Eólica vs carros eléctricos vs petróleo

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
bcarmona
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 14, 2011 9:55 am

Re: Eólica vs carros eléctricos vs petróleo

Mensagem por bcarmona »

jmal Escreveu:a eletricidade vai subir tal como tudo sobe na vida, não serão meia duzia de ve's que vão fazer diferença. eu tenho ve à mais de 2 anos e nunca notei diferença significativa na fatura, mas uma coisa é certa, se a eletricidade sobe, os combustiveis também, e a eletricidade já é mais cara que os combustiveis, tendo em conta a quantidade energética que se paga.
exacto, enquanto forem meia dúzia não há impacto. se, como muitos aqui vaticinam, o carro eléctrico é o futuro é inevitável a transferência de impostos da gasolina/diesel e dos carros convencionais para a electricidade e ves.

uma coisa é certa, o sector eléctrico português acumula um défice que vai ter de ser corrigido mais tarde ou mais cedo. essa correcção pode ser feita noutros bens evidentemente mas, mais tarde ou mais cedo, é preciso encontrar sustentabilidade de preços.

o sector dos combustíveis não é deficitário, pelo contrário, é bem lucrativo.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

bcarmona Escreveu:
jmal Escreveu:a eletricidade vai subir tal como tudo sobe na vida, não serão meia duzia de ve's que vão fazer diferença. eu tenho ve à mais de 2 anos e nunca notei diferença significativa na fatura, mas uma coisa é certa, se a eletricidade sobe, os combustiveis também, e a eletricidade já é mais cara que os combustiveis, tendo em conta a quantidade energética que se paga.
exacto, enquanto forem meia dúzia não há impacto. se, como muitos aqui vaticinam, o carro eléctrico é o futuro é inevitável a transferência de impostos da gasolina/diesel e dos carros convencionais para a electricidade e ves.

uma coisa é certa, o sector eléctrico português acumula um défice que vai ter de ser corrigido mais tarde ou mais cedo. essa correcção pode ser feita noutros bens evidentemente mas, mais tarde ou mais cedo, é preciso encontrar sustentabilidade de preços.

claro que sim, apenas importam, convertem e vendem, com o seu lucro, não tem défice, mas obriga o pais a ter défice, tal como acontece, ao contrário da edp que investe para produzir a energia que vende, ou seja, seguindo o teu conceito e o de muitos, o que interessa é continuar a ser um pais de serviços que vive à custa de dividas, a pergunta será........... até quando ????
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

icarho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Mensagem por icarho »

jmal Escreveu:
bcarmona Escreveu:

claro que sim, apenas importam, convertem e vendem, com o seu lucro, não tem défice, mas obriga o pais a ter défice, tal como acontece, ao contrário da edp que investe para produzir a energia que vende, ou seja, seguindo o teu conceito e o de muitos, o que interessa é continuar a ser um pais de serviços que vive à custa de dividas, a pergunta será........... até quando ????
até quando?

até ontem....agora e durante muitos mais anos vamos pagar todas essas burrices ( para não dizer outras coisas ) que foram feitas

Autor do tópico
bcarmona
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por bcarmona »

volt Escreveu:
bcarmona Escreveu:se retirares os impostos um ve não custa menos por km do que um carro diesel (existem essas contas na net mas um dia destes farei também).
vai lá ao db d'a minha zev e faz bem as contas...
volt,

disse ao dono do leaf e repito.

enquanto houver subsidiação nos ves, na produção e no consumo eléctrico é óbvio que os eléctricos compensam para quem os usa. mas não é assim que se analisa a viabilidade de um sector. com subsídios até a venda de areia no deserto pode ser rentável.

e só um lírico pode achar que o país pode continuar eternamente a subsidiar sectores deficitários. relembro que os três principais partidos assinaram um acordo com a troika onde é dito que tem de acabar a subsidiação de renováveis. e que o sector eléctrico tem de caminhar para sustentabilidade.

o que digo é que na mesma base de comparação (isto é, sem subsídios ou impostos) actualmente os ves não têm vantagem face a um carro a diesel.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

bcarmona Escreveu:
volt Escreveu:
bcarmona Escreveu:se retirares os impostos um ve não custa menos por km do que um carro diesel (existem essas contas na net mas um dia destes farei também).
volt,

enquanto houver subsidiação nos ves, na produção e no consumo eléctrico é óbvio que os eléctricos compensam. mas não é assim que se analisa a viabilidade de um sector. com subsídios até a venda de areia no deserto pode ser rentável.

e só um lírico pode achar que o país pode continuar eternamente a subsidiar sectores deficitários. relembro que os três principais partidos assinaram um acordo com a troika onde é dito que tem de acabar a subsidiação de renováveis. e que o sector eléctrico tem de caminhar para sustentabilidade.

o que digo é que na mesma base de comparação (isto é, sem subsídios ou impostos) actualmente os ves não têm vantagem face a um carro a diesel.
a troika quer ter a certeza que vai ter o dinheiro de volta, eles não se interessam se isto ou aquilo é viável, eles apenas vendem dinheiro, pelo menos é a ideia que tenho, mas isto fica para um off-topic.

já agora verifica o quanto tem sido subsidiada a vw com a fabrica de montagem que tem em portugal, o quanto o estado tem subsidiado a compra de veículos, o gasóleo para privados e etc.

e já agora estás a falar do carro a diesel, pois, esse combustivel também é subsidiado, logo não podes fazer comparação.
Cumps Inovadores

ruimegas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 26, 2009 2:25 pm

Mensagem por ruimegas »

sergiomms Escreveu:
bcarmona Escreveu: claro rui,

compraste um carro subsidiado (sem ia e icentivo), abasteces com energia de borla na rua (ou seja subsidiada) ou em casa com iva reduzido e subsidiada (pre, cae).

claro que é viável para ti. mas diz honestamente, achas viável um país pobre e endividado como o nosso atribuir tantos subsídios aos ve?
mas todos estamos a falar honestamente!
o pais está pobre não é por causa dos subsidios dos ves ou da falta de imposto destes, repara que durante anos, tiveste subsidio para trocar de carro desde que tivesses um com mais de 10 anos.
quantos carros foram subsidiados com 1250€? carros esses que aumentaram a dependência do petroleo e ajudaram a especular até aos preços que assistimos hoje já para não falar da poluição? se calhar até foste um dos beneficiários.
para o pais é mais compensador "dar" 5000€ por cada ve vendido do que 1250€ por cada ci (é só fazeres as contas a quantos de cada foram vendidos)

o carro eléctrico, para quem pode (e entenda-se por quem pode ser aquele que se enquadra numa rotina diária com o máximo de 160kms, tem onde estacionar e carregar durante a noite, e mais do que tudo tem um espírito aberto) é neste momento uma excelente solução financeiramente, porque os ricos são os que constantemente vão à bomba prestar a vassalagem com o seu "dizimo por litro"

o rui, com a kilometragem que apresenta, terá poupado em 10anos o custo inicial do leaf (entre combustível, impostos e revisões) enquanto um como tu teria comprado um megane, golf, ou até um hibrido (por volta dos 23000€) e nesses mesmos 10 anos veria os custos triplicado.
e é o rui que é o rico?
agora um pouco radical mas com algum sentido:
se o pais está pobre que meta o petróleo a 10€ o litro, assim, só anda de carro quem realmente tem essa necessidade, os outros que se desenrasquem com a bicicleta ou claro está um ve de 2 ou 4 rodas.

apoiado
NISSAN LEAF. Entrega 09JUN2011. 87.000 kms a electrões. A revolução da mobilidade eléctrica chegou Imagem

ruimegas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 26, 2009 2:25 pm

Mensagem por ruimegas »

bcarmona Escreveu:
volt Escreveu:
volt,

enquanto houver subsidiação nos ves, na produção e no consumo eléctrico é óbvio que os eléctricos compensam para quem os usa. mas não é assim que se analisa a viabilidade de um sector. com subsídios até a venda de areia no deserto pode ser rentável.

mas irão ter assim que forem produzidos em grande escala e o preço descer e para aumentar a produção é necessário dar sinais aos construtores de que vale a pena...foi isso que eu fiz para que outros no futuro possam comprar os ve's a preço mais acessível.
NISSAN LEAF. Entrega 09JUN2011. 87.000 kms a electrões. A revolução da mobilidade eléctrica chegou Imagem

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

bcarmona Escreveu:
volt Escreveu:
volt,

e que subsídio é que achas que eu recebi?...

ps: acho ridículo comparar ramos energéticos que nunca serão sustentáveis, com aqueles que podem vir a ser, e ainda apoiar os primeiros!...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

estou de acordo com a implementação dos v.e.
mas e porque não o sistema que se usa de utilizador pagador?
se eu quiser e puder ter um v.e. então pago o valor de mercado sem apoios e subsidios, nos outros veículos é igual, deixar de haver apoios e subsidios e assim só quem puder é que compra e quem não puder encosta.....
existem no mercado carros desde os 7.000 € até ás largas centenas de milhar, há muito por onde escolher
o estado ganha muito dinheiro com os carros (mais com os de c.i.), desde o iva, i.a., imposto circulação, obrigação de inspecção, etc... è uma galinha de ovos de ouro, e seja electrico ou gpl., gasolina, gasoleo o estado vai de alguma forma buscar esse dinheiro.
e como o meu pai diz (ele têm um mercedes novo), quem se mete num carro têm que saber com o que contar e no caso dele, que deu cerca de 65.000€ por um carro, não é uma diferença de 0,10 € ou 0,20 € centimos no gasóleo que o chateiam.
no caso dos electricos acho que o estado vai mudar os incentivos que deu e acho bem, pois não há portugueses de 1ª e portugueses de 2ª. e não aceito que eu queira comprar um carro, seja ele o que for e não tenha o mesmo incentivo que outro comprador.
eu até aceitava esse incentivo se o carro fosse made in portugal, como no caso da v.w. pois estariamos a apoiar e a incentivar a vinda de mais industria automovel, mas incentivar a entrada de veiculos em que nada é portugues....
Dos Fracos Não Reza a História...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

master Escreveu:estou de acordo com a implementação dos v.e.
mas e porque não o sistema que se usa de utilizador pagador?
se eu quiser e puder ter um v.e. então pago o valor de mercado sem apoios e subsidios, nos outros veículos é igual, deixar de haver apoios e subsidios e assim só quem puder é que compra e quem não puder encosta.....
existem no mercado carros desde os 7.000 € até ás largas centenas de milhar, há muito por onde escolher
o estado ganha muito dinheiro com os carros (mais com os de c.i.), desde o iva, i.a., imposto circulação, obrigação de inspecção, etc... è uma galinha de ovos de ouro, e seja electrico ou gpl., gasolina, gasoleo o estado vai de alguma forma buscar esse dinheiro.
e como o meu pai diz (ele têm um mercedes novo), quem se mete num carro têm que saber com o que contar e no caso dele, que deu cerca de 65.000€ por um carro, não é uma diferença de 0,10 € ou 0,20 € centimos no gasóleo que o chateiam.
no caso dos electricos acho que o estado vai mudar os incentivos que deu e acho bem, pois não há portugueses de 1ª e portugueses de 2ª. e não aceito que eu queira comprar um carro, seja ele o que for e não tenha o mesmo incentivo que outro comprador.
eu até aceitava esse incentivo se o carro fosse made in portugal, como no caso da v.w. pois estariamos a apoiar e a incentivar a vinda de mais industria automovel, mas incentivar a entrada de veiculos em que nada é portugues....
mas o teu pai também está a receber um incentivo, no gasóleo....
Cumps Inovadores

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

como disse, mesmo sendo da minha familia, não têm nada que receber esse incentivo, nem ele nem outro comprador que queira ter carro.
ao querer ter carro têm 1º saber se o pode ter, e isso implica contas desde o custo (real) do carro como do restante (seguros, combustivel, imposto circulação, manutenção, inspeções, etc...)
eu tenho um renault kangoo, pois nas minhas contas só dava para isso, mas gostava de ter um bmw, audi, mercedes, mas pelas minhas contas não dava...
esse é o mal de todos nós, é o queremos ter sem poder ter, desde querer ter uma casa maior e não podermos pagar a renda , desde ter férias fora quando nem em casa podemos, etc...
temos que viver dentro das nossas possibilidades, e aí podemos dizer o que disse em cima, porque razão é que eu (e os restantes portugueses em nome do estado) estou a pagar incentivos para os outros andarem em carros novos electricos? ou mesmo em carros a diesel?
apoio todos os apoios que o estado dê na industria nacional, não na compra ao estrangeiro.
mas atenção que em portugal também há pessoas com condições económicas boas, e esses se puderem ter, acho bem que tenham, não sou contra os ricos, pelo contrário gostava muito de ser um deles, mas quem pode, pode, e esses não precisam de incentivos que vêm de todos (estado).
Dos Fracos Não Reza a História...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

master Escreveu:como disse, mesmo sendo da minha familia, não têm nada que receber esse incentivo, nem ele nem outro comprador que queira ter carro.
ao querer ter carro têm 1º saber se o pode ter, e isso implica contas desde o custo (real) do carro como do restante (seguros, combustivel, imposto circulação, manutenção, inspeções, etc...)
eu tenho um renault kangoo, pois nas minhas contas só dava para isso, mas gostava de ter um bmw, audi, mercedes, mas pelas minhas contas não dava...
esse é o mal de todos nós, é o queremos ter sem poder ter, desde querer ter uma casa maior e não podermos pagar a renda , desde ter férias fora quando nem em casa podemos, etc...
temos que viver dentro das nossas possibilidades, e aí podemos dizer o que disse em cima, porque razão é que eu (e os restantes portugueses em nome do estado) estou a pagar incentivos para os outros andarem em carros novos electricos? ou mesmo em carros a diesel?
apoio todos os apoios que o estado dê na industria nacional, não na compra ao estrangeiro.
mas atenção que em portugal também há pessoas com condições económicas boas, e esses se puderem ter, acho bem que tenham, não sou contra os ricos, pelo contrário gostava muito de ser um deles, mas quem pode, pode, e esses não precisam de incentivos que vêm de todos (estado).
acho que não percebeste o meu ponto de vista, quem circula a gasóleo anda "subsidiado", a contrapartida vem de quem usa gasolina, dai o seu preço ser menor, o gasóleo paga muito menos isp que a gasolina, como vês existem tugas de 1ª e 2ª à muito tempo, quem não tem dinheiro para um belo carro a gasóleo tem de comprar a gasolina e pagar mais caro pelo combustivel.

já disse noutro tópico que a política energética anda mal até neste campo, porque vendemos caro a aquilo que temos em excesso (gasolina) e vendemos menos caro o que temos de importar já refinado por não termos o suficiente.

nos ve's isso não vai acontecer, até porque o incentivo era só para os 5000 primeiros, e nem há para as motas, no irs devido à componente ecológica. repara, se não se incentiva as pessoas a ser ecologicamente corretas, daqui a pouco não se pode sair de casa sem uma mascara. mas o estado incentiva a malta a comprar carros a diesel, e ainda mais curioso, quando havia o incentivo ao abate, incentivava a compra de diesel e muito menos os hibridos.
Cumps Inovadores

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

bcarmona Escreveu:...
têm muitas vantagens sim, mas a que tu referes a vantagem exclusivamente financeira:
com um leaf a custar 29150€ (sem incentivos e sem iva) e um mégane a custar 17000€ (sem iuc, isv e iva) o ganho financeiro virá sim mas depois de 9 anos e com quase 220 mkms percorridos (usando os kms do rui e se os preços da energia se mantivessem)
eu tenho um carro com 11 anos.

mas a grande diferença é que o diesel não escorre do telhado como escorre a electricidade, e quando houver mais uma greve de transportadoras lá estás tu outra vez parado numa fila de combustível low cost para encher o depósito porque não sabes quando é que poderás abastecer outra vez.
sergiomms

Autor do tópico
bcarmona
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por bcarmona »

só por pura demagogia se pode dizer que o diesel é subsidiado. apesar de não concordar com a diferenciação para a gasolina, ainda assim são 47% (58% para a gasolina) de impostos. ou seja, quase metade do preço de 1 litro de gasóleo é imposto.

mas pegando nos pressupostos:

vw golf 1.6 tdi antes de impostos €18.000

consumo médio: 5l/100km

custo do diesel antes de impostos: €0,689/l

custo combustível/100km: 0,689 x 5 = €3,45/100km

nissan leaf sem iva nem incentivo €31.000

consumo médio(autonomia de 160km): 15 kwh/100km
custo média da electricidade: €.15/kwh compensado no défice (+15%) e tirado o iva (-5%)= €0.164/kwh

custo combustível/100km: 15 x .164 = €2,46/100km

diferença de preços entre os carros - €13.000

diferença de custo de combustível - €1/100km

distância para compensar - 1,3 milhões de kms

sem contar evidentemente com a reduzida autonomia ou as piores prestações do leaf face ao golf.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

bcarmona Escreveu:só por pura demagogia se pode dizer que o diesel é subsidiado. apesar de não concordar com a diferenciação para a gasolina, ainda assim são 47% (58% para a gasolina) de impostos. ou seja, quase metade do preço de 1 litro de gasóleo é imposto.

chama-lhe o que quiseres, o que é certo é que a gasolina que é um combustível mais barato de produzir e mais abundante, mais difícil de escoar, é vendido mais caro que o diesel. tanto que existem países com diesel profissional subsidiado e diesel não subsidiado, neste caso o preço é outro.

não percebi a tua comparação, o carro a diesel só consome diesel ?????
Cumps Inovadores

Autor do tópico
bcarmona
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por bcarmona »

jmal Escreveu:chama-lhe o que quiseres, o que é certo é que a gasolina que é um combustível mais barato de produzir e mais abundante, mais difícil de escoar, é vendido mais caro que o diesel. tanto que existem países com diesel profissional subsidiado e diesel não subsidiado, neste caso o preço é outro.
escrevi no meu post. também não concordo com a diferenciação de impostos entre gasolina e diesel. aí estamos de acordo.

mas honestamente não se pode dizer que o diesel é subsidiado.

jmal Escreveu:não percebi a tua comparação, o carro a diesel só consome diesel ?????
nâo me preocupei com o detalhe. até porque se o fizesse tinha escrito que o golf às velocidades que o leaf é capaz de andar consegue consumir menos de 4l/100km

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

grande peta.

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

bcarmona Escreveu:.....

distância para compensar - 1,3 milhões de kms
...
pois é, mas esqueceste-te das manutenções, e incluiste os 15% défice na tarifa de electricidade mais cara fazendo as contas com o consumo mínimo anunciado pelo fabricante do vw sem impostos... dahhh.... e depois dizes que não entraste em pormenores

nas minhas contas, comparei situações idênticas e não tendênciosas, e mesmo assim, só atribui 1500€ de revisões previstas ao ci nos 10anos (150€/ano) que todos sabemos que em 10 anos um ci leva-nos muito, muito mais!

mas leva lá a bicicleta, que eu continuo a achar que o teu post naquele site é completamente disparatado, sem sentido e extremamente tendencioso.
sergiomms

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

e é uma grande peta... baixa o consumo do ci e ainda lhe tira impostos a mais, para depois aumentar o custo da electricidade e ainda lhe aumentar impostos para compensar não sei o quê... enfim, só cai na peta quem quer.

florindo marcelo lopez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo nov 11, 2007 11:57 am

Mensagem por florindo marcelo lopez »

odeio polemicas mas o "bcarmona" parece dono de posto de gasolina.... tudo para vender o produto dele.....

enquanto a maioria das pessoas nao bater o pe contra a queima de carburantes (sou contra ate a biomasa)...

tudo sera caro....
agora imagine voce se amanha acabasse totalmente o petroleo e eus derivados????
o mundo pararia??? a economia iria quebrar???

eu fico imaginando quanto se gasta de energia para perfurar um poço de petroleo, depois pra bombealo para um navio depois para esse navio se locomover ate a refinaria ae quanto a refinaria gasta de energia para processar o petroleo depois o caminhao que vai levar o sub produto ate o posto e a energia final da bomba de combustvel para abastecer o seu carro..... soma todas essas energias e me diz...

um painel solar carregando minha bateria e mais limpo e barato e dura 20 anos fazendo dia apos dia esse trabalho....

eu creio q topicos como estes devam ser trancados e colocados no final do forum numa area oculta.....

ele ( topico) nada agrega a nossa filosofia ou pesquiza..... gasolina e veiculos a combustao ja estao aqui a algum tempo estragando o planeta, vamos nos focar no novo ( ainda caro) mas e o preço que o planeta vai economizar ninguem ta calculando...
Energia limpa para todos os fins.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”