 64x ou 54x dá aos leitores para ter uma ideia da desmultiplicação do projecto.

e nem estou aqui preocupado em provar algo a alguém. apenas me divirto... há quem veja telenovelas, eu gosto disto.

cumprimentos

jp[/quote]

pois eu gosto de coisas exactas e como pode contar os dentes das rodas dentadas melhor ainda, 45/13=3.46 _45/12=3.75
3.46x3.75=12.98.

a relação correcta é 1-13 isto sim é que dar aos leitores uma ideia da desmultiplicação correcta.

pois estou preocupado em provar aquilo que estou escrevendo para todos, não me estou a divertir estou a passar informação correcta, não vejo telenovelas, nem tenho televisão, e gosto muito disto.

caro jpjacinto o teu erro está em multiplicares a roda 2 com a roda 3 quando elas ródão solidárias.

JP Jacinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

olá

josé luís, não me estava a referir a ti quando falei de telenovelas, nem a ninguém aqui do fórum, foi apenas um exemplo para dizer que cada pessoa gasta/investe o tempo onde quiser. se calhar foi um mau exemplo

bom, voltando à desmultiplicação, mas sem querer ser teimoso... a roda 2 é solidária com a 3, tens razão aí e se esse fosse o final da multiplicação estava de acordo com as tuas contas. mas a roda 3 tem uma velocidade 4x (ou 3,75 se preferes) maior que a 2 e é essa velocidade que vai ser ainda multiplicada pela roda 4.

pelas tuas medidas daria 13x 3,75 = 48,75x como factor de multiplicação. se a relação entre as rodas fôr de 4 dará os tais 64.

e posso estar enganado pelo efeito da perspectiva, mas as rodas grandes parecem mesmo ser 4 vezes maiores que as pequenas. concordarás comigo que a multiplicação não depende dos dentes mas sim da relação entre os diâmetros. sim sei que há uma relação entre o número de dentes e o diâmetro das rodas dentadas... mas só se forem medidas standart. e se estas rodas foram feitas com medidas diferentes? tipo hand made?

peço desculpa ao outros seguidores deste post se eu e o josé luís parecemos teimosos com a desmultiplicação. mas como e=mc2 é muito importante saber o c e esse é dado pela desmultiplicação.

pela parte que me toca, se acham que estamos a abusar façam favor de criticar, podemos continuar esta "teima" (no bom sentido) em mp.

cumprimentos a todos

jp jacinto

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

posso meter a colherada??
parece-me que anda aí uma confusão qualquer... que mete raios de giração e velocidades tangenciais pelo meio...
bom, é verdade que um ponto no perimetro da roda 3 se desloca a uma velocidade superior que um mesmo ponto colocado no perimetro da roda 2 mas o que é facto é que ele dá exatamente as mesmas voltas que o da roda 3. não sei se me fiz entender...
resumindo:
enquanto a roda 1 dá uma volta a roda 2 dá 45/13=3.46. como a roda 3 está unida solidariamente à 2, a 3 roda ás mesmas rotações que a 2. independentemente da velocidade tangencial ser maior na roda 3 que na 2 isso deve-se exatamente ao facto do raio da 3 ser maior que o da 2, mas isso não implica que ela rode (rpm) 3,75 ou 4 ou o que seja, mais depressa! ela faz exatamente as mesmas revoluções por minuto que a 2.
portanto temos a roda 3 a rodar a 3.46 rpm. como esta arrasta a roda 4 a rodar 45/12=3.75 mais, temos a roda 4 a fazer 3.46x3.75=12.98 rotações enquanto a roda 1 faz uma rotação.

ps: o facto de os dentes serem feitos numa medida standard ou a mão não influencía pois existe um escorregamento que faz com que a corrente se encaixe no sulco da roda dentada. se tal não acontecesse e fossem somente rodas lisas ao fim de um tempo um carro ia ficar com o motor descomandado pois bastava um milionésimo de milimitro para que ao fim de milhares de voltas existisse uma diferença de varios graus da posição inicial. como se pretende evitar isso usa-se as rodas dentadas. deste modo a corrente escorrega para o sulco ou compensa com a sua elasticidade a diferença que exista. se isso não acontecer a corrente "encavalita" nos dentes!

abraço
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver

por mim esta (teimosia) chegou ao fim, com a dita colherada do amigo ferra, é que em tempos passados correntes e rodas dentadas e torrar os neurónios, com as ditas desmultiplicações eram o pão de cada dia. ainda ontem sujei as mãos com uma corrente e umas rodas dentadas contando os dentes para calcular o seu trabalho, isto está mesmo no sangue.

caro jp jacinto gostei desta dita (teimosia) todos nós temos o nosso nível de conhecimento em que somos peritos, em outras áreas arranhamos qualquer coisa de outros saberes, e noutras somos mesmo um zero. eu sou assim.

jprr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jul 12, 2008 10:45 pm

Mensagem por jprr »

desculpem mas eu estou a partir o cáco a rir com estou tópico ... errar desta forma e incistir no erro, quando está mais do que claro que enquando a roda 1 completa uma volta, a roda 4 dá cerca de 13 voltas,... das duas uma,... ou o sr. jp jacinto não é arquitecto como referiu no outro tópico, ou tem o seu aparelho de medida "olhometro" avariado,... (aparelho este aqui referido neste topico)...

... ou não sabe fazer contas...

... já começo a duvidar da sua grande descoberta, ... é que teorias há muitas,... mas na pratica é bem diferente...

ponto final

passem bem, tenham um bom dia

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver

a mecânica é uma ciência exacta. e neste caso não há dúvida que este caso é de resolução bem simples, ao alcance de qualquer um. pelo que é estranha tão extensa discussão...

cada roda dentada (com ou sem corrente), "passa" o número de dentes que possui em cada volta, e a proporcionalidade exacta entre elas está na relação do número de dentes. por mais "teimosia" que se pretenda esta regra evidente, não se pode alterar!

---
por outro lado, a questão de conseguir mais energia com um gerador maior, tem muito a ver com o diâmetro da turbina e a eficiência dela. não tenho a certeza de que com a área varrida por esta se chegue à potência nominal deste gerador (1kw).
temos de considerar que são turbinas sem grande eficiência aerodinâmica, pensadas originamente para operar pequenas bombas hidráulicas do tipo aspirante-premente, e não mais que isso.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”