este nosso circuito tem o pré-aquecimento, sim. se não tiver, também a lâmpada tem dificuldade de acender a pleno brilho. quando a alimentação chega no ci 555, o capacitor eletrolítico ligado ao pino 5 começa a se carregar, fazendo um aumento gradual da frequência de funcionamento do ci. este processo de partida suave dura aproximadamente meio segundo. aumentando-se o valor do capacitor, aumenta-se esse tempo.rjsc Escreveu:dá pra acrescentar facilmente um circuito para facer o pré-aquecimento dos filamentos, como nas lâmpadas comerciais?
é que acende-las assim sem pré aquecer os filamentos reduz drasticamente a vida dos tubos!
Lâmpada fluorescente compacta 12V
-
Autor do tópico - Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Re: Lâmpada fluorescente compacta 12V
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
mas o circuito tem cada par de fios do mesmo filamento ligados em paralelo, logo nunca vai passar corrente pelo filamento antes do acendimento do tubo para o pré-aquecer.josenir Escreveu:este nosso circuito tem o pré-aquecimento, sim. se não tiver, também a lâmpada tem dificuldade de acender a pleno brilho. quando a alimentação chega no ci 555, o capacitor eletrolítico ligado ao pino 5 começa a se carregar, fazendo um aumento gradual da frequência de funcionamento do ci. este processo de partida suave dura aproximadamente meio segundo. aumentando-se o valor do capacitor, aumenta-se esse tempo.rjsc Escreveu:dá pra acrescentar facilmente um circuito para facer o pré-aquecimento dos filamentos, como nas lâmpadas comerciais?
é que acende-las assim sem pré aquecer os filamentos reduz drasticamente a vida dos tubos!
as lâmpadas comercias usam o seguinte:
Código: Selecionar todos
tensão -------[~~~~~~~]----------||----------[~~~~~~~]------- tensão
filamento 1 condensador filamento 2
depois a frequência baixa para que o condensador passe a apresentar uma alta impedância e a corrente tenha que passar de um filamento a outro pelo tubo e não pelo condensador.
portanto parece-me que falta o tal condensador entre os filamentos e a frequência vai ter que começar alta para depois descer.
mas já não posso dar para já valores concretos aos componentes pois não tenho experiência(nem nunca quis ter) com circuitos analógicos.
compreendeu o que quis dizer josenir, ou está confusa a minha explicação?
-
- Membro
- Registado: sábado dez 06, 2008 3:14 am
já teria alguem produzindo esses circuitos já montados, aqui no brasil ?
gostaria de adquirir uns 10, se alguém souber me informar.
obrigado.
achei muito interessante o assunto.
obrigado.
achei muito interessante o assunto.
-
sim compreendi. sobre se a frequência deve começar alta ou baixa no processo de partida, isso é relativo, dependendo apenas do ponto de funcionamento normal do circuito. conforme o valor do capacitor e a indutância da bobina do transformador, estes dois componentes formam um filtro lc que têm uma determinada frequência de ressonância. se o circuito de potência oscilar na frequência de ressonância vai haver a transferência máxima de energia, o que para nós é mais do que precisamos. então para limitar a um valor ideal para a nossa lâmpada, propositalmente alteramos a frequência do oscilador para um valor um pouco acima. desta forma, se baixamos a frequência aumentamos a potência transferida aos filamentos. se o circuito trabalhasse abaixo da frequência de ressonancia, aumentando a frequência aumetaríamos a potência.rjsc Escreveu:mas o circuito tem cada par de fios do mesmo filamento ligados em paralelo, logo nunca vai passar corrente pelo filamento antes do acendimento do tubo para o pré-aquecer.
as lâmpadas comercias usam o seguinte:
primeiro começam com alta frequência, de modo a que o condensador que esquematizei apresente uma impedância baixa e portanto a corrente vai passar pelos filamentos em série com o condensador para os aquecer e eles começaram e emitir electrões.Código: Selecionar todos
tensão -------[~~~~~~~]----------||----------[~~~~~~~]------- tensão filamento 1 condensador filamento 2
depois a frequência baixa para que o condensador passe a apresentar uma alta impedância e a corrente tenha que passar de um filamento a outro pelo tubo e não pelo condensador.
portanto parece-me que falta o tal condensador entre os filamentos e a frequência vai ter que começar alta para depois descer.
mas já não posso dar para já valores concretos aos componentes pois não tenho experiência(nem nunca quis ter) com circuitos analógicos.
compreendeu o que quis dizer josenir, ou está confusa a minha explicação?
sobre passar corrente pelos filamentos, também entendi a sua colocação. na verdade a versão anterior do nosso circuito já fazia assim, mas depois que encontrei vários circuitos comerciais de lâmpadas fluorescentes que não fazem uso deste recurso, achei que não era relevante. e como já tenho várias lâmpadas com este circuito funcionando há pelo menos dois anos, e não tenho observado diminuição de brilho, acho que está bem resolvido. mas segue abaixo a versão anterior deste mesmo circuito, caso você venha a pereferir desta forma. em breve vou procurar me aprofundar mais neste assunto. de todo jeito você acaba de dar uma contribuição para que as pesquisas avancem. agradeço.
-
eu, sendo o autor do projeto, não tenho conhecimento de alguém que tenha tentado produzir em escala comercial. mas se isso vier a acontecer, não serei eu a me opor. este circuito é muito simples e plenamente viável comercialmente, e ademais qualquer um poderia ter tido a idéia. eu já produzí mais de dez, com certeza, mas apenas para meu uso.vmcunha Escreveu:já teria alguem produzindo esses circuitos já montados, aqui no brasil ?
obrigado. achei muito interessante o assunto.
-
- Membro Platinium
a intenção é ajudar, não é o "bota-abaixo".
não tinha pensado usar o circuito em ressonância! realmente assim faz menos diferença frequência acima ou abaixo.
essas lâmpadas que não trazem o condensador a meio dos filamentos são feitas para poupar um custo ridículo (o condensador) mas que depois ficam com os tubos pretos nas pontas.
eu vejo isso em espaço de ano e meio pois tenho uma lâmpada num local que fica ligada toda a noite com um sensor de luminosidade.
há pelo menos uma forte razão na minha opinião para que o aquecimento dos filamentos seja necessário: todos os tubos trazem 4 terminais, se não fosse "necessário" aquecer os filamentos para um funcionamento ótimo com certeza que haveriam tubos só com 2 terminais. parece lógico não?
outra coisa, para acertar com a condição de ressonância, é difícil saber a indutância do secundário do transformador para acertar na frequência. você usou um medidor de indutância no transformador?
p.s.:
parabéns pelo trabalho e por o partilhar.
já há algum tempo que procurava um circuito compacto que coubesse dentro do casquilho da lâmpada, pois eu fiz um com recurso a um micro-controlador (matar uma mosca com um canhão). tenho que me esforçar para dominar a electrónica analógica, mas infelizmente esta rege-se mais pela matemática do que pela lógica que se pode deduzir na hora nos circuitos digitais.
não tinha pensado usar o circuito em ressonância! realmente assim faz menos diferença frequência acima ou abaixo.
essas lâmpadas que não trazem o condensador a meio dos filamentos são feitas para poupar um custo ridículo (o condensador) mas que depois ficam com os tubos pretos nas pontas.
eu vejo isso em espaço de ano e meio pois tenho uma lâmpada num local que fica ligada toda a noite com um sensor de luminosidade.
há pelo menos uma forte razão na minha opinião para que o aquecimento dos filamentos seja necessário: todos os tubos trazem 4 terminais, se não fosse "necessário" aquecer os filamentos para um funcionamento ótimo com certeza que haveriam tubos só com 2 terminais. parece lógico não?
outra coisa, para acertar com a condição de ressonância, é difícil saber a indutância do secundário do transformador para acertar na frequência. você usou um medidor de indutância no transformador?
p.s.:
parabéns pelo trabalho e por o partilhar.
já há algum tempo que procurava um circuito compacto que coubesse dentro do casquilho da lâmpada, pois eu fiz um com recurso a um micro-controlador (matar uma mosca com um canhão). tenho que me esforçar para dominar a electrónica analógica, mas infelizmente esta rege-se mais pela matemática do que pela lógica que se pode deduzir na hora nos circuitos digitais.
-
sobre todos os tubos de lâmpadas fluorescentes terem 4 terminais, eu observo que as primeiras lâmpadas fluorescentes compactas que chegaram ao mercado e que ainda estão para venda hoje, em formato de u, possuem apenas dois terminais. estas lâmpadas são vendidas em duas peças: tubo e reator. e o tubo possui apenas dois terminais, que já encaixam no reator. tenho observado que elas têm uma durabilidadae ótima. não quero com isso justificar a total desnecessidade dos 4 terminais, mas apenas exemplificar que o uso com apenas dois terminais é plenamente viável, ainda mais levando em conta o custo cada vez mais baixo destas lâmpadas.rjsc Escreveu:essas lâmpadas que não trazem o condensador a meio dos filamentos são feitas para poupar um custo ridículo (o condensador) mas que depois ficam com os tubos pretos nas pontas.
outra coisa, para acertar com a condição de ressonância, é difícil saber a indutância do secundário do transformador para acertar na frequência. você usou um medidor de indutância no transformador ?
sobre "acertar" o ponto de ressonância do circuito, não se preocupe, pois não é necessário. aliás é até desejável que não seja acertado, pois neste ponto ocorrerá a maior transferência de energia, o que fatalmente vai exceder o necessário ao funcionamento da lâmpada e vai levar a um funcionamento "no limite" da capacidade dos componentes, especialmente do capacitor que é ligado entre o transformador e o tubo, podendo levá-lo a um curto-circuito, danificando assim outros componentes.
mas observe que este segundo circuito que postei possui um trimpot de 50k que é usado para alterar a freqüência do oscilador, facilitando o ajuste do melhor ponto de funcionamento, que nem sempre vai ser na freqüência de ressonância.
sobre usar um microcontrolador para este mesmo trabalho, eu também já fiz. usei o pic12f629, de 8 pinos, que custa aproximadamente um dólar e é perfeitamente viável. só depois que consegui fazer a lâmpada acender com um microcontrolador é que consegui "enxugar" o circuito e fazer funcionar este com o ci 555.
-
- Membro Platinium
vamos então investigar melhor a questão do aquecimento.
realmente essas em u têm apenas 2 terminais, mas são muito pouco utilizadas comparativamente com as de 4 terminais (compactas e convencionais)
realmente essas em u têm apenas 2 terminais, mas são muito pouco utilizadas comparativamente com as de 4 terminais (compactas e convencionais)
-
- Novo membro
- Registado: quarta fev 17, 2010 9:52 pm
olá, sei que o tópico já tem um tempo que não recebe uma postagem mas não podia deixar de agradecer por compartilharem seus conhecimentos. montei o circuito e liguei uma lâmpada fluorescente de 20 watts. funciona muito bem! não tive problemas com o transformador. foi fácil enrolar. o resultado foi ótimo. vou montar mais uns vários desses.
-
- Membro
- Registado: sábado fev 20, 2010 5:12 am
já que voltou mesmo vamos continuar qual foi o circuito que vc montou o 1º ou o 2º se vc montou o 2º poste para nos o circuito impresso
aguardo
aguardo
-
- Novo membro
montei o primeiro circuito que abre o tópico. fiz o circuito impresso exatamente como está na imagem. para achar o tamanho usei o tamanho do ci 555 e fui ajustando a imagem com o tamnho do ci. é só montar igualzinho o desenho que o josenir postou. existem umas diferenças entre o diagrama e o desneho da montagem na placa, ex resitor 2n2 no transistor. fiz conforme a placa e no lugar que tem um resistor 2k7 tem lugar pra 2... no meu desenho coloque lugar pra um só. funciona bem, em uma lâmpada de 20w medi consumo de 1,25a. não dá pra confiar nessa medida por que meu multímetro tá meio louco.
- Anexos
-
- projeto 2.jpg (8.49 KiB) Visto 8251 vezes
-
- Membro
- Registado: sábado fev 20, 2010 5:12 am
ok muito obrigado e me desculpa a demora para a resposta , eu montei aqui e deu tudo certo montei em uma placa universal e coube dentro da lampada. e já consegui mais 5 lampadas para converter, agora quando eu for acampar não preciso levar lampião nem botijão de gas
inter mais
abreços
inter mais
abreços
-
- Novo membro
bem, obrigado pela resposta, também uso pra acampar rsrsrs, minha intenção é fazer agora um pequeno alternador e um regulador de carga para poder carregar uma pequena bateria, uns 4ah, utilizando os ventos daqui da região ou a correnteza de um riacho. sempre acampamos onde há água corrente, esse fórum é sensacional e já estou pesquisando nele sobre esse assunto. sem levar botijão de gás vc não está consumindo gás isso é legal. este circuito me ajudou muito, já montei 3.
-
- Novo membro
- Registado: sábado mar 13, 2010 3:04 pm
olá galera, gostaria de mais explicaçoes sobre esse circuito quem puder me ajudar eu agradeço.
sera q da pra colocar todos os componentes q eu preciso adquirir com seus valores?
se for possovel tbm tenho uma grande sucata aqui em casa sera q da pra vcs falarem onde eu posso conseguir esses componentes. me explica a placa tbm nao conseguir entender direito,da pra comentarem essa imagem em anexo as coisas q estao com um quadrado q componentes sao esses?
vlw galera!!
obrigadao!!
sera q da pra colocar todos os componentes q eu preciso adquirir com seus valores?
se for possovel tbm tenho uma grande sucata aqui em casa sera q da pra vcs falarem onde eu posso conseguir esses componentes. me explica a placa tbm nao conseguir entender direito,da pra comentarem essa imagem em anexo as coisas q estao com um quadrado q componentes sao esses?
vlw galera!!
obrigadao!!
- Anexos
-
- circuito lampada 12v.JPG (68.02 KiB) Visto 7974 vezes
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
boas!
entrando um pouco em não existe um circuito como este para 230? é que tenho procurado um e não encontro. a razão é que em minha casa são todas lampadas económicas e todas se estragaram nos filamentos e não no circuito. como os circuitos destas são todos baseados em pré aquecimento do filamento deixam de funcionar, mas estou convencido que com um circuito como o apresentado para 230 iriam funcionar!
resultado: preciso de um circuito para 230 que caiba num casquilho e que só tenha 2 fios para ligar ao bulbo, e não 4 como é usual. (para substituir o comercial)
para mim é indiferente que ele reduza a vida do bulbo ou não, pois é para ligar nos que supostamente já deixaram de dar por um dos filamentos se ter fundido. alguem me ajuda?
ps: já experimentei pôr uma resistencia de 1/2 watt por 110 homs (penso que era este o valor medido com um multimetro, mas já foi a algum tempo) e elas voltam a dar só que passado uns minutos queimam o circuito. haverá alguma resistencia que se possa por em paralelo ao filamento queimado de forma a enganar o circuito? também era uma solução mas qual a resistencia e potencia a absorver?
entrando um pouco em não existe um circuito como este para 230? é que tenho procurado um e não encontro. a razão é que em minha casa são todas lampadas económicas e todas se estragaram nos filamentos e não no circuito. como os circuitos destas são todos baseados em pré aquecimento do filamento deixam de funcionar, mas estou convencido que com um circuito como o apresentado para 230 iriam funcionar!
resultado: preciso de um circuito para 230 que caiba num casquilho e que só tenha 2 fios para ligar ao bulbo, e não 4 como é usual. (para substituir o comercial)
para mim é indiferente que ele reduza a vida do bulbo ou não, pois é para ligar nos que supostamente já deixaram de dar por um dos filamentos se ter fundido. alguem me ajuda?
ps: já experimentei pôr uma resistencia de 1/2 watt por 110 homs (penso que era este o valor medido com um multimetro, mas já foi a algum tempo) e elas voltam a dar só que passado uns minutos queimam o circuito. haverá alguma resistencia que se possa por em paralelo ao filamento queimado de forma a enganar o circuito? também era uma solução mas qual a resistencia e potencia a absorver?
Última edição por Ferra em domingo mar 14, 2010 4:33 pm, editado 1 vez no total.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
não há necessidade de lista de componentes, pois são poucos componentes, e todos eles já estão com seus valores informados no esquema elétrico e na pci.laso Escreveu:olá galera, gostaria de mais explicaçoes sobre esse circuito quem puder me ajudar eu agradeço.
vlw galera!!
obrigadao!!
mas segue uma foto do circuito montado com a indicação dos componentes que você apontou.
observe que o diodo que aparece no esquema elétrico na entrada +12v parece não ter lugar na pci, mas ele é soldado entre o fio de +12v e um ponto na pci, e fica em pé. este diodo é
o 1n5401 ou equivalente diodo de 3a.
-
- Novo membro
- Registado: sábado mar 13, 2010 3:04 pm
vlw irmao por ter respondido!!
uma outra dúvida, esse tranformador de ferrite qual o valor dele?, onde adquiro?, eu posso acha-lo em alguma sucata?
pq eu tenho muita sucate de componentes aqui, fonte de computador dentre outro!
vlw !!
grande abraço e que seus conhecimentos se ampliem a cada dia!!!
uma outra dúvida, esse tranformador de ferrite qual o valor dele?, onde adquiro?, eu posso acha-lo em alguma sucata?
vlw !!
-
esse transformador é qualquer um (de ferrite) com medidas de aproximadamente 16mm x 16mm x 16mm, tem em fontes de pc e outras fontes chaveadas. deve ser desmontado e feito o enrolamento novo conforme descrito no início do tópico.laso Escreveu:vlw irmao por ter respondido!!
vlw !!
-
- Membro Silver
- Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
josenir Escreveu:não há necessidade de lista de componentes, pois são poucos componentes, e todos eles já estão com seus valores informados no esquema elétrico e na pci.laso Escreveu:olá galera, gostaria de mais explicaçoes sobre esse circuito quem puder me ajudar eu agradeço.
vlw galera!!
obrigadao!!
mas segue uma foto do circuito montado com a indicação dos componentes que você apontou
boas josenir tenho uma duvida acerca deste projecto , no pci estão 4 resistencias? ou 1 desses dezenhos 'e um diodo qual? outra dúvida os terminais dos tubos são todos interligados ?
observe que o diodo que aparece no esquema elétrico na entrada +12v parece não ter lugar na pci, mas ele é soldado entre o fio de +12v e um ponto na pci, e fica em pé. este diodo é
-
- Membro Silver
- Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
boas josenir tenho uma duvida acerca deste projecto , no pci estão 4 resistencias? ou 1 desses dezenhos 'e um diodo qual? outra dúvida os terminais dos tubos são todos interligados ?carioca Escreveu:josenir Escreveu:não há necessidade de lista de componentes, pois são poucos componentes, e todos eles já estão com seus valores informados no esquema elétrico e na pci.laso Escreveu:olá galera, gostaria de mais explicaçoes sobre esse circuito quem puder me ajudar eu agradeço.
vlw galera!!
obrigadao!!
mas segue uma foto do circuito montado com a indicação dos componentes que você apontou