Duvida sobre iluminacao de casa

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

junglas Escreveu:bem, acho que não vou dizer mais nada...

e para quem fala de "intensidade" de tensão... existe intensidade de corrente, intensidade de campo, não existe "intensidade" de tensão, já que tensão é a diferença de intensidade de campo entre dois pontos.
ferra Escreveu: é possivel tocar no fio que transporta a fase sem apanhar um choque porque embora fique submetido aos 220v não há intensidade de corrente. só se apanha um choque com contacto bipolar seja com a terra ou com o neutro ou outra fase.
...

Junglas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 22, 2007 11:40 am

Mensagem por Junglas »

ferra Escreveu:as aves não levam "esticões" pelo simples facto de que não estão sujeitas a nenhuma tensão.
??????? em fios descarnados??? os que se usavam antigamente nos postes da estrada??
sim, em fios descarnados. se não acreditas no que te digo, pega num fio, descarna-o e mede a queda de tensão em dois pontos espaçados entre si de 2 cms... depois conta-nos os resultados, se não te importas.
ferra Escreveu: ou melhor a tensão a que estão sujeitas é insignificante (é apenas a diferença de tensão num cabo condutor num intervalo de espaço de apenas 1 a 2 cm, o que se traduz por uns míserox picovolts, num dia mau... agora está-se a referir aos cabos modernos que são isolados e a um efeito semelhante ao que se passa nos condensadores... não????
os cabos modernos não estão isolados. apenas deixaram de ser de cobre para serem normalmente de alumínio. os porquês desta alteração são simples de perceber. o cobre é muitíssimo mais caro. o alumínio, apesar de ser menos bom condutor, é muito mais barato e as perdas que ocorrem quando estamos a falar de muito alta tensão são insignificantes... ou melhor a diferença entre as perdas que existem no condutor de cobre e no condutor de alumínio, são insignificantes.
ferra Escreveu: não existe neutro e fase num sistema monofásico.então como chama o sistema eléctrico que tem lá em casa???? deve-se estar a referir a "num contacto unipolar" ...
monofásico = de apenas uma fase. a tensão é sempre medida entre dois pontos. no sistema que tens em casa tens dois condutores. para perceberes do que estou a falar, coloca um osciloscópio numa ficha e observa a forma de onda.

Junglas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Junglas »

ferra Escreveu:

e para quem fala de "intensidade" de tensão... existe intensidade de corrente, intensidade de campo, não existe "intensidade" de tensão, já que tensão é a diferença de intensidade de campo entre dois pontos.
ferra Escreveu: é possivel tocar no fio que transporta a fase sem apanhar um choque porque embora fique submetido aos 220v não há intensidade de corrente. só se apanha um choque com contacto bipolar seja com a terra ou com o neutro ou outra fase.
...
o que é que não percebeste?
intensidade de tensão não existe, existe intensidade de corrente...

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

junglas Escreveu:
ferra Escreveu:

...
o que é que não percebeste?
intensidade de tensão não existe, existe intensidade de corrente...
? repare em quem escreveu o quê.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

junglas Escreveu:
ferra Escreveu:as aves não levam "esticões" pelo simples facto de que não estão sujeitas a nenhuma tensão.
??????? em fios descarnados??? os que se usavam antigamente nos postes da estrada??
sim, em fios descarnados. se não acreditas no que te digo, pega num fio, descarna-o e mede a queda de tensão em dois pontos espaçados entre si de 2 cms... depois conta-nos os resultados, se não te importas.

certo. acertou na muxe. por isso é que na experiencia se pode tocar no fio sem se sentir o choque eléctrico.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

junglas Escreveu:
os cabos modernos não estão isolados.
?

Junglas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Junglas »

ferra, é que nem vale a pena perder tempo contigo...

estou mais do que credenciado para fazer determinadas afirmações que tu pões em causa, relativas a produção e transporte de energia em mat, at e mt e tu insistes em não querer perceber o que te dizem. é contigo. recuso-me a responder a mais posts teus...

em relação ao tema em debate. peço desculpa pelo imenso offtopic gerado.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

ferra deixa-me dizer-te que estás a baralhar tudo. e nem é preciso o junglas puxar dos galões. os passarinhos não estão sujeitos a tensão nenhuma. porque uma tensão é uma diferença de potencial eléctrico medida em volts. mas é um diferencial entre quê? entre dois condutores por exemplo ou entre um condutor e a terra. portanto se uma linha de alta tensão estiver a 60 000v, isso exprime uma diferença em relação há terra. se um passarinho conseguir pousar uma pata no fio e outra na terra fica esturricado, mas como não consegue não está submetido a tensão nenhuma. se fores para cima de um banco de madeira e colocares o dedo no busca-pólos, também não estás submetido a tensão nenhuma porque não estás ligado à terra. aliás, a lâmpada do busca-pólos nem dever acender. e pela última vez essa tensão nunca é de 220v. é para isso que lá está a resistência. será que é tão difícil de entender?

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

os passarinhos não estão sujeitos a tensão nenhuma. porque uma tensão é uma diferença de potencial eléctrico medida em volts. mas é um diferencial entre quê? entre dois condutores por exemplo ou entre um condutor e a terra. portanto se uma linha de alta tensão estiver a 60 000v, isso exprime uma diferença em relação há terra. se um passarinho conseguir pousar uma pata no fio e outra na terra fica esturricado, mas como não consegue não está submetido a tensão nenhuma.

concordo com tudo a 100%.

se fores para cima de um banco de madeira e colocares o dedo no busca-pólos, também não estás submetido a tensão nenhuma porque não estás ligado à terra. aliás, a lâmpada do busca-pólos nem dever acender. e pela última vez essa tensão nunca é de 220v. é para isso que lá está a resistência. será que é tão difícil de entender?

a experiência não é bem assim como a descreve, mas como a considero perigosa, devido a não poder controlar as condições da mesma e também concordo que este assunto se está a prolongar mt e, eu nem sequer o devia ter referido vou-o também dar por encerrado.
com o devido respeito eu também tenho galões, mas tenho uma filosofia e experiencia de vida que me ensinou que, o facto de os ter jamais me torna superior em relação a quem os não tem. pela simples razão de que os galões são atribuidos ao fim de um curso (seja ele qual for) mas nem tudo o que se aprendeu fica retido e mais dia menos dia pode aparecer alguem sem os ditos, que nos vai lembrar de algo que nos escapou...
abraços.

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

embora hajam uns permenorezitos de discordia ambos sao entendidos nas matérias apresentadas obrigado a todos pela discuçao

a diferença maior esta menor permenor
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver

sem seguimento ao topico principal mas no contexto das linhas de alta tensao .verifiquei hoje e lembrando-me da discucao actual .observei que em 5 linhas de alta tensao que seguem a aoto estrada e onde existem milhares de pasaros ao longo de toda a linha porque sera que so a linha superior é a preferida dos pasaros de notar que sao bastante densas em posaros com alguns intervalos sem os ditos mas so a linha superior é ocupada por eles relevante que devera existir uma esplicaçao ?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

acho que não tem nada a ver com electricidade. eles gostam de estar numa posição mais elevada porque se sentem mais seguros.

RPL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

deve ser para não apanharem nenhum formigueiro nas linhas de 400000v normalmente a linha de cima é chamada a "guia" nada mais que uma espia de aço, bem grossa por sinal, que vai ligando um pórtico ao outro até ao seu destino, estando ligada à terra e à estrutura metálica do pórtico, já agora a principal e única função desta guia é única e simplesmente a protecção das linhas, caso haja alguma descarga atmosférica, quando for para descarregar que seja na guia, se calhar por ser uma zona neutra eles sentem-se mais confortáveis do que ter 400kv debaixo das unhas não vá alguma coisa correr mal

em relação ás citações do “junglas” não estou nada de acordo com essa da ren/edp cito-“ um transformador na verdadeira ascensão da palavra e em termos muito rudimentares, é apenas um núcleo de ferrite com dois enrolamentos. o primário e o secundário. a relação de transformação é a relação entre espiras do primário e do secundário, sendo que as perdas existentes são mínimas, pelo que o seu rendimento é muito próximo dos 100%. acredita que se assim não fosse, pagarias a electricidade muitíssimo mais cara. este tipo de transformadores são os que a edp/ren utiliza para fazer a conversão de mat em at, mt e bt nos postos de transformação. as únicas perdas que esses transformadores têm são perdas mecânicas que causam a vibração de 50hz que por vezes ouves quando estás perto de um pt.”

os transformadores são o maior “cancro” que a ren tem, só os tem porque precisam de elevar a tensão para o transporte reduzindo assim as perdas nas linhas e depois tem de os usar outra vez para baixar a tensão novamente.
um transformador com o rendimento tão próximo dos 100% isso era um super transformador arrefecido a nitrogénio líquido com enrolamentos em ouro e usarem um super metal condutor de campos magnéticos . um transformador com 95% de rendimento efectivo já é um excelente transformador e não um mau como falas . desculpa lá já alguma vez te perguntaste o porque dos transformadores de mt at e mat estarem banhados a óleo dieléctrico e terem enormes radiadores no seu exterior em alguns dos casos chegam a usar 32 ventiladores (por exemplo, podem ter mais) por baixo desses grandes radiadores, há e mais, bombas de circulação de óleo? se calhar é porque aquecem um pouquinho não? 58ºc no óleo com temperatura ambiente de 22ºc para ser explicito. e isto é só o efeito de joule a funcionar falta falar das correntes de foucault, esse grande senhor que descobriu que por mais perfeito que seja o núcleo, existe sempre alguma parte campo magnético que é desperdiçado daí os tais 10% que o wiki fala! tu próprio o dizes quando escreves “as únicas perdas que esses transformadores têm são perdas mecânicas que causam a vibração de 50hz que por vezes ouves quando estás perto de um pt” talvez perdas por correntes de foucault e esse campo magnético a escapar para a carcaça do transformador e a ressonância do próprio núcleo, talvez não sei! já agora nolmamente utiliza-se a formula rendimento é a relação entre a potência de saída e a potência de entrada , normalmente expressa em percentagem, desprezando as perdas no entre ferro e efeito de joule!

mais uma coisita quando falamos monofasico é mesmo por termos uma fase, o neutro vem do ponto estrela do transformador do pt que é neutro e que por sua vez liga à terra.

mas vamos é lá voltar ao tópico das lâmpadas lá de casa que tudo isto é conversa para mais uns anitos…

quando eu escrevo barbaridades normalmente aceito a opinião de outras pessoas e assumo que estou errado corrigindo o que escrevi, a credibilidade é um posto bem alto e é dificil lá chegar!

fiquem bem
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver

normalmente a linha de cima é chamada a "guia" nada mais que uma espia de aço,
quer dizer que nessa linha nao paça electricidade?
sera que se ela se encontra-sse em nivel inferior continuasse a ser apreferida das aves ?

o mais importante é aquilo que nao se ve com os propios olhos
o menos importante é aquilo que parece ser obvio .

RPL
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por RPL »

ventoinhas Escreveu:normalmente a linha de cima é chamada a "guia" nada mais que uma espia de aço,
quer dizer que nessa linha nao paça electricidade?
sera que se ela se encontra-sse em nivel inferior continuasse a ser apreferida das aves ?

o mais importante é aquilo que nao se ve com os propios olhos
o menos importante é aquilo que parece ser obvio .

sim claro essa linha é aterrada portando não tem tensão está só ligada à terra como se fosse uma espécie de para raios .
em relação à segunda pergunta não faço a mínima ideia sou apenas electromecânico não entendo um cú de zoologia
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver

ok. até porque em noites humidas e bem escuras por vezes notasse algumas faiscazitas isso nao deve ser agradavel em pata descalsa ja agora por curiosidade um condutor electrico tem dois fios o-eo + em alta tensao como é que se paça ? ofacto de serem aos pares tem alguma relevancia? desculpe a confusao mas de electricidade so admiro mas compreender admiro a electrididade e a quem dela faz maravilhas bem hajam

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

isso já aqui foi falado. as aves não estão ligadas à terra logo não estão sob tensão quando poisam num cabo que transporta corrente. não sentem nada.
por isso, eu que também não entendo um cú de zoologia, acho que é por outros motivos. quem souber melhor que explique.
ventoinhas de que pares estás a falar? nas linhas de alta tensão temos normalmente, para além da linha pára-raios outros três cabos, um para cada fase. não há necessidade de retorno.

RPL
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por RPL »

orbis Escreveu:isso já aqui foi falado. as aves não estão ligadas à terra logo não estão sob tensão quando poisam num cabo que transporta corrente. não sentem nada.
por isso, eu que também não entendo um cú de zoologia, acho que é por outros motivos. quem souber melhor que explique.
ventoinhas de que pares estás a falar? nas linhas de alta tensão temos normalmente, para além da linha pára-raios outros três cabos, um para cada fase. não há necessidade de retorno.
exactamente tal como o orbis diz para alem do para raio ou guia que podem ser uma ou duas linhas paralelas, existe ainda mais três uma para cada fase, em certos caso como na distribuição a 60kv pode existir 6 linhas três de cada lado do pórtico mais as guias no topo, mas não são seis fases são na mesma 3 r.s.t. é por uma questão de equilíbrio da distribuição.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver

peço desculpa de me ter enganado efectivamente sao tres cabos mais o de para raios e preferido das aves

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

As lâmpadas de halogeneo - informação

Mensagem por ajosemor »

caros companheiros.
as lâmpadas de halogeneo são óptimas sob o ponto de vista luminotécnico pela óptima restituição de côr e bom espectro (cobre uma zona importante das vária cores que formam a luz natural) por isso eu conservaria algumas devidamente posicionadas obtendo uma luz mista. no entanto, o seu rendimento é mau, a maior parte da energia absorvida é transformada em calor, pelo que devem ser efectivamente substituidas, na sua generalidade, por outras economizadoras.
como a informação documentada é o melhor meio de esclarecer junto (se conseguir...) um folheto sobre o assunto que espero não viole nenhuma das regras do fórum.

soco...rro! como coloco figuras que tenho no meu pc? copy-paste não funciona!

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”