Projecto para 80w

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Re: Projecto para 80w

Mensagem por ICEM4N »

marcopns Escreveu:Iceman, também já tive as tuas duvidas... primeiro começamos por querer iluminar o exterior da casa, depois queremos aproveitar o sol ao máximo e independência energética.

As minhas conclusões foram as seguintes:
Os gridtie nao exige grande investimento, podemos produzir 280w/h por menos de 400€... mas não me chama a atenção porque não sei se o meu contador conta ao contrario ou se tenho de oferecer a energia a EDP. Depois tenho duvidas sobre a sua legalidade.
Armazenamento em baterias, pode não ser rentável, logo se avançamos nao será por esperar um retorno financeiro. Exige um investimento inicial muito superior. Fiz algumas simulações (incompletas) por exemplo, um inversor de 4kw, regulador de carga, 5kw de baterias e 1,7kw de painéis fica por um preço total de 4400€. As baterias são de lítio, 5000 ciclos a 70% e custam 2000€ o que representa quase 50% do investimento inicial..
As baterias nem sao grande problema pois tenho alguma facilidade em arranjar baterias.

Mas a questão é mesmo ter de alterar alguns sistemas eletricos e nao tenho conhecimentos para tal apesar que eu aprendo rapido.
Com os paineis conseguimos poupar cerca de 6/7eur mes pelas contas que fiz e pelas contas feitas aqui pelos users. Nao é mau mas realmente nao existindo manutencao ate é mesmo bonzito!

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

visitante2 Escreveu:Na minha opinião fazias o seguinte.
Compravas um inversor de rede barato tipo 300w
Compravas 3 painéis de 100w.
Os painéis já se consegue no eBay da Alemanha de 100w por 80 e poucos euros .
E ligavas isso numa tomada em casa a que te desse mais jeito ou no sótão ou assim.
Compravas um medidor de corrente e ias vendo se compensa ou não .:-)
Sim já pensei nisso seriamente.
Apesar que quero ter mais algumas certezas pois gastar 400eur e depois por de lado é que nao.
NO entanto posso sempre aproveitar os paineis e acabava por carregar baterias e assim nao era desperdicado o investimento. Mas eu quero comprar as coisas para um proposito e nao fazer experiencias e depois usar noutro

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

Bom um forum é para tirar duvidas e ao tirar umas acabo por perceber outras coisas.

Off topic do que se pretendia inicialmente gostaria de saber uma situacao.

Posso ligar directamente o painel solar a por ex um desumidificador e sendo assim enquando houvesse sol ele estava a trabalhar??? assim a EDP nao chateia de certeza..

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Mensagem por JMLorenzo »

RJSC Escreveu:...Se durante o dia tiveres sempre 100W de consumo de modo ao contador não registar saída de energia para a rua até com um contador digital te safas sem contrato.
O problema é que o contador digital acusa a inversão de corrente e enquanto o inversor estiver ligado o simbolo mantém-se aceso. Agora se souberes o dia em que vão ler o contador e desligares o inversor ai não tem problema.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

ICEM4N Escreveu:Bom um forum é para tirar duvidas e ao tirar umas acabo por perceber outras coisas.

Off topic do que se pretendia inicialmente gostaria de saber uma situacao.

Posso ligar directamente o painel solar a por ex um desumidificador e sendo assim enquando houvesse sol ele estava a trabalhar??? assim a EDP nao chateia de certeza..
Ao pesquisar acabei por responder a mim mesmo e nao deve dar pois o painel nao debita constantemente a mesma potencia e o desumidificador necessita de 144w para trabalhar...
Sendo assim vem outra questão que julgo que nao consigo responder mesmo depois de procurar que é.

Posso usar uma Ups Online de 1000w, julgo que com 3x baterias de 12v 8Ah para ligar o painel solar e depois a partir dai ligar a um electrodomestico? Preciso de um controlador ou a ups ja faz o serviço todo?

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

JMLorenzo Escreveu:
RJSC Escreveu:...Se durante o dia tiveres sempre 100W de consumo de modo ao contador não registar saída de energia para a rua até com um contador digital te safas sem contrato.
O problema é que o contador digital acusa a inversão de corrente e enquanto o inversor estiver ligado o simbolo mantém-se aceso. Agora se souberes o dia em que vão ler o contador e desligares o inversor ai não tem problema.
Se o consumo de casa for sempre superior ao que o inversor injeta na rede o contador regista sempre energia a ser consumida, apenas passa é a registar menos.
No caso de 80W se houver consumos de aparelhos que estão sempre ligados superior a 80W, nunca sai energia para a rua.
ICEM4N Escreveu: Posso usar uma Ups Online de 1000w, julgo que com 3x baterias de 12v 8Ah para ligar o painel solar e depois a partir dai ligar a um electrodomestico? Preciso de um controlador ou a ups ja faz o serviço todo?
A UPS trata quando carrega a partir dos 220V.
Quando é injectada tensão directamente nas bateria tem que ter um controlador.

A não ser que já tenhas uma ou ta ofereçam, uma UPS on-line custa mais que um inversor grid-tie.

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

ICEM4N Escreveu: Posso usar uma Ups Online de 1000w, julgo que com 3x baterias de 12v 8Ah para ligar o painel solar e depois a partir dai ligar a um electrodomestico? Preciso de um controlador ou a ups ja faz o serviço todo?

A UPS trata quando carrega a partir dos 220V.
Quando é injectada tensão directamente nas bateria tem que ter um controlador.

A não ser que já tenhas uma ou ta ofereçam, uma UPS on-line custa mais que um inversor grid-tie.
Fiquei à nora RJSC!!
Tenho uma UPS la em casa a olhar para mim quietinha!!
Foi oferecida aqui ha uns tempos.
Tenho umas 10 baterias de 12v8Ah (3 dentro da ups) as outras oferecidas.

Imagina que compro o painel de 150w por ex ou ate 250w posso ligar à ups?

Ou melhor:

O que aconselhas com:
Painel 250w
UPS online 1000w

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

ICEM4N Escreveu: O que aconselhas com:
Painel 250w
UPS online 1000w
A UPS tem as baterias em série ou em paralelo? Ou seja, internamente funciona com 12V ou com 36V?

Se for de 12V é só o painel e um controlador de carga.
Se for de 36V, terias que ter um painel solar de 45V para carregar decentemente as baterias, e acho que os mais comuns são de 28V ou 14V.

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

RJSC Escreveu:
ICEM4N Escreveu: O que aconselhas com:
Painel 250w
UPS online 1000w
A UPS tem as baterias em série ou em paralelo? Ou seja, internamente funciona com 12V ou com 36V?

Se for de 12V é só o painel e um controlador de carga.
Se for de 36V, terias que ter um painel solar de 45V para carregar decentemente as baterias, e acho que os mais comuns são de 28V ou 14V.
Sao 36v.
Pode-se alterar a ligaçao correcto? ou a ups nao deixa

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

A UPS não deixa.
Podes é comprar 2 paineís de menos potência para ligar em série.

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Mensagem por JMLorenzo »

RJSC Escreveu:Se o consumo de casa for sempre superior ao que o inversor injeta na rede o contador regista sempre energia a ser consumida, apenas passa é a registar menos.
No caso de 80W se houver consumos de aparelhos que estão sempre ligados superior a 80W, nunca sai energia para a rua.
Isso é na teoria pois na pratica não acontece, pelo menos com o meu contador pois eu testei com consumos muito superiores ao produzido e o sinal de inversão de corrente só desapareceu depois de desligar o inversor.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

RJSC Escreveu:A UPS não deixa.
Podes é comprar 2 paineís de menos potência para ligar em série.
Por exemplo 3x de 50w?
Daria 12v a 150w não era?

Estive a confirmar agora e as baterias sao 12x 7.5Ah = 36v 7.5Ah
Neste caso tambem daria pouca autonomia, mas como era para gastar durante o dia ia gastando e carregando ao mesmo tempo, certo?

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Então Crohn !!!!!!!!
Estava à espera que topasses logo o queria com a pergunta, que tipo de inversor 220v/12v estavas a referir-te, para dar-te uma resposta.

Mas pelos visto não!!!!!

Ora se é mais eficiente ter um transformador ligado directamente a carga, ou através de um carregador de bateria!!!!!!!!!!!
Isto nem é pergunta que se faça!!!!!!

Eu não posso retirar da equação as baterias!!!!!!

Senão, não as tinha comprado! simplesmente comprava um transformador 12v e ligava a carga nele.

Pois se tenho as minhas cargas a 12v ligadas às baterias, levando vários dias sem sol!
Pois vou esquecer as baterias e colocar as minhas cargas num transformador de 12v!

Mesmo sabendo que sem gastar, as mesmas vão tendo uma auto descarga continua, podendo comprometer a saúde das mesmas!
Ou colocar um pequeno carregador (tenho um com o consumo de apenas 60Wh) que vai manter as cargas ligadas e o restante vai para as baterias, nem que seja para elas não irem a um nível de tensão crítico, até o sol aparecer e passar para os painéis.

Estava a falar nesta situação prática! E não para dizer que um transformador 12v, vai ter menor eficiência energética, comparativamente à soma das percas (carregador, bateria, carga).

Pois como o meu sistema está, saio sempre a ganhar! Comparativamente ao sistema que tinha anteriormente! Ora vê!

Tenho um carregador ligado à rede que consome 60wh, claro que estou a falar do meu, um pequeno carregador!
Só uma lâmpada que tinha no quarto de cama num dos candeeiros, consumia 60wh, o mesmo que o carregador consome. Sim, porque na verdade haviam duas, logo eram 120wh.

Já viste quantas lâmpadas das minhas 1,8wh a 12V dava para acender com os mesmos 60wh!

Nem é preciso fazer contas!!!!!

Aposto que, desta vez, tenha percebido a minha perspectiva!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Emanuel Couto Escreveu: Mesmo sabendo que sem gastar, as mesmas vão tendo uma auto descarga continua, podendo comprometer a saúde das mesmas!
Já vi várias vezes este tipo de comentário!!!
Podemos cair na asneira de levarem a pensar que as baterias se descarregam de um dia para o outro, e penso que não será esse o objectivo. Ou não deveria!

Em média, uma bateria de chumbo em perfeita saúde terá uma auto-descarga de 10% ao mês, logo poderia ser noite durante quase um ano para a descarregar a ponto de a danificar por completo!

Se falarmos de baterias de lítio, então esse valor desce para entre 1 a 3% de descarga/mês.

Devemos ser o mais objectivos possiveis, e não estar a criar problemas onde não existem!
Tudo por um mundo mais limpo!

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

BondadeSua Escreveu::mrgreen:
Desculpem o offtopic:
Emanuel Couto Escreveu: ...
Tb já fiz um carregador de baterias com uma fonte de pc, atx modificada.

...
Esta questão interessa por demais. As anteriores também, mas esta... ;)
Será que se pode construir um tópico sobre o assunto?
Obrigado por partilharem.
Estou a seguir este "projecto" :oops:

BondadeSua

Boas! Nunca mais disse nada a respeito das informações que me pediu do carregador de pilhas AA que eu contrui? Chegou a contruir um?

A respeito do carregador com fonte de pc.

Bem isto é muito fácil, não precisa de esquemas!

Pegas duas fontes com as mesmas potências, amperagem, ligas em série, as saídas de 12V. 12v mais 12v = 24v, fazes o mesmo com as entradas, sempre em série, Para ligar a fonte! Fio preto com fio verde.

Se quiseres tirar partido de maior amperagem! E foi da maneira que fiz! Ligas 3 fontes em série à saída 5V,o processo é o mesmo, 5x3=15V.

Depois para reduzir a tensão, partes para uma etapa, com um transistor de potência, com dissipador e, na porta do transistor, colocas um potenciometro, para regulares a tensão que percorrerá no mesmo. Isto claro na saída negativa do carregador.

Ou colocas uma resistência, ou alguns diodos em série, até ficar na média 14,5V.

Mas com o transistor é melhor! Pois depois de algumas horas de carga, podes ir reduzindo a tensão, assim tb vai reduzindo para uma carga mais lenta, como as baterias gostam.

Apesar de já ter feito isto à muito tempo, há dias este tema foi abordado em um fórum de eletrónica que participo.

Conheço um tipo que fez um carregador com 6 fontes ATX. 3 em série, mais 3 em paralelo, Para carregar um banco de baterias, mas claro, com muito mais pormenores eletrónicos. Pois ele reconhece automaticamente a carga das baterias, e vai reduzindo a corrente.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Jorge Rocha Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu: Mesmo sabendo que sem gastar, as mesmas vão tendo uma auto descarga continua, podendo comprometer a saúde das mesmas!
Já vi várias vezes este tipo de comentário!!!
Podemos cair na asneira de levarem a pensar que as baterias se descarregam de um dia para o outro, e penso que não será esse o objectivo. Ou não deveria!

Em média, uma bateria de chumbo em perfeita saúde terá uma auto-descarga de 10% ao mês, logo poderia ser noite durante quase um ano para a descarregar a ponto de a danificar por completo!

Se falarmos de baterias de lítio, então esse valor desce para entre 1 a 3% de descarga/mês.

Devemos ser o mais objectivos possiveis, e não estar a criar problemas onde não existem!

Pois !!!!!

Como sabes que a auto descarga de uma bateria de chumbo é de 10% mês?
Por acaso sabes que a auto descarga aumenta com a elevação da temperatura?

Como podes definir um padrão, sem saber a temperaturas que as baterias estão, podendo ser verão, inverno, estarem num país tropical, ou de frio extremo?

A média de 5 a 10% de auto descarga por mês que os fabricantes dizem!

Isto é referente a uma bateria, e não a um banco com várias baterias, ainda por cima com baterias em paralelo, com várias potências.

E ainda há outros  factores como o estado da bateria, temperaturas, correntes de fuga (por exemplo, baterias no cimento tem muita corrente de fuga), humidade, limpeza, isolamento terminais, maus contactos etc!

Pois se vamos recorrer a outra fonte de energia, é porque as baterias já não estão  100% da sua carga e que, na verdade, muito dificilmente elas chegam aos 100%.

E posso dizer que o meu banco de baterias, nunca esteve com a sua carga 100%, e não é para medir com um multimetro! Mas sim com um densimetro, pois ele não engana.

Claro em parte, porque tenho um grande banco de baterias, e não é fácil ir aos 100%, e tenho descargas constantes.

E a tua comparação!
Poderia ser noite durante quase um ano para a descarregar a ponto de a danificar por completo!
É mesmo para rir.

Por acaso tens baterias num sistema de energias alternativas?
Imagem

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Emanuel Couto Escreveu:Então Crohn !!!!!!!!
Estava à espera que topasses logo o queria com a pergunta, que tipo de inversor 220v/12v estavas a referir-te, para dar-te uma resposta.

Mas pelos visto não!!!!!

Ora se é mais eficiente ter um transformador ligado directamente a carga, ou através de um carregador de bateria!!!!!!!!!!!
Isto nem é pergunta que se faça!!!!!!

Eu não posso retirar da equação as baterias!!!!!!

Senão, não as tinha comprado! simplesmente comprava um transformador 12v e ligava a carga nele.

Pois se tenho as minhas cargas a 12v ligadas às baterias, levando vários dias sem sol!
Pois vou esquecer as baterias e colocar as minhas cargas num transformador de 12v!

Mesmo sabendo que sem gastar, as mesmas vão tendo uma auto descarga continua, podendo comprometer a saúde das mesmas!
Ou colocar um pequeno carregador (tenho um com o consumo de apenas 60Wh) que vai manter as cargas ligadas e o restante vai para as baterias, nem que seja para elas não irem a um nível de tensão crítico, até o sol aparecer e passar para os painéis.

Estava a falar nesta situação prática! E não para dizer que um transformador 12v, vai ter menor eficiência energética, comparativamente à soma das percas (carregador, bateria, carga).

Pois como o meu sistema está, saio sempre a ganhar! Comparativamente ao sistema que tinha anteriormente! Ora vê!

Tenho um carregador ligado à rede que consome 60wh, claro que estou a falar do meu, um pequeno carregador!
Só uma lâmpada que tinha no quarto de cama num dos candeeiros, consumia 60wh, o mesmo que o carregador consome. Sim, porque na verdade haviam duas, logo eram 120wh.

Já viste quantas lâmpadas das minhas 1,8wh a 12V dava para acender com os mesmos 60wh!

Nem é preciso fazer contas!!!!!

Aposto que, desta vez, tenha percebido a minha perspectiva!
Eu percebo tua perspectiva. Agora tu estás a confundir eficiência de entre usar uma fonte de alimentação, e usar um banco de baterias para alimentar uma determinada carga, com a eficiência entre usar lampadas de incandescência e lampadas de leds.

Para que não restem duvidas. Para a MESMA CARGA, usar um banco de baterias NUNCA é mais eficiente do que ligar diretamente a carga a uma fonte de alimentação. Isto independentemente se a fonte primária é a rede, solar, hidrica, etc.

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

Bom parece que afinal devo conseguir uma ups 1500kva com cerca de 14Ah pelo menos para começar e poder trabalhar com 24v pois a outra ups era a 36v

Sendo assim já posso comecar a olhar para os paineis e para carregar a ups.
Nao preciso de mais nada correcto? Basta ligar o painel à ups?
Vou tentar duplicar pelo menos a capacidade da ups mas para ja fica assim.

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

ICEM4N Escreveu: Nao preciso de mais nada correcto? Basta ligar o painel à ups?
Precisas do controlador de carga, senão num dia em que o que estiver ligado à UPS avariar e deixar de consumir fritas as baterias.

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

RJSC Escreveu:
ICEM4N Escreveu: Nao preciso de mais nada correcto? Basta ligar o painel à ups?
Precisas do controlador de carga, senão num dia em que o que estiver ligado à UPS avariar e deixar de consumir fritas as baterias.
Mas a UPS nao tem o seu proprio controlador? para deixar de receber carga tal como quando esta ligado à tomada?
Sendo assim que controlador preciso? Que potencia?

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”