As baterias nem sao grande problema pois tenho alguma facilidade em arranjar baterias.marcopns Escreveu:Iceman, também já tive as tuas duvidas... primeiro começamos por querer iluminar o exterior da casa, depois queremos aproveitar o sol ao máximo e independência energética.
As minhas conclusões foram as seguintes:
Os gridtie nao exige grande investimento, podemos produzir 280w/h por menos de 400€... mas não me chama a atenção porque não sei se o meu contador conta ao contrario ou se tenho de oferecer a energia a EDP. Depois tenho duvidas sobre a sua legalidade.
Armazenamento em baterias, pode não ser rentável, logo se avançamos nao será por esperar um retorno financeiro. Exige um investimento inicial muito superior. Fiz algumas simulações (incompletas) por exemplo, um inversor de 4kw, regulador de carga, 5kw de baterias e 1,7kw de painéis fica por um preço total de 4400€. As baterias são de lítio, 5000 ciclos a 70% e custam 2000€ o que representa quase 50% do investimento inicial..
Mas a questão é mesmo ter de alterar alguns sistemas eletricos e nao tenho conhecimentos para tal apesar que eu aprendo rapido.
Com os paineis conseguimos poupar cerca de 6/7eur mes pelas contas que fiz e pelas contas feitas aqui pelos users. Nao é mau mas realmente nao existindo manutencao ate é mesmo bonzito!