Um Projecto Interessante

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
JoseTeodoro
Membro
Membro
Registado: terça abr 08, 2008 11:06 pm

Um Projecto Interessante

Mensagem por JoseTeodoro »

caros amigos deste forum:
sempre fui muito interessado por esta matéria de energia èolica, depois de fazer algumas engenhocas com um amigo meu chegamos finalmente a um projeto muito interessante, neste momento tenho um aerogerador que resolve o problema de uma casa desde q haja vento para o fazer rodar, digo isto porque se qualquer aerogerador for montado em zonas sem vento, como todos sabem não há energia´.
apesar de não ter tido tempo para ler todos os topicos, creio que ninguem pensou em aproveitar um moinho de vento de 24 paz, desses que toda a gente costuma ver por ai, alguns já em fim de vida.

pois bem fui isso que eu e o meu amigo fizemos, compramos um moinho desses e aplicamos um gerador que carrega até 100 amperes sem problema algum, digo-vos uma coisa, valeu apena o tempo que perdemos, não sei bem como se pôe fotos mas vou tentar partilhar algumas convosco, alguem me pode ajudar como posso pô-las?

este moinho tem muitas vantagens em comparação com os moinhos de 2 ou 3 paz, não tem picos, a carga é muito homogenia, e carrega com menos vento.

depois conto-vos mais.
um abraço para todos e bons inventos.

XavierMaluco
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: Um Projecto Interessante

Mensagem por XavierMaluco »

claro, os velhinhos não eram engenheiros e a maioria são até analfabetos, mas tinham o saber prático que muitos engenheiros de hoje gostariam de ter.

por isso não me admiro que esse moinho tenha mais rendimento que os de 2 ou 3 pás.

x m

pppaaamm1
Membro
Membro
Registado: quinta jan 04, 2007 11:02 pm

Mensagem por pppaaamm1 »

e não te esqueças das fotos. partilha aqui com a malta

Autor do tópico
JoseTeodoro
Membro
Membro

como coloco aqui fotos? alguem me ajuda?

Eólibio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo set 30, 2007 12:01 pm

Mensagem por Eólibio »

olá boa noite
aqui ensina: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... f=24&t=222

cumprimentos.
O vento é grátis e o óleo usado quase

Sócio nº. 40

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

penso que se está a falar dos moinhos americanos que são muito usados para tirar agua dos subsolo em zonas onde não há energia eléctrica disponível. foram sem dúvida uma das primeiras máquinas a funcionar com energia renovável eólica, durante anos a fio e virtualmente sem avarias. tiravam agua para uma pia ou tanque em cimento onde o gado iam depois beber, este servia de acumulador e poderia estar vários dias sem vento que a bebida não acabava, sem dúvida uma grande invenção. são conhecidos por ter uma baixa rotação e um torque elevado daí o facto de manter cargas muito constantes.

Autor do tópico
JoseTeodoro
Membro
Membro

o q dizes é verdade, este moinho foi recuperado , tem uma caixa demotiplicadora, (foi estudada várias até chegar à pertendida)e um gerador de um aerogerador de 3 páz adaptado a esta caixa, embora seja um moinho lento, ele tem uma prestação optima com ventos fracos, acredita que numa zona de vento mantem o consumo de uma casa sem problema algum, como disse carrega até 100 amperes, constantes sem picos, o q não acontece com os aerogeradores de 2 ou 3 páz ora estão em cima ora estão em baixo......

no rabo foi adaptado um motor de uma antena parabolica que o faz fechar e abrir, apartir de casa, tem tambem, um quadro com amperagem, temperatura, velocidade do vento carga das baterias etc. e um altomático que fecha o rabo quando a carga está no máximo ou qundo a temperatura do gerador sobe, foi um projecto q deu muito gozo fazer.

em breve vou colocar um pequeno filme para partilhar convosco.

cumprimentos, e bons inventos.

josé teodoro

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

caro joseteodoro,
fiquei deveras impressionado e até com alguma inveja, da boa, depois de ver as fotos deste aerogerador.
este assunto de usar um moinho destes, adaptado para produzir energia eléctrica já é amplamente falado nas conversas ditas de café mesmo por pessoas que nada sabem de electricidade, mas daí até ver uma coisa destas prontinha vai alguma distância pois é necessário juntar várias coisas entre elas alem de adquirir um moinho, trabalho de torno, soldadura conhecimentos de electricidade e alguma electrónica etc, e sobretudo uma grande experiência que dá origem a uma capacidade que se costuma chamar de inventar.
vejo nas fotos um gerador que suponho ser de 1kw muito difundido em sites na net, já algum tempo que andei para comprar uma coisa dessas para experiências mas ainda não chegou o momento, se puderes divulgar agradecia que informasses quanto custou só o gerador e em quanto ficou tudo ou melhor quanto ficou o moinho etc. sem contar com o trabalho que penso que deve ter sido trata da casa.
os meus parabéns porque acho que está impecável.
quando se começou a falar de vender energia eléctrica à edp pensei logo num esquema destes, mas tenho uma dúvida, será possível certificar uma máquina destas assim feita em casa para se poder candidatar à micro geração ou para isso tem que se pagar aquilo que agente sabe e depois andamos 45 anos a tentar recuperar o investimento.
um abraço e desculpa a maçada.

Autor do tópico
JoseTeodoro
Membro
Membro

ob. pelo elogio, na verdade os louros são todos para o meu amigo henrrique embora eu tenha partihado muitas horas com ele em esquemas, muitas vezes em guardanapos no café.
este meu amigo é muito entendido em electricidade auto, e tambem muito interessado por estas coisas, eu sou igual ou mais do q ele, na verdade o gerador foi adquirido na net mas creio que existe um representante em portugal, o preço ronda os 380 euros (+ -) mas é muito bom nesta adaptação, pois com as paz dele o resultado é de 50% menos pela razão que descrevi (os picos)

fizemos muitos projectos, pela experiencias que adquirimos em ponto pequeno é o único em que se tem algum proveito, pois o rendimento é fantastico.

quanto ao preço final, creio q não tem preço quando se faz algo de que se gosta, as horas perdidas e o dinheiro q se gastou até chegar aqui foi muito, agora é facil, já sabemos como é, o q é preciso, e principalmente a caixa desmutiplicadora q foi todinha feita à mão.(eu vou por fotos da caixa).

muitas horas q não tem preço, mas sim o gozo que dá fazer algo de q se gosta.

quero dizer que não me sinto chateado pelas perguntas q me fazes, pelo contrário estou neste forum para aprender, partinhar, e ajudar no que poder.

um abraço
josé teodoro

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

um forte abraço. obrigado também pela pronta e sincera resposta.
já agora aproveito para dizer uma coisa que me esqueci no post anterior.
ali pelos lados de alcochete, vi um moinho destes bem pintadinho de novo com uma caixa mais ou menos quadrada atrás da pás.....a mim não me escapou e quando cheguei ao local de trabalho comentei com o meu pessoal. costumo andar com uns binóculos no carro mas desta vez ficaram em casa durante uma limpeza o que não me permitiu confirmar as minhas suspeitas. a estrada ali também é um pouco estreita e não dá para parar o carro com facilidade.
será que tem alguma coisa a ver?

Autor do tópico
JoseTeodoro
Membro
Membro

caro amigo por acaso não é, este moinho está no concelho de alenquer, e se estiver interessado em ve-lo, está à sua disposição quando quiser, como disse ele é de um amigo meu, apenas participei e estou a divulgar, porque tanto eu como ele entendemos que o devia-mos o fazer, a partilha de ideias para mim é muito positivo, porque ninguem sabe tudo.

não vou por aqui o meu nº de tlm. mas podes contatar-me por mail ou adiciona ao teu msn, depois falamos. [email protected]

um abraço

josé teodoro

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

Imagem

Imagem

Imagem

ola teodoro, excelente trabalho. pela primeira foto vejo que estas a fazer alguma sombra aos aerogeradores de 3 pás que vemos lá ao fundo. qual é a desmultiplicaçao que estão a usar? podias mostrar os rascunhos de café e algum esquematico com numeros? e que tipo de segurança implementaram? uma boa continuaçao #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
JoseTeodoro
Membro
Membro

caro amigo a pessoa da foto é o meu amigo henrrique e dono do moinho em questão. não sou eu, este grande homem alem de amigo é uma pessoa cheia de ideias.

a foto creio q está bem conseguida ,é um contraste engraçado, agora dai até fazer sombra!!!!!

a desmutiplicação é um pouco complicada, na verdade foi o q mais custou a fazer, trata-se de uma caixa com carretos banhados a oleo, todinha feita à mão.

depois coloco fotos.

um abraço

josé teodoro

Autor do tópico
JoseTeodoro
Membro
Membro

Imagem

Autor do tópico
JoseTeodoro
Membro
Membro

Imagem

aqui fica mais duas imagens, uma mostra que não foi nada fácil montar o moinho, a outra dá uma ideia da caixa utilizada, tendo em conta que esta está preparada para este gerador.
penso que estas imagens poderão ajudar em novas invenções.

cumprimentos
jose teodoro

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm

Mensagem por José Luís Cabete »

muito bom projecto amigo teodoro, quanto há caixa segundo pode contar a relação deve andar por volta 1-13.
quanto ao gerador será que nos podias dar algumas informações? e qual a produção do mesmo?
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

parabens isto é que sao projectos e forca de vontade ideias positivas e todo mais o que queiram muitas felecidades aos dois amigos que tiveram tais ideias .por vezes ingenheiros sem diploma fazem sombra a quem tem um baralho de equaçoes no cerebro e nao as sabe utilizar .
posivelmente alenquer é digno de vesitas turisticas a partir de agora tambem para descubrir um moinho dessa envergadura nao é precizo muito.este forum esta a tomar rumo ao futuro bem hajam .
o conforto é a recompença do esforço
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Autor do tópico
JoseTeodoro
Membro
Membro

amigo josé luís creio q a resposta à tu pergunta está nesta página, tens de ler o q esta um pouquinho mais atrás.

ob

josé teodoro

Autor do tópico
JoseTeodoro
Membro
Membro

mais uma vez ob pelo elogio, quero dizer-te que para chegar aqui perdeu-se muito material.
uma coisa é fazer uma brincadeira, outra é fazer algo que dê algum resultado, certo?
pois bem quem está interessado em fazer um aerogerador para tirar algum proveito, ou compra feito, ou tem de partir para uma coisa deste género, não quer dizer que este seja a melhor solução, mas que é uma boa opção, é sem dúvida, existe provas disso, já disse a tras o porquê, isto é a minha experiência, já gastei dinheiro em muita coisa, mas meu amigo inventar com motores que se fala aqui, vale de experiência porque de resultados são quase nulos, esquecem o aquecimento que um gerador sofre quando o vento lhe está a dar com força? e esses motores aguentam? duvido.

mais uma vez ob, se poder ser-te útil estou à disposição ok?

cumprimentos
josé teodoro

Responder

Voltar para “Energia Eólica”