master Escreveu:como disse, mesmo sendo da minha familia, não têm nada que receber esse incentivo, nem ele nem outro comprador que queira ter carro.
ao querer ter carro têm 1º saber se o pode ter, e isso implica contas desde o custo (real) do carro como do restante (seguros, combustivel, imposto circulação, manutenção, inspeções, etc...)
eu tenho um renault kangoo, pois nas minhas contas só dava para isso, mas gostava de ter um bmw, audi, mercedes, mas pelas minhas contas não dava...
esse é o mal de todos nós, é o queremos ter sem poder ter, desde querer ter uma casa maior e não podermos pagar a renda , desde ter férias fora quando nem em casa podemos, etc...
temos que viver dentro das nossas possibilidades, e aí podemos dizer o que disse em cima, porque razão é que eu (e os restantes portugueses em nome do estado) estou a pagar incentivos para os outros andarem em carros novos electricos? ou mesmo em carros a diesel?
apoio todos os apoios que o estado dê na industria nacional, não na compra ao estrangeiro.
mas atenção que em portugal também há pessoas com condições económicas boas, e esses se puderem ter, acho bem que tenham, não sou contra os ricos, pelo contrário gostava muito de ser um deles, mas quem pode, pode, e esses não precisam de incentivos que vêm de todos (estado).
acho que não percebeste o meu ponto de vista, quem circula a gasóleo anda "subsidiado", a contrapartida vem de quem usa gasolina, dai o seu preço ser menor, o gasóleo paga muito menos isp que a gasolina, como vês existem tugas de 1ª e 2ª à muito tempo, quem não tem dinheiro para um belo carro a gasóleo tem de comprar a gasolina e pagar mais caro pelo combustivel.
já disse noutro tópico que a política energética anda mal até neste campo, porque vendemos caro a aquilo que temos em excesso (gasolina) e vendemos menos caro o que temos de importar já refinado por não termos o suficiente.
nos ve's isso não vai acontecer, até porque o incentivo era só para os 5000 primeiros, e nem há para as motas, no irs devido à componente ecológica. repara, se não se incentiva as pessoas a ser ecologicamente corretas, daqui a pouco não se pode sair de casa sem uma mascara. mas o estado incentiva a malta a comprar carros a diesel, e ainda mais curioso, quando havia o incentivo ao abate, incentivava a compra de diesel e muito menos os hibridos.