cartas categoria B - foi aprovado decreto-lei!!

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Re: cartas categoria B - foi aprovado decreto-lei!!

Mensagem por hmgp »

hugopinto Escreveu:sinceramente nunca consegui perceber este tipo de legislação... já não o percebia na obtenção das licenças, muito menos agora!
então se assim for quer dizer que o meu avó, que por acaso já tem 80 e muitos anos e provavelmente não devia ter carta há para aí 15 a 20 anos (mas como em portugal para ter a licença renovada apenas tem de ir ao médico dizer que vê bem, que ouve bem e que se mexe bem pois fazerem exames rigorosos é mentira), e lá continua ele a conduzir todo contente apesar de ser um perigo para todos os que circulam na estrada, se quiser agora com esta nova lei pode pegar numa mota até 125cc e fazer-se à estrada, mesmo com rodas as dificuldades de movimentação normais para a idade... porque a lei lhe permite!
em contrapartida, um individuo que tenha 24 anos tem de ir fazer um exame de condução, apesar de até poder já ter carta da categoria b à 6 anos... enfim, são as leis que temos

concordo que a lei não é perfeita, mas o que caso que mostras, não é um problema da lei "per si" é um problema da aplicação da lei! caso comum cá pelo burgo . vejamos, se a lei, que obriga a exames médicos a partir de uma idade bem inferior á do teu avô, fosse cumprida pelo/s médico/s (que obviamente deixam passar em claro o que o teu avô diz sem exames que confirmem) então o teu avô certamente já não teria carta... resumindo, concordo que por vezes introduzem excepções que são ridículas, neste caso acho que querem esfriar um bocado o pessoal mais jovem cheio de sangue na guelra que, estatisticamente falando me parece ser mais propenso a exagero na condução. e falo por mim que hoje penso em algumas situações que fiz e que hoje não as faria.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

estou praticamente de acordo mas também ou se é maior e responsável a partir dos 18 ou se deve mudar a idade. não se devem criar excepções que contradigam a responsabilidade que é conferida às pessoas a partir desse limite.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

acho que o exame practico devia ser obrigatorio para todos

hugopinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado mar 21, 2009 3:05 am

Mensagem por hugopinto »

acho que o exame practico devia ser obrigatorio para todos
apesar de assim ter de ir fazer o exame (caso não tire a carta entretanto) concordo plenamente!

Nuno Veloso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mai 15, 2009 2:41 pm

Mensagem por Nuno Veloso »

assim como é um bocado ridículo alguém ter de fazer um exame numa mota quando tirar a carta b se nunca na vida quiser conduzir uma mota... mas não há medidas perfeitas!

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

barrocas Escreveu:acho que o exame practico devia ser obrigatorio para todos
eu também... quanto à teórica, até fazia bem a muita gente relembrar... o problema é que os exames são toscos e muitas vezes o que relamente interessa é esquecido, mas isso é porque são mal elaborados.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

eu acho que os exames deviam ser sempre obrigatórios! mas penso que deveria existir sempre a possibilidade de nos auto-propormos a qualquer tipo de carta, desde que os exames fossem em termos, algo com condução dentro e fora da cidade, auto-estrada, de dia e de noite e de preferência exame com chuva também!
qualquer engenheiro pode fazer p.e. uma ponte sem nunca ter posto os pés numa aula...é um exemplo um pouco extremista, mas se uma pessoa está habilitada e dá provas reais disso para quê andar a perder tempo e a gastar $...

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

barrocas Escreveu:acho que o exame practico devia ser obrigatorio para todos
eu também concordo com isso. e até acho que não deve ser uma coisa como aquela que já foi aqui descrita de dar uma volta pelo quarteirão e fazer um 8 e já está. devia ser mais apurado e virado para as particularidades da condução dos motociclos.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Nuno Veloso
Membro Silver
Membro Silver

hmgp Escreveu: eu também concordo com isso. e até acho que não deve ser uma coisa como aquela que já foi aqui descrita de dar uma volta pelo quarteirão e fazer um 8 e já está. devia ser mais apurado e virado para as particularidades da condução dos motociclos.
pois eu também acho, mas também a verdade é que é muito difícil conseguir fazer um exame práctico em que se passe por todas essas situações.

já na carta b é a mesma coisa, então é a andar 90% do tempo em 2ª (nas minhas aulas era assim, e no exame também, quando pûs uma 3ª o examinador ia-me fulminando com o olhar...reduzi logo) que se aprende a conduzir?

basicamente é mais uma maneira de alguns ganharem dinheiro... e depois virem com coisas parvas como a situação que vou descrever:

. ora então estou neste momento a tirar a carta de motociclos, visto que tenho mais de 21 anos, a que estou a tirar vai-me habilitar a conduzir qualquer mota. até aqui tudo bem, mas a parte engraçada é: o meu instrutor é impecável, e ensina tudo a partir do básico (eu nunca tinha conduzido uma mota na vida) mas a verdade é que assumem sempre que tu já conduziste uma mota! ora então onde é que isto nos leva? que andámos a cometer uma ilegalidade...mas que ao que parece é perfeitamente normal e corrente!

se se quiser tirar licença de 50cc é a mesma coisa... mas pior! nem é necessário teres aulas! chegas lá ao imtt, marcas o exame, forneces o veículo (wtf???) e pronto, lá vais tu... ora e onde aprendeste? e o veículo de exame? "ah nunca conduzi uma mota, mas pedi aqui a um amigo a 50cc dele e vou tentar passar sem nunca ter andado"...

acho tudo um bocado à balda...mas pronto, é o que temos!

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

é um belo terreno à beira mar plantado, onde proliferam diversas espécies "suis-géneris"

daikoni
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mai 21, 2009 11:59 pm

Mensagem por daikoni »

andei a googlar, mas ainda não encontrei mais nada a falar de como ta as coisas acerca deste decreto lei....

alguém sabe quando e que vai-se poder oficialmente fazer o tal exame pratico e conduzir scooters electrica sem carta de motos?!?!
Quero uma Predator GTI 60ah!

Website: http://www.daikoni.com

Nuno Veloso
Membro Silver
Membro Silver

daikoni Escreveu:andei a googlar, mas ainda não encontrei mais nada a falar de como ta as coisas acerca deste decreto lei....

alguém sabe quando e que vai-se poder oficialmente fazer o tal exame pratico e conduzir scooters electrica sem carta de motos?!?!
não é só scooters eléctricas, com a categoria a1 depois podes conduzir qualquer tipo de mota com uma potência até 11kw

daikoni
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por daikoni »

não é só scooters eléctricas, com a categoria a1 depois podes conduzir qualquer tipo de mota com uma potência até 11kw
eu sei... disse isto porque para mim me interessam são as scooters eléctricas! motas só se fosse uma vectrix, e é muito cara....
por isso tenho preferência ou pela cantábrico, ou pela bereco evo.

gostava era de saber como está o estado desta lei... quando entra em acção mesmo!! mas parece que ainda não há muita info disto..

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

nuno veloso Escreveu:se se quiser tirar licença de 50cc é a mesma coisa... mas pior! nem é necessário teres aulas! chegas lá ao imtt, marcas o exame, forneces o veículo (wtf???) e pronto, lá vais tu... ora e onde aprendeste? e o veículo de exame? "ah nunca conduzi uma mota, mas pedi aqui a um amigo a 50cc dele e vou tentar passar sem nunca ter andado"...

acho tudo um bocado à balda...mas pronto, é o que temos!
comigo foi mesmo assim, mas foi na câmara municipal, já ha uns bons anos... disse o meu amigo que me emprestou a scooter na altura e que ficou na câmara que o funcionário nem levantou o real da cadeira, para ir à janela ver se eu realmente saí com a mota e fui dar a volta onde ele mandou.
Cumprimentos
Nuno Leitão

Nuno Veloso
Membro Silver
Membro Silver

oinq Escreveu: comigo foi mesmo assim, mas foi na câmara municipal, já ha uns bons anos... disse o meu amigo que me emprestou a scooter na altura e que ficou na câmara que o funcionário nem levantou o real da cadeira, para ir à janela ver se eu realmente saí com a mota e fui dar a volta onde ele mandou.
lindo! hehehehe, nem há comentário possível!

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

bom, eu gostava de comentar o seguinte: trabalho há quase 10 anos numa companhia de seguros. o meu trabalho é lidar com a informação. frequentemente vejo os níveis de sinistralidade e filtro-os por tipo de veículo. e as conclusões, para mim, são óbvias. por isso, peço a quem não perceba, que me diga onde tem dúvidas. em percentagem, a sinistralidade dos veículos com duas rodas, anda entre os 80 e os 100%! a dos veículos de duas ou três rodas, entre os 35 e os 45...
anda aí muito "assassino" à solta e eu vejo-os a cometer muita asneira todo o santo dia. mas ainda sei contar o número de rodas que os transporta...
quem anda em duas rodas é muito mais consciente do que quem anda em quatro. disso não tenho qualquer dúvida. nem precisava de estatísticas para o provar. no entanto, são os das duas rodas que têm de ter exames especiais com algumas respostas erradas e subjectivas! são os das duas rodas que têm de ser mais policiados?!
dá para perceber?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

volt Escreveu:bom, eu gostava de comentar o seguinte: trabalho há quase 10 anos numa companhia de seguros. o meu trabalho é lidar com a informação. frequentemente vejo os níveis de sinistralidade e filtro-os por tipo de veículo. e as conclusões, para mim, são óbvias. por isso, peço a quem não perceba, que me diga onde tem dúvidas. em percentagem, a sinistralidade dos veículos com duas rodas, anda entre os 80 e os 100%! a dos veículos de duas ou três rodas, entre os 35 e os 45...
anda aí muito "assassino" à solta e eu vejo-os a cometer muita asneira todo o santo dia. mas ainda sei contar o número de rodas que os transporta...
quem anda em duas rodas é muito mais consciente do que quem anda em quatro. disso não tenho qualquer dúvida. nem precisava de estatísticas para o provar. no entanto, são os das duas rodas que têm de ter exames especiais com algumas respostas erradas e subjectivas! são os das duas rodas que têm de ser mais policiados?!
dá para perceber?

volt, enganas-te no numero de rodas, na primeira parte da frase deve ser "quatro rodas".

concordo contigo, quem anda em cima de 2 rodas tem outros cuidados, claro que também se cometem muitos abusos, mas no geral são mais conscientes, dai eu ter dito lá atrás em jeito de brincadeira que isto ia ser o caos,"pessoal a conduzir 2 rodas como conduzem 4".
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

yep! enganei-me. . mas é isso: 4 ou mais rodas, muita sinistralidade. 2 ou 3, pouca.

daikoni
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por daikoni »

volt Escreveu:yep! enganei-me. . mas é isso: 4 ou mais rodas, muita sinistralidade. 2 ou 3, pouca.
parte chata é que quando um condutor de 2 rodas se espeta..... parte-se todo!

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

daikoni Escreveu: parte chata é que quando um condutor de 2 rodas se espeta..... parte-se todo!
ya. pior mesmo eh quando cai um aviao. soh que a probabilidade disso acontecer, eh menor...

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”