Filtrar óleo usado
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: terça mar 25, 2008 8:08 pm
Filtrar óleo usado
boas pessoal do óleo. aqui está o meu sistema caseiro de filtrar óleo usado com poucos recursos financeiros.
a bomba e os filtros de àgua comprei no "aqui" os outros numa casa de peças para automóveis. quanto à pressão exerxida é que não sei como fazer para não rebentar com os filtros pois sabem o que acontece a seguir...(limpeza) estou aberto a sugestões para melhorar o meu sistema ou até a mudar alguma coisa que não esteja bem.
obrigado
um abraço oleoso
a bomba e os filtros de àgua comprei no "aqui" os outros numa casa de peças para automóveis. quanto à pressão exerxida é que não sei como fazer para não rebentar com os filtros pois sabem o que acontece a seguir...(limpeza) estou aberto a sugestões para melhorar o meu sistema ou até a mudar alguma coisa que não esteja bem.
obrigado
um abraço oleoso
- Anexos
-
- depois por um pré-filtro ainda por um filtro de água antes de chegar ao garrafão prontinho
- 3.jpg (63.1 KiB) Visto 9118 vezes
-
- em seguida pelo de gasóleo
- 2.jpg (63.92 KiB) Visto 9118 vezes
-
- sai do bidon com a ajuda do berbequim e da bomba, passa pelo filtro d'água
- 1.jpg (68.52 KiB) Visto 9109 vezes
Nuno Henriques
-
Re: Filtrar óleo usado
peço desculpa as fotos ficaram de baixo para cima (do fim para o principio) foi a primeira vez que coloquei fotos aqui e o resultado foi este mas dá pra ver.
obrigado pela compreensão
obrigado pela compreensão
Nuno Henriques
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
e a lavagem?????? filtrar somente, não se obtem ovu de qualidade.
abraço.
abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
Sócio Nº 4
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
o ideal seria uma ou várias lavagens, e só depois filtrar...
estou a ver ai um filtro de automóvel.... possivelmente se o óleo conter gordura vegetal... o que poderá acontecer é entupir o filtro.
estou a ver ai um filtro de automóvel.... possivelmente se o óleo conter gordura vegetal... o que poderá acontecer é entupir o filtro.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa
-
- Membro Silver
- Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
para as filtros não rebentem por excesso de pressão aconselho a colocares um manometro de pressão á entrada e sáida do primeiro filtro (pelo meos á entrada) por ser o ponto mais crítico.golfmania Escreveu:boas pessoal do óleo. aqui está o meu sistema caseiro de filtrar óleo usado com poucos recursos financeiros.
obrigado
um abraço oleoso
na entrada do 1º filtro metes um redutor de plástico, que irá aumentar a pressão no tubo á nascente mas liberta pressão no 1º filtro.
esses redutores de plástico podem ser simplesmente uma mangueira de 3-5mm de comprimento que introduzes na mangueira principal que aperta na entrada do filtro 1. o diâmetro do redutor é conforme a mangueira que utilizares, deve entrar com alguma pressão para ficar segura.
um aparte, pelas imagens um dos filtros parece ser o que eu chamo de filtros de ranhoca que são os filtros de sais de polifosfatos, se for esse o caso, tira-o, não está lá a fazer nada. os polifosfatos são "teoricamente" para remover calcário (grande treta). em caso de conter carvão activo granulado tira-o, além do granulado após uns dias criar caminhos/vícios, não servem para filtrar o bio ou ovu por introduzirem particulas de carvão no futuro combustível.
e já agora não utilizem filtros de corda, que são os mais baratos e vendidos em quaze todas as drogarias, as cordas deixam, tal como o carvão activo, passar parte do lixo além de muitas marcas de filtros introduzirem actualmente carvão activo granulado no centro das cordas. em vez disso, devem ser usados celulas/carrtuchos de poliprolileno, são altamente resistentes, não deixam passar nada dentro da sua micragem e existem cartuchos com micragens bastante baixas no mercado!
-
- Membro Silver
- Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
não sei se já expermentaste, já li aqui algures que esse tipo de bomba não funciona com o ov... se tiveres as abraçadeiras bem apertadas não te preocupes com a pressão, esse tipo de mangueira aguenta cerca de 20 bar, e essa bomba nem de perto nem de longe fornece essa pressão.
sobre os filtros, em minha opinião devias colocar pelo menos mais um entre esses, ou seja, começavas com praí de 25 micron, passavas a um de 5 micron e depois então o de automovel. já deves ter visto que os custos são diferentes, e se fores a uma casa de canalizações ainda é mais barato.
se quiseres alguma ideia vê aqui a minha geringonça:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... a&start=60
sobre os filtros, em minha opinião devias colocar pelo menos mais um entre esses, ou seja, começavas com praí de 25 micron, passavas a um de 5 micron e depois então o de automovel. já deves ter visto que os custos são diferentes, e se fores a uma casa de canalizações ainda é mais barato.
se quiseres alguma ideia vê aqui a minha geringonça:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... a&start=60
-
boas, antes demais obrigado pelas intervenções assim vou aprendendo com quem sabe e tem mais experiência que eu.
quanto aos filtros não têm carvão pois ainda tive algum cuidado aos escolhê-los são cartuchos de poliprolileno. as lavagens, aí é mais complicado não tenho muito espaço para fazê-lo, teria que arranjar um bidon maior pois de 30 litros com torneira trago-os do trabalho. mas se for um processo simples ao qual tenha acesso digam para eu tentar.
mais uma vez mais obrigado.
hoje vai ser o "grande dia" vou começar a misturar ov novo, para começar vou adiccionar 5% no depósito cheio.
47l d + 3l ov
um abraço
quanto aos filtros não têm carvão pois ainda tive algum cuidado aos escolhê-los são cartuchos de poliprolileno. as lavagens, aí é mais complicado não tenho muito espaço para fazê-lo, teria que arranjar um bidon maior pois de 30 litros com torneira trago-os do trabalho. mas se for um processo simples ao qual tenha acesso digam para eu tentar.
hoje vai ser o "grande dia" vou começar a misturar ov novo, para começar vou adiccionar 5% no depósito cheio.
47l d + 3l ov
um abraço
Nuno Henriques
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça mai 20, 2008 7:00 pm
estás-me a dar coragem para avançar.
o meu maior receio é ser visto no processo de filtragem, uma vez que não tenho muito espaço.
e saír de um restaurante com um jerrican de 20 litros de óleo dá um bocado de barraca para alguém que esteja mal intencionado.
mas a continuar a escalada de preços... tem de ser.
o meu maior receio é ser visto no processo de filtragem, uma vez que não tenho muito espaço.
e saír de um restaurante com um jerrican de 20 litros de óleo dá um bocado de barraca para alguém que esteja mal intencionado.
mas a continuar a escalada de preços... tem de ser.
-
- Membro Silver
- Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
com 5% nem vai cheirar a fritos. de verão com calor podes começar na boa com 10% sem problemas.golfmania Escreveu:hoje vai ser o "grande dia" vou começar a misturar ov novo, para começar vou adiccionar 5% no depósito cheio.
47l d + 3l ov
-
- Membro Silver
- Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
não é complicado.golfmania Escreveu:boas, antes demais obrigado pelas intervenções assim vou aprendendo com quem sabe e tem mais experiência que eu.
47l d + 3l ov
um abraço
consulta aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 64&start=0
e aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 27&start=0
-
-
eu não tenho problemas em ir buscar um bidon de 30 litros a dois restaurantes que me fornecem. problema é que tenho que arranjar maneira de lavar e secar o óleo...
um abraço
um abraço
Nuno Henriques
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça mai 20, 2008 7:00 pm
golfmania Escreveu:eu não tenho problemas em ir buscar um bidon de 30 litros a dois restaurantes que me fornecem. problema é que tenho que arranjar maneira de lavar e secar o óleo...
um abraço
pois, contas feitas a 3 depósitos mensais, se utilizar 20% de óleo usado, são 30/40 litros de óleo usado.
2 bidons de 50 litros, uma bomba e o kit de filtros da biocar devem resolver o problema quase na totalidade.
mas antes de me meter a torrar dinheiro vou experimentar 5% e aumentar de 5 em 5% até 20% como óleo novo, isto parece-me mais ou menos pacífico e seguro. depois penso noutras soluções.
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ....
mas antes de me meter a torrar dinheiro vou experimentar 5% e aumentar de 5 em 5% até 20% como óleo novo, isto parece-me mais ou menos pacífico e seguro. depois penso noutras soluções.
boa ideia..prudencia e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguem...
abraços
[***************]
boa ideia..prudencia e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguem...
abraços
[***************]
-
para lavar óleo usado
boas, digam-me se é suficiente colocar num bidon de 30l, 10l de ovu mais 10l de àgua e agitar bem, depois tenho que arranjar maneira de aquecer o óleo para a secagem. pensei talvez numa resistência e um termometro para ver a temperatura. sugestões.
obrigado
um abraço
p.s. estou a fazer a experiência de lavar o óleo numa garrafa de 2l coloquei 0,5 de ovu e 0,5 de àgua para ver o resultado, depois digo alguma coisa. para já posso adiantar que a àgua está em baixo bastante suja e o óleo parece caramelo.
boas, digam-me se é suficiente colocar num bidon de 30l, 10l de ovu mais 10l de àgua e agitar bem, depois tenho que arranjar maneira de aquecer o óleo para a secagem. pensei talvez numa resistência e um termometro para ver a temperatura. sugestões.
obrigado
um abraço
p.s. estou a fazer a experiência de lavar o óleo numa garrafa de 2l coloquei 0,5 de ovu e 0,5 de àgua para ver o resultado, depois digo alguma coisa. para já posso adiantar que a àgua está em baixo bastante suja e o óleo parece caramelo.
Nuno Henriques
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
vão por mim e lavem o´ov usado. a qualidade fica identica a ov novo.
qualquer resistência de aquecer água em panelas serve perfeitamente. o sol também é um bom companheiro para quem tiver sempre dois lotes de avanço.
abraço.
qualquer resistência de aquecer água em panelas serve perfeitamente. o sol também é um bom companheiro para quem tiver sempre dois lotes de avanço.
abraço.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4
Sócio Nº 4
-
boas, acho que vou seguir o teu concelho, começei pelo fim ou seja começei por filtrar o óleo. vou primeiro passar pela meia depois lavá-lo e finalmente filtrá-lo. diz-me só aondeposso encontrar as resistências para ir comprar uma.
este forum está a ser-me bastante útil o que começo por uma conversa entre primos no que já estou a fazer, além de ajudar o ambiente ainda poupo uns trocos no combustível.
obrigado a todos
um abraço
este forum está a ser-me bastante útil o que começo por uma conversa entre primos no que já estou a fazer, além de ajudar o ambiente ainda poupo uns trocos no combustível.
obrigado a todos
um abraço
Nuno Henriques
-
- Membro
- Registado: quarta mai 07, 2008 10:00 am
olá pessoal.
sei que isto pode parecer uma pergunta estúpida e sem resposta minimamente exacta, mas...
uma meia (collants) que grau terá, ou que microns terá?
é que falam em começar nos 25 e descer até aos 1 micron, mas não faço a minima ideia de que microns corresponderá um filtro feito de collants. claro que depende dos collants mas qual será a média?
haverá algum filtro equivalente aos de 1 micron que vocês usam, mas de uso mais doméstico que se encontra nos super-mercados, por exemplo?
obrigado
oficialmente já ando a ovu, devo ser a pessoa aqui no forum com menor % de ovu no combustível
jeep grand cherokee ovu00.5 (sim, 0,5% de ovu, era o que tinha minimamente limpo)
sei que isto pode parecer uma pergunta estúpida e sem resposta minimamente exacta, mas...
uma meia (collants) que grau terá, ou que microns terá?
é que falam em começar nos 25 e descer até aos 1 micron, mas não faço a minima ideia de que microns corresponderá um filtro feito de collants. claro que depende dos collants mas qual será a média?
haverá algum filtro equivalente aos de 1 micron que vocês usam, mas de uso mais doméstico que se encontra nos super-mercados, por exemplo?
obrigado
oficialmente já ando a ovu, devo ser a pessoa aqui no forum com menor % de ovu no combustível
jeep grand cherokee ovu00.5 (sim, 0,5% de ovu, era o que tinha minimamente limpo)
-
boas, a meia só utilizo ao principio. vou buscar o óleo ao restaurante e passo-o pela meia de seguida é lavado o que vou começar a fazer depois de lavado e seco é filtrado. os filtros que uso dois são para água e os outros um pré-filtro de gasóleo e um filtro de gasóleo.
Nuno Henriques
-
- Membro
- Registado: quarta mai 07, 2008 10:00 am
estou curioso para saber como são os vossos equipamentos de filtragem e lavagem.
é que para mim, é-me particularmente dificil de montar uma estrutura, já que nem garagem tenho.
como é que vocês montam o vosso equipamento? como ter um sistema de lavagem e filtragem do mais básico possível adaptando apenas material "vulgar"
é que ainda não cheguei a filtrar nada, só meio litro de ovu muito pouco usado. só filtrei com a meia e "pumba" para dentro do depósito, que sempre era melhor que ir para o barril de reciclagem ou pior ainda pelo cano abaixo.
tenho alguns garrafões de água de 5l vazios, apenas, mas estou a ter alguma dificuldade em elaborar o meu próprio sistema, sem saber ao certo o que vocês usam sem recorrerem a grandes aparelhómetros industriais (como já vi aqui)
certamente que tiveram que puxar um bocado pela imaginação...
é que para mim, é-me particularmente dificil de montar uma estrutura, já que nem garagem tenho.
como é que vocês montam o vosso equipamento? como ter um sistema de lavagem e filtragem do mais básico possível adaptando apenas material "vulgar"
é que ainda não cheguei a filtrar nada, só meio litro de ovu muito pouco usado. só filtrei com a meia e "pumba" para dentro do depósito, que sempre era melhor que ir para o barril de reciclagem ou pior ainda pelo cano abaixo.
tenho alguns garrafões de água de 5l vazios, apenas, mas estou a ter alguma dificuldade em elaborar o meu próprio sistema, sem saber ao certo o que vocês usam sem recorrerem a grandes aparelhómetros industriais (como já vi aqui)
certamente que tiveram que puxar um bocado pela imaginação...