ui, não sei quantas pessoas são nem a dimensão da sua casa, mas isso parece-me exageradamente alto !mónica Escreveu:gasto uma média de 750kw por mês
no apartamento onde moro somos 3 pessoas, com máquina de lavar louca, roupa , placa vitrocerâmica, torradeira, microondas e afins , 3 computadores 2 portáteis, um deles está o dia todo ligado, 2 impressoras laser, ar condicionado e varios aquecedores no inverno, isto é o ultimo andar sem vidros duplos o que que faz que seja frio no inverno e quente no verão
e com isto tudo isso em média comsumi:
2006 - 394 kwh
2007 - 340 kwh
com cerca de 55% desta energia foi consumida em vazio
quando se faz um registo dos consumos de energia, acreditem que o objectivo é poupar cada vez mais , para ver os números a descer
não custa nada é só ir no final do mes anotar o consumo e fazer 2 ou 3 contas
quanto à tarifa bonificada, acho bem , o facto de para ter acesso a essa mesma tarifa , a colocação obrigatória de colectores solares para água quente.
agora, voltando ao tópico, antes de pensar em independência energética tem que se pensar em poupança energética, já que isso quento menos energia necessitarmos mais fácil será de nos tornar independentes.
a orientação da casa, os materiais usados na construção, é perferivel gastar um pouco mais inicialmente e ter uma classificação energética de a ou a+ , em vez do b- necessário, é isso não custa assim tanto em alguns aspectos tem custos idênticos, é falar com o engenheiro que fará o projecto de térmica da sua casa para lhe fazer uma estimativa de quanto mais poderia custar ter uma habitação da classe a ou a+.
se tivesse um pouco mais de dinheiro , colocaria painéis fotovoltaicos nem que fosse apenas 1 kw já era qualquer coisa.
cumprimentos