Thunder 4000W 40Ah

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras

Mensagem por Jorge Rocha »

galt Escreveu:Vai dizer isso ao utilizador comum que circula na cidade como eu.... e vê a reacção que eles vão ter aos veículos eléctricos.
Eu nem me atrevo a dizer que de vez em quando vou medir as baterias... senão... :?
Para se tirar a carta de pesados, no meu tempo, era necessário fazer um exame de mecânica, agora não sei...
Todos tinham de passar no exame, mas nem todos ficavam a perceber aquilo, e dificilmente algum virava mecânico!
Este conceito é bem parecido para os condutores de VE´s, só que a mecânica é um pouco diferente.
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

Boas,
O trabalho que o BMS da Batlight deu acabou por ser muito interessante pois aprendi muito, no entanto entendo que nem todos partilham dos meus interesses e um veiculo deve ser em primeiro lugar plug & play, ou neste caso carregar e andar.
Dai a razão do meu investimento num BMS que resolva esses problemas de vez, com ele ninguem se precisa preocupar com nada, mas claro num veiculo CI tem-se as revisões regulares para confirmar o bom funcionamento do veiculo, nos electricos elas tb existem mas pela simplicidade podem ser feitas por qualquer pessoa com muito poucos conhecimentos. E claro pela sua simplicidade tb podem ser feitas por um técnico.
Mais uma vez vantagem para os electricos pela simplicidade da manutenção... um simples multimetro no final da carga + 5 min de tempo diz praticamente tudo. Deve ser o equivalente a verificar o nivel de oleo e/ou o nivel de agua no radiador. Se houver avaria e só nesse caso poderá ser necessário a reparação por alguem mais conhecedor.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

Zointz, esse carregador está a desperdiçar energia.

eu sugeria baixar a tensão final do carregador para 3.5v por elemento, ou 77v finais.

O tempo de carga será um pouco mais demorado, mas ficam bem atestadas, a diferença será pouca, mas facilita muito a vida das celulas, pois nao são tão "esticadas" na fase final da carga, e facilita tambem o trabalho de qualquer BMS, que assim conseguirá "segurar as pontas" enquanto as tensões não disparam na fase final de carga.

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Barrocas Escreveu:Zointz, esse carregador está a desperdiçar energia.

eu sugeria baixar a tensão final do carregador para 3.5v por elemento, ou 77v finais.

O tempo de carga será um pouco mais demorado, mas ficam bem atestadas, a diferença será pouca, mas facilita muito a vida das celulas, pois nao são tão "esticadas" na fase final da carga, e facilita tambem o trabalho de qualquer BMS, que assim conseguirá "segurar as pontas" enquanto as tensões não disparam na fase final de carga.

Grande Barrocas obrigado, tens estado desaparecido. Isso já está decidido, com o novo BMS vais descer para 79,8v fica um pouco acima do que disses-te mas acho que vai ficar no ponto. Um grande obrigado e aproveito para perguntar, qual é mesmo o "reostato" a rodar, e lembro-me que eram 3, um da corrente o outro da tensão máxima e outro de quê?
Fiquem bem !

Prius
Imagem

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Desculpa discordar Barrocas :oops: , mas se existe BMS, este é que deverá mandar na tensão final do pack.

Se o BMS está programado para começar a fazer o balanceamento, por exemplo aos 3,58v (por célula), o carregador deverá estar regulado para uma tensão de 3,58v X o numero de células, que neste caso ficaria 3,58v X 22 = 78,76v.
Apenas deste modo se garante que não há nenhuma célula descarregada.
Se fosse apenas os 77v, e havendo uma ou mesmo duas células com uma auto-descarga muito superior às outras (às vezes é o proprio BMS que se alimenta das primeiras células, provocando esse desequilíbrio), poderiam estar por exemplo 19 células com os 3,58v (não excedendo pelo trabalho de descarga do BMS) e as restantes 3 células com a tensão restante.
Contas feitas:
19 X 3,58v = 68,02v + 3 X (?) = 77v

(?) = 2,993v

Este é um caso possível de acontecer, onde deveremos ter especial atenção para que não aconteça! Os 2,993v não apareceriam de um dia para o outro, claro, mas à medida que o tempo ia passando a capacidade do pack ficaria cada vez mais reduzida (provocado apenas pela falta de carregamento daquelas 3 células), até chegar a estes valores.

Tudo parece muito simples, mas na verdade ainda tem muita complexidade! Quanto mais apreendemos, mais complexidade aparece! :D

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Jorge, estás correcto, mas julgo que o barrocas assumiu que os valores do. BMS são configuráveis como o original da batlight, o novo já vem configurado de fábrica para os valores que pedi e por isso o valor escolhido da tensão., mas é interessante ver que após tanta discussão sobre bms este assunto nunca foi abordado., pelo menos nunca o vi. Muito bom

Sent from my GT-N8000 using Tapatalk 4 Beta
Fiquem bem !

Prius
Imagem

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Mensagem por Nunio »

Eu acho que o barrocas quis dizer que em vez de carregar a bateria a 100%, pode carregar a 99,5% com menos riscos de sobrecarga de cada célula.

Quanto ao Jorge Rocha, as contas estão certas, mas penso que as "afinações" dos BMS têm que ter em conta o comportamento do carregador que se utiliza.

A minha opinião, neste caso concreto, é que o carregador deveria apontar para 3.5v x nº células e o BMS "calibrado" para esses valores, e não para 3.58 x nº células. Isto no caso de ser possivel estas afinações no respectivo material. Teria uma carga de quase 100% com menos riscos de sobrecargas.

P.S. É a opinião de um mero curioso...

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Boas, para mim devemos ter 100% da bateria pois é muito mais grave descargas profundas do que cargas máximas. o que acho e que se deve depois fazer alguma gestão se quisermos ser cuidadosos.
apesar de do que disse escolhi um bms com valores mais conservadores, 3, 62 por célula. partindo do principio que o bms faz o seu trabalho bem e está bem configurado (já expliquei em posts anteriores como bms mal configurados podem manter o desbalanceamento), mas não sendo o caso , nunca vai atingir valores que prejudiquem, a não ser em caso de avaria e nesse caso nenhum valor salvara o Pack a não ser muita atenção por parte do utilizador. Para mim 3, 5v causa perda de autonomia considerável e não faz muito sentido pois pode potenciar as descargas profundas.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

Nunio
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nunio »

E qual foi a diferença que notaste entre carregar a 3,5 ou a 3,6?

Eu estava a falar, mas não sei qual o critério usado pelo teu carregador para dar por concluida a carga.

Nunio
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nunio »

Outra coisa que penso é que o bms e carregador têm de estar em sintonia.

Um bms pode funcionar muito bem com um carregador, e ser um desastre com outro.

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Oi, não se é possível explicar isto aqui, mas primeiro depende de como o bms funciona..

Sent from my GT-N8000 using Tapatalk 4 Beta
Fiquem bem !

Prius
Imagem

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Barrocas »

Tenho um filhote com 5 meses em casa, e o trabalho ocupa grande parte do tempo, por isso tenho participado menos, mas ainda ando por aqui a queimar electrões :)

Nestes assuntos, vamos ter pano para mangas...como habitual :)

Concordo com o nunio, e nem tanto com o Jorge, pois eu assumi que o BMS seria configuravel, e o pack estaria equilibrado.
Claro que se em fim de carga houvesse celulas com 2.9v, e outras com 3.58v, estava mesmo muuuito mal :p

O que vou colocar aqui nao é uma regra universal, mas apenas a minha opinião sobre este assunto, que foi mudando ao longo do tempo.
Alguns anos atrás concordaria com o Jorge na boa, mas hoje penso de forma diferente.

Se o BMS causa desequilíbrios, seja a alimentar-se das celulas, ou por balanceamento, então está a falhar alarvemente na sua função :/

BMS, carregador e baterias devem estar em sintonia, senão é desperdicio.
acredito que o BMS apenas deveria intervir apenas se fosse mesmo necessário (por protecção).
O carregador deveria conseguir fazer a sua função de carga sem interferências do BMS... (pronto, agora vem o apedrejamento, lol) :D

Com a maioria dos BMS actuais, isso nao acontece, o carregador dá a energia, e o BMS vai "deitando fora" alguma para tentar ajustar as diferenças.

Se querem um BMS que apenas faça balanceamento mesmo na fase final de carga, aos 3.5v, é bom que tenha uma boa torradeira como capacidade de dissipação, senão só vai fazer "cócegas", como o da Batlight.

Aliás, o da Batlight até podia funcionar bem, se tivesse uma programação muito diferente (para equilibrio na descarga), mas isso já seria outra historia :p

Voltando ao tema de carga:
Ao longo do tempo aprendi que não é preciso levar as baterias até valores elevados como 3.8 ou 4v para as atestar.

A Vespino 4kw que ando a usar tem um carregador 10A, e apenas dá 69v para 20elementos... façam as contas ;)
a diferença é que demora mais tempo a carregar. Mas carrega na mesma em capacidade.
Se depois de terminar a carga com este carregador, imediatamente lhe ligar outro que vai até aos 72v, ele liga e apenas dá carga por poucos minutos (ou segundos).
Na fase final de carga a tensão sobe muito rapido, e em termos de capacidade, querer carregar até 3.6v (mais rapido) nao difere muito de carregar até 3.45v (mais lento), apenas vai diferir no tempo que demora a carregar.

Se tiverem duvidas, experimentem ;)

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Rapaz parabéns pelo filhote e muitas felicidades :D

Compreendo o que dizes e faz muito sentido, agora mais uma achega á tua opção de ter mais carregador e menos BMS.
Já foi referido várias vezes por vários elementos que o desequilíbrio acontece muito lentamente isto porque a cada carregamento a diferenças são muito poucas, e hoje sou da opinião que o bleading deve se iniciar bem tarde, eu diria a partir dos 3,6v e a carga deverá acabar por volta dos 3,65v, esta diferença na minha opinião é mais que suficiente para manter o equilíbrio de um pack mesmo com um BMS fraco como da Batlight pois a quantidade de energia necessária dissipar para equilibrar um pack cada vez que é carregado é mesmo muito pouca, por isso a minha opinião acaba por coincidir com a do Barrocas ou seja mais carregador e baterias e menos BMS.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Pegando em algumas palavras por aqui escritas, dará para ficar com ideia que todos os BMS e Carregadores são programáveis , acessíveis a qualquer utilizador. Não é bem isso que acontece na realidade!
Inclusive este BMS que está para chegar, para a mota deste diário, poderá não ter este tipo de programação acessível.

Existem também muitos carregadores que não têm acessíveis potenciómetros para os ajustes de tensão, corrente e sua combinação, e onde a programação também é de acesso restrito ao fabricante.

São estes os casos de que devemos aqui falar, por serem os mais vulgares nestes "veículos por cá melhorados"!

Daí o meu raciocínio do BMS sem programação e minhas alertas para seus perigos.

Meu objectivo nunca foi retirar palavra dos outros utilizadores, mais, ou menos, experientes, mas sim acrescentar-lhes algo importante.
Barrocas, não tens que concordar comigo, apenas deves ser tu próprio e se possível emendar algo que eu tenha dito de menos verdadeiro.
Não sei a que te referes quando dizes não concordar comigo. O que foi que eu disse que não te parece bem?

Já agora nesta tua frase: "Se querem um BMS que apenas faça balanceamento mesmo na fase final de carga, aos 3.5v, é bom que tenha uma boa torradeira como capacidade de dissipação, senão só vai fazer "cócegas", como o da Batlight."
Parece-me não ter muita lógica, em 1º porque a maior parte dos BMS só fazem o balanceamento num estagio de carga já completa (3,60v +/- para as LiFePO4), 2º porque as diferenças das auto-descargas diárias serão muito insignificantes, bastando uns escassos 10 a 50mA para irem actualizando o bom balanceamento. Claro, tendo um carregador que mantenha a tensão máxima por uns bons minutos a cada carregamento, sem que seja necessário em todos!
Para ainda reforçar mais a ideia... se o balanceamento fosse feito com as células a meia carga, o que iria acontecer era que, devido à resistência ohmica diferente entre os bornes de ligações das células, aquando a passagem de correntes médias e fortes, as leituras do BMS seriam facilmente enganadas, dando origem a um balanceamento incorreto, um desbalancemento! (muito vulgar nos BMS de transferencia de cargas)

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Barrocas »

Oi Jorge, sem stress, estamos apenas a trocar ideias :)
Não disseste nada "menos verdadeiro", eu compreendo a tua forma de pensar, pois também já segui essa vertente de teoria/practica :)
apenas disse que nao concordava contigo na parte em que referes que o "BMS é que deverá mandar na tensão final do pack".

Tal como eu tentei explicar, tanto o BMS como o carregador é que devem ser adequados ao pack.
Se ambos podem ou nao ser ajustados, isso depende... e claro que tens razão, ha alguns carregadores que podem ser "afinados", e outros que nao, mas eu sei que o do Zoint pode ser ajustado, daí ter mencionado esse detalhe.

Desconheço qual será o novo BMS que ele vai instalar...

Quando referi o BMS com capacidade de torradeira, seria algo potente como o do jmal, que é capaz de lidar com packs meio desequilibrados.

Se tens um pack já equilibrado, então tudo deve correr bem, mesmo sem BMS, tal como tu tambem ja experimentaste.

Mas se tens um pack desequilibrado, ou as coisas fogem ao ideal, aí é que é preciso intervir, e nesse caso, tens de ter algo que possa proteger e equilibrar o conjunto.
Se tens um BMS que só faz o balanceamento num estagio de carga final, e tem pouca capacidade de dissipação, basta pegares num exemplo de pack desnivelado para compreenderes que as celulas que atingirem primeiro os 3.6v vão subir rapidamente de tensão, e as outras ainda vão a carregar lentamente...
Se o carregador ainda está a dar carga em pleno (lembra, pack desnivelado...), o BMS fraquito em dissipação pode tentar, mas não as vai segurar. Daí a parte das "cócegas".
Quando muito o BMS poderá ter forma de limitar o carregador, e só assim consegue ter algumas hipoteses.

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Boas, um erro que eu acho que tens no teu raciocinio, e que os pack teram sempre de ser/estar equilibrados, mesmo que com capacidades de celulas diferentes, ou seja nivelados no final da carga. Eu acho que nao se pode pensar num cenario diferente. Se estiverem muito desequilibrados, deverao ser primeiro grosseiramente equilibrados "manualmente".... penso eu.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Vou mandar também a minha bolacha :D

Um pack equilibrado não quer dizer que as células estejam todas iguais em tensão, se não são iguais em capacidade, também não o são em tensão, mas existem limites e comportamentos, é ai que os bms têm de atuar, não querendo fazer muita publicidade, mas essa é uma faceta daqueles que a equipa que pertenço desenvolveu, além de conseguir trabalhar com correntes que chegam a 10 a 20 x mais altas que alguns que já analisei (inclusive o da vectrix li).

Todos têm razão nas tensões que falam, por um lado balancear a 3.5 é bom porque não precisa de mexer com tanta corrente, mas sem tensão não há corrente, por outro lado, a 3.6x ou mais se consegue melhores leituras de tensão, e um estado mais avançado de carga, onde a resistência dos elementos está a aumentar, mas nessa altura é preciso cortar com correntes mais elevadas o que a maioria dos bms não tem.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Boas, jmal, quando carregadas e com a mesma quimica a tensao devera ser a mesma, nao estarei correcto ?
Fiquem bem !

Prius
Imagem

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

zointz Escreveu:Boas, jmal, quando carregadas e com a mesma quimica a tensao devera ser a mesma, nao estarei correcto ?
Não estás correcto, independentemente da capacidade.útil das células nunca têm a mesma tensão tal como a capacidade, nem carregadas nem a meia carga. Isso é simples de observar, por vezes tem diferenças muito pequenas onde os bms perdem tempo e gastam energia sem ser necessário.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Desculpem o meu mau feitio no modo como por vezes digo as coisas (Barrocas)! :oops:

jmal Escreveu: Não estás correcto, independentemente da capacidade.útil das células nunca têm a mesma tensão tal como a capacidade, nem carregadas nem a meia carga. Isso é simples de observar, por vezes tem diferenças muito pequenas onde os bms perdem tempo e gastam energia sem ser necessário.
Também já tinha observado isso, e também observei que as pequenas diferenças onde estão colocados os fios condutores de sinal ao BMS (nos ligadores entre as celulas, e quando o pack está dividido em dois ou mais...), fazem uma grande diferença quando por lá passam grande correntes! Ás vezes até um mal aperto do borne da célula pode causar uma perda de tensão palpavel para o BMS (o de transferencia de cargas ou o que está configurado para um balanceamento a partir de meia carga)!

Sempre a reforçar ideias! :lol:

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”