Vectrix - Baterias, software e manutenção
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 64
- Registado: quinta nov 14, 2013 10:09 am
- Localização: S. Domingos de Rana
Vectrix - Baterias, software e manutenção
Caros,
gostava de saber potenciais alternativas relativamente a uma futura substituição de baterias na minha vectrix Vx-1
Trouxe-a (na verdade trouxeram) de Espanha no final do ano passado.
Dados: VX-1 Branca, com cerca de 7000km, de Julho de 2008 (quem a viu com maior atenção foi o Volt, num dos dias de encontros na marina de oeiras, quando se distribuiram as fichas Menekkes).
Na verdade, não cheguei a ver a mota antes de comprar, pois depositei a minha confiança em dois amigos que moram em Madrid e que se deram ao trabalho de procurar a mota por mim (na verdade, cobraram simbolicamente pelo serviço, mas também é preciso dizer que o que conseguiram negociar mais do que compensou o valor que lhes paguei).
A mota, fazendo diariamente (5 dias/semana) cerca de 46km, dos quais mais de 23km são em Autoestrada (e sempre que possível o mais rápido que posso), tem-se aguentado bastante bem, nunca me tendo deixado "apeado" até agora.
Na verdade, até há bem pouco tempo, depois de uma viagem destas, ainda chegava a casa com 4-6 traços de bateria, o que, para mim, é muito bom. Nem peço mais.
Tenho alguma sorte de, perto do meu local de trabalho, chegar a ter até 4 Mobi.e a uma distancia saudável (aproveito para dizer que testei num destes postos a minha ficha Menekkes e funcionou na perfeição!), pelo que sei que por isso ainda conseguirei usar estas baterias durante mais algum tempo.
Gostava, no entanto, de pedir a vossa opinião/ajuda para os seguintes temas:
- na altura em que o Volt deu uma vista de olhos pela minha vectrix, disse-me logo à partida que o software da mota era o de origem, e que talvez fosse "fácil" uma atualização, pelo menos para uma versão oficial da Vectrix (infelizmente não tenho disponibilidade (€€€) para o update do jmal, que já sei que será muito provavelmente a melhor versão que existe para a vectrix). Sei que o cabo para ligar a mota ao computador é "especial". Podem confirmar se porventura é algo igual à imagem abaixo? - Baterias: do que tenho vindo a ler, assim que as minhas baterias comecem a não dar para as encomendas, estou a olhar para uma despesa "valente". Assim, e dado que não consigo encontrar nenhuma thread neste fórum (se existe, então é falta de jeito para procurar) que fale especificamente sobre alternativas de materias para Vectrix, gostava que me indicassem que alternativas existem, assim como potenciais preços (quer de Nimh ou mesmo de conversão para litio). Sobre encomendas, mesmo que da China, já tenho alguma experiência no assunto, por isso não me assusta ter de o fazer.
- Manutenção: tenho uma "vida" que não me permite grandes voltas. tenho dois filhos bastante pequenos e ajuda muito reduzida no que diz respeito a avós. Por isso, tenho de me conseguir desenrascar com o que tenho perto de mim (S. Domingos de Rana) ou do meu local de trabalho (Av. Liverdade, Lisboa). Quais devem ser as minhas principais preocupações, tendo em consideração que pouco ou nada percebo de motas. Já tenho lido que para elétricas, as preocupações são maioritariamente 3: pneus, suspensões e travões... Mas e o resto? Nestas zonas (sem possibilidade de grandes "desvios", onde é que me posso dirigir para que me possam fazer uma manutenção/verificação/revisão da mota?
Peço desculpa pelo texto, mas tive tempo para conseguir escrever tudo desta vez...
Obrigado antecipado a todos os que me puderem ajudar.
gostava de saber potenciais alternativas relativamente a uma futura substituição de baterias na minha vectrix Vx-1
Trouxe-a (na verdade trouxeram) de Espanha no final do ano passado.
Dados: VX-1 Branca, com cerca de 7000km, de Julho de 2008 (quem a viu com maior atenção foi o Volt, num dos dias de encontros na marina de oeiras, quando se distribuiram as fichas Menekkes).
Na verdade, não cheguei a ver a mota antes de comprar, pois depositei a minha confiança em dois amigos que moram em Madrid e que se deram ao trabalho de procurar a mota por mim (na verdade, cobraram simbolicamente pelo serviço, mas também é preciso dizer que o que conseguiram negociar mais do que compensou o valor que lhes paguei).
A mota, fazendo diariamente (5 dias/semana) cerca de 46km, dos quais mais de 23km são em Autoestrada (e sempre que possível o mais rápido que posso), tem-se aguentado bastante bem, nunca me tendo deixado "apeado" até agora.
Na verdade, até há bem pouco tempo, depois de uma viagem destas, ainda chegava a casa com 4-6 traços de bateria, o que, para mim, é muito bom. Nem peço mais.
Tenho alguma sorte de, perto do meu local de trabalho, chegar a ter até 4 Mobi.e a uma distancia saudável (aproveito para dizer que testei num destes postos a minha ficha Menekkes e funcionou na perfeição!), pelo que sei que por isso ainda conseguirei usar estas baterias durante mais algum tempo.
Gostava, no entanto, de pedir a vossa opinião/ajuda para os seguintes temas:
- na altura em que o Volt deu uma vista de olhos pela minha vectrix, disse-me logo à partida que o software da mota era o de origem, e que talvez fosse "fácil" uma atualização, pelo menos para uma versão oficial da Vectrix (infelizmente não tenho disponibilidade (€€€) para o update do jmal, que já sei que será muito provavelmente a melhor versão que existe para a vectrix). Sei que o cabo para ligar a mota ao computador é "especial". Podem confirmar se porventura é algo igual à imagem abaixo? - Baterias: do que tenho vindo a ler, assim que as minhas baterias comecem a não dar para as encomendas, estou a olhar para uma despesa "valente". Assim, e dado que não consigo encontrar nenhuma thread neste fórum (se existe, então é falta de jeito para procurar) que fale especificamente sobre alternativas de materias para Vectrix, gostava que me indicassem que alternativas existem, assim como potenciais preços (quer de Nimh ou mesmo de conversão para litio). Sobre encomendas, mesmo que da China, já tenho alguma experiência no assunto, por isso não me assusta ter de o fazer.
- Manutenção: tenho uma "vida" que não me permite grandes voltas. tenho dois filhos bastante pequenos e ajuda muito reduzida no que diz respeito a avós. Por isso, tenho de me conseguir desenrascar com o que tenho perto de mim (S. Domingos de Rana) ou do meu local de trabalho (Av. Liverdade, Lisboa). Quais devem ser as minhas principais preocupações, tendo em consideração que pouco ou nada percebo de motas. Já tenho lido que para elétricas, as preocupações são maioritariamente 3: pneus, suspensões e travões... Mas e o resto? Nestas zonas (sem possibilidade de grandes "desvios", onde é que me posso dirigir para que me possam fazer uma manutenção/verificação/revisão da mota?
Peço desculpa pelo texto, mas tive tempo para conseguir escrever tudo desta vez...
Obrigado antecipado a todos os que me puderem ajudar.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1241
- Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Re: Vectrix - Baterias, software e manutenção
O cabo não é esse!nunozorrinho Escreveu: Sei que o cabo para ligar a mota ao computador é "especial". Podem confirmar se porventura é algo igual à imagem abaixo?
Precisas de um cabo da PEAK Systems do tipo PCAN-USB: http://www.peak-system.com/PCAN-USB.199.0.html?&L=1
(se houver outras alternativas, por favor indiquem)
A Vectrix do serges foi convertida com células A123, que julgo ter lido algures por aqui que já foram descontinuadas.nunozorrinho Escreveu: - Baterias: do que tenho vindo a ler, assim que as minhas baterias comecem a não dar para as encomendas, estou a olhar para uma despesa "valente". Assim, e dado que não consigo encontrar nenhuma thread neste fórum (se existe, então é falta de jeito para procurar) que fale especificamente sobre alternativas de materias para Vectrix, gostava que me indicassem que alternativas existem, assim como potenciais preços (quer de Nimh ou mesmo de conversão para litio). Sobre encomendas, mesmo que da China, já tenho alguma experiência no assunto, por isso não me assusta ter de o fazer.
As outras alternativas são as mesmas usadas pelas scooters chinesas... pelo menos assim que tenho entendido sempre que se fala nas células que poderiam ser colocadas no espaço original da Vectrix...

Tenho conhecimento de 3 sítios onde fazer manutenção específica de Vectrix (a ordem é irrelevante):nunozorrinho Escreveu: - Manutenção: tenho uma "vida" que não me permite grandes voltas. tenho dois filhos bastante pequenos e ajuda muito reduzida no que diz respeito a avós. Por isso, tenho de me conseguir desenrascar com o que tenho perto de mim (S. Domingos de Rana) ou do meu local de trabalho (Av. Liverdade, Lisboa). Quais devem ser as minhas principais preocupações, tendo em consideração que pouco ou nada percebo de motas. Já tenho lido que para elétricas, as preocupações são maioritariamente 3: pneus, suspensões e travões... Mas e o resto? Nestas zonas (sem possibilidade de grandes "desvios", onde é que me posso dirigir para que me possam fazer uma manutenção/verificação/revisão da mota?
- MASAC;
- FuelFree Motos (jmal & RuFus);
- Nuno Santos (Camarate);
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 64
- Registado: quinta nov 14, 2013 10:09 am
- Localização: S. Domingos de Rana
Re: Vectrix - Baterias, software e manutenção
Vou ficar à espera que alguém indique alternativas. Não me parece que exista apenas uma única empresa em todo o mundo a fabricar este cabo (mas nunca se sabe!!!)zeuz Escreveu:O cabo não é esse!nunozorrinho Escreveu: Sei que o cabo para ligar a mota ao computador é "especial". Podem confirmar se porventura é algo igual à imagem abaixo?
Precisas de um cabo da PEAK Systems do tipo PCAN-USB: http://www.peak-system.com/PCAN-USB.199.0.html?&L=1
(se houver outras alternativas, por favor indiquem)
nunozorrinho Escreveu: - Baterias: do que tenho vindo a ler, assim que as minhas baterias comecem a não dar para as encomendas, estou a olhar para uma despesa "valente". Assim, e dado que não consigo encontrar nenhuma thread neste fórum (se existe, então é falta de jeito para procurar) que fale especificamente sobre alternativas de materias para Vectrix, gostava que me indicassem que alternativas existem, assim como potenciais preços (quer de Nimh ou mesmo de conversão para litio). Sobre encomendas, mesmo que da China, já tenho alguma experiência no assunto, por isso não me assusta ter de o fazer.
Esta conversão consiste em quê, exatamente? Não que esteja a pensar fazê-la eu próprio, até porque os meus conhecimetos nesta área estão próximos do zero, mas gostava de entender os procedimentos. Estas células A123 são de lítio?zeuz Escreveu:A Vectrix do serges foi convertida com células A123, que julgo ter lido algures por aqui que já foram descontinuadas.
As outras alternativas são as mesmas usadas pelas scooters chinesas... pelo menos assim que tenho entendido sempre que se fala nas células que poderiam ser colocadas no espaço original da Vectrix......também tenho lido que é (quase) sempre necessário adaptar um pouco o espaço original...
Tenho conhecimento de 3 sítios onde fazer manutenção específica de Vectrix (a ordem é irrelevante):nunozorrinho Escreveu: - Manutenção: tenho uma "vida" que não me permite grandes voltas. tenho dois filhos bastante pequenos e ajuda muito reduzida no que diz respeito a avós. Por isso, tenho de me conseguir desenrascar com o que tenho perto de mim (S. Domingos de Rana) ou do meu local de trabalho (Av. Liverdade, Lisboa). Quais devem ser as minhas principais preocupações, tendo em consideração que pouco ou nada percebo de motas. Já tenho lido que para elétricas, as preocupações são maioritariamente 3: pneus, suspensões e travões... Mas e o resto? Nestas zonas (sem possibilidade de grandes "desvios", onde é que me posso dirigir para que me possam fazer uma manutenção/verificação/revisão da mota?
- MASAC;
- FuelFree Motos (jmal & RuFus);
- Nuno Santos (Camarate);[/quote]
Pois, estes 3 eu também conheço. Infelizmente, tirando o Nuno Santos de Camarate, os outros dois estão completamente fora de mão para mim. Já ouvi dizer, entretanto, que a própria MASAC vai deixar de dar suporte, pois ia deixar de representar a marca. Lembrei-me agora da HM Motos em Algés. Ainda darão suporte? recomendas?
Obrigado pela rápida resposta.
Última edição por nunozorrinho em sexta ago 29, 2014 9:06 am, editado 1 vez no total.
-
- Administrador
- Mensagens: 16170
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Vectrix - Baterias, software e manutenção
HM Motos foge da cruz como o Diabo...
Recomendo tudo o que o Zeus disse, lendo na diagonal!
Recomendo tudo o que o Zeus disse, lendo na diagonal!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2993
- Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
- Localização: Internet
Re: Vectrix - Baterias, software e manutenção
Representante aqui perto ao comando da masac e no Fernão ferro.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1241
- Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Re: Vectrix - Baterias, software e manutenção
As células A123 são cilíndricas, do género das pilhas AA. São de Lítio.
A conversão envolve tirar as baterias originais, montar o máximo possível das novas, mantendo uma boa distribuição de peso e dissipação de calor, e ligar, de alguma maneira, as baterias ao controlador original. Há outros detalhes, mas só quem mexe nelas é que consegue detalhar melhor.
P.S. Algum moderador que edit a mensagem do nunozorrinho para ficar mais legível, sff?
A conversão envolve tirar as baterias originais, montar o máximo possível das novas, mantendo uma boa distribuição de peso e dissipação de calor, e ligar, de alguma maneira, as baterias ao controlador original. Há outros detalhes, mas só quem mexe nelas é que consegue detalhar melhor.

P.S. Algum moderador que edit a mensagem do nunozorrinho para ficar mais legível, sff?
Última edição por zeuz em sexta ago 29, 2014 12:58 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Vectrix - Baterias, software e manutenção
O Nuno tem uma convertida com baterias de litio a 60ah e sei que há pouco tempo substitui 5 celulas nimh duma mota, que passou de 35 a 55km,....pois as niimh são 102 na mota....e quando se vai a tempo não é preciso mudar o pack todo...lol
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Silver
- Mensagens: 971
- Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm
Re: Vectrix - Baterias, software e manutenção
Sobre as baterias existem várias opções. Nenhuma baratanunozorrinho Escreveu: - Baterias: do que tenho vindo a ler, assim que as minhas baterias comecem a não dar para as encomendas, estou a olhar para uma despesa "valente". Assim, e dado que não consigo encontrar nenhuma thread neste fórum (se existe, então é falta de jeito para procurar) que fale especificamente sobre alternativas de materias para Vectrix, gostava que me indicassem que alternativas existem, assim como potenciais preços (quer de Nimh ou mesmo de conversão para litio). Sobre encomendas, mesmo que da China, já tenho alguma experiência no assunto, por isso não me assusta ter de o fazer.
- Manutenção: tenho uma "vida" que não me permite grandes voltas. tenho dois filhos bastante pequenos e ajuda muito reduzida no que diz respeito a avós. Por isso, tenho de me conseguir desenrascar com o que tenho perto de mim (S. Domingos de Rana) ou do meu local de trabalho (Av. Liverdade, Lisboa). Quais devem ser as minhas principais preocupações, tendo em consideração que pouco ou nada percebo de motas. Já tenho lido que para elétricas, as preocupações são maioritariamente 3: pneus, suspensões e travões... Mas e o resto? Nestas zonas (sem possibilidade de grandes "desvios", onde é que me posso dirigir para que me possam fazer uma manutenção/verificação/revisão da mota?

O mínimo que poderás gastar serão cerca de 2.000€, em 42 células de 40Ah Winston/CALB/Sinopoly. Depois falta BMS, ligações, trabalho. Mais 1.000€? Dificilmente gastarás menos de 3.000€ para a conversão mais barata. O problema é que estas células não são as melhores para a potência que a Vectrix puxa...
A melhor opção são A123 (quer cilíndricas, quer pouch), mais caras mas muito melhores!
Agora anda malta a meter células do Leaf nas Vectrix. Ainda existem poucas conversões destas, mas as células são feitas mesmo à medida, têm 60Ah, e grande qualidade. É mais uma porta aberta para o futuro.
Outra possibilidade são as baterias cilíndricas de maior capacidade como as Headway:
https://www.youtube.com/watch?v=UXsPEp0gXqo" onclick="window.open(this.href);return false;
O que não faltam são opções, e cada dia que passa a tecnologia das baterias vai avançando. Por isso no futuro será mais fácil obter packs com mais capacidade a menor preço. Já existem por aí Vectrixes em Portugal que fazem 150 kms ou mais!!!
E pensa assim, quando for necessário converter, basta andar mais dois anos e a conversão estará paga

Quanto à manutenção tenho utilizado os serviços do Nuno Santos e da FFM e ambos são muito competentes.
- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 971
- Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm
Re: Vectrix - Baterias, software e manutenção
Como a malta não quer que te falte nada:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 04&t=18233" onclick="window.open(this.href);return false;
Boas leituras.
Se queiseres perder dias a ler, googla Visforvoltage Vectrix
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 04&t=18233" onclick="window.open(this.href);return false;
Boas leituras.
Se queiseres perder dias a ler, googla Visforvoltage Vectrix

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 64
- Registado: quinta nov 14, 2013 10:09 am
- Localização: S. Domingos de Rana
Re: Vectrix - Baterias, software e manutenção
O_volt Escreveu:O Nuno tem uma convertida com baterias de litio a 60ah e sei que há pouco tempo substitui 5 celulas nimh duma mota, que passou de 35 a 55km,....pois as niimh são 102 na mota....e quando se vai a tempo não é preciso mudar o pack todo...lol
E como é que eu "descubro" que tenho celulas que precisam de substituição?
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1241
- Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Re: Vectrix - Baterias, software e manutenção
Testando uma a uma!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Vectrix - Baterias, software e manutenção
Eu sei fazê-lo porque aprendi às minhas custas...dando cabo de muitas....mas aconselho um bom profissional perto de ti se possível.nunozorrinho Escreveu:O_volt Escreveu:O Nuno tem uma convertida com baterias de litio a 60ah e sei que há pouco tempo substitui 5 celulas nimh duma mota, que passou de 35 a 55km,....pois as niimh são 102 na mota....e quando se vai a tempo não é preciso mudar o pack todo...lol
E como é que eu "descubro" que tenho celulas que precisam de substituição?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 64
- Registado: quinta nov 14, 2013 10:09 am
- Localização: S. Domingos de Rana
Re: Vectrix - Baterias, software e manutenção
Será que este cabo dá?
Pelo menos as extremidades são iguais.
Pelo menos as extremidades são iguais.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2993
- Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
- Localização: Internet
Re: Vectrix - Baterias, software e manutenção
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1241
- Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Re: Vectrix - Baterias, software e manutenção
$250 é o mais barato que se encontra? 

-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 64
- Registado: quinta nov 14, 2013 10:09 am
- Localização: S. Domingos de Rana
Re: Vectrix - Baterias, software e manutenção
Pois o meu problema é exatamente esse! acho esse valor inacreditável para um cabo! ainda para mais porque até agora não consegui encontra nada de diferenciador que justifique aquele preço todo.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Vectrix - Baterias, software e manutenção
O cabo tem de ser mesmo este, o sw de diagnostico da vectrix só trabalha com este, e é o mais barato que existe no mercado com tanta funcionalidade, considerando o que faz e a concorrência, aconselho a compra do que é isolado opticamente que custa 325$00.nunozorrinho Escreveu:Pois o meu problema é exatamente esse! acho esse valor inacreditável para um cabo! ainda para mais porque até agora não consegui encontra nada de diferenciador que justifique aquele preço todo.
O cabo que mostras pode ter semelhanças físicas, é um cabo de ODB2 que serve para ler algumas informações em carros, no entanto não permite mais que isso, para actualização de sw já não serve. O segundo é um simples cabo adaptador de USB-RS232 que custa uns 10 euros.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 64
- Registado: quinta nov 14, 2013 10:09 am
- Localização: S. Domingos de Rana
Re: Vectrix - Baterias, software e manutenção
Bem, antes de mais, obrigado pela resposta tão pormenorizada. não me tinha dado conta do detalhe até agora. pelo facto peço desculpa.sugarstorm Escreveu: Sobre as baterias existem várias opções. Nenhuma barata
O mínimo que poderás gastar serão cerca de 2.000€, em 42 células de 40Ah Winston/CALB/Sinopoly. Depois falta BMS, ligações, trabalho. Mais 1.000€? Dificilmente gastarás menos de 3.000€ para a conversão mais barata. O problema é que estas células não são as melhores para a potência que a Vectrix puxa...
A melhor opção são A123 (quer cilíndricas, quer pouch), mais caras mas muito melhores!
Agora anda malta a meter células do Leaf nas Vectrix. Ainda existem poucas conversões destas, mas as células são feitas mesmo à medida, têm 60Ah, e grande qualidade. É mais uma porta aberta para o futuro.
Outra possibilidade são as baterias cilíndricas de maior capacidade como as Headway:
https://www.youtube.com/watch?v=UXsPEp0gXqo" onclick="window.open(this.href);return false;
O que não faltam são opções, e cada dia que passa a tecnologia das baterias vai avançando. Por isso no futuro será mais fácil obter packs com mais capacidade a menor preço. Já existem por aí Vectrixes em Portugal que fazem 150 kms ou mais!!!
E pensa assim, quando for necessário converter, basta andar mais dois anos e a conversão estará paga
Quanto à manutenção tenho utilizado os serviços do Nuno Santos e da FFM e ambos são muito competentes.
Sobre as baterias, acabo por ter de pedir um pouco mais de detalhe, no sentido de perceber exatamente o "modelo" que teria de comprar:
Falaste nas A123. Consegues dar-me um exemplo (pode ser um link) onde se vendam as baterias de que falas? numa pesquisa rápida encontrei o site www.A123systems.com, mas não consigo avançar para além daí.
E essas dos leaf? há algum thread sobre isso? parece-me que com a quantidade de leafs que para aí andam que será bastante mais provável conseguir arranjar baterias dessas a preços mais interessantes.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Vectrix - Baterias, software e manutenção
Mas o que se passa com a tua mota nuno?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 64
- Registado: quinta nov 14, 2013 10:09 am
- Localização: S. Domingos de Rana
Re: Vectrix - Baterias, software e manutenção
Entretanto, pesquisando um pouco mais, encontrei a informação em anexo. Estas dão?