Jorge Rocha Escreveu:jmal, uma coisa é não ser rigorosamente acertado, outra totalmente diferente é estar-se errado. Por essa ordem de ideias não existem cálculos acertados, pois todos terão algum factor em desprezo. Qual é o objectivo?
Não sei Jorge, terás de perguntar a quem os calculou, eu, tal como tu,apresentei valores que entrego ao controlador, nunca aqui nem em lado nenhum falei em potência colocada no alcatrão. Se numa conta de 5 parcelas, 2 são omitidas e 3 delas estão com valores incorretos, é óbvio que a conta dá resultado errado.
Jorge Rocha Escreveu:Eu tenho andado nestes últimos dias com a Predator do ogadiv, com o mesmo motor de o de há 25.000Km atrás que engoliu os 295A(pico). Desta vez, com um pouco mais de cautela, por ter colocado um controlador (provisoriamente) dentro do compartimento por baixo do banco e sem dissipador nenhum, diminui-lhe a potencia ficando com máxima corrente do motor em 29% e máxima corrente das baterias em 26%. Desta forma o motor é super eficiente, mas não é para corridas! Chega aos 90Km/h, mas se apanha uma subida, a velocidade começa a reduzir. A corrente máxima oscila entre os 60 e os 75A.
Ainda ontem fui a casa do RJSC, 20Km sempre no seu máximo, e o motor ficou pouco mais de morno e o controlador menos que isso.
Neste tipo de condução os 20 + 20Km, de ida e volta, foram gastos 2,1KW da rede electrica (que foi quanto carregou já em casa). Neste percurso 50% é feito em auto-estrada (em média a 85Km/h (pelo GPS), e os outros 50% dentro de localidades (com poucos percursos onde se pode ir a mais de 50Km/h). Para quem conhece, é a estrada de Esgueira em direcção a Águeda.
Afinal de contas o motor não aquece quase nada! O que estava mal era a potencia disponibilizada pelo controlador, que era exagerada!
Devagarinho... mas sempre!
Ora nem mais, no meu tipo de condução, o meu motor aquecia um pouco mais, aguentava-se a mão durante uns segundos, e em 40 - 45 kms que é o que faço normalmente, com paragem a meio, não havia subida nenhuma que ela descesse de velocidade, fazia médias reais de 70 kmh, e consumia +- 3.5 kwh nesses kms.
Com essa potência e cuidados não aquece, mas andar com as motas ao colo não faz parte de mim, nem de muitos dos meus clientes, se consomem pouco, não à razão para andarem devagar.