DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por ogadiv »

andas devagarinho PepeLegal :) Eu com a minha que é bem mais fraca que a tua, parece que vou parado a essa velocidade, imagino com a tua :). Também seria interessante experimentares andar com uma velocidade maior para testar quanto é que será a autonomia da moto.
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

Ele tem tempo.
Agora repara que a temperatura tb ajuda.
Cuidado qdo chegar o inverno.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Mensagem por PepeLegal »

Ontem ultrapassei os 4000 km eléctricos e fica aqui o registo :-)

Foram uns 2 meses e tal a andar bem, mas o ritmo agora vai diminuir, aproxima-se a época das chuvas e ainda não tenho o equipamento certo para esse período (fato húmido de neopreno, barbatanas, máscara, essas coisas :-)

Só posso dizer que até agora estou a gostar da minha scooter e a minha carteira também sorri. O carro está muito mais tempo parado e um tanque cheio agora dá-me para cerca de 1-1.5 mês :-)

Tenho é que por em prática a ideia de estofar o banco...

Imagem

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm

Mensagem por ricardocruzs2 »

É tão bom realizarmos estas contas... :) e ainda melhor quando vemos o resultado final... :D

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

PepeLegal, não sei se já aqui foi referido ou não, mas gostava de tirar uma dúvida...

Os traços do nível do "depósito" vão descendo e não voltam a subir ou sobem e descem consoante estás a acelerar ou não?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PepeLegal »

RuFuS Escreveu:PepeLegal, não sei se já aqui foi referido ou não, mas gostava de tirar uma dúvida...

Os traços do nível do "depósito" vão descendo e não voltam a subir ou sobem e descem consoante estás a acelerar ou não?
Olá Rufus,

Sim, os traços sobem e descem, embora a um ritmo lento e variável. Pelo que percebi, eles baseiam-se em ambos os valores da corrente e da tensão instantânea e incorporam (ou tentam, não sei) o resultado da recuperação de energia da travagem(50%) e do não-aceleramento (20%).

O que isso significa é por exemplo que consigo ter as barras todas (indicação de carga cheia) e estar com uma tensão de 78v +/- (quando o "cheio" é cerca de 80.6v), claro que se puxar pela mota neste níveis, em 5 minutos come logo uma ou várias barras....quando em situações "normais" demora uma porrada de quilómetros para desaparecerem.

Se queres que te diga honestamente, as barras ajudam, mas não é um sistema muito fiável porque por vezes é enganador....preferia um que indicasse o valor actual dos Ah existentes nas baterias (tipo indicador da bateria dos portáteis).

electrizado
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm

Mensagem por electrizado »

Pepe com 24 celulas n devia acusar 82v quando carregada?
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

electrizado Escreveu:Pepe com 24 celulas n devia acusar 82v quando carregada?
Tens que ser maix explicito, i e, no fim da carga ou 1h depois de carregar....
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

electrizado
Membro Silver
Membro Silver

se digo carregada quero dizer q é cheia, ou seja no fim.

Electrizado bbrrrrrr

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

electrizado Escreveu:se digo carregada quero dizer q é cheia, ou seja no fim.
Pois mas no fim a tensão é sempre mais alta....mas também depende do carregador.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PepeLegal »

Olá
Sim, no meu caso, quando acaba o carregamento a mota indica cerca de 82.4v, mas passado algum tempo, este valor baixa para os 80.6v. É este valor que sigo.

Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PepeLegal »

Olá,

Fui este sábado à Ecocritério falar com o Paulo e acabei de ficar de lá ir no final da semana para fazer umas alterações à mota :
- Colocar um suporte traseiro para instalar uma top case. Estou a pensar numa entre 40 a 45 lts para poder meter os capacetes
- Alterar o compartimento debaixo do banco para poder instalar e fixar o carregador externo de forma a poder usá-lo
na rua (nos carregamento no Mobi-E, isto é quase obrigatório)
- Revisão geral da mota

Estive a discutir também uma forma de travar a mota quando está parqueada (um botão que accionasse os travões das rodas e que permitisse bloqueá-la). Já tive alguns problemas quando a tentei "estacionar" em subidas e descidas mais íngremes e raramente consigo encontrar uma posição que fique mesmo segura.

- Em "stand-by" tenho ainda a alteração do estofo do banco....mas ainda ando à procura de orçamentos :-)

Alguém tem topcases na mota, se sim de que tamanho ? influencia muita a condução ?

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

muitos parabens pela aventura... :) é uma assim que ando a querer fazer com a minha ;) bem que tento desafiar uma pessoa mas não tá facil eheheh :P

topcase sem qq duvida que dá muito jeito... diferença?? eu sinceramente não noto... e mesmo que faça... ao jeito que dá... compensa.. ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PepeLegal »

BTW, durante a conversa ainda tive tempo de ir fazer um test-drive à ML8000 com controlador Vectrix.... gostei, mas a grande diferença para mim foi o motor ser mesmo inaudível. Em relação ao motor e à potência, não fiquei com a sensação que havia uma grande diferença entre o motor de 5000 e de 8000kw...mas as baterias dela estavam muito descarregadas e pode ter sido por isso que não notei tanta diferença (cheguei à loja a passo de caracol com o indicador de bateria a piscar :P)

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

PepeLegal Escreveu:Estive a discutir também uma forma de travar a mota quando está parqueada (um botão que accionasse os travões das rodas e que permitisse bloqueá-la). Já tive alguns problemas quando a tentei "estacionar" em subidas e descidas mais íngremes e raramente consigo encontrar uma posição que fique mesmo segura.
Queres passar aqui nas Amoreiras? Mostro-te umas técnicas para conseguires estacionar a mota. Ou então, aparece no sábado no Workshop. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PepeLegal »

Olá Volt,

Esta semana estou sem disponibilidade nenhuma (incluindo sábado)...mas depois havemos de falar então :-)

Abraço,

Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PepeLegal »

Boas,

Finalmente já fiz as alterações na mota:

- Top Case de 47 Lts (agora parece uma Scooter Van (modo 'carrinha' :) )
- Carregador de 15A (1400W) em modo "interno" (alteração muito bem vinda)
- Revisão das baterias (tudo ok).

O carregador de 15A é excelente...agora carrego cerca de 50km em 2h01 (dantes demorava 2h54). Devia arranjar um de 30A para diminuir o tempo de carga para 1h :-P

Entretanto fiz os 5000 kms no final da semana passada (agora tem 5160km)...a menina não pára quieta e recomenda-se :-)

PS: ...já só faltam 35.000km para o ROI eheh :-)

Imagem

electrizado
Membro Silver
Membro Silver

Grande Pepe sempre a andar.... como fizeram na tua mota para colocar o carregador interno? tá fixo ou continua portatil? o meu continua portatil fizeram furos no interior do banco por onde sai o ar quente.
Pq é q a tua mota com 60ah n trazia de origem um carregador de 15ah? pensava q todas de 60ah já o traziam....

Abraço
electrizado

Electrizado bbrrrrrr

Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PepeLegal »

electrizado Escreveu:Grande Pepe sempre a andar.... como fizeram na tua mota para colocar o carregador interno? tá fixo ou continua portatil? o meu continua portatil fizeram furos no interior do banco por onde sai o ar quente.
Pq é q a tua mota com 60ah n trazia de origem um carregador de 15ah? pensava q todas de 60ah já o traziam....
Olá Electrizado,

É isso sim, fizeram furos no interior do banco e o carregador encosta nessa zona, mas está portátil. Posso tirá-lo qd quiser. Dá muito jeito, principalmente no Mobi-e :)

Houve uns problemas com os carregadores quando a minha mota chegou e tive que andar com um carregador de 10A enquanto não chegavam os de 15A com a ficha certa...Só a semana passada é que a Ecocritério os recebeu....

Um potencial upgrade para o ano, com a rede Mobi-E a desenvolver-se para todo o país, pode começar a fazer sentido um carregador de 35A...com este carregador, uma carga completa (4600w) demora cerca de 1h15m...custa é cerca de 580€ ainda....mas permitia-me fazer Lisboa-Porto no mesmo dia ;-)

Um abraço,

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

PepeLegal Escreveu:
electrizado Escreveu:Grande Pepe sempre a andar.... como fizeram na tua mota para colocar o carregador interno? tá fixo ou continua portatil? o meu continua portatil fizeram furos no interior do banco por onde sai o ar quente.
Olá Electrizado,

É isso sim, fizeram furos no interior do banco e o carregador encosta nessa zona, mas está portátil. Posso tirá-lo qd quiser. Dá muito jeito, principalmente no Mobi-e :)

Houve uns problemas com os carregadores quando a minha mota chegou e tive que andar com um carregador de 10A enquanto não chegavam os de 15A com a ficha certa...Só a semana passada é que a Ecocritério os recebeu....

Um potencial upgrade para o ano, com a rede Mobi-E a desenvolver-se para todo o país, pode começar a fazer sentido um carregador de 35A...com este carregador, uma carga completa (4600w) demora cerca de 1h15m...custa é cerca de 580€ ainda....mas permitia-me fazer Lisboa-Porto no mesmo dia ;-)

Um abraço,
Um carregador de 35A não "puxa" 4600w, o meu dá 37 A aos 80 v (24 células) e tem 3200-3400 W, mesmo assim os mobi-e não aguentam mais de 15 minutos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”