Re: Bereco EVO na estrada...
Enviado: terça jun 09, 2009 2:04 am
há muito que não postava no fórum onde, no diário de bordo da ex-bereco do serges, fui relatando a minha experiência com uma bereco 2.5 - chumbo.
entendo perfeitamente o desespero do topoman porque também a minha bereco está parada desde janeiro, embora por motivos muito diferentes, e também a usava para ir trabalhar diariamente tendo um prejuízo brutal, além de umas quantas multas de estacionamento.
no meu caso, a bereco foi comprada em outubro de 2007, antes da ecomotores entrar no negócio, e foi enviada directamente de espanha (ou da china?) da vehiculos con ingenuo, os "inventores" da bereco. a mota vinha com vários defeitos de montagem, fui tendo vários problemas que culminaram com um apoio de suspensão dianteira rachado e consequente imobilização aos 5.000kms. no entanto, nunca tive problemas com o motor ou baterias que sempre corresponderam aquilo que esperava em termos de velocidade, autonomia e tempo de carga.
ao contrário da ecomotores, a empresa espanhola demonstrou total falta de profissionalismo e tive inclusive de recorrer ao centro europeu de conflitos do consumidor para, só hoje finalmente, receber uma suspensão completa ao abrigo da garantia. também contava com o apoio de um distribuidor aqui perto na galiza e chego à conclusão que eles nem sequer nunca viram uma bereco. os espanhóis não encaram a bereco a sério, tiveram a ideia mas não desenvolvem.
ao contrário, a ecomotores pegou na ideia e está a desenvolver um negócio a sério com investimento em i&d e assistência técnica. se calhar ainda muda o nome para edeco. seja como for, acho que a bereco já mudou de nacionalidade, tenho curiosidade de saber quantas foram vendidas em espanha vs. portugal.
este fim de semana tive oportunidade de conhecer a loja do porto, não é um stand vistoso mas tem um hélder de fato de macaco que, sem grandes custos, montou uma oficina apetrechada q.b., e demonstra competência, simpatia e profissionalismo. entreguei-lhe a minha pobre bereco com plásticos partidos (não por quedas), cheia de corrosão, suspensão rachada e canhão de ignição partido, com muita esperança de uma solução rápida. tive oportunidade de testar uma bereco igual à minha e também com 5.000kms, mas com uma robustez totalmente diferente, fiquei surpreendido, a diferença é da noite para o dia.
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o que me trouxe a este tópico que acabei de devorar de princípio a fim, foi o teste que fiz à evo.
surpreendentemente leve (afinal o lítio fica bem mais cá para cima na tabela periódica), bons travões, suspensão clássica mas eficiente, robusta, simples, e o melhor, a potência. de início tive alguma dificuldade em controlar o arranque brusco, mas rapidamente apanhei um pequeno ponto no início do acelerador que permite manobrar a baixa velocidade. talvez este ponto possa ser um bocadinho maior e o salto mais progressivo. provavelmente é uma questão de hábito.
sempre achei a evo demasiado cara para o benefício. conforme disse e bem o marcoluz as scooters a 4t também são uma excelente opção, económica e ecológica e a diferença de preço para a evo dá para uns largos milhares de kms, além da vantagem da autonomia e das recargas em 5 minutos.
agora, com a promessa de 80.000kms sem trocar baterias a equação muda bastante. faço em média 5.000kms por ano, muito embora actualmente possa ir até aos 8.000/ano, significa que terei 10 anos a 0,40€/100kms + seguro + pouca ou nenhuma manutenção. quando me desloco em meio próprio em serviço sou pago a 0,40€/km. dá que pensar .
quando testei a bereco 2.5 a primeira vez, foi paixão à primeira vista. hoje estou arrependido e acho que me precipitei.
pela evo ainda estou mais apaixonado, o andamento é fantástico e calculo autonomia de +/-80kms a 50-60km/h.
o que preciso acima de qualquer paixão é de um veículo, económico=ecológico, fácil de estacionar e ágil no trânsito e acima de tudo, fiável. não sei se, tirando a vectrix cujo preço é ridículo, existem outras scooters ev capazes de preencher este último requisito. de uma coisa tenho a certeza, a única empresa que conheço na península capaz de me convencer disso é a ecomotores. oxalá consigam, estou mesmo apaixonado.
entendo perfeitamente o desespero do topoman porque também a minha bereco está parada desde janeiro, embora por motivos muito diferentes, e também a usava para ir trabalhar diariamente tendo um prejuízo brutal, além de umas quantas multas de estacionamento.
no meu caso, a bereco foi comprada em outubro de 2007, antes da ecomotores entrar no negócio, e foi enviada directamente de espanha (ou da china?) da vehiculos con ingenuo, os "inventores" da bereco. a mota vinha com vários defeitos de montagem, fui tendo vários problemas que culminaram com um apoio de suspensão dianteira rachado e consequente imobilização aos 5.000kms. no entanto, nunca tive problemas com o motor ou baterias que sempre corresponderam aquilo que esperava em termos de velocidade, autonomia e tempo de carga.
ao contrário da ecomotores, a empresa espanhola demonstrou total falta de profissionalismo e tive inclusive de recorrer ao centro europeu de conflitos do consumidor para, só hoje finalmente, receber uma suspensão completa ao abrigo da garantia. também contava com o apoio de um distribuidor aqui perto na galiza e chego à conclusão que eles nem sequer nunca viram uma bereco. os espanhóis não encaram a bereco a sério, tiveram a ideia mas não desenvolvem.
ao contrário, a ecomotores pegou na ideia e está a desenvolver um negócio a sério com investimento em i&d e assistência técnica. se calhar ainda muda o nome para edeco. seja como for, acho que a bereco já mudou de nacionalidade, tenho curiosidade de saber quantas foram vendidas em espanha vs. portugal.
este fim de semana tive oportunidade de conhecer a loja do porto, não é um stand vistoso mas tem um hélder de fato de macaco que, sem grandes custos, montou uma oficina apetrechada q.b., e demonstra competência, simpatia e profissionalismo. entreguei-lhe a minha pobre bereco com plásticos partidos (não por quedas), cheia de corrosão, suspensão rachada e canhão de ignição partido, com muita esperança de uma solução rápida. tive oportunidade de testar uma bereco igual à minha e também com 5.000kms, mas com uma robustez totalmente diferente, fiquei surpreendido, a diferença é da noite para o dia.
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o que me trouxe a este tópico que acabei de devorar de princípio a fim, foi o teste que fiz à evo.
surpreendentemente leve (afinal o lítio fica bem mais cá para cima na tabela periódica), bons travões, suspensão clássica mas eficiente, robusta, simples, e o melhor, a potência. de início tive alguma dificuldade em controlar o arranque brusco, mas rapidamente apanhei um pequeno ponto no início do acelerador que permite manobrar a baixa velocidade. talvez este ponto possa ser um bocadinho maior e o salto mais progressivo. provavelmente é uma questão de hábito.
sempre achei a evo demasiado cara para o benefício. conforme disse e bem o marcoluz as scooters a 4t também são uma excelente opção, económica e ecológica e a diferença de preço para a evo dá para uns largos milhares de kms, além da vantagem da autonomia e das recargas em 5 minutos.
agora, com a promessa de 80.000kms sem trocar baterias a equação muda bastante. faço em média 5.000kms por ano, muito embora actualmente possa ir até aos 8.000/ano, significa que terei 10 anos a 0,40€/100kms + seguro + pouca ou nenhuma manutenção. quando me desloco em meio próprio em serviço sou pago a 0,40€/km. dá que pensar .
quando testei a bereco 2.5 a primeira vez, foi paixão à primeira vista. hoje estou arrependido e acho que me precipitei.
pela evo ainda estou mais apaixonado, o andamento é fantástico e calculo autonomia de +/-80kms a 50-60km/h.
o que preciso acima de qualquer paixão é de um veículo, económico=ecológico, fácil de estacionar e ágil no trânsito e acima de tudo, fiável. não sei se, tirando a vectrix cujo preço é ridículo, existem outras scooters ev capazes de preencher este último requisito. de uma coisa tenho a certeza, a única empresa que conheço na península capaz de me convencer disso é a ecomotores. oxalá consigam, estou mesmo apaixonado.