Uma Vectrix catalã em Lisboa
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa
Óleo na estrada pode ser fatal... ainda bem que não foste ao chão.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1241
- Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa
A experiência nunca é suficiente nestas alturas... é antes um mix de experiência com sorte...rcardoso Escreveu: Histórias como esta assustam-me... Espero já ter tido tempo de ganhar experiência suficiente se e quando algo assim me vier a acontecer.
Parabéns pelo teu auto-controlo e domínio da máquina.
Mas ficou confirmada a ideia de que convém antecipar ao máximo o que vamos fazer de seguida, para assim agir calmamente...

Já tive um smart fortwo... claro que são mais sensíveis que um carro normal, mas o facto de a maioria usar pneus de neve - são mais baratos! - nestes carros também não ajuda...rcardoso Escreveu: Se até o Smart se espetou, com 4 rodas, nem quero imaginar o comportamento com duas...![]()
Obrigado!Emanuel Couto Escreveu:Óleo na estrada pode ser fatal... ainda bem que não foste ao chão.
Nesta altura não me dava jeito nenhum estragar a catalã, porque o carro está avariado e se uma reparação já vai fazer mossa na carteira, duas então...

-
- Membro Gold
- Mensagens: 1241
- Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa
Afinal hoje de manhã tudo parecia normal...
Deixei a catalã no descanso central, com receio do pneu esvaziar e deformar, mas assim também não ficou a fazer força para esvaziar o pneu... comecei por apertar o pneu e pareceu-me normal... depois tirei-a do descanso central, mas mesmo assim continuou a parecer-me normal... por descargo de consciência passei no NMCS (Nuno Santos) para ver a pressão do pneu. Estava um pouco abaixo do valor normal, mas não o suficiente para indiciar um furo. Óptimo!
Mas mesmo assim vou andar de olho no pneu, até porque ainda sinto algo diferente na catalã... poder de sugestão ? medo ?
EDIT
Foto da tacha:


Deixei a catalã no descanso central, com receio do pneu esvaziar e deformar, mas assim também não ficou a fazer força para esvaziar o pneu... comecei por apertar o pneu e pareceu-me normal... depois tirei-a do descanso central, mas mesmo assim continuou a parecer-me normal... por descargo de consciência passei no NMCS (Nuno Santos) para ver a pressão do pneu. Estava um pouco abaixo do valor normal, mas não o suficiente para indiciar um furo. Óptimo!

Mas mesmo assim vou andar de olho no pneu, até porque ainda sinto algo diferente na catalã... poder de sugestão ? medo ?

EDIT
Foto da tacha:
Última edição por zeuz em sexta ago 28, 2015 3:10 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa
Por essas e por outras, é que acho que o seguro que fazemos para motociclos/ciclomotores, deveria incluir por defeito a cobertura a danos no condutor. O que não acontece normalmente... Só os penduras estão cobertos.Emanuel Couto Escreveu:Óleo na estrada pode ser fatal... ainda bem que não foste ao chão.

Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa
Concordo plenamente consigo!

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Silver
- Mensagens: 971
- Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm
Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa
Foste ao Nuno e não viste como está o pack? Célula a célula?
Já te aconselhei a veres isso com urgência. Aquilo que hoje te poderá custar X a resolver, num futuro (talvez próximo) poderá custar 5X.
Quem te avisa, teu amigo é.
Já te aconselhei a veres isso com urgência. Aquilo que hoje te poderá custar X a resolver, num futuro (talvez próximo) poderá custar 5X.
Quem te avisa, teu amigo é.
- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1241
- Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa
Passei já passava das 10h... foi mesmo uma visita de médico, porque já estava muito atrasado para chegar ao escritório... além disso, ele tinha a oficina cheia de motas para fazer revisão dos respectivos packs.sugarstorm Escreveu:Foste ao Nuno e não viste como está o pack? Célula a célula?
Já te aconselhei a veres isso com urgência. Aquilo que hoje te poderá custar X a resolver, num futuro (talvez próximo) poderá custar 5X.
Quem te avisa, teu amigo é.
Estou a fazer 12km + 12km, carregando no garagem do emprego.
Além disso, tenho o carregador regulado para 500w e a capacidade do pack definida para 30Ah.
Durante o trajecto, tento ao máximo manter o consumo instantâneo abaixo dos 40Ah (~1,0C).
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1241
- Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa
22.740 Km (06.01.2016)
Bom Ano a todos!
Tenho várias novidades para contar, mas pouco tempo e paciência...
Para já fica a primeira foto de 2016:

Bom Ano a todos!

Tenho várias novidades para contar, mas pouco tempo e paciência...

Para já fica a primeira foto de 2016:
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1068
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
- Localização: Stª Mª da Feira
Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa
Conta rápido!
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
- Membro Silver
- Mensagens: 287
- Registado: quarta out 28, 2009 2:30 pm
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Uma Vectrix catalã em Lisboa
Isso cheira-me a células do Nuno! Da última vez que que o visitei tinha umas Kokam e umas do BMW I3... A aguardar...
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa
Então? Essas novidades?zeuz Escreveu:22.740 Km (06.01.2016)
Bom Ano a todos!![]()
Tenho várias novidades para contar, mas pouco tempo e paciência...![]()
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1068
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
- Localização: Stª Mª da Feira
Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa
Isso não se faz ao pessoal!
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1241
- Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa
Desculpem-me ainda não ter escrito nada, mas compreendam que chegar a casa às 22h, depois de várias horas em frente a um computador, e ligar o laptop para escrever sobre o que tem acontecido desde a última actualização, não é algo que tenha vontade de fazer... além disso, há uma criança de 14 meses a necessitar de atenção e cuidados.
Creio que a vossa curiosidade em saber notícias esteja relacionada com um novo pack, mas não há novidades nessa área.
O único pack novo que ela tem é este:

As novidades são sobre equipamento que comprei (botas, calças de ganga, calças impermeáveis e muffs) e sobre o facto de o NMCS (Nuno Santos) já ter feito um teste ao pack.
A ideia inicial era descobrir qual ou quais as células mais fracas e encomendar uma, duas ou mesmo três células à VectrixParts, a 80€/cada.
Acontece que lhe entreguei a catalã numa altura em que ele teve imenso trabalho na oficina, pelo que (in)felizmente demorou bastante tempo até conseguir testar o pack.
A parte infeliz é que num teste rápido acusou +20Ah...
A parte feliz é que estava outra Li+ na oficina para avaliação do pack com as células bastante degradadas, pelo que assim que foram retiradas da sua armação, incharam!
Ora, tendo em conta isso e sabendo que o pack da minha acusou apenas +20Ah, aconselhou-me a não mexer, sob risco de acontecer o mesmo ao meu pack, i.e., depois de retiradas para serem testadas individualmente, incharem!
Além disso, a VectrixParts já só tem uma quantidade reduzida de células originais e sem garantia!
Portanto, acatei o conselho dele e desistimos da ideia de medir célula a célula.
Recordo-vos que faço actualmente 12km + 12km, com carga no emprego, pelo que a capacidade restante do pack é suficiente.
Além disso, gostaria de comprar casa este ano, pelo que gastar dinheiro num novo pack não seria oportuno!
Para mais, uma solução usando células do Nissan Leaf permitira 60Ah o que não é assim tanto quanto isso, ao passo que uma solução com células 18650 permitiria chegar aos 120Ah, mas trás outras complicações...

Nop!cuttysark76 Escreveu:Isso cheira-me a células do Nuno! Da última vez que que o visitei tinha umas Kokam e umas do BMW I3... A aguardar...
Creio que a vossa curiosidade em saber notícias esteja relacionada com um novo pack, mas não há novidades nessa área.
O único pack novo que ela tem é este:

As novidades são sobre equipamento que comprei (botas, calças de ganga, calças impermeáveis e muffs) e sobre o facto de o NMCS (Nuno Santos) já ter feito um teste ao pack.
A ideia inicial era descobrir qual ou quais as células mais fracas e encomendar uma, duas ou mesmo três células à VectrixParts, a 80€/cada.
Acontece que lhe entreguei a catalã numa altura em que ele teve imenso trabalho na oficina, pelo que (in)felizmente demorou bastante tempo até conseguir testar o pack.
A parte infeliz é que num teste rápido acusou +20Ah...

A parte feliz é que estava outra Li+ na oficina para avaliação do pack com as células bastante degradadas, pelo que assim que foram retiradas da sua armação, incharam!

Ora, tendo em conta isso e sabendo que o pack da minha acusou apenas +20Ah, aconselhou-me a não mexer, sob risco de acontecer o mesmo ao meu pack, i.e., depois de retiradas para serem testadas individualmente, incharem!

Além disso, a VectrixParts já só tem uma quantidade reduzida de células originais e sem garantia!
Portanto, acatei o conselho dele e desistimos da ideia de medir célula a célula.
Recordo-vos que faço actualmente 12km + 12km, com carga no emprego, pelo que a capacidade restante do pack é suficiente.
Além disso, gostaria de comprar casa este ano, pelo que gastar dinheiro num novo pack não seria oportuno!
Para mais, uma solução usando células do Nissan Leaf permitira 60Ah o que não é assim tanto quanto isso, ao passo que uma solução com células 18650 permitiria chegar aos 120Ah, mas trás outras complicações...
-
- Membro Silver
- Mensagens: 287
- Registado: quarta out 28, 2009 2:30 pm
Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa
Não sei se percebi, o teu pack (que originalmente tem 45Ah) só tem pouco mais de 20Ah disponíveis? 

-
- Membro Silver
- Mensagens: 971
- Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm
Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa
Tal como eu temia. 
Nunca pensei é que tivessem perdido tanta capacidade. 20Ah é menos de metade da sua capacidade original!!!
Boa sorte e boa procura por uma opção futura.

Nunca pensei é que tivessem perdido tanta capacidade. 20Ah é menos de metade da sua capacidade original!!!



Boa sorte e boa procura por uma opção futura.
- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1241
- Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa
23.692 Km (07.04.2016)
Que dizem desta autonomia ?

Bastou uma condução económica no trajecto para o emprego, para mostrar este valor no GOM...
Ora, desde a última actualização, tem sido carregar e andar.
Uns dias mais devagar, porque o alcatrão está bastante escorregadio, é duro e sabe mal, outros dias mais electrizante, porque sabe bem ouvir o zumbido e sentir a qualidade da ciclística.
Todos os dias, após cada carregamento, registo o tempo de carga e os valores da hi cell e da lo cell.
Para carregamentos a 500w, o tempo de carregamento tem sido de ~2 horas, para repor ~1kW gasto no trajecto diário de 12km, em cada sentido. Ou seja, estou a gastar diariamente algo como 2kW x 01634€.
Os valores da hi cell e da lo cell geralmente são ~3,38v quando inicio a viagem, baixam até aos ~2,80v quando estou a subir em modo despachado ou enrolo o acelerador, e estabilizam nos ~3,28v quando chego ao destino. Durante a viagem... nada de novo, i.e., continuo a ver diferenças +0,10v entre a hi cell e a lo cell.
Os OJ Pro-Hand Plus que comprei não têm cumprindo com a função de manter as mãos quentes, mas creio que por culpa de não estarem bem montados... tenho que ajeitar melhor onde aperta no guiador e no braço do retrovisor...

Deixo-vos a dica de que se estiverem a pensar comprar uns muffs para a vossa Vectrix VX-1, optem pelo modelo R319 da Tucano Urbano, que me parecem equivalentes ao original da Vectrix. Digo este modelo, porque o ajuste ao guiador e ao braço do retrovisor parecem melhores...
Por outro lado as Soubirac Klipper 3 compradas na Motobuykers têm estado a resultar muito bem!
De início parecem muito pesadas e pouco maleáveis, mas depois de uns dias de uso, não se sentem!
RECOMENDO!

Outra boa compra foram as OJ Giove, que são umas calças de ganga com protecções de nível 1 e reforço da ganga com kevlar.
Foram compradas na Fuori Giri, ao preço de algumas calças de ganga normais.
As protecções dos joelhos podem ser retiradas sem tirar as calças, mas podemos andar o dia inteiro com elas colocadas que não incomodam.
Até agora apenas encontro como ponto negativo perderem muita tinta, ao ponto de mancharem um pouco os dedos...
Dada a relação qualidades vs preço, são uma óptima escolha dentro do género!
Planeio comprar pelo menos mais 1 par de calças de ganga deste género, mas em princípio não serão estas, tão só pela questão de não repetir roupa!



Juntamente com as calças de ganga também comprei umas sobre-calças da OJ, modelo HotPants. É um modelo de sobre-calças com abertura lateral desde a cintura até à canela, o que permite vestir e tirar as calças muito rapidamente.
Têm provado serem quentes e estaques nas chuvadas!
Estas calças também trazem protecções nos joelhos de nível 1, num bolsos fixados ao forro interior. Consigo colocar estas sobre-calças, com as protecções, por cima das calças de ganga, também com as protecções colocadas.
O forro térmico pode ser retirado.
Aqui neste caso não estou insatisfeito, mas começo a ter uma opinião diferente sobre como me proteger da chuva e do frio.
Creio que no próximo Inverno vou optar por usar calças de ganga com protecções combinadas com calças interiores térmicas e/ou impermeáveis. Isto porque apesar de serem bastante fáceis de colocar/tirar, ainda se perde algum tempo a colocá-las/tirá-las, para além de que ocupam praticamente metade da top-case de 46L.









Outra novidade é a instalação de uma lâmpada de LED, pelo @NMCS ( Nuno Santos ), juntamente com a rev4 do firmware do @framuga para o ICM.
Finalmente tenho luz digna desse nomel!
Apenas me queixo que a regulação está um pouco baixa, pelo que um dia tenho que passar novamente na oficina do @NMCS para acertar isso.
ANTES


DEPOIS


Que dizem desta autonomia ?

Bastou uma condução económica no trajecto para o emprego, para mostrar este valor no GOM...

Ora, desde a última actualização, tem sido carregar e andar.
Uns dias mais devagar, porque o alcatrão está bastante escorregadio, é duro e sabe mal, outros dias mais electrizante, porque sabe bem ouvir o zumbido e sentir a qualidade da ciclística.

Todos os dias, após cada carregamento, registo o tempo de carga e os valores da hi cell e da lo cell.
Para carregamentos a 500w, o tempo de carregamento tem sido de ~2 horas, para repor ~1kW gasto no trajecto diário de 12km, em cada sentido. Ou seja, estou a gastar diariamente algo como 2kW x 01634€.
Os valores da hi cell e da lo cell geralmente são ~3,38v quando inicio a viagem, baixam até aos ~2,80v quando estou a subir em modo despachado ou enrolo o acelerador, e estabilizam nos ~3,28v quando chego ao destino. Durante a viagem... nada de novo, i.e., continuo a ver diferenças +0,10v entre a hi cell e a lo cell.
Os OJ Pro-Hand Plus que comprei não têm cumprindo com a função de manter as mãos quentes, mas creio que por culpa de não estarem bem montados... tenho que ajeitar melhor onde aperta no guiador e no braço do retrovisor...

Deixo-vos a dica de que se estiverem a pensar comprar uns muffs para a vossa Vectrix VX-1, optem pelo modelo R319 da Tucano Urbano, que me parecem equivalentes ao original da Vectrix. Digo este modelo, porque o ajuste ao guiador e ao braço do retrovisor parecem melhores...
Por outro lado as Soubirac Klipper 3 compradas na Motobuykers têm estado a resultar muito bem!

De início parecem muito pesadas e pouco maleáveis, mas depois de uns dias de uso, não se sentem!
RECOMENDO!
Outra boa compra foram as OJ Giove, que são umas calças de ganga com protecções de nível 1 e reforço da ganga com kevlar.
Foram compradas na Fuori Giri, ao preço de algumas calças de ganga normais.
As protecções dos joelhos podem ser retiradas sem tirar as calças, mas podemos andar o dia inteiro com elas colocadas que não incomodam.
Até agora apenas encontro como ponto negativo perderem muita tinta, ao ponto de mancharem um pouco os dedos...

Dada a relação qualidades vs preço, são uma óptima escolha dentro do género!
Planeio comprar pelo menos mais 1 par de calças de ganga deste género, mas em princípio não serão estas, tão só pela questão de não repetir roupa!

Juntamente com as calças de ganga também comprei umas sobre-calças da OJ, modelo HotPants. É um modelo de sobre-calças com abertura lateral desde a cintura até à canela, o que permite vestir e tirar as calças muito rapidamente.
Têm provado serem quentes e estaques nas chuvadas!
Estas calças também trazem protecções nos joelhos de nível 1, num bolsos fixados ao forro interior. Consigo colocar estas sobre-calças, com as protecções, por cima das calças de ganga, também com as protecções colocadas.
O forro térmico pode ser retirado.
Aqui neste caso não estou insatisfeito, mas começo a ter uma opinião diferente sobre como me proteger da chuva e do frio.
Creio que no próximo Inverno vou optar por usar calças de ganga com protecções combinadas com calças interiores térmicas e/ou impermeáveis. Isto porque apesar de serem bastante fáceis de colocar/tirar, ainda se perde algum tempo a colocá-las/tirá-las, para além de que ocupam praticamente metade da top-case de 46L.
Outra novidade é a instalação de uma lâmpada de LED, pelo @NMCS ( Nuno Santos ), juntamente com a rev4 do firmware do @framuga para o ICM.
Finalmente tenho luz digna desse nomel!

Apenas me queixo que a regulação está um pouco baixa, pelo que um dia tenho que passar novamente na oficina do @NMCS para acertar isso.
ANTES
DEPOIS
Última edição por zeuz em quinta abr 14, 2016 8:57 pm, editado 4 vezes no total.
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa
Não se vê as fotos...! 


Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Moderador
- Mensagens: 5524
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa
ia a dizer o mesmo.... uffff o mal não é meuEmanuel Couto Escreveu:Não se vê as fotos...!

vá vá venham de lá as fotos para depois responder

Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1241
- Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa
E agora ?Mumia Escreveu:ia a dizer o mesmo.... uffff o mal não é meuEmanuel Couto Escreveu:Não se vê as fotos...!
vá vá venham de lá as fotos para depois respondereheheh