Independencia Energética!

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
Felizberto Laland
Membro
Membro
Registado: sexta jul 04, 2008 11:05 am

Independencia Energética!

Mensagem por Felizberto Laland »

bom dia a todos!

ja naveguei bastante pelo forum (se calhar nao o suficiente) mas ainda nao vi algo que se parece-se com uma abordagem à questao da independencia energética para o cidadao comum.

imagino que será possivel dependendo das fontes escolhidas, do local, dos consumos, etc.

a questão que todos procuramos é, se é possivel, como o fazer? que passos, que estudos, que empresas, que entidades?

no meu caso que pretendo fazer um projecto para a construção de casa o mais ecológico possivel, nisto incluindo águas e produção electrica, prevendo ja a inclusão de ev´s no consumo energético, o que posso fazer para levar isso avante?

nos meus mais selvagens sonhos, como dizem os americanos, ja que eles compram energia ao produtor privado, vejo a edp a pagar-me a casa!

será assim tao dificil?

desde já o meu obrigado

Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm

Re: Independencia Energética!

Mensagem por Mónica »

boa tarde,

na minha opinião é perfeitamente possível... a questão será se é rentável.
penso que, neste momento não é muito rentável.... e a sua ideia de lhe pagarem a casa será ainda mais complicada (quem me dera que não fosse).
a questão é: conseguir independência energética custa dinheiro, quanto? depende, do sistema, do local onde se encontra...
depois há que fazer contas: quanto tempo demora a ter retorno do seu investimento: só a partir daí é que está a ganhar.... se tiver um sistema que produza muito, mas que seja tão caro que demore 20 anos a paga-lo, de que lhe serve?
eu tenho esse "sonho" (ok, não acredito muito que produzir para vender seja muito rentável, mas produzir o suficiente para mim era já excelente!), mas, penso que para ser "rentável" vou ter de esperar ainda um pouco mais (o tempo de retorno de 15 ou 20 anos é quase o tempo de vida de um equipamento!!).
na minha visão, a melhor forma de o conseguir é através de um sistema tipo térmico (solar, para águas: assim as necessidades energéticas são já menores), e de uma forma geral de sistemas em casa que tenham baixo consumo. e depois ter um sistema de geração... de preferência eólico, já que é no inverno que precisamos de mais energia... por isso o eólico parece-me mais apropriado. além disso, pelo que tenho visto, o tempo de retorno do investimento é menor.
espero que apareçam aqui pessoas com ideias mais "concretas" e quem sabe, com experiências interessantes, vou acompanhar este tópico:).

cumprimentos

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

então se um sistema demora 15-20 anos para se rentabilizar e seguir ele morre, então quer dizer que valeu a pena e o sistema realmente funciona, acho que pensar que se vai ganhar dinheiro com a edp é um erro, pode-se sim pensar em ser auto-sustentável, as energias renováveis devem ser vistas nesse conceito.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

porque sera que se coloca sempre a questao "será rentavel?"

ta bem... estamos em tempo de crise... mas o dinheiro é tudo? proteger e salvar o nosso planeta nao conta nem um pouco?? quando compramos um mercedes ou uma caldeira de aquecimento a gasoleo tambem fazemos contas se vai ser rentavel?

eu tou a construir a minha moradia. vou instalar paineis solares, aquecimento central a lenha e nao quero saber se ou quando vou recuperar o meu investimento pois isto da-me independencia e conforto.

quando a casa tiver concluida e tiver uns euros a mais (neste momento todos sao poucos) irei investir num sistema fotovoltaico, nao me interessa se vou ou nao vender energia, apenas quero atenuar a minha dependencia da edp.

pois é pessoal... temos de mudar mentalidades. felizberto laland nao desistas dos teus sonhos selvagens

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

marcopns Escreveu:porque sera que se coloca sempre a questao "será rentavel?"

ta bem... estamos em tempo de crise... mas o dinheiro é tudo? proteger e salvar o nosso planeta nao conta nem um pouco?? quando compramos um mercedes ou uma caldeira de aquecimento a gasoleo tambem fazemos contas se vai ser rentavel?

eu tou a construir a minha moradia. vou instalar paineis solares, aquecimento central a lenha e nao quero saber se ou quando vou recuperar o meu investimento pois isto da-me independencia e conforto.

quando a casa tiver concluida e tiver uns euros a mais (neste momento todos sao poucos) irei investir num sistema fotovoltaico, nao me interessa se vou ou nao vender energia, apenas quero atenuar a minha dependencia da edp.

pois é pessoal... temos de mudar mentalidades. felizberto laland nao desistas dos teus sonhos selvagens
ora nem mais.
Cumps Inovadores

ZEV
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

Mensagem por ZEV »

cuidado com a lenha q usares...

e, sim, se os sistemas energéticos renováveis se pagarem a si mesmos, e "oferecerem" ainda energia gratuita... afinal o que é que querem mais?! se fosse assim, daqui a um tempo ia começar a ser tanta gente a querer ganhar dinheiro, q nem a edp tinha dinheiro para pagar electricidade, que ninguém ia querer porque andava tudo a produzir para vender...

...o que não quer dizer que isso não seria bom... e o ar bem mais limpinho....

Autor do tópico
Felizberto Laland
Membro
Membro

zev Escreveu:cuidado com a lenha q usares...

e, sim, se os sistemas energéticos renováveis se pagarem a si mesmos, e "oferecerem" ainda energia gratuita... afinal o que é que querem mais?! se fosse assim, daqui a um tempo ia começar a ser tanta gente a querer ganhar dinheiro, q nem a edp tinha dinheiro para pagar electricidade, que ninguém ia querer porque andava tudo a produzir para vender...

...o que não quer dizer que isso não seria bom... e o ar bem mais limpinho....
é evidente que isso pode acontecer, aliás seria optimo se a edp um dia viesse a vender energia electrica pela rede europeia, por nós!

façam uma rede até à china!

por que nao?

Autor do tópico
Felizberto Laland
Membro
Membro

jmal Escreveu:então se um sistema demora 15-20 anos para se rentabilizar e seguir ele morre, então quer dizer que valeu a pena e o sistema realmente funciona, acho que pensar que se vai ganhar dinheiro com a edp é um erro, pode-se sim pensar em ser auto-sustentável, as energias renováveis devem ser vistas nesse conceito.
se eu for concorrente em termos de preço com a energia que eles compram/produzem porque não? eu nao sou ingénuo ao ponto de pensar que se pode fazer qualquer negócio em que só uma das partes beneficia.

eu nao quero viver às custas de ninguem!

não me leve a peito e entenda: se o senhor trabalhar para outrem, vive às custas desse alguem?

obrigado

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

felizberto laland Escreveu:
jmal Escreveu:então se um sistema demora 15-20 anos para se rentabilizar e seguir ele morre, então quer dizer que valeu a pena e o sistema realmente funciona, acho que pensar que se vai ganhar dinheiro com a edp é um erro, pode-se sim pensar em ser auto-sustentável, as energias renováveis devem ser vistas nesse conceito.
se eu for concorrente em termos de preço com a energia que eles compram/produzem porque não? eu nao sou ingénuo ao ponto de pensar que se pode fazer qualquer negócio em que só uma das partes beneficia.

eu nao quero viver às custas de ninguem!

não me leve a peito e entenda: se o senhor trabalhar para outrem, vive às custas desse alguem?

obrigado
nem mais, é disso que estamos a falar, a independência passa pela produção da energia que gastamos, mas vejo aqui muitos tópicos a dizer que os sistemas demoram muito tempo a pagarem-se e só depois se ganha algum, estão em como ficamos, é para ganhar dinheiro á custa da edp, neste caso podem ficar descansados porque eles não vão deixar, ou é para auto-sustento, e neste último caso é assim, se o sistema custa 20.000 euros, dura 20 anos, e ao fim dos 18 está pago, ou seja aquilo que se poupou deu para pagar o custo inicial da coisa, então este sistema é estupendo. mas ao que parece a maioria das pessoas que por aqui passa não pensa assim, ou mete as coisas de outra maneira, se custa 20.000 ela tem de dar 40.000 de rendimento. se pensam assim então não a pensar nas energias renováveis, mas sim no negócio.
Cumps Inovadores

Mónica
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Mónica »

boa tarde,
penso que, o que se tem de ver é se compensa e para mim compensar é o seguinte:
os anos que demora até estar pago serão (na forma mais linear): custo/ganhoanual ... mas, se eu "invisto" tenho de contar o que me dava o dinheiro no banco (já nem pensando no meu caso: vou pedir dinheiro ao banco e pagar caro por ele)... mais os custos de manutenção... fora os custos de possíveis reparações.... ora se a conta "simples" me de 20 anos, isto não é aceitável...
tinha de ser (custo+jurostotais+manutensões)/ganhoanual.... e estas últimas partes não são contabilizadas pelos vendedores.
em relação a vender à edp, ainda pior... porque depois destas medidas de incentivos você vai ter de vender mais barato do que compra (o que não é o caso neste momento, nos 1ºs anos, pelo que vi)... além de ter limites de produção (pode produzir, mas acima de x não lho pagam)... enfim, são contas pouco certas, especialmente considerando que as estimativas de produção podem não ser garantidas, podem existir avarias...
é uma boa ideia, acho que devemos fazer o melhor por não poluir, mas dizer que compensa mais do que pagar a conta à edp e meter o dinheiro no banco... penso que neste momento ainda não é certo infelizmente
espero honestamente "descobrir" que estou enganada....

cumprimentos

Autor do tópico
Felizberto Laland
Membro
Membro

desculpe jmal mas se nao for bom negócio ninguem consegue fazer arrancar as energias renovaveis em larga escala.

ou o senhor é capaz de me arranjar uma instalação à borla? (nao me leve a mal...)

eu entendo que ache que isto é assunto demasiado grave para se pensar em lucros, mas é precisamente por isso que penso neles!

só lancei aqui o tema porque acho que se isso for remotamente possivel, para o bem de todos, o devemos tentar.

se me perguntar se me é suficiente utilizando varias soluções sustentar energéticamente a minha casa, digo-lhe que é optimo, fico satisfeitissimo!

mas não tentar melhor?! não entendo porque não...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

felizberto laland Escreveu:desculpe jmal mas se nao for bom negócio ninguem consegue fazer arrancar as energias renovaveis em larga escala.

ou o senhor é capaz de me arranjar uma instalação à borla? (nao me leve a mal...)

eu entendo que ache que isto é assunto demasiado grave para se pensar em lucros, mas é precisamente por isso que penso neles!

só lancei aqui o tema porque acho que se isso for remotamente possivel, para o bem de todos, o devemos tentar.

se me perguntar se me é suficiente utilizando varias soluções sustentar energéticamente a minha casa, digo-lhe que é optimo, fico satisfeitissimo!

não entendeu aquilo que escrevi, eu disse que se custar 20.000 euros e durar 20 anos com o investimento recuperado quer dizer que tinha feito um grande negócio, mas existe pessoal por aqui que quer sacar dinheiro à edp, não contem com isso, não vale a pena.
Cumps Inovadores

Mónica
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Mónica »

já que falou nos 20.000 e nos 20 anos deixe-me fazer-lhe umas contas:
se pensar que tendo os 20.000 no banco ia ganhar juros (ou pior, paga-los, ainda mais caros), posso fazer umas contas "redondas":
20.000€, a 5% ao ano (há depositos a dar mais...) dá por anos 1.000€ de juro... portanto, vezes 20 anos, em vinte anos tinha no banco 20.000€ (na verdade mais... mas pronto, é só para ter uma ideia)
quer dizer que o sistema tinha de "compensar" 40.000€, em vinte anos, ou seja, tinha de "poupar" (já nem falo em ganhar), 2.000€ por anos, 166€ por mês... isto fora manutenções, avarias e já se sabe que as minhas contas acerca do "rendimento" dos 20.000€ estão claramente sub-estimadas.
diga-me: um sistema de geração de 20.000€ dá-lhe energia no valor de 166€ por mês?

eu, com os meus painéis solares para águas quentes e um sistema de aquecimento eficiente espero não gastar 2.000€ de energia por ano... nem metade, aliás....

enfim, gostava de ter um sistema de geração, mas acho que não me posso dar a esse luxo...

cumprimentos,

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

mónica Escreveu:já que falou nos 20.000 e nos 20 anos deixe-me fazer-lhe umas contas:
se pensar que tendo os 20.000 no banco ia ganhar juros (ou pior, paga-los, ainda mais caros), posso fazer umas contas "redondas":
20.000€, a 5% ao ano (há depositos a dar mais...) dá por anos 1.000€ de juro... portanto, vezes 20 anos, em vinte anos tinha no banco 20.000€ (na verdade mais... mas pronto, é só para ter uma ideia)
quer dizer que o sistema tinha de "compensar" 40.000€, em vinte anos, ou seja, tinha de "poupar" (já nem falo em ganhar), 2.000€ por anos, 166€ por mês... isto fora manutenções, avarias e já se sabe que as minhas contas acerca do "rendimento" dos 20.000€ estão claramente sub-estimadas.
diga-me: um sistema de geração de 20.000€ dá-lhe energia no valor de 166€ por mês?

eu, com os meus painéis solares para águas quentes e um sistema de aquecimento eficiente espero não gastar 2.000€ de energia por ano... nem metade, aliás....

enfim, gostava de ter um sistema de geração, mas acho que não me posso dar a esse luxo...

cumprimentos,
nos primeiros anos até dá bem mais, mas para isso verifique nestes tópicos, o sistema de microgeração está feito de maneira a que seja rentabilizado em poucos anos, penso que até 10 anos se rentabilizam, mas para saberem mais informações, verifiquem alguns tópicos em solar fotovoltaica e podem começar por este: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=46&t=3794 , a informação sobre isso está toda aqui no nosso fórum, leiam bastante.
Cumps Inovadores

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

mónica Escreveu:já que falou nos 20.000 e nos 20 anos deixe-me fazer-lhe umas contas:

cumprimentos,
mónica, meus parabéns pelas contas sóbrias e realísticas, parece-me que é única neste tópico que não vive na utopia.

além disso tudo o que me incomoda é que estas instalações são subsidiadas do bolso de outros consumidores. é preferível fazer umas barragens, fica mais barato a todos. 65 cent/kwh é um roubo. energia solar deve ser usada de uma forma mais compensadora - aquecimento das águas sanitárias.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Autor do tópico
Felizberto Laland
Membro
Membro

jmal Escreveu:
felizberto laland Escreveu:desculpe jmal mas se nao for bom negócio ninguem consegue fazer arrancar as energias renovaveis em larga escala.

não entendeu aquilo que escrevi, eu disse que se custar 20.000 euros e durar 20 anos com o investimento recuperado quer dizer que tinha feito um grande negócio, mas existe pessoal por aqui que quer sacar dinheiro à edp, não contem com isso, não vale a pena.
de facto nao o tinha entendido. aceite as minhas desculpas.

então acha que a prazo a edp vai deixar de pagar a energia produzida pelo produtor privado?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

felizberto laland Escreveu:
jmal Escreveu:

de facto nao o tinha entendido. aceite as minhas desculpas.

então acha que a prazo a edp vai deixar de pagar a energia produzida pelo produtor privado?
tá-se na boa, não é isso, é que no inicio pagam 0.65 centimos por kw, mas esse valor vai baixando até ao valor que pagamos a eles, mas para compreenderes melhor lê o e os tópicos que referi.
Cumps Inovadores

Mónica
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Mónica »

desculpe, jmal, será que estou a fazer mal as contas:
vi que pode-se injectar (em média) 2,4 mw por ano, certo?
isto são 2400 kw, certo? 2400*0,65 dá 1560€... pelas minhas contas tinha de gerar pelo menos 2000€, e mesmo assim estava a ser irrealista, tinha de juntar pelo menos o valor de uma manutenção anual.
ou será que eu entendi mal e pode-se, com uma potência "normal" de contador produzir mais?

mas na verdade penso que estas contas não são realistas: para a maioria das pessoas o objectivo será deixar (ou quase) de ter de pagar energia à edp, ou seja, o preço a contabilizar é o que pagamos... se eu gastasse 2.000€ de energia por ano (seria o retorno mínimo para compensar), tinha de produzir isso em energia. ora segundo a edp http://www.edp.pt/edpi/internet/pt/grou ... d_20.7.htm
o preço mais alto (já nem falo em bi-horário) é de 0,1143€/kw, ou seja, para produzir 2.000€ de energia (anular a minha conta anual de consumo) isto dá cerca de 17,5 mw no ano todo.
por isso mais uma vez lhe pergunto: consigo, com um sistema de 20.000€ produzir no mínimo (devia ser mais para compensar um bi-horário e as manutenções) 17,5 mw anualmente?

o problema das contas que encontro é que partem do principio que vou vender toda a energia que produzo, a um preço bonificado. isto é irreal: tenho de consumir pelo menos metade, não é? o o que consumo não pagaria a 0,65€...
além disso nunca contabilizam o custo do dinheiro... seja o caso de se pedir empréstimo, ou o custo de "não o ter no banco".

no meu caso, gasto, em média 1.000€ de energia por ano, ou seja, grosso modo, para me compensar este custo, teria de ter um sistema que custasse menos de 10.000€ e produzisse (não sei se fiz bem as contas) uns 9 mw por ano... será que interpretei mal? será que fiz mal as contas e consigo, efectivamente, produzir 9 mw por ano com um sistema que custe menos de 10.000?

tenho consciência que existem vários factores que podem mudar isto: o aumento da energia, sistemas mais eficazes ou mais baratos.. mas não acho que neste momento compense.

se estou enganada, por favor explique-me onde: acho que vi bem quanto gasto e quanto pago... qual é o meu erro? só fiquei com algumas dúvidas em relação à capacidade produtiva dos sistemas.

acredite que ficaria muito contente se me mostrasse um sistema que cubra as minhas necessidades energéticas anuais e custe menos de 10.000€.

desculpem o testamento..

cumprimentos

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

não sei se está enganada, mas esse valor de 2.4 mw anuais parece-me muito baixo, o que daria apenas 2400 kw / 3.68 = 652 horas de sol anuais, parece-me um valor muito por baixo. já leio os tópicos que referi ?
Cumps Inovadores

Mónica
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Mónica »

li, mas o problema é o que lhe disse: não vejo "indícios" de usarem nos cálculos os custos todos, toda a gente faz cálculos sem o custo de manutenção nem custo do dinheiro (que é o mais irrealista de tudo... veja, com juros a 5% - ok pode ser menos, daqui as uns tempos, mas mesmo assim - o que quer que gaste, daqui a 20 anos, com os juros tinha o dobro (ou, se pedir x ao banco vai pagar p'rai o dobro, no total...).
depois vejo outro erro, o que falaram neste tópico: as pessoas pensam em vender tudo o que o sistema produzir, mas eu vejo assim: neste sistema o contador é bidireccional, certo? se gastamos anda numa direcção, se produzimos na contrária... ao fim do ano, quanto é que eles consideram que entrou na rede? eu diria que é a diferença... nunca vi estes contadores, mas não me parece que meça as duas coisas... não encontrei indicios do contrário... nem faz sentido: você pagava à edp a 0,11 e vendia a 0,65? vender o excedente é uma coisa... mas tudo...
mas, acima de tudo, isto de nos pagarem energia a 0,65€ é irrealista... é temporário... é uma medida para ajudar. para mim, umas contas realistas são ao preço da electricidade. eu cá não quero ser uma produtora de electricidade, só quero ter para mim, mas, mesmo que quisesse, quer dizer que tinha de por um sistema muito acima do que preciso para poder ganhar algum extra, durante 5 anos... e aqui resta saber, com as restrições se é possível (não vou jurar a pés juntos, mas nesta situação não estou tão certa das minhas contas).

mas tem razão que me enganei em 2 coisas: 2,4mw é por cada kw instalado (pelo que interpretei), por isso era mais, o que poderia injectar na rede.

repare, as contas que fiz foi vendo as minhas contas de electricidade: gasto uma média de 750kw por mês... por isso, fui a alguns sites e vi quanto teria de gastar para anular a minha factura: ex:http://raizplus.com/index.php?main_page ... ducts_id=7
com este painel, eles dizem que produz uma média de 0,7kwh por dia, portanto 255,5 kwh por ano... para produzir o suficiente para mim teria de comprar uns 35 paineis, certo? que me ficariam por quase 43 mil euros!!
eolica é um pouco melhor (rende mais, para o preço que custa), mas vejo menos garantias, porque preciso de ter a certeza do nível dos ventos: http://www.allsmallwindturbines.com/
veja, se compra-se 3 whisper 500 tinha potencia suficiente, mas gastava mais de 25.000€.

como vê, produzir, para gastar, não compensa.... e mesmo para vender é preciso investir muito dinheiro...

a não ser que esteja a fazer mal as contas de produção, mas os valores parece-me claros, para quem vende.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”