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Enviado: quarta set 05, 2007 1:27 am
por Pepe
boas
puz mãos à obra, na montagem da realimentação do retorno, e coloquei um t, juntando o tubo do gasóleo que vem do depósito e o que saía do retorno do filtro, encaminhando em seguida para a entrada do filtro e, aproveitando a sugestão do hynek, coloquei um tubo transparente na saída do retorno do filtro, fechando esse tubo com um parafuso.
experimentei a pôr o carro a tabalhar, mas deparei-me com um gotejar muito suave, vindo do parafuso colocado no tubo transparente.
como não me ocorreu nada melhor para fechar esta saída e ja era tarde, coloquei mais um t, e liguei-o à entrada do filtro.
pelo trabalhar do carro parece estar bem, mas testo melhor quando andar com ele.
teem alguma sugestão de como posso tapar a saída do retorno do filtro, com sucesso? é que não é necessário ela voltar a entrar na alimentação do filtro, pois estão ligados internamente e com os 2 ts, as tubagens ficam um pouco embrulhadas quando coloco o filtro no sítio.
manuelcar, ainda em relação ao sangramento do sistema, qual a regularidade com que o devo fazer e há algum sintoma indicador da necessidade de o efectuar?
abraço e boas frituras, nas quais em breve os voltarei a acompanhar, mas desta vez com os pés assentes na terra

Enviado: segunda set 10, 2007 5:11 pm
por Pepe
após a montagem da realimentação do retorno, ja andei alguns km, e noto tudo ok.
próximo depósito vai levar com ovd.
posso de imediato colocar a percentagem para esta altura(40/50) ou tenho de ir fazendo gradualmente como quando comecei?
abraço

Enviado: segunda set 10, 2007 6:12 pm
por hynek
pepe Escreveu:após a montagem da realimentação do retorno, ja andei alguns km, e noto tudo ok.
próximo depósito vai levar com ovd.
posso de imediato colocar a percentagem para esta altura(40/50) ou tenho de ir fazendo gradualmente como quando comecei?
abraço
gradualmente

Enviado: terça set 11, 2007 8:28 pm
por Pepe
obrigada pelo esclarecimento.
mas assim sendo surgui-me outra dúvida, se em cada 10 depósitos recomenda-se um de gasóleo, no depósito seguinte há que recomeçar gradualmente de novo?
ja agora, como posso "tapar" a saída do retorno do filtro? qual a regularidade com que devo sangrar o sistema de gasóleo?
obrigado

Enviado: quarta set 12, 2007 12:36 am
por manuelcar
manuelcar, ainda em relação ao sangramento do sistema, qual a regularidade com que o devo fazer e há algum sintoma indicador da necessidade de o efectuar?
se existem bolhas de ar no circuito, estas serão visíveis na secção transparente dos tubos. nesse caso sangrar imediatamente.
devido a presença de ar já tive dois sintomas diferentes: 1º maior dificuldade em arrancar, 2º funcionamento aos solavancos.

Enviado: quarta set 12, 2007 10:16 am
por hynek
pepe Escreveu:obrigada pelo esclarecimento.
mas assim sendo surgui-me outra dúvida, se em cada 10 depósitos recomenda-se um de gasóleo, no depósito seguinte há que recomeçar gradualmente de novo?
ja agora, como posso "tapar" a saída do retorno do filtro? qual a regularidade com que devo sangrar o sistema de gasóleo?
obrigado
o início gradual serve para limpara os depósitos de sujidade deixada pelo gasóleo, uma vez limpo o circuito não é necessário passar pelo mesmo processo.....

..... colocas um tubo e dobras, por exemplo.....

..... sempre que aparecem bolhas..... no início verificar com maior frequência.....

Enviado: quarta set 12, 2007 11:44 am
por Pepe
tive a por gasóleo ontem, coloquei a mistura a 10% de ov.
desde que montei o retorno devo ter feito cerca de 250 ou 300 km, ja andei a ver se tava com fugas mas ta td bom, o carro pega bem e td.
isso do tubo dobrado no retorno é uma boa ideia, vamos ver é se consigo implementar isso de forma permanente e sem fugas.
mais uma vez obrigado.

Enviado: quinta set 13, 2007 12:18 am
por manuelcar
eu uso um tubo dobrado, mas num circuito sob pressão devido à existência de uma bomba de transferência. não é um sistema muito profissional mas cumpre o serviço. um aspecto curioso é que, como este tubo está sob pressão o ar consegue ir passando pela dobra, enquanto o combustível não. isso deu-me uma ideia. uma peça de metal ou cerâmica porosa, que permita a passagem das moléculas de ar, mas que não deixe passar as muito maiores moléculas de combustível. isto permite eliminar facilmente pequenas quantidades de ar, e acreditem que num esquema 2t passa muito ar pelos tubos antes ainda de o nível de combustível chegar ao quarto inferior do tanque. pelo menos com os solavancos destas estradas onde ando, e com estes tanques de barco.

Enviado: quinta set 20, 2007 10:51 am
por Pepe
olá a todos.
na 2ª feira, quando precisei de puxar um pouco mais pelo carro, notei uma certa falta de potência por parte do motor, do tipo de não corresponder muito bem e experimentei carregar a embraiagem e ia-se abaixo, mas se mantivesse o pé soft e certinho aquilo passava e andava normalmente.
na altura pensei logo na realimentação, pelo facto de com os dois t's akilo ter ficado apertado de espaço, mas depois em casa com calma comecei a pensar no filtro de gasóleo a ficar entupido (visto ja ter lido por aqui que um dos sintomas disto é o carro começar a falhar em altas), embora ele ainda não tenha muitos km, e ter andado alguns depósitos só a gasóleo, até montar a realimentação.
ontem vou para verificar as coisas, quando acedo ao filtro, vejo o tubo entre os t's dobrado.
retirei um dos t's e tapei a boca do retorno do filtro com tubo transparente, mas desta vez, antes de lhe colocar o parafuso a tapar puz uma abrçadeira plástica, de forma a quando coloquei o parafuso, este ficar mais apertado.
ja voltei a experimentar a puxar por ele e responde normalmente, por isso penso que o problema terá mesmo sido do tubo entre os t's ter dobrado, e quado puxava, não tinha caudal de gasóleo suficiente, daí falhar.
voltei a atestar o carro mas desta vez aumentei mais um cadinho e puz ovd20 e na próxima semana, devo fazer-lhe a revisão (óleo e filtros), e vou aproveitar para fazer a lavagem do circuito de lubrificação, uma vez que ja pedi aki na loja onde costumo comprar o material, para me mandarem vir um produto para esse efeito (so ainda não sei a marca), para eliminar as gomas que poderão ja existir devido às elevadas percentagens do passado, antes de passar a ovd30, onde vou permanecer pelo menos até ao próximo verão.
gostava ainda de vos pedir mais um conselho, no que respeita a intervalos de revisão, devo manter os intervalos de revisão da marca (15 em 15 mil km), os recomendados pelo fórum (7,5 em 7,5 mil km) ou algum intermédio? tava a pensar controlar o estado do óleo pelos testes explicitados no forum, tipo a cada 1000km e kd visse k ja não tava 5 estrelas mudava, o k axam?

desculpem o testamento, mas foi o mínimo para me conseguir explicar decentemente. cumprimentos,

pepe

Enviado: quinta set 20, 2007 11:06 am
por hynek
pepe Escreveu: ....vejo o tubo entre os t's dobrado....
...devo manter os intervalos de revisão da marca ...

pepe
isso do tubo dobrado já me aconteceu também - passei usar tubos de qualidade melhor, que não estrangulam caudal quando dobrados. ou aconselho ter cuidado durante montagem, para não criar condições para tal.

julgo que podes manter as mudanças de óleo em 15 em 15 mil km, com percentagens até ov30 é capaz não haver problema. naturalmente tens de vigiar o óleo do motor, conforme descrito noutro lado.

Enviado: quinta set 20, 2007 1:09 pm
por Pepe
o que aconteceu foi aquilo ter ficado mt apertado de espaço provavelmente com o calor do motor, acabou por dobrar, mas tb ja ta resolvido, é o que interessa
ja agora os injectores são muito dificeis de desmontar ou dá p fazer em casa/garagem?

Enviado: quinta set 20, 2007 7:41 pm
por hynek
pepe Escreveu:o que aconteceu foi aquilo ter ficado mt apertado de espaço provavelmente com o calor do motor, acabou por dobrar, mas tb ja ta resolvido, é o que interessa
ja agora os injectores são muito dificeis de desmontar ou dá p fazer em casa/garagem?
dificuldade - é um termo relativo..... podes tentar e logo vês, cuidado com as anilhas de cobre, é melhor arranjar umas antes de desmontar. cuidado com a força de aperto.

Enviado: quinta set 20, 2007 10:44 pm
por Pepe
se são apenas esses os cuidados a ter, até sou capaz de experimentar, visto que em termos de acesso, tb não é muito dificultado.
uma chave dinamométrica é que dava jeito, por acaso não me sabe dizer onde posso comprar uma? assim dava os binários de aperto correctos.
abraço

Enviado: quinta set 20, 2007 11:51 pm
por visitante
vivam ...

o que eu aprecio a temeridade...teem a noção do a que se propoem ?

no minimo deveriam visitar uma oficina dedicada a sistemas de injecção para melhor se aperceberem da sensibilidade do em que vão mexer..

e dou-me eu ao trabalho de verificar angulos e direcção de jacto de cada injector antes de o montar...vai lá vai..

[***************]

Enviado: sexta set 21, 2007 12:12 am
por Pepe
então é capaz de ser melhor tar quietinho, não va dar para o torto

Enviado: sexta set 21, 2007 10:13 am
por hynek
visitar uma oficina dedicada é, sem dúvida, a melhor opção.....

Enviado: sábado set 22, 2007 9:56 pm
por visitante
vivam ...

tem mais..por lapso esqueci de referir que no caso presente, seat gt tdi, os injectores não são desmontaveis..não confundir com serem retirados..pelo que a haver "bronca" só a substituição destes é possivel..

pessoalmente não "brincaria" com esse tipo de injectores..arriscando utilizar ov sem qualquer preparação para o efeito..são carissimos..e o do 3º cilindro tem uma tendencia incrivel para á minima "desatar" a transmitir informações erradas..daí a um ou mais pistões furados e um motor arruinado é um ápice..nem o diabo pestaneja tão rapidamente..

abraços
[***************]

Enviado: domingo set 23, 2007 1:54 am
por manuelcar
nem o diabo pestaneja tão rapidamente

digam lá: não tem saudades dos motores de injecção indirecta e com bombas em linha?
o mais engraçado é que nos tentam vender a ideia que estes novos motores de construção mais barata são um grande progresso tecnológico e que valem muito mais dinheiro por causa disso

Enviado: domingo set 23, 2007 11:55 am
por Pepe
realmente, o avanço tecnológico nem sempre é melhor.
esse é o caso do meu velhinho ibiza 1.9d, com injecção indirecta, e bomba bosh rotativa em linha, eheh.
por acaso ainda não experimentei ovd nele, visto que de momento se encontra sem seguro e por isso não sai da garagem, mas quando tiver guita p lhe fazer um seguro e recomeçar a andar com ele é certinho que o irei fazer.
quanto ao gt tdi, tudo corre normalmente, o carro pega bem, puxa bem, não falha e nada de safe mode.
quanto à desmontagem dos injectores, eu não tou com problema nenhum nos meus (pelo menos eu não notei nada), apenas perguntei se era algo facil e possível de fazer em casa, por ja ter lido por aqui que era um local comum de acumulação de carvão, e como no passado abusei um pco das % sem adaptações, tava um bocado curioso acerca disso, mas sendo uma coisa tão delicada, nem vou mexer.
já agora e aproveitando o assunto, quais os sintomas de injectores sujos/com carvão? usei há 3 depósitos um produto da stp para limpeza de injectores, isto é suficiente para eliminar a sujidade/carvão dos mesmos? se sim, com que regularidade devo fazer este procedimento? se não que procedimento devo realizar para eliminar a sujidade/carvão dos injectores?
é que prefiro efectuar-lhes a limpeza possivel, ainda que desnecessária, do que esperar pelos sintomas e ai ser tarde demais para evitar as despesas.

Enviado: segunda set 24, 2007 10:55 pm
por husky
é facil detectar...o carro gasta + e poderá ate nao puxar bem....ja vi os meus injectores com o cabo diagnostico e estao dentro dos parametros...