Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A???

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por JMLorenzo »

Eu já fui ver esta instalação antes de ele ter mudado os cabos e tentamos varias ligações, desligamos metade dos painéis, ligamos em serie, em paralelo e o sistema dá sempre metade do que devia. Na ligação em serie há saída dos painéis tínhamos 116V e ao ligar o Flex ele mostrava pouco mais de 50V.
Quando cheguei a casa fui dar uma vista de olhos pelo manual e ele tem uma opção em que coloca o Flexmax em grid-tie mode ver foto.
outo.jpg
outo.jpg (69.77 KiB) Visto 6902 vezes
Que é suposto dividir a carga pelas bateria e pelo inversor para venda há rede.
De facto aquele numero 255 debaixo do GT está lá presente quando devia ser 000 e não desaparece mesmo colocando as opções de fabrica.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por visitante1 »

Não é importante esse numero se o controlador estiver Non GT, o meu também está com o valor 255 e funciona corretamente.
Ve o valor PWM no mesmo menu que deve estar acima de 95%, o meu está a 98%
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


djosesan
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta jun 17, 2009 11:31 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por djosesan »

Meu caro colega:
Eu tenho instalados 13 paineis que dão no total 3000w e nestes dias de sol total consigo injectar no meu sistema e com todos os controladores e inversores a funcionarem em pleno, 1800 a 2000w e já considero muito bom; tenho 5 paineis na posição sul/poente e 8 instalados na horizontal; Não acredite nos dados que constam dos paineis porque o que lá está só se verifica em condições muito excepcionais e num período de 12 horas de radiação solar os valores obtidos por cada painel só se aproximam das caracteristicas aí durante meia hora , pouco mais. O sol tem que incidir em linha vertical em relação ao painel.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por visitante1 »

djosesan Escreveu:Meu caro colega:
Eu tenho instalados 13 paineis que dão no total 3000w e nestes dias de sol total consigo injectar no meu sistema e com todos os controladores e inversores a funcionarem em pleno, 1800 a 2000w e já considero muito bom; tenho 5 paineis na posição sul/poente e 8 instalados na horizontal; Não acredite nos dados que constam dos paineis porque o que lá está só se verifica em condições muito excepcionais e num período de 12 horas de radiação solar os valores obtidos por cada painel só se aproximam das caracteristicas aí durante meia hora , pouco mais. O sol tem que incidir em linha vertical em relação ao painel.
Mas...está a falar de quê???
penso que está fora do contexto embora possa ter razão no que fala!!!
neste topico estamos a falar especificamente de um problema num outback...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Jose Salgueiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: domingo ago 18, 2013 8:25 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por Jose Salgueiro »

E resultados?
isso já está a trabalhar corretamente?


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A??

Mensagem por fazpaginas »

Boas Noites

Peço desculpa pela demora na resposta aos feedbacks e agradeço a toda a tenção dispensada pelos menbros que são sem dúvida pessoas expetaculares e que me têm ajudado não só a mim, mas a toda a comunidade que partilha alegremente todas as suas experiências, porque gostamos de fazer e "inventar".

Vou ter em atenção a alguns pormenores em relação à configuração do Outback por aqui dita, porque sei quase de certeza que neste momento e perante o sistema que tenho o problema, penso eu, que será da configração do controlador.

Como referi tenho na ilha duas malas de 120w (240w) com 4 baterias de 100A(400A) a debitar quase o dia todo 14A, consigo ter um frigorifico a funcionar, lampadas qd e até sem querer já puxa uma bomba de 750w :), o que para mim é execelente e em cas com 6 paineis neste momento de 130w (780w), mais um de 100w, mais uma avariado de 130w, que irei retirar amanhã do sistema, só estou a produzir no máximo 30A.

Em relação aos diodos, comprovei logo que recebi que todos eles traziam diodos, por acaso até tenho uns diodos de 50/60/70 A lá por casa e se calhar até irei experimentar uma coisa, ligarei, chantarei amanhã o positivo com o negativo dos paineis e tirarei a respetiva amperagem, se for maior, porque qd retirei esta leitura era, o que farei será colocar então um diodo no positivo antes da entrada para o controlador para ver o que dá, O QUE ACHAM?

Um abraço grande e os meus agradecimentos quer solares, quer pessoais, um bem haja


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A???

Mensagem por fazpaginas »

Bons Dias

PROBLEMAS COM AS BATERIAS DO SISTEMA

Tenho no meu sistema 8 baterias Tudor Exide Enersol 100, a 24v
https://www.google.pt/search?q=tudor+en ... B265%3B265

Devia, eu sei, periodicamente verificar o nível das mesmas, só que descuidei-me e ultrapassei a manutenção em 1 ano.
Fui dar uma vista de olhos e já sabia o que iria encontrar, a maioria com o nível muito abaixo do ideal, mesmo quase sem liquido.
Coloquei água destilada em todas, adicionei um aditivo em gel que vendem no modelo (Sulfato de Magnézio) e colquei então cada uma à carga.
Das 8 baterias, tenho neste somente três em estado razoável, as restantes tenho estado a dar carga lenta, embora todas elas na carga ultrapassem os 13 v, significando, penso eu, que pelos menos não estão em curto circuito, depois baixando após carga para o 10,x Volts
Tinha ligado um dessulfador ao sistema, embora pelo estado que as deixei, penso que não existe nenhum dessulfador que as possa manter em forma.
As baterias são novas, têm cerca de dois anos e gostaria assim de saber a vossa preciosa opinião do que deverei fazer.
Não sei se será boa ideia, como são novas, retirar o liquido todo, lavar com água destilada, colocar sulfato magnésio, limpar novamente e colocar ácido sulfurico a 35% e ver se resulta, daí que gostaria que me indicassem o melhor caminho, pois são uma série de euros que estou a ver desaparecerm, mais o sistema que o tenho parado de momento.

Desde já agradeço a vossa atenção e a preciosa ajuda que é partilhada como sempre neste forum.

Abraço e tudo de bom para todos


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A???

Mensagem por CrOhN »

Como aparentemente não tens curtos, se conseguires reduzir a sulfatação acumulada, pode ser que....

Mas normalmente, chegando a esse estado, dificilmente as recuperas.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A???

Mensagem por Emanuel Couto »

Olá!
Já não o via por aqui há algum tempo.

Referente à sua questão!
(1) ano sem manutenção é muito tempo... :shock:

O ideal seria uma manutenção mensal com verificação da tensão/densidade do eletrólito/nível do eletrólito.

Com o panorama atual... dificilmente vai conseguir as recuperar, mas já tive grandes surpresas.

Com a perda de capacidade, a tensão não vai subir em conformidade com a carga, ou seja, a tensão sobe mas as baterias continuam descarregadas (resistência interna muito alta...)

O que lhe aconselhava, era umas equalizações valentes (sempre a monitorizar a temperatura)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A???

Mensagem por fazpaginas »

Olá

Pois, muita coisa em simultâneo, daí não ter andado por aqui e daí não ter tido também as devidas precauções com as baterias.
Emanuel o que pretendes dizer com umas equalizações valentes? Será colocar a carga lenta por várias vezes?
Todas as células têm atividade, borbulham durante a carga, tenho um aparelho do lidl, que dá para dessulfatar, tenho colocado o artista também em atividade, tenho igualmente dois dessulfadores que também estou a utilizar para ver se existe alguma melhora, 3 estão boas, mas ... 5 vamos ver, é muita bateria, descuido bem caro e estas baterias costumam ser boas para este fim.
Tinha o sistema quase na perfeição, com uma autonomia de louvar, só me fui apercebendo que deveria ter as baterias já a não funcionar bem, à tarde quando o sol desaparecia, sistema ia abaixo, presumi logo que algumas estariam a perder carga com fartura, enfim..
Em relação a tirar o ácido, limpar e colocar novamente ácido a 35%, alguém já teve alguns resultados?
Verifico também que a sulfatação que existe, parece ser de fácil "remoção", pode ser só para acreditar que se fará algum milagre.
Enfim...

Um Abraço

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A???

Mensagem por Emanuel Couto »

fazpaginas Escreveu: Emanuel o que pretendes dizer com umas equalizações valentes? Será colocar a carga lenta por várias vezes?
É exatamente ao contrário!
As baterias são submetidas por um X tempo a uma tensão mais elevada que a tensão de carga normal, numa bateria de (12v) (dependendo da temperatura) que não deverá ser muito superior aos ( 25°C) pode ir aos (15,6v/15,7v).

Eu aconselhava - o a filtrar o eletrólito, para se livrar dos resíduos que devem haver por aí em abundância, nada mais...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A???

Mensagem por fazpaginas »

Olá Emanuel

Será que me podes dar as dicas de como filtar o eletrólito? Tenho quase a certeza que isso iria funcionar, porque as impurezas que vejo nas baterias, não denotam ser impurezas de dificil remoção, penso que além de ter deixado algum tempo as mesmas sem manutenção, elas eram submetidas a boas cargas, pois tenho cá quase tudo a funcionar com os paineis, bomba de piscina, máquina de lavar, .... menos o ar condicionado.

Tenho um carregador Gartler Class 430, que tem um modo de start, penso que este modo envia uma amperagem grande para a bateria, que tempo deveria deixar neste modo?

A maioria das células tem atividade, borbulhando na carga

Obrigado pelo apoio

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A???

Mensagem por Emanuel Couto »

fazpaginas Escreveu:Será que me podes dar as dicas de como filtar o eletrólito?
Eu já filtrei o eletrólito com uma bomba de piscina, e tenho no meu tópico uns post's a falar disso, só que não consigo encontrar esta informação :oops:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A???

Mensagem por fazpaginas »

Se conseguires encontrar essa informação, agradecia, pode ser a salvação :), é pena ter tido tanto trabalho e agora vejo tudo cair por eletrólito abaixo :)
Estou a experimentar com o Carregado, aplicar o Starter, que é o modo de aplicação de maior carga, para ver o resultado, vou experimentar, deixar umas oito horinhas para ver o que dá


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Sistema OFF Grid 1250w - Outback Flexmax 80 --- 30 A???

Mensagem por alexjp4 »

fazpaginas Escreveu:Se conseguires encontrar essa informação, agradecia, pode ser a salvação :), é pena ter tido tanto trabalho e agora vejo tudo cair por eletrólito abaixo :)
Estou a experimentar com o Carregado, aplicar o Starter, que é o modo de aplicação de maior carga, para ver o resultado, vou experimentar, deixar umas oito horinhas para ver o que dá

Então conseguiste salvar as baterias?
Vê no youtube que há vários vídeos que ensinam a recuperar (pelo menos a tentar) baterias, eu tenho uma bateria de 70Amp selada que não recebia carga e estava com 0 Voltes já a lavei (por dentro :D com bicabornato de sódio) e já tem 1,25V pode ser que recupere a vida tambem não custa muito e se der poupasse uns €€€.

Boas Festas

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”