Lâmpada fluorescente compacta 12V

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Lâmpada fluorescente compacta 12V

Mensagem por Josenir »

como as turbinas eolicas de pequeno porte abaixo de 500w em geral geram energia em 12v seria interessante se adaptasse alguns eletrodomesticos para funcionar direto em 12v. o uso de um inversor de 12v para 110v ou 220v causa uma perda consideravel de energia. existem inversores com perda de ate 50%. logo para acender uma lâmpada de 20w pode-se gastar algo proximo do dobro, dependendo do inversor.

pessoalmente gosto muito das lampadas fluorescentes compactas. estas lâmpada já existem no mercado com tensao de trabalho de 12v, mas ainda não são muito faceis de encontrar. por isso, e também como hobby, seria interesante adaptar uma lâmpada de 110/220v para 12v.

segue abaixo um circuito para esta finalidade, espero que seja útil. tenho aqui algumas funcionando há mais de ano e funcionam muito bem. o circuito funciona com lâmpadas até 20w e pode ser usado em fluorescentes comuns.
Lamp_fl.JPG
Lamp_fl.JPG (66.49 KiB) Visto 19864 vezes

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Lâmpada fluorescente compacta 12V

Mensagem por RED BARON »

a questão não é tão fácil assim, falta os dados do transformador visto que, ao que parece o circuito de potência é ressonante.
outra nota, este circuito não é mais do que um inversor de pequena potência que tem afinal os mesmos defeitos dos inversores maiores, ou estarei enganado.?

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

seria uma boa ideia se pudessemos alimentar a lampada com 12v directamente... mas quem sabe não saiem daí outras ideias...
o transformador se calhar é 220v->12v ou aproximado (repara no condensador de 2kv)... sim, o circuito tem "cara" de inversor. há conversores e conversores, um bom conversor consegue ir acima de 90% de eficiência, talvez este tenha uma eficiência bem acima de 50%.
ou então: normalmente os conversores são mais eficientes para uma certa carga; neste caso a carga é constante (a lampada), pelo que é possível fazer um conversor com uma eificiência bastante melhor só para esta carga do que um conversor "de uso geral" 12v->220v, que terá que trabalhar com um intervalo de cargas bastante mais alargado.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

truka
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jun 12, 2007 10:06 pm

Mensagem por truka »

amigos,
aqui há muitas:
http://www.ffsolar.com/produtos/index.p ... a=por&id=7
saude.
truka.
Sempre a aprender.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

O transformador é de ferrite

Mensagem por Josenir »

red baron Escreveu:a questão não é tão fácil assim, falta os dados do transformador visto que, ao que parece o circuito de potência é ressonante.
outra nota, este circuito não é mais do que um inversor de pequena potência que tem afinal os mesmos defeitos dos inversores maiores, ou estarei enganado.?
em tempo: o transformador é de ferrite e a freqüência de trabalha em torno de 38khz, isso por sí já dá sinal de que o inversor é de boa eficiência. as medidas não precisam ser exatas, usei vários de tamanhos diferentes, optei pelo menor que encontrei com medidas 16x16x18mm, devido ao espaço reduzido dentro da lâmpada. pode ser usado da sucata, os mais comuns são os de fontes de pc.
uma dica: para desmontar o transformador para refazer o bobinamento, ponha em uma panela com água o suficiente apenas para cobrí-lo e leve para conzinhar por 4 minutos. com ele ainda quente, use dois alicates para separar as duas pecas do núcleo.

são feitos dois enrolamentos: o primário com 10 espiras de fio 25awg e o secundário com 200 a 300 espiras de fio 32 awg. enrole primeiro o primário e por cima o secundário.

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

obrigado josenir pela complemento da informação prestada, sem ela o esquema para pouco serviria.
não descredibilizando esta hipótese de utilizar este esquema, digo que existem inversores de 12v para 220v para potências de 100w, 150w 400w e mais que funcionam a frequências superiores a 100khz e com rendimentos superiores a 95% mesmo com cargas de somente 5 ou 10w, por isso pode ser uma slução boa tambem para quem não tenha muito jeito para fazer placas e montar circuitos, alem diso tem a vantagem de não precisar desmontar lampadas que já prontas para 220v.
de qualquer modo concordo que este esquema seja o mais poupadinho visto que só existe uma etapa inversora entre os 12v e a lampada enquanto que utilizando um inversor de 12v dc para 220v ac existem duas etapas com perdas que são o inversor e depois o balastro electrónico na própria lampada.
este circuito deve ter ainda outra vantagem que ainda não foi referida que é o de pôr a funcionar lampadas avariadas fluorescentes quer sejam compactas ou não, as compactas ou fundem os filamentos de aquecimento inicial ou o que acontece com frequência o circuito electrónico avaria-se.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Reparação de Lâmpada fluorescente compacta

Mensagem por Josenir »

red baron Escreveu:este circuito deve ter ainda outra vantagem que ainda não foi referida que é o de pôr a funcionar lampadas avariadas fluorescentes quer sejam compactas ou não, as compactas ou fundem os filamentos de aquecimento inicial ou o que acontece com frequência o circuito electrónico avaria-se.
pois então... já que você tocou neste assunto de consertar lâmpadas fluorescentes compactas com defeito...
eventualmente escrevo artigos na revista eletrônica total, que circula no brasil e em portugual, você conhece ?
tenho um artigo publicado nesta revista, justamente sobre reparação de lâmpadas fluorescentes compactas e gostaria de dividí-lo com os colegas deste fórum, o problema é que está em pdf e tem 1,3mb e não consigo postar como anexo em mensagem, será que tem jeito ?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

a pedido do nosso amigo josenir, publico aqui o pdf que ele me enviou sobre a reparação de lâmpadas.
Lâmpadas.PDF
(1.44 MiB) Transferido 13814 vezes
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

infelizmente nas minhas o que tem sempre acontecido é o tubo ficar preto nas pontas e a electrónica estar boa.
até dá para ligar em tubos fluorescentes normais (compridos) para servir de arranque rápido em vez do arrancador e balastro.
agora electrónica avariada ainda nunca me aconteceu.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

rjsc Escreveu:infelizmente nas minhas o que tem sempre acontecido é o tubo ficar preto nas pontas e a electrónica estar boa.
até dá para ligar em tubos fluorescentes normais (compridos) para servir de arranque rápido em vez do arrancador e balastro.
agora electrónica avariada ainda nunca me aconteceu.
pode ter certeza que isto é uma excepcionalidade, o normal é o bulbo ter uma vida útil bem maior do que o circuito eletrônico, mesmo nas lâmpadas de menor qualidade. só para citar um caso, tenho uma lâmpada fluorescente compacta de 9w no banheiro de casa que já reparei o circuito eletrônico três vezes nos últimos seis anos e o bulbo ainda emite luz como se fosse novo.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

o que ocorre com minhas lâmpadas fluorescentes compactas é o seu término prematuro.
algumas delas param de fornecer iluminação de uma hora para outra, apesar de serem novas.
já outras, também novas, começam a ter uma intensidade de iluminação cada vez mais fraca.
falam em 5.000 horas, mas é tudo propaganda enganosa. não duram tudo isso, não.

no caso de baixa intensidade de luz, seria problema eletrônico ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

luciano kaefer Escreveu:o que ocorre com minhas lâmpadas fluorescentes compactas é o seu término prematuro.
algumas delas param de fornecer iluminação de uma hora para outra, apesar de serem novas.
já outras, também novas, começam a ter uma intensidade de iluminação cada vez mais fraca.
falam em 5.000 horas, mas é tudo propaganda enganosa. não duram tudo isso, não.

no caso de baixa intensidade de luz, seria problema eletrônico ?
a baixa luminosidade tanto pode ser defeito no circuito como no bulbo, um teste simples é ligar o circuito em outro bulbo de potência semelhante. depois que você pegar o jeito de abrir a lâmpada vai ver que nem precisa saber reparar o circuito para economizar uma lâmpada nova, basta ir guardando as com defeito e usando os circuitos bons nas que têm bulbo bom. eu peguei aqui uma fama de consertador de lâmpadas, que de vez em quando chega aqui algum amigo com um saco de lâmpadas com defeito e eu recebo muito satisfeito. já faz tempo que não compro uma.

as lâmpadas fluorescentes compactas de boa qualidade duram mais de 8000 horas, sem a menor dúvida, acho que o seu problema são as lâmpadas de baixa qualidade que vêm do paraguai.

não sei se seria incorreto mencionar aqui algumas marcas de lâmpadas de boa qualidade, se for, pode editar esta mensagem. mas a flc é a melhor marca de lâmpada que existe, tanto pela durabilidade quanto pela qualidade de luz, depois dela as da philips e osram. a taschibra não fabrica lâmpadas, apenas compra e revende com sua marca, das ruins, é a melhor.

jprr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jul 12, 2008 10:45 pm

Mensagem por jprr »

josenir Escreveu:
lamp_fl.jpg

boas....
estou a precisar de um balastro assim como este para lampadas fluorescentes comuns, mas o problema é arranjar o transformador de ferrite, será que não existe à venda (nas casas de electronica) transformadores já prontos para esta finalidade?
se sim, que referencia é que eu tenho dar para que o vendedor saiba que transformador eu pretendo?
por ex.: a voltagem e a potencia... do tranformador

este esquema não dá para alterar para lampadas comuns de 36w?

já pensei em comprar um balastro, mas estão a pedir 42€ por um de 12v 18-36w

estou indeciso não sei o que fazer

obrigado por qualquer possivel ajuda

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

jprr Escreveu:
josenir Escreveu:
boas....
estou a precisar de um balastro assim como este para lampadas fluorescentes comuns, mas o problema é arranjar o transformador de ferrite, será que não existe à venda (nas casas de electronica) transformadores já prontos para esta finalidade?
se sim, que referencia é que eu tenho dar para que o vendedor saiba que transformador eu pretendo?
infelizmente vai ser muito difícil encontrar um transformador deste pronto, mesmo se você comprar o balastro de 12v, pois em geral as lâmpadas comerciais procuram usar cricuitos auto-oscilantes com 2 transistores ao invés de usar um ci pwm, como eu fiz. logo o transformador é diferente e não vai servir.
o que você precisa é de um transformador de ferrite com um enrolamento de 10 espiras de fio 25 awg e outro enrolamento de 200 a 300 espiras de fio 32 awg, e isso foi projetado exclusivamente para este circuito. a melhor solução que eu já pensei foi desmontar um e fazer o enrolamento, que é simples e rápido. se faz em no máximo 15 minutos.
mas para não dizer que não tem opção, experimente um carregador de celular, pois a maioria deles possui um transformador de ferrite com características muito parecidas. provavelmente a lâmpada vai acender um pouco fraca. mas alterando o valor dos dois resistores que estão ligados aos dois diodos 1n4148 resolva o problema, pois eles regulam a frequência e a potência. altere um de cada vez e veja o resultado, com valores próximos ao deles.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

jprr Escreveu:
josenir Escreveu:
lamp_fl.jpg

boas....

já pensei em comprar um balastro, mas estão a pedir 42€ por um de 12v 18-36w

estou indeciso não sei o que fazer

obrigado por qualquer possivel ajuda

sugestão comprar uma lampada compacta de 30w retirar o circuito e aplica-lo na lampada comum. o rendimento é menor pois o circuito é de 30 e a lampada de 36 mas deve funcionar...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

ftr
Membro
Membro
Registado: segunda nov 24, 2008 6:01 pm

Mensagem por ftr »

josenir
qual seria o custo desse circuito todo ?
lampadas que funcionan em 12 existem mas o custo ..
http://produto.mercadolivre.com.br/mlb- ... painel-_jm

a poucos dias comprei uma de 25w 110 por coisa de r$16,00

uma de 9 em 110 nen vejo mais a venda
ja vi promoção de 4 lampadas de 20 por r$ 30,00

se essas de 12v barateassem iria ajudar bastante ...

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm

Mensagem por carioca »

boa noite tenho uma dúvida qual é o circuito proimário no esquema , será que para usar este circuito temnho que suprimir o origial que vem na lampada ou lodo directamente no casquilho?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

ftr Escreveu:josenir
qual seria o custo desse circuito todo ?
lampadas que funcionan em 12 existem mas o custo ..
http://produto.mercadolivre.com.br/mlb- ... painel-_jm
a poucos dias comprei uma de 25w 110 por coisa de r$16,00
uma de 9 em 110 nen vejo mais a venda
ja vi promoção de 4 lampadas de 20 por r$ 30,00
se essas de 12v barateassem iria ajudar bastante ...
eu tenho montado muitas lâmpadas com este meu circuito e não tenho gasto mais de r$ 4,00 comprando todos os componentes novos, usando apenas o transformador de ferrite de sucata.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:boa noite tenho uma dúvida qual é o circuito proimário no esquema , será que para usar este circuito temnho que suprimir o origial que vem na lampada ou lodo directamente no casquilho?
quando falamos em primário estamos nos referindo ao enrolamento primário do transformador de ferrite, que é o enrolamento que está ligado entre o terminal positivo da alimentação e o dreno do transistor mosfet, e que possui menos espiras de fio. o outro enrolamento é o secundário.
este circuito foi desenvolvido para substituir totalmente o circuito original que vem dentro de uma lâmpada fluorescente compacta. serão aproveitados o bulbo e carcaça. mas ele pode ser usado também para acender lâmpadas fluorescentes comuns até 20w.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

dá pra acrescentar facilmente um circuito para facer o pré-aquecimento dos filamentos, como nas lâmpadas comerciais?
é que acende-las assim sem pré aquecer os filamentos reduz drasticamente a vida dos tubos!

Responder

Voltar para “Energia Eólica”