fendel Escreveu:dá uma olhada mais de perto se a hélice realmente gira a 6.000 rpm... se for o caso... é uma hélice muito ineficiente...
a rotação máxima de uma hélice eficiente prá essa finalidade não chega em 3.000 rpm... e o consumo e o barulho seria bem menor...
e quanto ao vapor... sem "estas coisas" o rendimento ficará abaixo dos 5%... aliás... as locomotivas a vapor, geralmente tem superaquecedor... quer dizer que casca de arroz é grátis... e ovf não é? engraçados teus parâmetros...
este ultraleve com certeza trabalha com mais de 6000 rpm, porque a gente vê pelo barulho do motor que ele está realmente muito acelerado, bem próximo do limite, e a vibração é grande. e ademais o motor mais aprovado em ultraleve é o rotax de chega a 12000 rpm. para o ultraleve levantar vôo com um motor de menor rotação é necessário aumentar o tamanho da hélice, mas o espaço físico é crítico, porque ela trabalha logo abaixo da asa.
e a casca de arroz pode ser considerada de graça porque já está pronta para uso, é só queimar. o ovf é gratis em alguns lugares, pois eu já vi falar em venda dele. em breve com a procura, vai ficar muito caro. eu costumava pegar óleo lubrificante usado nos posto de troca de óleo de graça a menos de dez anos, agora em todos os postos de troca da minha cidade o óleo usado é vendido a r$ 0,75, e os postos nem fazem questão de vender no mercado interno, porque já têm venda certa para um comprador que compra tudo o que eles recolhem, pagando esse preço.
e não precisa ir muito longe: aqui no brasil o último aumento do preço do óleo diesel na bomba foi de 10%, enquanto a gasolina não teve reajuste, e a petrobrás justificou o aumento do preço devido ao aumento de óleo vegetal de 1% para 2% na mistura chamada de biodiesel. logo se aumenta 1% de óleo vegetal no diesel e ele aumenta 10% no preço, nem precisa dizer que o óleo vegetal é bem mais caro.
enquanto o ovf tende a ficar escasso e ter o preço inflacionado, com as safras records de grãos, as montanhas de casca de arroz e biomassa em geral terão a sua oferta cada vez mais aumentada.
em resumo, um moderno motor a diesel tem rendimento próximo a 40%, mas custa muito caro, tem manutenção e usa combustível muito caro. e um motor a vapor "made in home" mais mau feito que existe consegue facilmente arrancar 5% de rendimento, mas não esqueça, que um motor do ferro velho tem custo muito baixo e a biomassa tem custo realmente muito próximo de zero.