Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.

Autor do tópico
XavierMaluco
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença

Mensagem por XavierMaluco »

um autodidacta e um canudo, eis a diferença

é importante estudar para ter uma formação mais ampla em determinada área, mas o que nos dá essa formação? dá-nos autoridade para desempenhar determinada função, obedecendo às chamadas ciências exactas. ora a ciência está constantemente a afirmar, aquilo que negou ontem e vice verso, o que significa que não são assim tão exactas e que estão sujeitas a mudanças.

estudar no tradicional método, que obedece a parâmetros pré definidos, limita a nossa capacidade de imaginar e criar a partir do nada, porque a mínima coisa que saia fora do que aprendemos na escola, choca com a nossa imaginação criativa e que nem sempre obedece aos tais parâmetros.

eu, por ter ficado órfão de pai aos 10 anos de idade, não pude estudar e fiquei apenas com a 4ª classe. tornei-me empresário aos 18 anos devido a essa tal capacidade de autodidacta. imaginava e punha em prática, as coisas mais disparatadas aos olhos do comum mortal.

a vantagem de ser autodidacta e sem grande formação académica, é poder usar a imaginação sem barreiras ou limites, criando as soluções dentro de um conceito lógico para aquilo que imaginou e que quer por em prática.

mas isso não quer dizer que eu não tenha criado os meus próprios métodos de cálculo para aplicar naquilo que quero fazer.

eu já perguntei a mais de 100 engenheiros e matemáticos e poderei perguntar a outros tantos, se é possível achar o volume de um cilindro, sem usar o pi e o raio, a resposta é invariavelmente sempre a mesma, um redondo não!

sei que a matemática obedece a normas, para que todos e universalmente possam entender, mas eu porque não pude estudar através dessas normas, criei os meus próprios métodos de cálculo, mais simples, porém igualmente exactos.

em 1982, quando comprei o meu primeiro computador, os programas eram muito rudimentares comparados com os de hoje, o sistema operativo funcionava em ms dos e os ficheiros eram manipulados manualmente. ora programas de calculo, tá quieto!!! nada de excel, nada de auto cad, idem, idem. nessa altura estava-mos a fabricar (digo estava-mos, porque nessa altura já empregava 10 pessoas) um produto cujo formato era cilíndrico, as medidas variavam constantemente e eu precisava de arranjar uma forma de calcular o volume com rapidez, mas com exactidão, no pi nunca tinha ouvido falar, portanto tive que mais uma vez recorrer à minha capacidade de autodidacta.

o método que criei e que ainda hoje utilizo, dá-me um rigor de cálculo, que sendo feito com o pi arredondado a 3,14 gera uma diferença de 684metros a menos, (do que na realidade é) em apenas 20 dias de trabalho.

continua

x m

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Um Autodidacta e Um Canudo, eis a Diferença

Mensagem por Luciano Kaefer »

as universidade oportunizam o conhecimento. nunca a sabedoria.

autoditadas são aqueles, que sem o auxilio de professores, chegam aos mesmos lugares.

a universidade mostra os caminhos, mas nada super o talento e o esforço individual. da mesma forma que um estudante, abonado, com recursos, não significa desempenhar o mesmo esforço daquele, que com dificuldades, consegue pagar uma prestação na universidade.

o talento e o esforço é que movem o conhecimento.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

obvio.

lá porque te dão a chave de bocas para a mao nao quer dizer que se saiba o que fazer com ela quanto mais fazer e bem feito. com os canudos passa-se o mesmo. dão-te (pronto, vendem-te) o canudo e tu seguidamente é que tens de transformar aquilo tudo em algo positivo.
um engenheiro nao é mais que tu xavier, mas pensa só no que tu farias a mais se tambem fosses engenheiro?
é como tu seres optimo condutor e ires para os rallys competir com as equipas patrocinadas pelos fabricantes dos mesmos, com carros bem mais preparados que o teu e mesmo assim dares luta. agora imagina tu no lugar desses pilotos.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

na faculdade, aprendemos normas.
mas para quem jpa é um engenheiro interno, pouca diferença faz,pois a capacidade inventiva está latente.

não é necessário uma faculdade para despertar o gênio inventivo. apenas para oficializa-lo.

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm

Mensagem por Melobanha »

olá xavier maluco
então a continuação do método para determinar o volume do cilindro sem utilizar o pi ?
já começou por dizer que utilizava o pi arredondado, não será a mesma coisa do que utilizar o pi, apenas com a diferença do resultado final?
cumprimentos
henrique de melo banha
NovaEnergia Sócio Nº 14

Autor do tópico
XavierMaluco

melobanha Escreveu:olá xavier maluco
então a continuação do método para determinar o volume do cilindro sem utilizar o pi ?
já começou por dizer que utilizava o pi arredondado, não será a mesma coisa do que utilizar o pi, apenas com a diferença do resultado final?
cumprimentos
henrique de melo banha
bom dia

melobanha, lei-a bem o texto e veja se é isso que escrevi!!! "o método que criei e que ainda hoje utilizo, dá-me um rigor de cálculo, que sendo feito com o pi arredondado a 3,14 gera uma diferença de 684metros a menos"

x m

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm

Mensagem por lobão »

imaginem se o xaviermaluco tivesse freqüentado os bancos da universidade, seria um novo einstein!!

pois o canudo apenas lapidaria seus conhecimentos, porque gênios nascem gênios!!!

um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Chemistry
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mai 09, 2007 12:07 am

Mensagem por Chemistry »

xaviermaluco Escreveu: bom dia

melobanha, lei-a bem o texto e veja se é isso que escrevi!!! "o método que criei e que ainda hoje utilizo, dá-me um rigor de cálculo, que sendo feito com o pi arredondado a 3,14 gera uma diferença de 684metros a menos"

x m
gera uma diferença de 684 metros!! se gera diferença então á um desvio e esse desvio é de 684 metros (m3??)? que dimensões tm este cilindro?

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tvcrabo »

xavier, se me disseres a altura eu calculo o raio do cilindro pá

Autor do tópico
XavierMaluco

tvcrabo Escreveu:xavier, se me disseres a altura eu calculo o raio do cilindro pá

6,75m

x m

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Melobanha »

olá xavier maluco
tem razão, ás vezes a lingua portuguesa prega-me partidas.
mas já agora porque não responde à pregunta do chemitry?
NovaEnergia Sócio Nº 14

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tvcrabo »

boas,

admitindo que o erro de 684 era em metros o teu cilindro deve ter um raio de 252.2408969321197m para uma altura de 6,75m.

era isso?

que grande cilindro... meio quilometro de diametro looool

ou esse erro n era em metros ou a altura nao era essa

considerando que o erro pode estar em milimetros (que nos electromecanicos nao vamos a bola com os metros) o raio já teria 7.976557533492768m

embora seja um enorme cilindro já me parece mais exequivel.

Autor do tópico
XavierMaluco

por[quote="tvcrabo"]boas,

admitindo que o erro de 684 era em metros o teu cilindro deve ter um raio de 252.2408969321197m para uma altura de 6,75m.

era isso?

que grande cilindro... meio quilometro de diametro looool

ou esse erro n era em metros ou a altura nao era essa

considerando que o erro pode estar em milimetros (que nos electromecanicos nao vamos a bola com os metros) o raio já teria 7.976557533492768m

amigo tvcravo

estava a brincar contigo quando madei aquele numero para o ar, porque reparei que tb não leste o texto inicial atentamente. se reparares eu não refiro um dado concreto, apenas dou como exemplo o achar o volume de um cilindro

eu neste momento estou no a tc no portátil aqui no algarve,por não tenho elementos aqui, mas ainda hoje quando chegar a leiria, talvez aí pra 1h da manhã, vou colocar aqui um exemplo com dados concretos.

x m
Última edição por XavierMaluco em segunda mai 19, 2008 8:31 pm, editado 1 vez no total.

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tvcrabo »

carago...

na expressao de volume de um cilindro para um pi arredondado, para teres um erro exacto tens de ter valores exactos nas variaveis.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

isso está-me à cheirar o mesmo tópico sobre a prensa.
depois de muita conversa, xm declarou que só publica depois da máquina pronta. e fim de papo.

mais alguns posts e esta tópico vai ter que tomar o mesmo rumo das prensas. cadeado por falta de objetividade e conteúdo !

Autor do tópico
XavierMaluco

numa situação normal e a titulo de exemplo, para achar o volume de um cilindro que mede 1,65m de ø e 2m de profundidade, qualquer técnico que estudou matemática fará a seguinte operação; sobre o diâmetro vai achar o raio, depois o eleva a r², depois o multiplica pelo pi e finalmente o multiplica pela profundidade, ou seja; r² x ? x p.

tem que determinar o raio em função do diâmetro ø 1,65x0,5=0,825, achado o raio que é de 0,825, temos, 0,825² x 3,1416 x 2 = 4.2765m³.

no meu método não preciso achar o raio, apenas faço; 1,65² x 2 x 0,7854 = 4.2765m³

x m

reparo agora que o simbolo do pi aqui não é aceite e aparece no lugar um quadradinho.

amanhã coloco aqui o exemplo concreto da máquina (com fotos) que daria a tal diferença de 634m

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Melobanha »

esperteza saloia, para começar o resultado são 4,2765 m3 e não 4.2765 m3 o que é uma diferença abismal.
depois a esperteza de dividir o pi por 4 não implica o desconhecimento do pi.
NovaEnergia Sócio Nº 14

Autor do tópico
XavierMaluco

melobanha Escreveu:esperteza saloia, para começar o resultado são 4,2765 m3 e não 4.2765 m3 o que é uma diferença abismal.
depois a esperteza de dividir o pi por 4 não implica o desconhecimento do pi.

a sua ânsia em atacar deixa-o cego para aquilo que está escrito e mais uma vez você se precipitou no julgamento.
o exemplo que aqui dou é apenas para demonstrar que há vários caminhos para chegar ao mesmo resultado, como se pode ver, feito de uma forma ou de outra, o resultado tem o mesmo rigor.

embora feito de uma forma mais simples e reduzindo equações, obtenho o mesmo resultado.

se os 0,7854 é o pi / por 4, é mera coincidência, porque não foi por aí que cheguei aquele número, isto só vem comprovar que afinal a matemática é mais simples do que o método que se pratica e que há vários caminhos para chegar ao mesmo sitio.

tal como refiro no poste anterior, ainda hoje aqui vou colocar o tal exemplo concreto sobre a diferença dos 634m, também com fotos da própria máquina em causa, também desenvolvida por mim. mas como você estava mais preocupado em passar ao ataque, nem sequer leu que este exemplo nada tem a ver com a tal diferença.
x m

Chemistry
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mai 09, 2007 12:07 am

Mensagem por Chemistry »

caro xm,

sabendo que: pi*r^2*h=volume teremos,

pi*r^2*h = pi*(d/2)^2*h = pi*d^2/4*h = pi/4*d^2*h

método convencional = método xm

por isso não pode existir tal desvio. mas estou curioso para vêr essa situação.

de referir que, e como já foi dito, um canudo ñ é tudo. conheço pessoas com a antiga 4º classe, e lido constantemente com elas mesmo com contas (margens, percentagens) e a verdade é que estou sempre a aprender com elas.

um canudo não é tudo mas ajuda. porque se quem tem esse canudo também for um autodidata......

abr
pedro

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

bem, este método também me deixou um bocado curioso. se não sabias da existência do pi, como chegas ao valor 0,7854?
3º sócio novaenergia

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”