Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença
-
- Membro Silver
- Mensagens: 524
- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
- Localização: Grande Porto
Re: Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença
provavelmente fez as contas ao contrário. devia ter o resultado do volume dum cilindro, dividiu pela altura, dividiu pelo quadrado do diametro e resultou naquele numero... digo eu
-
Autor do tópico - Mensagens: 335
- Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm
Re: Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença
luciano kaefer Escreveu:isso está-me à cheirar o mesmo tópico sobre a prensa.
depois de muita conversa, xm declarou que só publica depois da máquina pronta. e fim de papo.
mais alguns posts e esta tópico vai ter que tomar o mesmo rumo das prensas. cadeado por falta de objetividade e conteúdo !
ainda não tinha reparado neste post, luciano é só para recordar que o post da prensa levou o cadeado a meu pedido, copiei o ultimo post escrito por si nesse tópico.
luciano kaefer assunto da mensagem: re: oleo vegetal feito em casaenviado: sábado mar 08, 2008 4:55 pm
moderador
registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
mensagens: 2127
localização: porto alegre-rs - brasil que seja feita a sua vontade, assim na terra como no céu.
quando tiveres dados para compartilhar, avise um moderador para reabrir o tópico que deveria ter sido aberto para compartilhar informações decorrentes do processo.
até lá, fica o tópico bloqueado.
sds
luciano
mas se você achar conveniente encerrar também este, esteja à vontade!!!
x m
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 5621
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
Re: Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença
basta para isso que o mesmo perca a sua objetividade e finalidade.
a moderação age estritamente no cumprimento do regulamento que diz:
a moderação age estritamente no cumprimento do regulamento que diz:
e o outro tópico não foi bloqueado à pedido. trocadilho de palavras, apenas.2. não são permitidos "posts" sem sentido, de palavra única ou propositadamente "non-sense".
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 140
- Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm
- Localização: Tomar
Re: Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença
não se trata de atacar ninguem apenas desmestificar uma questão.
quanto ao assunto da colocação da virgula o xm disse nada, ou será também não precebeu o meu português?
quanto ao assunto da colocação da virgula o xm disse nada, ou será também não precebeu o meu português?
NovaEnergia Sócio Nº 14
-
Autor do tópico - Mensagens: 335
- Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm
Re: Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença
luciano kaefer Escreveu:basta para isso que o mesmo perca a sua objetividade e finalidade.
a moderação age estritamente no cumprimento do regulamento que diz:
e o outro tópico não foi bloqueado à pedido. trocadilho de palavras, apenas.2. não são permitidos "posts" sem sentido, de palavra única ou propositadamente "non-sense".
ok, desmentir para quê? você tem a arma na mão e eu estou desarmado, mas ambos sabemos que assim não foi.
fique bem com seu fórum!!!
-
- Membro Silver
- Mensagens: 524
- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
- Localização: Grande Porto
Re: Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença
ó xavier acalma la os cavalos. estas a ferver por absolutamente nada.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 5621
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
Re: Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença
sinto lhe contrariar novamente. mas quem tem a arma é você. sem os users, esse forum nada seria.ok, desmentir para quê? você tem a arma na mão e eu estou desarmado, mas ambos sabemos que assim não foi.
entendo sua resistência às regras da moderação. ninguém gosta de ser moderado.
mas perceba que os argumentos que hoje uso contra si, podem, num futuro próximo, ou passado, proteger-lhe ou ter-lhe protegido de excessos que outros possam cometer. aliás, como já ocorreu no passado... naquela ocasião, fui chamado de amigo luciano. hoje, diz que sou seu algoz.
mas não se preocupe com o que eu penso. apenas leia o regulamento e aja de acordo com ele. estarás imune à qualquer ação de qualquer moderador.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
- Localização: Palmela
Re: Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença
xaviermaluco
o fim intempestivo que teve neste tópico não abona a favor da sua posição. quem faz uma afirmação sujeita-se ao contraditório. foi o que aconteceu e até certa altura a conversa esteve dentro das normas da discussão (troca de impressões e informações objectivas...).
aquilo a que chama várias formas são, para quem tenha conhecimentos para tal, umas simples operações matemáticas, ou outras, como ficou demonstrado por chemistry.
os cursos proporcionam não apenas conhecimento mas muita ginástica mental o que ajuda imenso. e pode ter a certeza que quem entra inventivo não é castrado durante o curso, sai inventivo. quem não o fôr antes também não o será muito á saída com o curso. mas, que melhora, melhora.
por outro lado há óptimos alunos que na vida nunca vão a lado nenhum, e alunos aparentemente menos dotados que têm sucesso.
entre outras coisas nem sequer há só um tipo de inteligência e, é do equilibrio de ambas que resulta o sucesso sendo que a sorte e as oportunidades ajudam muito.
mas acredita xm se tivesses mais estudos irias muito mais longe pois tens um bom potencial para isso.
espero ver-te por aqui pois trazes bons desafios em que pensarmos.
saudações
o fim intempestivo que teve neste tópico não abona a favor da sua posição. quem faz uma afirmação sujeita-se ao contraditório. foi o que aconteceu e até certa altura a conversa esteve dentro das normas da discussão (troca de impressões e informações objectivas...).
aquilo a que chama várias formas são, para quem tenha conhecimentos para tal, umas simples operações matemáticas, ou outras, como ficou demonstrado por chemistry.
os cursos proporcionam não apenas conhecimento mas muita ginástica mental o que ajuda imenso. e pode ter a certeza que quem entra inventivo não é castrado durante o curso, sai inventivo. quem não o fôr antes também não o será muito á saída com o curso. mas, que melhora, melhora.
por outro lado há óptimos alunos que na vida nunca vão a lado nenhum, e alunos aparentemente menos dotados que têm sucesso.
entre outras coisas nem sequer há só um tipo de inteligência e, é do equilibrio de ambas que resulta o sucesso sendo que a sorte e as oportunidades ajudam muito.
mas acredita xm se tivesses mais estudos irias muito mais longe pois tens um bom potencial para isso.
espero ver-te por aqui pois trazes bons desafios em que pensarmos.
saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença
se aproveitares agora o incentivo novasopurtunidades, eles ainda te pagam para tirares um curso! e ai sim, sem um canudo (licenciatura) mas com um tubo (técnico) podes inventar muito mais.
mas cá está a resposta:
mas cá está a resposta:
[url=http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/aplcom1a.html]@ a descoberta do pi[/url] Escreveu:muitas pessoas acham que precisamos ter o valor do pi para calcular circunferência de círculos. um exemplo clássico mostrando que isso nao e' verdade e' o cálculo da circunferência da terra por erathostenes c. 250 ac. ele mediu um arco de meridiano terrestre de 5000 estádios e, usando um instrumento de forma semi-esférica ( chamado skaphe ), verificou que esse arco de meridiano era proporcional a um arco de meridiano da skaphe, o qual media 1/50 do meridiano da esfera desse instrumento. consequentemente, concluiu que o meridiano terrestre e' 50*5000 = 250000 estádios. ou seja, em lugar nenhum precisou saber o valor do pi. ...
sergiomms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2872
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
- Localização: Baixo Mondego
Re: Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença
no tempo dele, o valor de pi já era bem conhecido.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 443
- Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
- Localização: corroios
Re: Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença
estamos todos um pouco certos e todos um pouco errados, independentemente do grau académico. no entanto, concordo plenamente que o perigoso impossibilitismo metódico está cada vez mais instalado na nossa sociedade. sendo legitimo que subsista algum receio de contaminação do mesmo, inclusive, por via do ensino dito superior, com matérias desactualizadas, estupida e desnecessariamente extensas, tão extensas que mais de 60% dos alunos tem de cabular, não são dados do ine...
também é perfeitamente natural, que muito pessoal opte pelo impossibilitismo metódico, por não se poder fazer nada, nada se faz (porreiro pá), excepto no dia de são receber (melhor ainda pá).
se fosse possível gostaria que o brilhante e grande xm partilha-se os números das suas patentes. há mta curiosidade para conhecer as suas invenções.
também é perfeitamente natural, que muito pessoal opte pelo impossibilitismo metódico, por não se poder fazer nada, nada se faz (porreiro pá), excepto no dia de são receber (melhor ainda pá).
se fosse possível gostaria que o brilhante e grande xm partilha-se os números das suas patentes. há mta curiosidade para conhecer as suas invenções.
-
- Membro
- Mensagens: 18
- Registado: domingo jul 13, 2008 11:27 pm
Re: Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença
sergiomms Escreveu:se aproveitares agora o incentivo novasopurtunidades, eles ainda te pagam para tirares um curso! e ai sim, sem um canudo (licenciatura) mas com um tubo (técnico) podes inventar muito mais.
mas cá está a resposta:[url=http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/aplcom1a.html]@ a descoberta do pi[/url] Escreveu:muitas pessoas acham que precisamos ter o valor do pi para calcular circunferência de círculos. um exemplo clássico mostrando que isso nao e' verdade e' o cálculo da circunferência da terra por erathostenes c. 250 ac. ele mediu um arco de meridiano terrestre de 5000 estádios e, usando um instrumento de forma semi-esférica ( chamado skaphe ), verificou que esse arco de meridiano era proporcional a um arco de meridiano da skaphe, o qual media 1/50 do meridiano da esfera desse instrumento. consequentemente, concluiu que o meridiano terrestre e' 50*5000 = 250000 estádios. ou seja, em lugar nenhum precisou saber o valor do pi. ...
o volume pode ser calculado sem o pi, mas nunca da maneira apresentada pelo xm!!!
ja agora, a universidade a nivel de conhecimento é essencial, pk p xm em vez de passar umas largas horas a pensar como calcular o volume teria xegado lá em segundos com o xamando canudo....
em engenharias as cadeiras são compostas cada vez mais por componentes praticas, em uma cabula nao te safa, mas sim a tua destreza e o teu conhecimento.....
existem varias maneiras de xegar ao mesmo(cm ja foi referido), a engenharia da-nos a forma mais simples de o conseguir....
os 5 anos que passas a aprender engenharia, é para saberes ao detalhe tudo sobre uma determinada area, para que posteriormente, sempre que te apresentem um desafio nao estejas a zero sobre ele!!
obvio que a experiencia vale muito, a engenharia resolve problemas(supostamente), nao os cria!!!
pelo menos esta é a minha ideia, se estiver errado corrijam-me, por isso estou num forum!!!
-
- Membro Silver
- Mensagens: 443
- Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
- Localização: corroios
Re: Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença
pensava que, com o tratado de bolonha a duração dos cursos tinha diminuído??
pois, deve –se estar a referir a exercícios de exemplos práticos aos quais serão necessários para aplicar várias formulas. senão for por consulta deve fazer sempre jeito, pelo menos, levar as formulas.
até concordo que o ensino superior torne a capacidade de raciocínio mais elástica e rápida inclusive com a utilização de cábulas, deve ser preciso saber trabalhar com elas. só que o resultado do copianço, cabulanço traduz-se em futuros técnicos ou dirigigentes fraudulentos sem real mérito e com tendência para se esconderem atrás do impossibilitismo metódico e de mta conversa bonita da treta.
mas, de certa forma, um curso superior (só esta desiganção descriminatória...) tb condiciona a forma de se olhar para os problemas, tipo afunilamento, desperdiçando a possibilidade de muitas soluções que não são bem daquela área ou que envolvem várias outras áreas ou disciplinas direccionando para soluções de uma só área especifica. é também mto usual a maior parte dos alunos verem um curso superior como um objectivo para se auto instlarem na vida do que própriamente como um meio para fazerem frente há vida profissional.
a pratica exagerada da utilização da facil dúvida metódica, para ficar com a consciência tranquila e justificar o nada que se faz porque só nada é possível fazer… embora vá dando para receber o ordenado mas excluí o sonho e a imaginação também necessários á investigação e possibilidade de aplicação das valiosas ferramentas que foram adquiridas.
o registos de patentes para as universidades são gratuitos. embora recentemente, talvez por essa isenção, tenham aumentado muito em termos quantitativos segundo um relatório do inpi os inventores independentes fazem mais registos.
em termos qualitativos também existem muitas invenções, fruto de investigação, “engraçadas” registadas pelas universidades e seus alunos.
pois, deve –se estar a referir a exercícios de exemplos práticos aos quais serão necessários para aplicar várias formulas. senão for por consulta deve fazer sempre jeito, pelo menos, levar as formulas.
até concordo que o ensino superior torne a capacidade de raciocínio mais elástica e rápida inclusive com a utilização de cábulas, deve ser preciso saber trabalhar com elas. só que o resultado do copianço, cabulanço traduz-se em futuros técnicos ou dirigigentes fraudulentos sem real mérito e com tendência para se esconderem atrás do impossibilitismo metódico e de mta conversa bonita da treta.
mas, de certa forma, um curso superior (só esta desiganção descriminatória...) tb condiciona a forma de se olhar para os problemas, tipo afunilamento, desperdiçando a possibilidade de muitas soluções que não são bem daquela área ou que envolvem várias outras áreas ou disciplinas direccionando para soluções de uma só área especifica. é também mto usual a maior parte dos alunos verem um curso superior como um objectivo para se auto instlarem na vida do que própriamente como um meio para fazerem frente há vida profissional.
a pratica exagerada da utilização da facil dúvida metódica, para ficar com a consciência tranquila e justificar o nada que se faz porque só nada é possível fazer… embora vá dando para receber o ordenado mas excluí o sonho e a imaginação também necessários á investigação e possibilidade de aplicação das valiosas ferramentas que foram adquiridas.
o registos de patentes para as universidades são gratuitos. embora recentemente, talvez por essa isenção, tenham aumentado muito em termos quantitativos segundo um relatório do inpi os inventores independentes fazem mais registos.
em termos qualitativos também existem muitas invenções, fruto de investigação, “engraçadas” registadas pelas universidades e seus alunos.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
- Localização: Palmela
Re: Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença
ultima noticia:
a ignorância sistematizada mantém os seres humanos de mentes mais abertas.
ficou provado que os cursos superiores produzem nas mentes dos que a eles se submetem um fenómeno “ baptizado “ por eminentes autoridades na matéria, por “ impossibilitismo sistemático”.
este fenómeno foi revelado por quem, em tempo, se conseguiu furtar á terrível atrofia e que considerando a situação muito grave promete dedicar uma boa parte do seu tempo á denúncia da situação. estes valorosos combatentes da ignorância, ou pelo menos de alguma dose dela, normalmente só desmobilizam se algum dos seus rebentos vem a sofrer do mal, pois aí … todas as energias são poucas para combater o flagelo dentro de portas.
calcula-se que o tempo e esforço dispendido na luta seria suficiente para realizar qualquer curso superior no intuito de realizar o combate por dentro, o que parecendo lógico, é no entanto, firmemente rejeitado pelas referidas autoridades, tal é o pavor de serem infectados por aquele e por outros males descritos em artigos anteriores.
repórter: talvez o humor seja melhor …
a ignorância sistematizada mantém os seres humanos de mentes mais abertas.
ficou provado que os cursos superiores produzem nas mentes dos que a eles se submetem um fenómeno “ baptizado “ por eminentes autoridades na matéria, por “ impossibilitismo sistemático”.
este fenómeno foi revelado por quem, em tempo, se conseguiu furtar á terrível atrofia e que considerando a situação muito grave promete dedicar uma boa parte do seu tempo á denúncia da situação. estes valorosos combatentes da ignorância, ou pelo menos de alguma dose dela, normalmente só desmobilizam se algum dos seus rebentos vem a sofrer do mal, pois aí … todas as energias são poucas para combater o flagelo dentro de portas.
calcula-se que o tempo e esforço dispendido na luta seria suficiente para realizar qualquer curso superior no intuito de realizar o combate por dentro, o que parecendo lógico, é no entanto, firmemente rejeitado pelas referidas autoridades, tal é o pavor de serem infectados por aquele e por outros males descritos em artigos anteriores.
repórter: talvez o humor seja melhor …
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências
-
- Membro
- Mensagens: 18
- Registado: domingo jul 13, 2008 11:27 pm
Re: Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença
fernando pereira Escreveu:pensava que, com o tratado de bolonha a duração dos cursos tinha diminuído??
pois, deve –se estar a referir a exercícios de exemplos práticos aos quais serão necessários para aplicar várias formulas. senão for por consulta deve fazer sempre jeito, pelo menos, levar as formulas.
até concordo que o ensino superior torne a capacidade de raciocínio mais elástica e rápida inclusive com a utilização de cábulas, deve ser preciso saber trabalhar com elas. só que o resultado do copianço, cabulanço traduz-se em futuros técnicos ou dirigigentes fraudulentos sem real mérito e com tendência para se esconderem atrás do impossibilitismo metódico e de mta conversa bonita da treta.
mas, de certa forma, um curso superior (só esta desiganção descriminatória...) tb condiciona a forma de se olhar para os problemas, tipo afunilamento, desperdiçando a possibilidade de muitas soluções que não são bem daquela área ou que envolvem várias outras áreas ou disciplinas direccionando para soluções de uma só área especifica. é também mto usual a maior parte dos alunos verem um curso superior como um objectivo para se auto instlarem na vida do que própriamente como um meio para fazerem frente há vida profissional.
a pratica exagerada da utilização da facil dúvida metódica, para ficar com a consciência tranquila e justificar o nada que se faz porque só nada é possível fazer… embora vá dando para receber o ordenado mas excluí o sonho e a imaginação também necessários á investigação e possibilidade de aplicação das valiosas ferramentas que foram adquiridas.
o registos de patentes para as universidades são gratuitos. embora recentemente, talvez por essa isenção, tenham aumentado muito em termos quantitativos segundo um relatório do inpi os inventores independentes fazem mais registos.
em termos qualitativos também existem muitas invenções, fruto de investigação, “engraçadas” registadas pelas universidades e seus alunos.
concordo com tudo o que escreveste...
as formulas, pelo menos na universidade que frequento, são todas dadas, axo que nao fiz exame nenhum em que tivesse de saber muitas formulas a ponto de ter que levar cabulas. quando me referia a exames praticos, refiro-me a exames em laboratorios e coisas do genero.... e também muitos relatrios a apresentar.
concordo que para muitos o ter um curso superior é ser superior(nao sendo a minha opiniao), e que muitos tiram o seu curso e depois ficam "parados" com o conhecimento que adquiriram, porque a vida é uma boa universidade!! e se nao procuramos actualizar-mos o conhecimentos, muito provavelmente uma pessoa com o 4ºano sabe mais do que nos...
ah, o tratado de bolonha da um grande tema de discussão, mas resumindo, engenheiro só com os 3 ano de que se fala com o bolonha, não é aceite na ordem, ou seja não é engenheiro, para que seja aceite tem que ter o mestrado(2 anos), ou seja, 3+2=5 anos de universidade se queremos ser engenheiro (o chamado mestrado integrado)....
-
- Membro Silver
- Mensagens: 443
- Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
- Localização: corroios
Re: Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença
espectáculo mto bom, parabéns ao humor do repórter.ajosemor Escreveu:ultima noticia:
a ignorância sistematizada mantém os seres humanos de mentes mais abertas.
ficou provado que os cursos superiores produzem nas mentes dos que a eles se submetem um fenómeno “ baptizado “ por eminentes autoridades na matéria, por “ impossibilitismo sistemático”.
repórter: talvez o humor seja melhor …
mas nem 8 nem 80, prefiro localizar-me entre os 35 e 45…
longe de mim concordar em absoluto com estas afirmações:
(…)em todas as épocas o exercício livre da imaginação levou à fogueira, ao pelourinho, ao hospital, à prisão, ao cemitério... à crítica. em todas as épocas o inovador pagou preço alto pelas ideias novas que trouxe à famigerada "cultura".
mas hoje - mais do que nunca
e como as maiorias seguem, inevitavelmente, o conservadorismo, o reaccionarismo de academias e académicos, eis que o inovador, o crítico, o contestatário, está em péssima posição e em muito maus lençóis.
na história das ideias repete-se sempre a história de galileo , colombo, freud, fernando pessoa, reich, rodeados de fariseus e oportunistas, de raivosos cães de fila ...
a crítica radical à ciência e à técnica, por exemplo, é facilmente apelidada de confusionismo retrógrado pelos defensores da ordem material violenta: estipulado, convencionado, mecanicamente aceite por essa ordem que ciência e técnica são progresso (façam o que fizerem e matem o que matarem), quem conteste os mitos da ciência e da técnica logo levará o labéu de confusionista.
- em que os servidores da sofística têm por eles toda a força da industriocracia coligada (de que são zelosos e bom pagos funcionários) é verdadeiramente suicida a atitude do que imagina novas hipóteses, do que critica a ordem, do que contesta o sistema.(…)
muito humildemente, acho que no fundo o que se passa no ensino superior passa-se nas restantes áreas da sociedade. mas, no ensino superior acaba por se tornar menos aceitável porque os intervenientes tem mais “ferramentas” para se sentirem capazes de fazer muita coisa em vez de se deixarem “contaminar” pelo fácil impossibilitismo e, ainda pior, pela inversão pragmática das boas teorias aprendidas.
longe de mim achar que o conhecimento não tem qualquer utilidade. a institucionalização do conhecimento é que tende a bloquear e atrasar a evolução do próprio conhecimento. como acontece a tudo institucionalizado, é o normal processo dialéctico.
não deixa de ser verdade que a especialização excessiva leva o individuo a abstraí-se das restantes existências, inclusive a da faculdade de imaginar e improvisar.
é igualmente, bem verdade que o que se vê mais é pessoal a contestar contra tudo e contra todos, muitas vezes para justificar frustrações, incapacidades não aceites. a maior parte das pessoas levam a vida a cobrar dos outros as boas atitudes que não conseguem ter, independentemente do grau académico que possuam.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
- Localização: Palmela
Re: Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença
caro fernando pereira
fico satisfeito por teres entendido com humor o que efectivamente pretendeu tê-lo mas que, nem sempre, e nem todos o entendem assim.
contínuo a não perceber muito bem o que pretendes dizer exactamente. a tua prosa não é a de nenhum ignorante, pelo contrário. mas, em minha opinião é muito filosófica, retórica, e mistura dados objectivos com meras figuras de retórica.
há coisas com que não posso concordar. por exemplo, a nossa sociedade atravessa uma fase de profundas e, diria também fulminantes, mudanças. essas mudanças inevitáveis começaram há mais de uma dúzia de anos nas principais empresas portuguesas que têm de travar a batalha da competitividade. para isso foram implementados sistemas de qualidade, gestão por objectivos e de avaliação que as tornou muito mais exigentes internamente. para dar uma idéia os responsáveis departamentais e director local (peninsula de setúbal) da minha empresa passavam todas as 3ª feiras das 14h30 ás 21-22h00 a avaliarem o desempenho em relação aos objectivos definidos com a administração e a discutirem medidas de correcção, harmonização, técnicas, etc, para que os mesmos fossem atingidos. era um permanente brainstorming que nada tem a ver com as imagens que transmites. como se deduz facilmente desapareceu o lugar ao facilitismo, absentismo, enfim "o esperar pelo dia dos €".
pelo sistema da qualidade que na referida empresa foi desenhado como um sistema paralelo á estrutura hierárquica eram analisadas as sugestões depositadas em urnas espalhadas pelos edifícios da empresa, todas as idéias que por essa via eram sugeridas por um qualquer trabalhador, filtravam-se os que tinham pernas para andar e implementavam-se. dentro dos organismos existem, normalmente, as idéias necessárias ao melhoramento contínuo dos processos. basta ouvir toda a estrutura e aproveitar a nata das idéias. ainda hoje tenho o imenso gosto de ver que as viaturas de apoio de toda a empresa estão equipadas de acordo com a sugestão feita e implementada por um grupo de trabalhadores de um dos departamentos onde estive.
é verdade que, muitas outras empresas e a função pública, viviam (vivem?) alheadamente desta realidade. as escolas, a todos os níveis, mas especialmente até ao 12º ano eram muito facilitistas. quando alunos do 10º ano me disseram que não sabiam trabalhar com potências de base 10, garanto que pensei que estavam a gozar comigo. isso e muitas outras coisas. por exemplo não saberem trabalhar em grupo. por ex deixarem que 3-4 individúos sem objectivos para a vida se impusessem a toda uma turma. embora há bastante tempo se saiba que o ensino não deve ser tanto dirigido ao acumular de conhecimentos mas sim ao desenvolvimento de competências, de capacidades, há conhecimentos que têm de se ter. ao contrário do que é afirmado o mal nem sempre está nas cábulas. até é melhor fazer provas com consulta em que se avalia se os alunos têm a capacidade de aplicar os conhecimentos (desenvolveram competências) e resolvem os problemas que se lhes colocam, do que serem enciclopédias com pernas. um dos nossos grandes problemas é que com o 25 de abril as escolas que eram para algumas, poucas centenas de milhar de alunos hoje são frequentadas por milhões. muitos com pontos de partida desiguais não estão suficientemente motivados. no ensino superior, como nos outros graus, os alunos não se distribuem em termos de conhecimentos e capacidades segundo uma distribuição normal (curva de gauss, "bossa de um camelo") mas segundo uma distribuição semelhante ás duas bossas de alguns camelos. há uma elevada concentração de alunos bons e muito bons e outra de alunos fracos e muito fracos. os alunos médios são poucos.
obviamente isto prolonga-se para além do ensino e repercute-se na sociedade.
esta está a mudar mas vai levar tempo...
saudações
fico satisfeito por teres entendido com humor o que efectivamente pretendeu tê-lo mas que, nem sempre, e nem todos o entendem assim.
contínuo a não perceber muito bem o que pretendes dizer exactamente. a tua prosa não é a de nenhum ignorante, pelo contrário. mas, em minha opinião é muito filosófica, retórica, e mistura dados objectivos com meras figuras de retórica.
há coisas com que não posso concordar. por exemplo, a nossa sociedade atravessa uma fase de profundas e, diria também fulminantes, mudanças. essas mudanças inevitáveis começaram há mais de uma dúzia de anos nas principais empresas portuguesas que têm de travar a batalha da competitividade. para isso foram implementados sistemas de qualidade, gestão por objectivos e de avaliação que as tornou muito mais exigentes internamente. para dar uma idéia os responsáveis departamentais e director local (peninsula de setúbal) da minha empresa passavam todas as 3ª feiras das 14h30 ás 21-22h00 a avaliarem o desempenho em relação aos objectivos definidos com a administração e a discutirem medidas de correcção, harmonização, técnicas, etc, para que os mesmos fossem atingidos. era um permanente brainstorming que nada tem a ver com as imagens que transmites. como se deduz facilmente desapareceu o lugar ao facilitismo, absentismo, enfim "o esperar pelo dia dos €".
pelo sistema da qualidade que na referida empresa foi desenhado como um sistema paralelo á estrutura hierárquica eram analisadas as sugestões depositadas em urnas espalhadas pelos edifícios da empresa, todas as idéias que por essa via eram sugeridas por um qualquer trabalhador, filtravam-se os que tinham pernas para andar e implementavam-se. dentro dos organismos existem, normalmente, as idéias necessárias ao melhoramento contínuo dos processos. basta ouvir toda a estrutura e aproveitar a nata das idéias. ainda hoje tenho o imenso gosto de ver que as viaturas de apoio de toda a empresa estão equipadas de acordo com a sugestão feita e implementada por um grupo de trabalhadores de um dos departamentos onde estive.
é verdade que, muitas outras empresas e a função pública, viviam (vivem?) alheadamente desta realidade. as escolas, a todos os níveis, mas especialmente até ao 12º ano eram muito facilitistas. quando alunos do 10º ano me disseram que não sabiam trabalhar com potências de base 10, garanto que pensei que estavam a gozar comigo. isso e muitas outras coisas. por exemplo não saberem trabalhar em grupo. por ex deixarem que 3-4 individúos sem objectivos para a vida se impusessem a toda uma turma. embora há bastante tempo se saiba que o ensino não deve ser tanto dirigido ao acumular de conhecimentos mas sim ao desenvolvimento de competências, de capacidades, há conhecimentos que têm de se ter. ao contrário do que é afirmado o mal nem sempre está nas cábulas. até é melhor fazer provas com consulta em que se avalia se os alunos têm a capacidade de aplicar os conhecimentos (desenvolveram competências) e resolvem os problemas que se lhes colocam, do que serem enciclopédias com pernas. um dos nossos grandes problemas é que com o 25 de abril as escolas que eram para algumas, poucas centenas de milhar de alunos hoje são frequentadas por milhões. muitos com pontos de partida desiguais não estão suficientemente motivados. no ensino superior, como nos outros graus, os alunos não se distribuem em termos de conhecimentos e capacidades segundo uma distribuição normal (curva de gauss, "bossa de um camelo") mas segundo uma distribuição semelhante ás duas bossas de alguns camelos. há uma elevada concentração de alunos bons e muito bons e outra de alunos fracos e muito fracos. os alunos médios são poucos.
obviamente isto prolonga-se para além do ensino e repercute-se na sociedade.
esta está a mudar mas vai levar tempo...
saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências
-
- Membro Silver
- Mensagens: 443
- Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
- Localização: corroios
Re: Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença
gostei do seu humor mas prefiro a sua seriedade e parabéns pelo funcionamento da empresa para a qual trabalha, pelo menos na perspectiva da direcção.
os pais dos alunos tem bem a consciência que o curso que os filhos andam a tirar só vai servir para valorizar o curricolum e passar á frente aquando numa selecção de trabalho, excepto as licenciaturas de engenharia/medicina/ensino. uma vez que a maior parte das licenciaturas tem como principal objectivo de servir como um factor selectivo para arranjar trabalho numa área, por vezes, completamente distinta, talvez fosse melhor criar um curso superior de caracter geral, que fosse mais barato para os pais e restantes contribuintes. ou melhor ainda, que deixá-se de ser relevante um curso de história/sociologia, etc, etc para trabalhar como caixa de um banco ou numa casa de hambúrgueres. senão por este andar qualquer dia para arranjar um lugar como gestor de conta de um banco é necessário tirar um doutoramento.
trabalho num local onde a maior parte dos colegas que entraram no meu concurso através de testes psicotécnicos, felizmente muito rigorosos e sérios (senão não conseguiria ter entrado), são licenciados e ao fim de uns dias de cá estarem já estavam a contar com as progressões automáticas (felizmente extintas) de 2 em 2 anos desde que licenciados em qualquer curso e de 3 em 3 para os restantes.
prestamos provas de conhecimento técnico anualmente e onde os melhores resultados são de alguns colegas com o 12º ano. não se vislumbrando muita diferença ao nível de notas da tal elasticidade mental. se estão melhores preparados por serem licenciados logo estarão sempre em vantagem nos exames de progressão da carreira com a possibilidades de tirarem melhores notas que os funcionários com o 12º ano, logo não haverá qualquer lógica na insistência de uma separação ao nível da mesma carreira e funções por motivo de diferente grau de escolariedade??
em conclusão ao tema, se o nosso país fosse uma suíça, suécia, noruega, dinamarca, inglaterra, alemanha, frança, etc, etc, certamente haveriam menos auto-didactas pq os jovens com boas capacidades teriam mais possibilidades sociais de continuarem a estudar em vez de serem forçados a entrar no mundo do trabalho aos 13 anos.
embora haja sempre a possibilidade de se estudar á noite em vez de se andar a atirar "pedras" a todos e mais alguns, é difícil não aceder-mos ao chamamento das outras áreas da vida para além do estudo e trabalho.
e hoje há a internet que permite pesquisar e ir aprendendo tudo e mais alguma coisa, podendo-se direccionar ao pretendido sem se perder tempo com matérias de enchimento e desnecessárias que nos absorvem e impedem uma visualização mais global ao pretendido.
aliás a internet tem-se relevado também uma rica fonte de pesquisa, ás vezes plágio, para os trabalhos dos estudantes universitários (héhéhé)
os pais dos alunos tem bem a consciência que o curso que os filhos andam a tirar só vai servir para valorizar o curricolum e passar á frente aquando numa selecção de trabalho, excepto as licenciaturas de engenharia/medicina/ensino. uma vez que a maior parte das licenciaturas tem como principal objectivo de servir como um factor selectivo para arranjar trabalho numa área, por vezes, completamente distinta, talvez fosse melhor criar um curso superior de caracter geral, que fosse mais barato para os pais e restantes contribuintes. ou melhor ainda, que deixá-se de ser relevante um curso de história/sociologia, etc, etc para trabalhar como caixa de um banco ou numa casa de hambúrgueres. senão por este andar qualquer dia para arranjar um lugar como gestor de conta de um banco é necessário tirar um doutoramento.
trabalho num local onde a maior parte dos colegas que entraram no meu concurso através de testes psicotécnicos, felizmente muito rigorosos e sérios (senão não conseguiria ter entrado), são licenciados e ao fim de uns dias de cá estarem já estavam a contar com as progressões automáticas (felizmente extintas) de 2 em 2 anos desde que licenciados em qualquer curso e de 3 em 3 para os restantes.
prestamos provas de conhecimento técnico anualmente e onde os melhores resultados são de alguns colegas com o 12º ano. não se vislumbrando muita diferença ao nível de notas da tal elasticidade mental. se estão melhores preparados por serem licenciados logo estarão sempre em vantagem nos exames de progressão da carreira com a possibilidades de tirarem melhores notas que os funcionários com o 12º ano, logo não haverá qualquer lógica na insistência de uma separação ao nível da mesma carreira e funções por motivo de diferente grau de escolariedade??
em conclusão ao tema, se o nosso país fosse uma suíça, suécia, noruega, dinamarca, inglaterra, alemanha, frança, etc, etc, certamente haveriam menos auto-didactas pq os jovens com boas capacidades teriam mais possibilidades sociais de continuarem a estudar em vez de serem forçados a entrar no mundo do trabalho aos 13 anos.
embora haja sempre a possibilidade de se estudar á noite em vez de se andar a atirar "pedras" a todos e mais alguns, é difícil não aceder-mos ao chamamento das outras áreas da vida para além do estudo e trabalho.
e hoje há a internet que permite pesquisar e ir aprendendo tudo e mais alguma coisa, podendo-se direccionar ao pretendido sem se perder tempo com matérias de enchimento e desnecessárias que nos absorvem e impedem uma visualização mais global ao pretendido.
aliás a internet tem-se relevado também uma rica fonte de pesquisa, ás vezes plágio, para os trabalhos dos estudantes universitários (héhéhé)