Vectrix - Baterias, software e manutenção
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Vectrix - Baterias, software e manutenção
GP é uma marca de baterias. Das boas. Quando quisermos falar de marcas de imitação, a tua (nesse caso) experiente opinião será valorizada.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Apesar do fabricante anunciar, uma descarga-P de (30) vezes a capacidade nominal de uma bateria, é demais!sugarstorm Escreveu:Das opções que listei, as melhores são sem dúvida as A123 que aguentam até 30C. Uma brutalidade! Também são as mais difíceis de arranjar e das mais caras.
A meu ver é de evitar...

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Vamos voltar ao tópico por favor...
Estamos a falar de Baterias... obrigado
Estamos a falar de Baterias... obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
- Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm
A Vectrix originalmente trabalha a 125v. E isso é um problema pois precisa de 42 células de 3.2v.nunozorrinho Escreveu:Preciso da vossa ajuda para responder a um pedido de preços sobre as várias tipologias de baterias que coloquei no PDF de ontem.
o vendedor perguntou-me o seguinte:
Qual é a voltagem de sistema da mota? (36v, 48v, outro)?
acho que as outras perguntas eu consigo responder.
Não é como as chinesas que com 20 ou 24 células se resolve o problema. Meter 42 é duas vezes mais complicado que meter 20

O volt já disse tudo. I rest my case.O_volt Escreveu: Lamento desapontar-te, mas as GP não são assim tão boas.
Como todas as máquinas, andar no limite é de evitar. Mas as A123 chegam lá! Por alguns segundos. As outras, nem em sonhos.Emanuel Couto Escreveu:Apesar do fabricante anunciar, uma descarga-P de (30) vezes a capacidade nominal de uma bateria, é demais!
A meu ver é de evitar...
Um Ferrari aguenta muito melhor que um Fiat andar com o conta rotações nas 10.000. Mas se lá andares sempre, é normal que corra mal um dia

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quinta nov 14, 2013 10:09 am
Alguém me pode dizer qual é o tamanho (Altura, largura e comprimento) do "depósito" para as baterias da Vectrix, sem qualquer tipo de "adaptação"?
E, já agora, se a voltagem máxima é 125v, certo?
E, ainda não fugindo do assunto, o que é melhor (se é que existe):
A: 40 pcs 3.2v30ah pouch cell~128v30ah.
B: 34 pcs 3.7v30ah pouch cell~125.8v30ah.
Sobre estas posso acrescentar o seguinte:
Continuous discharge current: 2C(100A)
Pulse discharge current: 4C(200A) for 10S
Max continuous charge current: 1C(50A)
Impedence: less than 1mΩ
Cycle life: 2000 times to 80% initial capacity (1C charge/1C discharge@100%DOD)
E, já agora, se a voltagem máxima é 125v, certo?
-
- Membro Silver
Nuno,nunozorrinho Escreveu:Alguém me pode dizer qual é o tamanho (Altura, largura e comprimento) do "depósito" para as baterias da Vectrix, sem qualquer tipo de "adaptação"?
Já aqui tinha dado esta informação anteriormente:
Quanto ao resto:sugarstorm Escreveu: Comprimento 705mm
Largura 230mm
Altura 330mm
Não! A voltagem varia de acordo com o estado de carregamento do pack. Varia entre os 125v (vazio) a 140v (cheio).nunozorrinho Escreveu: E, já agora, se a voltagem máxima é 125v, certo?
125v é a voltagem de funcionamento do motor. De origem. Há por aí uns a trabalhar a mais de 135v!

Quanto às células, são diferentes. As de 3.2v são LiFePo4. As de 3.7v devem ser Li-Ion.
Mas 30Ah é muito pouco. E depois há um erro aí algures. 2C de 30Ah são 60A e não 100A. E 4C são 120A e não 200A.
Não sei com quem andas a falar, mas aconselho-te a não te meteres em aventuras.
Com todo o respeito, aparentemente pelo que vais postando, o teu conhecimento destas tecnologias é escasso (para ser simpático).
Andas com ideias de fazer uma conversão sozinho? Achas que é só ver uns videos na net e fazer igual? É a ideia que fica pelo que vais relatando.
Se queres fazer uma conversão há por aí gente que te pode ajudar, por um preço (Fuel Free Motos, Jorge Rocha, Nuno Santos).
Vais comprar umas células a alguém na net (que não conheces), que não fazes a mínima ideia se servem ou não, se chegam ou não, se tens de desalfandegar, se têm a qualidade prometida (e muito lixo se vende por aí, ATENÇÃO!!!), se cabem na moto?
E depois vais aventurar-te a fazer a conversão? Mesmo que tenhas algum amigo que perceba um pouco mais que tu, estarás a mexer com correntes MORTAIS! Vais mesmo fazer isso?
Já alguma vez viste uma Vectrix por dentro? Sabes abrir uma?
Sabes como se desmonta o pack?
Sabes o que é um BMS?
É para manter os sensores de temperatura?
Vais meter Cycle Analist?
Tens Software?
Tens o cabo PC Can/Bus?
Tens o Firmware ajustado para a tua nova bateria?
Tens ligações para as células?
E mesmo que consigas (por um milagre, digo eu) fazer tudo isto, metes 30Ah numa Vectrix que chega a puxar 210A e esperas que ela dure?
Além disto tudo, há algo que me cheira muito mal nisto. Li-Ion com 2000 ciclos até 80%?
Jorge Rocha, jmal? Não há algo errado em tudo isto?
-

- Desculpa por me estar a repetir sobre as dimensões, não gosto de me repetir e de fazer com que os outros se repitam.
- Não tenhas a mais pequena das duvidas de que estás a ser "simpático". O meu grau de conhecimento relativo a este tema está muito próximo do zero.
- Exatamente por causa deste "enorme" conhecimento que tenho deste tema (mesmo de conceitos básicos), JAMAIS me meteria numa aventura de fazer esta conversão sozinho.
- Não percebendo nada de eletrónica, eletricidade ou VE, há uma coisa de que percebo, e é que me consigo mexer muito bem pelos meandros da internet e dos inumeros portais de compras que existem por aí (neste tema acredita que bato muita gente aos pontos).
Obviamente que juntando ambas as coisas, o resultado final é zero, pois qualquer coisa multiplicada por zero (neste caso os meus (muito) parcos conhecimentos) dará sempre zero.
Infelizmente não tenho a mais pequena possibilidade de me meter numa conversão (não é só sobre isto que ando a procurar, mas lá chegarei) com os preços que tu próprio tinhas indicado para células Leaf (<2000€ só baterias), e por isso queria ver se encontrava alguma cosa mais "barata". Obviamente que esta procura nunca seria feita sem uma consulta quer aqui no fórum, quer via Nuno Santos, que já conhece a minha Vx e até me tem ajudado a esclarecer algumas coisas (ainda que eu o tente chatear o menos possível).
Voltando ao tema das baterias, os dados que dei e que indicaste como estado errados, poderão ter sido por culpa minha, pois os dados adicionais que dei eram relativos a um pedido de informação que tinha feito para baterias de 50Ah.
So para esclarecer (e para verificares se assim já fará mais sentido), transcrevo a informação completa:
Type: LiFePO4
Nominal voltage/capacity: 3.2v/50ah
Dimension: 10(T)*310(W)*230(H)mm or flexible
Weight: Approx 1.25kg
Já faz mais sentido assim? (espero que sim). Assim que tenha os dados exatos sobre as outras duas baterias informo aqui.
Nunca irei comprar baterias sem ter a certeza do que estou a comprar. Pelo menos não de forma inconsciente como julgo que assumiste que iria fazer.
Sobre os outros temas/indicadores/funcionalidades que referiste, praticamente que não conheço nenhum. Se me disserem que tenho de substituir/incluir tudo isso e que só estes componentes me vão ficar em mais de 1000€ (ou qualquer valor próximo disto), então fico mas é quieto.
Uma coisa é certa: A minha Vx é de 2008. Desconheço o que o seu anterior dono lhe fez durante 5 anos. Apenas sei que ela me chegou às mãos no final de 2013 com pouco mais de 7000km em cima.
E nesta altura sinto que estou perante uma de duas situações, dado que não há milagres: ou continuo como estou, fazendo cerca de 30-35km por trajeto sem ter de me preocupar se tenho carga ou não, ou penso em substituir as baterias que tenho, pois 7 anos em cima de umas baterias (com utilização bem mais exaustiva no ultimo ano e meio (18000km) do que nos 5 anos anteriores juntos) pesam.
Em dezembro, quando deixei a mota com o Nuno Santos, ele analisou todas as células e para além de ter substituido algumas (6) indicou-me que pelo menos umas 30 já não estavam nas melhores condições. Uma solução "económica" será sempre optar pela substituição isolada das células danificadas. E é uma solução que tenho sempre presente. Mas mais cedo ou mais tarde (penso eu, e estou unicamente a considerar a vida útil declarada das baterias) o pack terá de ser todo substituido, aos bocados ou totalmente.
E se em vez de estar a considerar esta substituição parcial que só vai adiando o problema (e por favor corrijam-me se estiver errado), puder encontrar uma solução mais em conta do que o que se tem visto por vários lados e que inclusivamente possa ser util para esta comunidade, então por que não meter mãos à obra?
Bem, tenho expostos os meus motivos e motivações, espero que tenham tido paciência para ler tudo isto.
Voltando ao tema das baterias, e de outras duvidas que me surgiram ao ler a tua resposta (sugarstorm), pergunto:
- As vx originais tinham 102 celulas de 1,2v e 30Ah, ligadas em série, correto? Isto quer dizer que a potencia total destas baterias é de 122,4v e 30Ah. Porque é que dizes que não duram por terem 30Ah? ou então o que penso que me estarás a dizer é que as Vx iniciais estavam "destinadas" a dar problemas de bateria mais cedo ou mais tarde, é isso?
-Apresentaram-me um valor para um BMS (de baterias de 66Ah) de 150Usd. isto é um valor "aceitável"? Vale a pena investigar mais alguma coisa em relação às especificações deste BMS?
- Se 30Ah é pouco para uma conversão para litio (sejam Lifepo4, li.ion, A123...), qual será, na vossa opinião, a amperagem mínima necessária? E que implicações tem?
Desculpem todo este testamento... Agradeço ao sugarstorm o "puxão de orelhas" que me deu, mas espero agora que já faça mais sentido o que tenho perguntado.
Obrigado mais uma vez a todos.
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Minha opinião...
Para quem tem VX1 com Níquel, e não queira gastar muito dinheiro, a solução é ir substituindo alguma das células que estejam menos boas (por umas melhores).
Para quem tem uma VX1 com Lítio, então nunca pense em colocar menos de 40Ah com células novas, que possam disponibilizar 3C de forma continua, para que numa utilização moderada, com consumos de 1C ou 40A, possa ver o seu novo pack a durar mais de 50.000Km.
Os 40A de descarga dará para andar com velocidades próximas dos 70Km/h em terras planas e sem vento contra, com autonomia ente 80 e 100Km.
Para quem quer andar a velocidade superiores, terá de ser mais generoso com as baterias que lhe escolha.
Para quem tem VX1 com Níquel, e não queira gastar muito dinheiro, a solução é ir substituindo alguma das células que estejam menos boas (por umas melhores).

Para quem tem uma VX1 com Lítio, então nunca pense em colocar menos de 40Ah com células novas, que possam disponibilizar 3C de forma continua, para que numa utilização moderada, com consumos de 1C ou 40A, possa ver o seu novo pack a durar mais de 50.000Km.
Os 40A de descarga dará para andar com velocidades próximas dos 70Km/h em terras planas e sem vento contra, com autonomia ente 80 e 100Km.
Para quem quer andar a velocidade superiores, terá de ser mais generoso com as baterias que lhe escolha.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Jorge Rocha Escreveu:Minha opinião...
Bom dia Jorge,
obrigado igualmente pela contribuição.
Podes dar-me algumas sugestões de celulas melhores? Quais as características?
-
- Membro Gold
- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
6 células mudadas e 30 já estão a caminhar para lá...entretanto as 30 passam a 40 se não mais...compensa ter um VE nessas condições? Financeira e ambientalmente?
-
- Membro Silver
Marca existe?nunozorrinho Escreveu: ...transcrevo a informação completa:
Type: LiFePO4
Nominal voltage/capacity: 3.2v/50ah
Dimension: 10(T)*310(W)*230(H)mm or flexible
Weight: Approx 1.25kg
Já faz mais sentido assim? (espero que sim). Assim que tenha os dados exatos sobre as outras duas baterias informo aqui.
Fotos?
Datasheet?
Site? (podes dizer por MP se não quiseres revelar publicamente)
50Ah a pesar 1.25kg para mim é muito estranho. Daí querer ver quais são. O peso médio de uma 40Ah é de 1.5kg. As de 60 normalmente andam pelos 2kgs. Uma de 50Ah deveria pesar +/- 1.75kgs.
Eu não assumi. Mas tinha esse receio. Já sei de tantos casos fantásticos que davam um livro.nunozorrinho Escreveu: Nunca irei comprar baterias sem ter a certeza do que estou a comprar. Pelo menos não de forma inconsciente como julgo que assumiste que iria fazer.
Pensar fazer uma conversão para lítio por menos de 2.500€ é fantasia. E isto seria com as piores células para as necessidades da Vectrix, as de 40Ah CALB/Sinopoly/Winston, e com ligadores feitos por ti, e todo o trabalho feito por ti.nunozorrinho Escreveu:Sobre os outros temas/indicadores/funcionalidades que referiste, praticamente que não conheço nenhum. Se me disserem que tenho de substituir/incluir tudo isso e que só estes componentes me vão ficar em mais de 1000€ (ou qualquer valor próximo disto), então fico mas é quieto.
Pagar a alguém para fazer vai encarecer a coisa. Duvido que seja possível fazer por menos de 3.000€. Minino dos mínimos e com células fracas como já referi.
Se te derem orçamentos abaixo de isto, desconfia das células!
A minha fez 74.000 kms a Nimh. O último pack fez 52.000kms. Mas já tinha um firmware do jmal.nunozorrinho Escreveu:Uma coisa é certa: A minha Vx é de 2008. Desconheço o que o seu anterior dono lhe fez durante 5 anos. Apenas sei que ela me chegou às mãos no final de 2013 com pouco mais de 7000km em cima.
E nesta altura sinto que estou perante uma de duas situações, dado que não há milagres: ou continuo como estou, fazendo cerca de 30-35km por trajeto sem ter de me preocupar se tenho carga ou não, ou penso em substituir as baterias que tenho, pois 7 anos em cima de umas baterias (com utilização bem mais exaustiva no ultimo ano e meio (18000km) do que nos 5 anos anteriores juntos) pesam.
Em dezembro, quando deixei a mota com o Nuno Santos, ele analisou todas as células e para além de ter substituido algumas (6) indicou-me que pelo menos umas 30 já não estavam nas melhores condições. Uma solução "económica" será sempre optar pela substituição isolada das células danificadas. E é uma solução que tenho sempre presente. Mas mais cedo ou mais tarde (penso eu, e estou unicamente a considerar a vida útil declarada das baterias) o pack terá de ser todo substituido, aos bocados ou totalmente.
As tuas células têm problemas porque o teu firmware deve ser o original que estraga o pack! A equalização a 3A dá cabo de tudo. E quando uma célula falha, as outras ficam ainda a sofrer mais de sobrevoltagem.
E a gestão térmica também não é a melhor.
Logo ou mudas o firmware ou continuarás a ter problemas. Tens a hipótese de meter um do The Laird (Forum Visforvoltage) ou contactar a Fuel Free Motos/Nuno Santos.
Repito. Não há soluções lítio low cost. Ou pagas e tens qualidade, ou vais pelo barato que normalmente sai muito caro.nunozorrinho Escreveu:E se em vez de estar a considerar esta substituição parcial que só vai adiando o problema (e por favor corrijam-me se estiver errado), puder encontrar uma solução mais em conta do que o que se tem visto por vários lados e que inclusivamente possa ser util para esta comunidade, então por que não meter mãos à obra?
As células Nimh originais aguentam pelas especificações 60A contínuos e 90A de pico. É claro que muito poucos packs sobrevivem muito tempo. Como já referi o meu 3º pack fez 52.000kms e deve ter sido dos que mais kms fizeram no mundo. Em Itália houve um que terá feito 60.000kms. Por aqui o Klintzer já vai nos 35.000kms com o seu pack original. Mas isto são excepções. A norma é "morrerem" ao fim de 10.000 a 20.000kms.nunozorrinho Escreveu:Voltando ao tema das baterias, e de outras duvidas que me surgiram ao ler a tua resposta (sugarstorm), pergunto:
- As vx originais tinham 102 celulas de 1,2v e 30Ah, ligadas em série, correto? Isto quer dizer que a potencia total destas baterias é de 122,4v e 30Ah. Porque é que dizes que não duram por terem 30Ah? ou então o que penso que me estarás a dizer é que as Vx iniciais estavam "destinadas" a dar problemas de bateria mais cedo ou mais tarde, é isso?
Tens em Portugal EXCELENTES BMS. Porque é que vais comprar coisas descohecidas ao estrangeiro que depois são "falsos" BMS? Ou seja fazem parte mas não fazem tudo. Ou fazem da pior forma. Podes contactar o user MVS ou a FuelFreeMotos que ambos têm BMS de qualidade e NACIONAIS! Mais caros? Sim. Mas de qualidade!!!nunozorrinho Escreveu:-Apresentaram-me um valor para um BMS (de baterias de 66Ah) de 150Usd. isto é um valor "aceitável"? Vale a pena investigar mais alguma coisa em relação às especificações deste BMS?
O Jorge Rocha já te respondeu e eu também. Mínimo dos mínimos 40Ah. Menos que isso e não tens garantia que o pack tenha longevidade pois vai andar sempre no redline.nunozorrinho Escreveu: Se 30Ah é pouco para uma conversão para litio (sejam Lifepo4, li.ion, A123...), qual será, na vossa opinião, a amperagem mínima necessária? E que implicações tem?
Se possível 60Ah ou mais!
Não tens de agradecer. Estamos cá para isso.nunozorrinho Escreveu: Desculpem todo este testamento... Agradeço ao sugarstorm o "puxão de orelhas" que me deu, mas espero agora que já faça mais sentido o que tenho perguntado.
Obrigado mais uma vez a todos.
Agora contacta os profissionais e vê o que te dizem.
P.S. Se o teu pack aguentar, continua a fazer kms. Muitos. Quantos mais fizeres, mais poupas para a conversão, um dia.
-
Diria que isto terá a ver sobretudo com questões de vida útil das baterias, não? Relembro que a mota é de 2008 e nunca tinha tido qualquer intervenção nas baterias (bem, pelo menos deduzo que não, porque a recebi com 7000km).RuFuS Escreveu:6 células mudadas e 30 já estão a caminhar para lá...compensa ter um VE nessas condições? Financeira e ambientalmente?
Financeiramente, acredito que optando por ir trocando célula a célula, que neste ano e meio em que tenho andado com a mota me tem compensado muito. A alternativa mais barata para vir trabalhar para lisboa seria transportes públicos. O passe são perto de 80€ (por esta altura seriam +-1500€). A acrescer aos (muitos) dias de greve em que teria de trazer carro e pagar estacionamento (minimo 9€/dia onde estou)... E sem contar com o tempo que pouco nas deslocações. Entre a Av. Liberdade e S. Domingos de Rana por vezes chego a demorar entre 16 e 20 minutos para chegar a casa. De transportes seria no mínimo 1 hora (e sendo otimista).
Ecologicamente, não sei... penso que estando a utilizar as baterias até perto do final da sua vida útil que até esteja a fazer uma boa utilização delas, ou estou a pensar mal?
E como estava a escrever esta mensagem quando o sugarstorm respondeu, aproveito para também perguntar mais uma coisa, relacionada com o teu P.S.
O meu pack de baterias está, neste momento, a fazer proximo de 30km (talvez um pouco mais, mas não muito). Por trajeto preciso de 20-22km, o que me obriga a carregar a mota quando chego a lisboa e quando saio de casa. Normalmente no final de cada um dos trajetos o indicador de bateria está uma ou duas barras acima de metade. Infelizmente isto não quer dizer nada, porque assim que fica (salvo erro) uma barra abaixo de metade só consigo fazer mais 1 ou 2 km. O que é que achas da "saúde" deste pack? ainda está para as curvas? ou já nem por isso?
sobre as marcas/sites/relatórios, eu sou da opinião de que este forum é para partilhar. as coisas boas e as coisas más. No entanto, o que não quero fazer é partilhar algo, que não sei se é bom ou não, por isso, e pelo menos para já, envio por mp para quem quiser dados que recebi de vários potenciais fornecedores que contactei.
-
- Membro Gold
- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
A vida de util delas é de 80.000km (perda de 10% de capacidade)...já os fizeste? Julgo que não e ainda te falta muito para lá chegar...
Fica aqui uma dica:
5 é mais barato que 2+2+2.
Talvez a ideia de poupar não tivesse sido a melhor e o resultado não é o pretendido por quem aqui anda e defende o ambiente e soluções economicamente viáveis:
- teres investido inicialmente mais mas com garantia, assistência e serviço pós-venda não tinha sido má ideia > investias mais inicialmente mas apenas uma só vez e passado este tempo de utilização não estavas com preocupações. Quer-me parecer que estás a ir pelo mesmo erro e não aprendeste a lição...
Costumo dizer: se não há capacidade financeira para investir num VE, compre um veículo a gasolina. Pelo menos assim não se ilude a si nem ilude os outros...
Espero que compreendas o que tentei transmitir...
Fica aqui uma dica:
5 é mais barato que 2+2+2.
Talvez a ideia de poupar não tivesse sido a melhor e o resultado não é o pretendido por quem aqui anda e defende o ambiente e soluções economicamente viáveis:
- teres investido inicialmente mais mas com garantia, assistência e serviço pós-venda não tinha sido má ideia > investias mais inicialmente mas apenas uma só vez e passado este tempo de utilização não estavas com preocupações. Quer-me parecer que estás a ir pelo mesmo erro e não aprendeste a lição...
Costumo dizer: se não há capacidade financeira para investir num VE, compre um veículo a gasolina. Pelo menos assim não se ilude a si nem ilude os outros...
Espero que compreendas o que tentei transmitir...

-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Qual é o preço dessas celulas de 50 ah ?
Bms de 66 ah ??? que lhe interessa o bms, depois não tem como o ligar na vectrix.
Bms de 66 ah ??? que lhe interessa o bms, depois não tem como o ligar na vectrix.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Sem nenhuma negociação associada o preço base que me fizeram foi de 57,5USD. O que te parece?jmal Escreveu:Qual é o preço dessas celulas de 50 ah ?
(este mesmo fornecedor também me deu um orçamento para cilindricas. Se quiseres também posso dar os dados destas).
Estes dados vêm dos mesmos fornecedores das Vortex da Gingabike. Também me indicaram (não sei se é importante para o tema ou não) que o BMS só daria para cerca de 28 células no máximo. ou seja, teria de se ter dois para o pack completo.Bms de 66 ah ??? que lhe interessa o bms, depois não tem como o ligar na vectrix.
-
- Membro Platinium
nunozorrinho Escreveu:Sem nenhuma negociação associada o preço base que me fizeram foi de 57,5USD. O que te parece?jmal Escreveu:Qual é o preço dessas celulas de 50 ah ?
(este mesmo fornecedor também me deu um orçamento para cilindricas. Se quiseres também posso dar os dados destas).
Estes dados vêm dos mesmos fornecedores das Vortex da Gingabike. Também me indicaram (não sei se é importante para o tema ou não) que o BMS só daria para cerca de 28 células no máximo. ou seja, teria de se ter dois para o pack completo.Bms de 66 ah ??? que lhe interessa o bms, depois não tem como o ligar na vectrix.
57.5 usd até parece barato, mas depois de convertido para euros dá outros valores, pelas minhas contas 40 células com alguma sorte nunca ficam em menos de 3600 euros metidas cá, por baterias de 2C que pouco se conhece, a juntar isso mais ligações que nessas células dão um bocado de trabalho por não terem terminais com rosca, juntando ainda 2 bms que pouco ou nada podem fazer porque não se ligam ao sistema da mota, como o carregador vai parar ou abrandar a carga ? como o controlador vai cortar a potência quando não há mais energia na bateria ?
Cumps Inovadores
-
à taxa atual seriam cerca de 52,6€ (pouca diferença, infelizmente, dado que estamos praticamente em paridade com o Dolar).57.5 usd até parece barato, mas depois de convertido para euros dá outros valores, pelas minhas contas 40 células com alguma sorte nunca ficam em menos de 3600 euros metidas cá, por baterias de 2C que pouco se conhece, a juntar isso mais ligações que nessas células dão um bocado de trabalho por não terem terminais com rosca, juntando ainda 2 bms que pouco ou nada podem fazer porque não se ligam ao sistema da mota, como o carregador vai parar ou abrandar a carga ? como o controlador vai cortar a potência quando não há mais energia na bateria ?
Suponho que quando referes os 3600€ que estejas a falar de todo o processo de montagem é isso? Isto é um preço aceitável, ou está na média do que se consegue com encomendas de baterias de cá
Há muitas dúvidas que estás a colocar, e que me parecem extremamente pertinentes. Se quiseres que esclareça posso sugerir uma de duas hipóteses: ou te posso dar o contacto direto do fornecedor (email) ou podes-me dar a informação que julgas importante perguntar e eu trato de o fazer.
-
- Membro Platinium
Nuno, penso que estas a falar de baterias que têm origem na china, não pagas apenas o que mostra conversão no xe.com, além dos custos de conversão, tens de pagar o transporte, e chegando cá tens de pagar taxas aduaneiras, iva e honorários do despachante.nunozorrinho Escreveu:à taxa atual seriam cerca de 52,6€ (pouca diferença, infelizmente, dado que estamos praticamente em paridade com o Dolar).57.5 usd até parece barato, mas depois de convertido para euros dá outros valores, pelas minhas contas 40 células com alguma sorte nunca ficam em menos de 3600 euros metidas cá, por baterias de 2C que pouco se conhece, a juntar isso mais ligações que nessas células dão um bocado de trabalho por não terem terminais com rosca, juntando ainda 2 bms que pouco ou nada podem fazer porque não se ligam ao sistema da mota, como o carregador vai parar ou abrandar a carga ? como o controlador vai cortar a potência quando não há mais energia na bateria ?
Suponho que quando referes os 3600€ que estejas a falar de todo o processo de montagem é isso? Isto é um preço aceitável, ou está na média do que se consegue com encomendas de baterias de cá
Há muitas dúvidas que estás a colocar, e que me parecem extremamente pertinentes. Se quiseres que esclareça posso sugerir uma de duas hipóteses: ou te posso dar o contacto direto do fornecedor (email) ou podes-me dar a informação que julgas importante perguntar e eu trato de o fazer.
Não sei que preços te referes cá, claro que as pessoas cá vão te cobrar para montar o sistema, e fica mais caro, e além disso são obrigadas a dar-te uma garantia, na china não há garantias...
Podes enviar por pm, eu também conheço algumas, os preços que falei foi só das baterias, nem sequer adicionei os bms.
Cumps Inovadores
-
- Moderador
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Bom eu costumo reger-me por um lema muito simples e verdadeiro... "Quem não tem € não tem vícios" ou seja, ou tens € para uma conversão e ficas com uma mota "nova", ou vais mesmo por essa opção, ir trocando as células que vão "ficando pelo caminho", que é o que tenho feito e não me arrependo, e olha que não sou o único (e há ppl a fazer muitos km depois de substituir algumas) a fazê-lo e assim vais amortizando o investimento inicial até melhores "t€mpos"nunozorrinho Escreveu: Em dezembro, quando deixei a mota com o Nuno Santos, ele analisou todas as células e para além de ter substituido algumas (6) indicou-me que pelo menos umas 30 já não estavam nas melhores condições. Uma solução "económica" será sempre optar pela substituição isolada das células danificadas. E é uma solução que tenho sempre presente. Mas mais cedo ou mais tarde (penso eu, e estou unicamente a considerar a vida útil declarada das baterias) o pack terá de ser todo substituido, aos bocados ou totalmente.

Se era melhor uma conversão?!? Sim era.... mas......

P.s. - isto é só a minha opinião claro, que como se diz é como a ..... cada um tem a sua e todas são válidas

Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
Mumia Escreveu: Bom eu costumo reger-me por um lema muito simples e verdadeiro... "Quem não tem € não tem vícios" ou seja, ou tens € para uma conversão e ficas com uma mota "nova", ou vais mesmo por essa opção, ir trocando as células que vão "ficando pelo caminho", que é o que tenho feito e não me arrependo, e olha que não sou o único (e há ppl a fazer muitos km depois de substituir algumas) a fazê-lo e assim vais amortizando o investimento inicial até melhores "t€mpos"
Se era melhor uma conversão?!? Sim era.... mas......
P.s. - isto é só a minha opinião claro, que como se diz é como a ..... cada um tem a sua e todas são válidas
Já está decidido! É mesmo o que vou fazer. A utilização que dou à mota não justifica outra solução que não a substituição das células.
obrigado.