Vectrix Li+ com 60 Ah

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por Volt »

Fidel Escreveu:
Mas esses dados nao sao para as Nimh? pelo menos la fala em niquel, e acho que as que estao em discussão sao as de Litio.
Sim, mas foi para corrigir o meu erro na resposta ao jasmim sobre as NiMH. Eu já não me lembrava ao certo dos dados das NiMH e falei de cor, e ele corrigiu e bem. Os 200a das NiMH equivalem a praticamente 7C, daí eu ter falado que era entre 5C e 10C. Mas as NiMH estão estabilizadas há muito tempo e nada têm a ver com a tecnologia das Li. Até porque o BMS das Li mede a tensão célula a célula. E essa parte acho que vai ser mantida nesta mota, pelo que percebi. Vamos esperar por novidades do Jorge.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

sugarstorm Escreveu:
E quanto ao carregamento das de lítio de 60Ah, o problema se não for mexido o software é que quando as 17 barras encherem ela já não carrega mais. A menos que metas um carregador externo? É essa a ideia?
Para teres os 60Ah disponíveis e as barras a funcionar como deve ser, tens de ter um software próprio para essas baterias.
Vê lá isso bem Jorge.
Eu tinha ideia que o corte no carregamento era por célula ou por tensão total do pack e não pelas barras, daí eu ter perguntado há uns posts atrás como estavam a pensar resolver caso ela corte aos 140v como faz a minha Li+. Não sei se já testaram isso e estou curioso para saber mais sobre como isso funciona numa convertida.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Sim gente boa! Já foi tudo testado e é conforme disse, o carregamento termina quando a tensão está nos 140V (se não me falha a memória é nesta tensão, que dará os 3,50V por célula).

O que já estava a acontecer, era que como as células originais estavam com uma degradação muito elevada, e também por terem uma auto-descarga muito incerta (duas das células estão com auto-descarga de 15Ah/mês ou 35%/mês) e outras que não chegam a perder 4Ah/mês, mas isto penso que já é feitio deste tipo de células com o invólucro metálico (neste caso chapa de aço inox), muito resistentes mecanicamente, muito boa dissipação térmica, patamar de temperatura mais elevado, mas muito instáveis em suas auto-descargas, obrigando o BMS a trabalhar imenso no sangramento, levando imenso tempo para fazer o balanceamento.

Já tive o caso numa outra mota, que nada tem a ver com VX1, com células com invólucro metálico (em alumínio), em que em 120 unidades colocadas novas e verificadas uma a uma, todas OK, e que com meio ano de uso já tinha uma com auto-descarga de 100%/mês e outra com 40%/mês. Foram substituídas em garantia naturalmente. O que mais me impressionou foi que logo após o carregamento desta células com auto-descarga brutal, fiz-lhe um teste de descarga e ainda mantinha os Ah de quando novas.
Outra coisa, quando ela estava em repouso e mantinha-se sempre um pouco mais quente que as outras... já estão a ver para onde a energia ia?
É a falta de isolamento ou pequena passagem à carcaça, que faz com que se escape a energia, transformando-a em calor.
No caso das células prismáticas com invólucro em plástico (polipropileno ou polietileno), esse problema não existe. (não podia ser tudo contra)

Voltando ao seguimento do trabalho:
As primeiras 34 células já estão completamente bem instaladas. Coladas com cola-e-veda no fundo da caixa, e pelos lados com espuma de poliuretano. Entraram mesmo justas, justas.
As primeiras 34 células já estão completamente bem instaladas. Coladas com cola-e-veda no fundo da caixa, e pelos lados com espuma de poliuretano. Entraram mesmo justas, justas.
PC250014.JPG (546.35 KiB) Visto 3885 vezes
Entradas de ar retiradas fora e cheias de espuma de poliuretano.
Entradas de ar retiradas fora e cheias de espuma de poliuretano.
PC250020.JPG (549.59 KiB) Visto 3885 vezes
Um dos defeitos na VX1, passa por não ser facilitado o trabalho de desmontar alguns dos plasticos e das caixas das baterias. Como a saída do ar das baterias já não estava a fazer efeito, retirei o "pescoço de cavalo" para facilitar o retirar da tampa das baterias sem que seja necessário retirar o fecho do banco. Assim também lhe vou retirando algum peso, para compensar o peso extra dos mais 18Ah que leva. Depois foi só encher com espuma de poliuretano para que se torne estanque quando fechada. Não gosto de poeiras sobra a electrónica do controlador e este já tinha uma boa camada (que foi soprada com alta pressão de 10 Bar de ar seco).
Um dos defeitos na VX1, passa por não ser facilitado o trabalho de desmontar alguns dos plasticos e das caixas das baterias. Como a saída do ar das baterias já não estava a fazer efeito, retirei o "pescoço de cavalo" para facilitar o retirar da tampa das baterias sem que seja necessário retirar o fecho do banco. Assim também lhe vou retirando algum peso, para compensar o peso extra dos mais 18Ah que leva. Depois foi só encher com espuma de poliuretano para que se torne estanque quando fechada. Não gosto de poeiras sobra a electrónica do controlador e este já tinha uma boa camada (que foi soprada com alta pressão de 10 Bar de ar seco).
PC250001.JPG (548.3 KiB) Visto 3885 vezes
Última edição por Jorge Rocha em quarta jan 07, 2015 12:29 pm, editado 1 vez no total.
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm

Mensagem por jasmim »

Gosto do aspeto da colocação das baterias. :)
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

2014-12-30 05.10.42.jpg
2014-12-30 05.10.42.jpg (553.1 KiB) Visto 3712 vezes
As ligações começaram já há dois dias, mas como o trabalho exige uma previsão de como tudo irá ficar,
para não se fazer o mesmo trabalho duas vezes, as coisas andam lentinhas.

2014-12-30 05.10.59.jpg
2014-12-30 05.10.59.jpg (553.32 KiB) Visto 3712 vezes
Os ligadores, de 0 a 40, para depois poder ligar o BMS e ter acesso a todas as leituras das células
(poder fazer verificações do estado das mesmas e do BMS, sem ter que retirar nada do seu trabalho normal).
Tudo às claras e duma forma limpa!

RNM
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Mensagem por RNM »

Jorge Rocha Escreveu:Volt,
Quanto ao problema do medidor de Ah, aferido para 42Ah, não haverá problema algum. Quando a autonomia prevista no mostrador chegar a zero, significa que ainda tem de reserva os 18Ah (o controlo a a partir daqui será feito pela tensão da célula mais baixa do pack). Já verifiquei que enquanto a tensão das células estiver alta, não há nada que faça parar a mota.

Da mesma forma que quando se carrega, se as baterias aceitarem mais de 42Ah e enquanto as tensões não chegarem a valores altos, o carregador continua o carregamento a toda a força.
Isto são informações muito interessantes! Já testaste ou sabes de fonte segura que a mota continua a andar com o mesmo vigor?

Que te parece usar um "cycle analyst" ou algo semelhante para contar ou Ah como deve ser?
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am

Mensagem por klinzter »

Parabéns pelo projecto.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

RNM Escreveu:Isto são informações muito interessantes! Já testaste ou sabes de fonte segura que a mota continua a andar com o mesmo vigor?

Que te parece usar um "cycle analyst" ou algo semelhante para contar ou Ah como deve ser?
Já testei. Como quando recebi a mota as tensões estavam tão baixas que o carregador se recusava a carrega-las, carreguei-as então com meus carregadores e no final fui andar. Já não tinha nenhuma barra quando comecei a andar e assim continuou, sempre a andar normalmente. Para depois repor a energia gasta, já o carregador da mota carregou, e por ter gasto hipoteticamente 3 barras, carregou a mota até que as tensões ficassem altas o suficiente para o BMS cortar por desbalanceamento, completando as 3 barras que tinha gasto (mesmo que não as mostrasse porque já não existiam barras quando iniciei o teste).

Sim, poderia colocar uma data de CB's, mas penso que não será necessário, isso ainda fica caro.
Fica apenas com uma reserva de 42% para poder usar sem ter mais barras para ver desaparecer. Mas terá sempre as tensões mínimas das células, e isso será uma grande ajuda no caso de necessitar. Eu lhe darei umas correspondências até que o Jasmim se familiarize com as tensões (equivalências).

klinzter Escreveu:Parabéns pelo projecto.
Obrigado, pela minha parte! ;)

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Creio que o carregador só trabalha com um mínimo de 100v no pack. Já as barras, depois de ter tão baixa tensão, é preciso fazer um carregamento completo para que o software as "perceba" e faça a gestão do mostrador como deve de ser...

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

Volt Escreveu:Creio que o carregador só trabalha com um mínimo de 100v no pack. Já as barras, depois de ter tão baixa tensão, é preciso fazer um carregamento completo para que o software as "perceba" e faça a gestão do mostrador como deve de ser...
No teu entender, depois de um carregamento completo, achas que as barras irão baixar gradualmente considerando a nova capacidade destas baterias ou irão desaparecer ao fim de 42 ah gastos?

Nas Li+ a estimativa da autonomia restante é fiável ou nem por isso?

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

A nova capacidade, não sei. Seria especular, pois não conheço nenhuma que tenha tido essa alteração mantendo o firmware original, e também não conheço o firmware por dentro. Não te consigo ajudar nisso.

Quanto à estimativa, eu tenho esta opinião: A estimativa que o software original faz é bastante fiável se a bateria estiver boa. Creio que a estimativa é feita com base nos últimos mil ou dois mil metros. Mas não tenho a certeza. Sei que em casos de descidas de dois km em que não usamos o acelerador mas regeneramos, ela chega a marcar uma autonomia de centenas de km. Claro que são centenas iguais (a descer) aos últimos dois (?) que servem de base ao cálculo. Eu próprio faço frequentemente uma descida que vai dar à minha vila (Sesimbra) com cerca de dois km em que não acelero de propósito só para ver a autonomia ir a esses valores. :-).

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

jasmim Escreveu:... as barras irão baixar gradualmente considerando a nova capacidade destas baterias ou irão desaparecer ao fim de 42 ah gastos?

Nas Li+ a estimativa da autonomia restante é fiável ou nem por isso?
Mesmo não conhecendo muito bem esta mota em questão, concluo que as barras são proporcionais aos 42Ah (penso que andará por uns 2,5Ah cada barra). Depois de serem contados os 42Ah o sistema não contabiliza os que forem carregados a mais ou os que forem descarregados a mais. Depois dos 0% ou os 100% atingidos da programação, os valores mantêm-se mesmo que se carregue o dobro ou o triplo dos Ah, e o mesmo para a descarga.

Já a autonomia estimada será um problema de matemática:
Sabendo que nos últimos 2 km se gastou X energia, para a restante energia ainda acumulada, quantos km poderão ser realizados?

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Mensagem por zeuz »

jasmim Escreveu: Nas Li+ a estimativa da autonomia restante é fiável ou nem por isso?
Não! :D
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

hp78
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado nov 14, 2009 4:18 pm

Mensagem por hp78 »

Jorge,

o que me parece é que a reserva que falas pode não ser sempre real.
Imagina que o pack está 100% carregado, e é utilizado a sua carga total, ele deverá mostrar a descarga até chegar aos 42Ah utilizados, depois é por estimativa do condutor, mas imagina que após gastar o pack só carregas 42Ah e não os 60Ah, mas a mota vai te dizer que está carregada, mas desta vez não tem a reserva...

Parabéns pelo projecto
Bons KW.

BRAMMO EMPULSE OWNER

Predator 63215km

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

hp78 Escreveu:Jorge,

Imagina que o pack está 100% carregado, e é utilizado a sua carga total, ele deverá mostrar a descarga até chegar aos 42Ah utilizados, depois é por estimativa do condutor, mas imagina que após gastar o pack só carregas 42Ah e não os 60Ah, mas a mota vai te dizer que está carregada, mas desta vez não tem a reserva...

Parabéns pelo projecto
Eu ainda não percebi porque razão é que o software da mota vectrix não é ajustado para as novas baterias com capacidades diferentes (atualização firmware).

Do pouco que sei é só enviar a placa respectiva para um espanhol ou francês para que ele efectue essa actualização. Pena a rivalidade que criam entre os técnicos em Portugal, senão tudo ficaria resolvido cá dentro da província que é Portugal.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

galt Escreveu: Eu ainda não percebi porque razão é que o software da mota vectrix não é ajustado para as novas baterias com capacidades diferentes (atualização firmware).

Do pouco que sei é só enviar a placa respectiva para um espanhol ou francês para que ele efectue essa actualização. Pena a rivalidade que criam entre os técnicos em Portugal, senão tudo ficaria resolvido cá dentro da província que é Portugal.
Já percebi que não percebeste. Mas explica-me melhor o pouco que sabes, se faz favor.
E há aqui um rival na província que não está a colaborar com o Jorge, ao contrário de um estrangeiro que o faz de bom grado?

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

hp78 Escreveu:Jorge,

Parabéns pelo projecto
Tens razão, embora creia que isso se poderá aferir perante a tensão total do pack, a qual se pode ver no mostrador da esquerda (sempre que está a carregar ou, colocando em "modo debug" se já não estiver ligada à tomada). Acho que isso é um hábito rotineiro que o jasmim vai ter.

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Quem sabe programar, sabe do que falo.

Como o funcionamento CAN BUS já foi descoberto por várias pessoas no mundo, todas as modificações podem ser feitas relativamente às capacidades e configurações.

É um serviço que é prestado e pago. Nada de especial.

As pessoas são inovadoras e estão a esforçar-se para encontrar novas soluções. Porque insistes no impossível, não acreditas no sucesso?

Os VEs que temos já são um sucesso, mais ainda existem pessoas que não acreditam no sucesso desta mobilidade.
;)

Quando precisares de assistência para a tua mota vais onde?
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Calculo que essas perguntas sejam para mim.
Eu sei programar e não sei do que falas. Tu sabes programar? E sabes do que falas? Então explica.

Tens de me dizer em que é que eu insisti (e que dizes que é impossível), para que eu te possa responder.

O resto é offtopic, mas posso adiantar que quando precisar de assistência sou capaz de continuar a ir ao mesmo sítio, tal como tenho referido no meu diário de bordo. Ainda há pouco tempo fui lá meter na mota um pneu traseiro novo.

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

Volt Escreveu: Tens razão, embora creia que isso se poderá aferir perante a tensão total do pack, a qual se pode ver no mostrador da esquerda (sempre que está a carregar ou, colocando em "modo debug" se já não estiver ligada à tomada). Acho que isso é um hábito rotineiro que o jasmim vai ter.
Já tenho esse hábito com a NIMH, oriento-me apenas pela tensão. As barras e a autonomia restante pouco informam.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”