aerogerador
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quarta ago 25, 2010 12:33 pm
Re: aerogerador
ok obrigado era mesmo só uma coriosidade, com um motor de ventilador do radiador é o melhor, e qual é o preço de um motor desses mais ou menos??
obrigado
obrigado
-
- Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
aqui na minha região um novo custa entre r$ 100,00 e r$ 400,00. talvez se consiga por menos na sucata ou ferro-velho.aerogerador sp Escreveu:ok obrigado era mesmo só uma coriosidade, com um motor de ventilador do radiador é o melhor, e qual é o preço de um motor desses mais ou menos??
obrigado
-
com esse dinheiro já dava quase para comprar um motor de cubo de uma bicicleta, entao e nao á outro motor que produsa 50w de menos custo??
-
- Colaborador
como disse, esses preços são da minha região. pode ser que na sua seja diferente. cabe verificar antes de tomar algum posicionamento.aerogerador sp Escreveu:com esse dinheiro já dava quase para comprar um motor de cubo de uma bicicleta, entao e nao á outro motor que produsa 50w de menos custo??
no meu caso, considero os preços adequados, em vista da vida útil e dos benefícios que serão obtidos.
no ferro-velho às vezes se consegue algo muito barato, e à vezes se encontra coisas mais caras do que na loja. às vezes compensa e às vezes não. só uma boa pesquisa vai dizer.
-
a potencia minima de um motor de uma bicicleta de cubo é de 200w ou à de menos potencia??
e que tamanho tem de ter a asas para esse motor??
-
- Colaborador
é mais ou menos isso mesmo. os que eu já ví são de no mínimo 250w. fazendo uma pesquisa na internet facilmente você descobre isso.aerogerador sp Escreveu:a potencia minima de um motor de uma bicicleta de cubo é de 200w ou à de menos potencia??
quanto ao tamanho das pás, é melhor você fazer o download do aplicativo blade calculator. ele é gratuito, e é ótimo para calcular as dimensões das pás usadas em turbinas eólicas. você informa o tamanho e o passo, e ele calcula a velocidade de rotação, a potência e outras informações muito úteis. digite no google "blade calculator download".
-
obrigado, mas por exemplo com um dinamo de 12v , e com um regulador de carga carragava uma materia de 12v??
e a potencia ia ser maior certo?
-
- Colaborador
existem alternadores, motores cc, dínamos, etc em uma variedade muito grande de potências. não há como saber sem ver esse dínamo. se quer saber se um gerador é mais potente do que outro é só ver a informação de tensão e corrente que se encontra em sua plaqueta de informações. todo motor ou gerador possui uma plaqueta com a informação das suas características.aerogerador sp Escreveu:obrigado, mas por exemplo com um dinamo de 12v , e com um regulador de carga carragava uma materia de 12v??
-
sim eu sei obrigado, mas eu tenho um dinamo de 12v e é possivel carregar uma bateria de 12v, com um regulador de carga??
e a potencia que ele vai gerar vai ser abastecida na bateria mas no vai ser maior do que a que o dinamo produz, porque acumula né??
obrigado
e a potencia que ele vai gerar vai ser abastecida na bateria mas no vai ser maior do que a que o dinamo produz, porque acumula né??
obrigado
-
- Colaborador
isso mesmo.aerogerador sp Escreveu:sim eu sei obrigado, mas eu tenho um dinamo de 12v e é possivel carregar uma bateria de 12v, com um regulador de carga??
obrigado
-
por exemplo o dinamo produz 6w, e na bateria vai ter por exemplo 60w , certo??
este dinamo de cubo é de 6v e 3w e no multimotro tem alturas que aparece 12v isto é verdade, o dinamo de cubo pode produsir mais do que está marcado??
tá aqui o video para veres http://www.youtube.com/watch?v=3onp0qyf ... re=related
este dinamo de cubo é de 6v e 3w e no multimotro tem alturas que aparece 12v isto é verdade, o dinamo de cubo pode produsir mais do que está marcado??
tá aqui o video para veres http://www.youtube.com/watch?v=3onp0qyf ... re=related
-
- Colaborador
para poder prosseguir com a pesquisa em eólica você vai ter que estudar um pouco de elétrica e eletrônica, pelo menos o básico, caso contrário, não vai conseguir resultado satisfatório.aerogerador sp Escreveu:por exemplo o dinamo produz 6w, e na bateria vai ter por exemplo 60w , certo??
a medição de tensão na saída de um gerador é uma medida relativa. ou seja, depende de vários fatores. vamos tomar como exemplo o seu dínamo que diz ser de 6v x 3w. para fazer qualquer medição é preciso antes ligar na saída uma carga. uma carga é um dispositivo qualquer que consuma parte da energia que vai ser produzida pelo gerador. a carga mais comum de ser usada é uma lâmpada incandescente.
então para medir a saída do dínamo, ligue uma lâmpada de 6v x 3w e ponha ele para girar. aí sim, agora você vai poder ligar o multímetro para fazer a medição. se você simplesmente ligar o multímetro no gerador sem uma carga para consumir parte da energia, vai obter uma medida de tensão que não é real.
um outro detalhe é que você precisa o gerador girar a uma rotação apropriada. se você por o gerador para girar a uma rotação muito superior à rotação recomendada, vai obter tensões muito altas, e pode queimar a lâmpada ou o gerador. em geral na plaqueta de identificação do gerador está a informação da sua rotação de trabalho, normalmente em rpm.
-
pois o dinamo nao tava a abastecer nada tava ligado directo ao multimotro
mas que dinamo recomendas um dinamo de cubo ou um dinamo dos de 12v??
secalhar um dinamo sem ser dos de cubo era melhor porque é de 12v será??
obrigado
mas que dinamo recomendas um dinamo de cubo ou um dinamo dos de 12v??
obrigado
-
só mai suma coisinha, o dinnamo pode carregar a bateria de 12v, sim mas é necessário um controlador de carga e como o dinamo é de pouca tensao vai demorar mais um pouco a abastecer a bateria no é??
as asas para um dinamo convem que seijam de que tamanho mai sou menos??
muito obrigado josenir por este projecto
-
- Colaborador
pois é exatamente isso que eu estou tentando lhe explicar. isso chama-se medição em vazio. e dessa forma você vai obter medidas que não servem como parâmetro, pois não são reais.aerogerador sp Escreveu:pois o dinamo nao tava a abastecer nada tava ligado directo ao multimotro
existem muitos fatores que vão influenciar na escolha do gerador mais adequado: a turbina, o vento disponível e a necessidade a ser atendida são apenas algumas. no momento talvez você não tenha nenhum desses fatores definido, logo qualquer um serve para começar. e aí não resolve nada perder muito tempo cogitando qual o melhor.aerogerador sp Escreveu: mas que dinamo recomendas um dinamo de cubo ou um dinamo dos de 12v??
obrigado
-
- Colaborador
na verdade não convém se preocupar com o tempo que a bateria vai demorar para ser carregada pelo gerador. você deve se procupar apenas com o fato de que não pode consumir mais energia do que o gerador é capaz de produzir, só isso. mais cedo ou mais tarde a bateria estará com 100% de carga, desde que você não gaste mais do que é produzido.aerogerador sp Escreveu:só mai suma coisinha, o dinnamo pode carregar a bateria de 12v, sim mas é necessário um controlador de carga e como o dinamo é de pouca tensao vai demorar mais um pouco a abastecer a bateria no é??
o tamanho depende da potência e da rotação necessária. você deve começar com o menor tamanho possível, e aos poucos, conforme tenha segurança no que faz, ir aumentando, até obter a potência desejada. eu sugiro que use 3 pás de no máximo 50 cm para começo.
as pás podem ser feitas em madeira, tubo de pvc, alumínio, ferro ou fibra de vidro resinada. talvez se encontre outros materiais, mas esses são os mais comuns.
-
sim mas eu já fiz um outro poste de energia eolica com um dinamo e fiz umas asas de 50cm mas precisava de ventos já um pouco fortes porque tem a prisao no eixo e queria fazer as asas de 60 ou 70 cm era melhor, e vou melhorar a estrotura do progecto por um rabo maliavel para os ventos fortes e secalhar era melhor umas asas de pvc né??
obrigado
obrigado
-
só mais uma coisinha o dinamo de bicicleta com ventos muitos fortes nao se queima pois nao??
vai é produsir mais energia
obrigado pelas tuas dicas
agora vou começar a fazer a minha parte, fazer estrutura e tenho de comprar o dinamo e fazer umas asas em pvc de 60 ou 70cm.
obrigado pelas tuas dicas
agora vou começar a fazer a minha parte, fazer estrutura e tenho de comprar o dinamo e fazer umas asas em pvc de 60 ou 70cm.
-
- Colaborador
qualquer gerador que seja submetido a um regime de trabalho que drene muito mais energia do que ele foi projetado para fornecer, pode se danificar, seja ele um dínamo de bicicleta ou uma turbina de uma usina hidrelétrica.aerogerador sp Escreveu:só mais uma coisinha o dinamo de bicicleta com ventos muitos fortes nao se queima pois nao??
-
já agora mais uma coisa, a que rotaçao é sececário para produsir 12v e 6w com um dinamo de uma bicicleta??
obrigado
obrigado