Filtrar óleo usado

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Autor do tópico
GOLFMANIA
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 25, 2008 8:08 pm

Re: Filtrar óleo usado

Mensagem por GOLFMANIA »

se reparaste no inicio estava o meu sistema feito após ver um outro aqui no forum, do mais simples que à, também tive ajuda de colegas que me arranjaram algum material como as mangueiras, as abraçadeiras, as uniões para ir reduzindo a mangueira e os bidons. o resto comprei no aqui a bomba que trabalha através do berbequim e os filtros. a montagem idializei-a conforme o espaço que disponha que não é muito. mas acho melhor lavá-lo primeiro, pelo menos no meu caso exprimeitei filtrá-lo e não ficou translucido.
Nuno Henriques

bfernandes
Membro
Membro
Registado: quarta mai 07, 2008 10:00 am

Mensagem por bfernandes »

sim, mas o teu sistema já se assemelha a um sistema um bocado industrial, pelo menos, aparato isso tem!

gostava de saber se alguém montou algum esquema para seguir os passos da lavagem e filtragem do fry, por exemplo, com as barricas e torneiras

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

olá

só as pernas das calças de ganga podem substituir um filtro de 5 micros. as meias devem ter 50/100 micros. tornando-se insuficientes. o ov frio por decantação, demora filtrar, não stressem... 4 a 5 litros em 24 horas.

abraços.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Autor do tópico
GOLFMANIA
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por GOLFMANIA »

eu também utilizo os bidons com torneiras para limpar o óleo.
1º coloco todo o óleo num bidon 1 semana
2º abro a torneira e o óleo passa por um funil com uma meia
3º depois é lavado com àgua bem quente no bidon com a torneira no fundo
4º passado alguns dias está tudo separado é altura de retirar a àgua a dita maionese e por fim o óleo
5º filtrar o óleo
6º se estiver bem transparente e clarinho é só meter no depósito
se estiver errado ou tiver saltado alguma etapa por favor digam.
obrigado
Nuno Henriques

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

correcto, afirmativo e ecológico
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ....

posso ter feito uma leitura errada acerca da cronologia..mas entendi que a mesma é desta forma..filtragem..lavagem..secagem...

ora bem..eu tenho optado por outra forma..pré-filtragem do grosso..com malha de rede..uma pré-lavagem.."decantação inversa"..filtragem..lavagem..nova "decantação inversa" e secagem..e noto que a filtragem final é mais rapida e com menor saturação dos filtros..uso dos de café..e o produto final satisfaz-me perfeitamente..pelo menos não tenho tido problemas alguns com o pré-filtro (instalado por mim) nem com o filtro preconizado pela marca..

que acham ?

abraços
[***************]

Autor do tópico
GOLFMANIA
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por GOLFMANIA »

não posso dizer muito, como ando nisto à pouco tempo e ainda na fase de experiências mas penso pelo que tenho lido estar tudo bem, com mais trabalho mas sem trabalho não à nada, não é.
um abraço
Nuno Henriques

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

vivam ....

posso ter feito uma leitura errada acerca da cronologia..mas entendi que a mesma é desta forma..filtragem..lavagem..secagem...

ora bem..eu tenho optado por outra forma..pré-filtragem do grosso..com malha de rede..uma pré-lavagem.."decantação inversa"..filtragem..lavagem..nova "decantação inversa" e secagem..e noto que a filtragem final é mais rapida e com menor saturação dos filtros..uso dos de café..e o produto final satisfaz-me perfeitamente..pelo menos não tenho tido problemas alguns com o pré-filtro (instalado por mim) nem com o filtro preconizado pela marca..

que acham ?
se funciona.... que posso dizer....

eu faço uma filtragem (malha de rede), 3 lavagens com 40% de água a 80º com bomba até atingir emulsão. secagem a 70º ou se não tiver urgência, deixo secar lentamente. filtragem em linha 100u, 25u, 10u, 5u, com bomba e bypass. não uso filtros de cordas que mascaram a filtragem.

posso garantir que o ov fica igual ao das prateleiras sem sabões e pouca acidez.

abraço.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Autor do tópico
GOLFMANIA
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por GOLFMANIA »

como é que faz a secagem rapida?
Nuno Henriques

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

calorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Autor do tópico
GOLFMANIA
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por GOLFMANIA »

isso eu sei queria era saber a fonte de calor pois também quero arranjar uma. resistências...
Nuno Henriques

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am

Mensagem por Flamingo »

bfernandes Escreveu:estou curioso para saber como são os vossos equipamentos de filtragem e lavagem.

é que para mim, é-me particularmente dificil de montar uma estrutura, já que nem garagem tenho.

como é que vocês montam o vosso equipamento? como ter um sistema de lavagem e filtragem do mais básico possível adaptando apenas material "vulgar"

é que ainda não cheguei a filtrar nada, só meio litro de ovu muito pouco usado. só filtrei com a meia e "pumba" para dentro do depósito, que sempre era melhor que ir para o barril de reciclagem ou pior ainda pelo cano abaixo.
tenho alguns garrafões de água de 5l vazios, apenas, mas estou a ter alguma dificuldade em elaborar o meu próprio sistema, sem saber ao certo o que vocês usam sem recorrerem a grandes aparelhómetros industriais (como já vi aqui)

certamente que tiveram que puxar um bocado pela imaginação...
sem recorrer a grandes investimentos ou material "industrial" o que tens que melhor te garante uma filtragem aceitavel é a perneira de umas calças de ganga transformadas num saco, só que segundo se diz por aqui é uma lentidão tremenda.
não precisas de recorrer a grandes aparelhometros industriais. daquilo que vires por ai nas fotos tiras umas ideias para tu próprio criares o teu sistema.
arranjas um pedaço de tábua, fixas na parede e ai amarras tudo. as ligações bem efetuadas de uns filtros aos outros e vais aperfeiçoando à medida que vais expermentando e analisando os resultados...

Mitto
Membro
Membro
Registado: sexta mai 02, 2008 6:22 pm

Mensagem por Mitto »

boas
sou novo nisto do ovu e tenho algumas dúvidas na forma de secagem do óleo.
+ umas dicas....

obrigada....

mitto

fuiiiiiiii
Mitto

Fuiiiiiii

Autor do tópico
GOLFMANIA
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por GOLFMANIA »

boas, flamingo no principio da primeira página está o meu sistema de filtragem, agora estou a exprimentar lavá-lo e para isso tenho que o secar bem e preciso de um resistência para aquecer o óleo, se souberes aonde posso arranjar uma ou de algum aparelho venho que possa tirar. preciso de ideias
Nuno Henriques

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

golfmania Escreveu:boas, flamingo no principio da primeira página está o meu sistema de filtragem, agora estou a exprimentar lavá-lo e para isso tenho que o secar bem e preciso de um resistência para aquecer o óleo, se souberes aonde posso arranjar uma ou de algum aparelho venho que possa tirar. preciso de ideias
a secagem só é feita depois de filtrado. arranja um jerrican com a boca larga e coloca ao sol, tapado com um pano, resguardado da humidade/chuva, quando abasteceres toma cuidado ao fundo, muita água separa-se e fica lá. esse resto não ponhas...
com uns dias de sol ele fica translucido. resistencia evita, para não teres despesa de luz, mas se tiveres de recorrer a ela,... uma de uma máquina de lavar roupa, ou de uma patusca (achatas um pouco) ou aquelas que há para aquecer água quente que tem um punho no topo,...

Autor do tópico
GOLFMANIA
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por GOLFMANIA »

obrigado pelas dicas.
Nuno Henriques

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

e lavagem com ar? já alguem experimentou?

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

a lavagem com ar, é usada no biodiesel para prevenir emulsões. é eficaz, nesse sentido, apesar de lenta, com o enorme inconveniente de desenvolver uma mais rápida oxidação. no ov não vislumbro justificação para o seu uso. pelo contrário.... neste caso, uma boa lavagem, deve ser provocada a emulsão. o uso de uma mirturadora de tintas (tipo berbequim) é aconselhável, a quem não tem disponivel um processador.

abraço.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

misturador de tintas é o que eu uso.
essa história do processador é que não faço a minima ideia do que seja, mas a seu tempo heide saber.
no meu processo, o que me está a faltar de momento é algo onde colocar o ov filtrado em processo de secagem, mas com o fundo afunilado e uma torneira no limite do funil para ir retirando a água que ai se vai acumulando. terei que fazer ou mandar fazer assim algo do género. mas quando fizer quero preparar logo para levar dentro uma resistencia para acelarar a secagem no inverno se alguma vez for necessário.

Autor do tópico
GOLFMANIA
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por GOLFMANIA »

boas, será que alguém me pode tirar umas dúvidas? quando se faz a lavagem depois do tempo de espera sai a água suja, depois a maionese e por fim o óleo. a minha questão, na segunda lavagem ou terceira também sai maionese ou sai tudo na primeira? depende do óleo estar muito sujo (muito utilizado)? também queria arranjar uma resistência que entrasse num gargalo com 3cm de diâmetro para não ter que cortar o bidon, se souberem onde posso encontrar uma digam-me, obrigado.
um abraço oleoso.
Nuno Henriques

Bloqueado

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”