aerogerador

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: aerogerador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:já agora mais uma coisa, a que rotaçao é sececário para produsir 12v e 6w com um dinamo de uma bicicleta??
obrigado
a rotação de trabalho para um gerador em regime normal depende da quantidade de pólos do bobinamento. procure no início do tópico bobinamento de geradores - básico e avançado (http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=27&t=8273), nesta seção, que você encontra um tabela com essa informação.
no caso do dínamo, como possui ímãs, é mais fácil verificar a quantidade de ímãs, que é igual à quantidade de pólos do bobinamento. não existe regra alguma que diga quantos pólos possui um dínamo. quem resolve isso é o fabricante, logo não posso lhe dizer qual é a rotação recomendada para o seu.
Última edição por Josenir em quarta set 22, 2010 4:33 pm, editado 1 vez no total.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 25, 2010 12:33 pm

Mensagem por aerogerador SP »

o dinamo é de 4 polos agora nao sei...
se eu fizer um aerogerador com um rabo movel para os ventos fortes era melhor?? ou um aerogerador com um rabo fixo?? mas depois com os ventos fortes era capaz de danificar o aerogerador né??

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

josenir, podia me dizer só mais uma coisinha, eu fiz já o aerogerador com o dinamo de bicicleta, e aqui na minha regiam deu rajadas de 100km por horas o aerogerador aguentou se bem com um rabo fixo mas tem umas vibraçoes muito fortes, se eu fize se um rabo daqueles que se movem para um lado para redozir a velocidade da turbina era melhor, sim??

obrigado

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:josenir, podia me dizer só mais uma coisinha, eu fiz já o aerogerador com o dinamo de bicicleta, e aqui na minha regiam deu rajadas de 100km por horas o aerogerador aguentou se bem com um rabo fixo mas tem umas vibraçoes muito fortes, se eu fize se um rabo daqueles que se movem para um lado para redozir a velocidade da turbina era melhor, sim??
obrigado
a vibração ocorre devido ao desalinhamento e desbalanceamento da hélice, e pode vir a danificar toda a estrutura da turbina. então é recomendado fazer um trabalho cuidadoso para garantir que a hélice esteja muito bem alinhada e balanceada.

um sistema de controle de velocidade sempre é útil. se é melhor ou não, isso é relativo, mas é muito útil. se o sistema for bem feito, com certeza será melhor do que não tê-lo. mas se não for bem feito, pode reduzir muito o desempenho da turbina.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

eu entao convem fazer umas asas em pvc de 50cm de comprimento e 4 ou 5 de grossura, e axas que vai aguentar ventos de 120km/h ou mais??

no teu aerogerador que tens na foto ele aguenta ventos de 120km/h ou mais?? ou tem algum sintema de reduçao de velocidade??

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

eu entao convem fazer umas asas em pvc de 50cm de comprimento e 4 ou 5 de grossura, e axas que vai aguentar ventos de 120km/h ou mais??
no teu aerogerador que tens na foto ele aguenta ventos de 120km/h ou mais?? ou tem algum sintema de reduçao de velocidade??
aqui na minha região não temos ventos extremos, o clima é muito estável. mas de todo jeito, acredito muito difícil encontrar em qualquer lugar do mundo um aerogerador que suporte esse vento de 120 km/h. não vejo motivo para se preocupar com uma situação tão extrema.

se o vento chegar a essa velocidade você não vai precisar se preocupar mais com o seu aerogerador. neste caso, se você tiver sobrevivido, vai ter que se preocupar é em fazer uma casa nova. eh eh !

segundo a escala beafort, ventos com velocidade acima de 60 km/h já são considerados extremos. nestas condições é impossível caminhar contra o vento. então se considerar ventos dessa natureza, esqueça pás de pvc, que vão se quebrar com ventos bem inferiores a estes.

o meu aerogerador com pás de alumínio já apresentou algumas rachaduras na base das pás depois de ser exposto a ventos de 36 km/h, ou 10 m/s. então passei a usar pás de chapa de ferro, que se apresentaram um pouco mais pesadas, no entanto ainda não tive nenhuma danificada.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

pois, é por isso que os aerogeradores comprados tem o sistema de protençao a partir de 50km/h começao a reduzir a velocidade.

e os aerogeradores airx nao têm nenhum sistema de proteçao contra ventos fortes pois nao??
e como é que aguentao ventos fortes de 120km/h?? e aqui na minha regiao já teve ventos de 140km/h teve em alerta vermelho

como é que posso proteger o aerogerador contra esses ventos?

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:pois, é por isso que os aerogeradores comprados tem o sistema de protençao a partir de 50km/h começao a reduzir a velocidade.
e os aerogeradores airx nao têm nenhum sistema de proteçao contra ventos fortes pois nao??
e como é que aguentao ventos fortes de 120km/h?? e aqui na minha regiao já teve ventos de 140km/h teve em alerta vermelho como é que posso proteger o aerogerador contra esses ventos?
eu não me lembro de ter visto esta especificação de 50km/h em aerogeradores comerciais. até mesmo porque em se tratando de velocidade do vento a unidade de medida correntemente usada é m/s (metros por segundo) e não km/h. de todo jeito, 50km/h é igual a proximadamente 13 m/s, e em geral os aerogeradores comerciais são especificados para fornecer a potência máxima com velocidades de vento entre 12 e 14 m/s.
neste caso, 13 m/s estaria no limite onde já seria necessário se preocupar com a integridade do aerogerador, uma vez que ele foi projeto para trabalhar em potência máxima nestas condições. os aerogeradores airx não possuem sistema mecânico de limitação de velocidade. o sistema de proteção é eletrônico. o que ele faz é curto-circuitar duas das três fases do bobinamento, com isso diminui a produção de energia e impõe um grande peso no eixo, diminuindo a velocidade da hélice. aparentemente funciona, mas na prática, quando o vento acima do normal se sustenta por algum tempo, fatalmente queima toda a parte eletrônica de potência, e deixa o aerogerador fora de controle. eu já consertei um deles mais de uma dúzia de vezes. chega a torrar até a placa de circuito impresso.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

obrigado, mas tanto faz serem asas de pvc ou em ferro seram destruidas com ventos de 120km/h no é?

fazendo um rabo daqueles que se movem para o lado para fugir do vento mesmo a sim resebem muito vento e tambem tao sugeitos a ser destruidos com ventos de 120km/h né??

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:obrigado, mas tanto faz serem asas de pvc ou em ferro seram destruidas com ventos de 120km/h no é?
fazendo um rabo daqueles que se movem para o lado para fugir do vento mesmo a sim resebem muito vento e tambem tao sugeitos a ser destruidos com ventos de 120km/h né??
é verdade. para 120 km/h vai ser difícil fazer algo que resista. mas não custa tentar. se for tentar, pode desconsiderar as pás de pvc. as pás de ferro provavelmente serão amassadas com um vento tão forte, mas as de pvc quebrarão em muitos pedaços, que serão lançados com muita velocidade, o que pode causar muitos danos ao que estiver nas proximidades, a sua casa, por exemplo.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

por exemplo este aerogerador http://www.youtube.com/watch?v=m9xjll2p ... re=related o rabo quando dobra só par um pouco o aerogerador e com ventos mesmo muito fortes pode danificar o aerogerador né?

o aerogerador é comercial mas mesmo a sim podem accorrer acidentes né? e as asas tambem sao feitas de fibra ou de um material parcido como o pvc ou sou feitas em ferro??

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:por exemplo este aerogerador http://www.youtube.com/watch?v=m9xjll2p ... re=related o rabo quando dobra só par um pouco o aerogerador e com ventos mesmo muito fortes pode danificar o aerogerador né?
o aerogerador é comercial mas mesmo a sim podem accorrer acidentes né? e as asas tambem sao feitas de fibra ou de um material parcido como o pvc ou sou feitas em ferro??
será que este é vendido comercialmente? pelo que vi parece que ele está com algum problema no leme. é comum haver um pouco de instabilidade, em função das rajadas de vento, mas este aí está quase fora de controle.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

mas nos aerogeradores comerciais poe exemplo o rabo ou leme com as rajadas fortes fica paralelo ás asas mas mesmo a asim só para um pouco da velocidade no é??

com ventos de 140km/h nem com o rabo ou o leme a ficar paralelo as asas se aguentaria o aerogerador pois nao??

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:mas nos aerogeradores comerciais poe exemplo o rabo ou leme com as rajadas fortes fica paralelo ás asas mas mesmo a asim só para um pouco da velocidade no é??
com ventos de 140km/h nem com o rabo ou o leme a ficar paralelo as asas se aguentaria o aerogerador pois nao??
é, para 140 km/h vai ser difícil, com rabo ou sem rabo.
de todo jeito, só conversando não se resolve o problema. faça uma pesquisa sobre furling.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

eu já tive um aerogerador com um dinamo de bicicleta e com umas asas em aluminio de 50cm tavam perfeitamente alinhadas e nao avia vibraçoes e no instituto de metreologia na minha regiao tava em alerta cor de laranja tava vento com rajadas de 120km/h e o aerogerador aguentou se só que o dinamo tava preso com uma abracadeira e com a força ele moveu se para tras e acabou por partir o eixo e as asas foram projectadas e ficaram todas tortas já nao deu para fazer nada com elas, a minha forte foi que nao fez nenhum prejuízo.

agora tava a ver se fazia umas asas em ferro equilibradas porque as que tao no aerogerador nao tao nada boas, mas o melhor é fazer umas em aluminio sao resistentes e levezinhas é o melhor no axam??

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

o meu arogerador tem um tubo mais fino que entra no tubo mais grosso que é a torre e entre esses dois leva esferas, o tuvo ten de ter folga que é para apanhar a direçao do vento e quando vem ventos um pouco fortes começa a vibrar a estretura tem pouco peso o aerogerador?
ou é as asas que tao desalinhadas e nao tao perfeitas??

a mim as asas parecem um pouco desalinhadas e tortas

obrigado

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:o meu arogerador tem um tubo mais fino que entra no tubo mais grosso que é a torre e entre esses dois leva esferas, o tuvo ten de ter folga que é para apanhar a direçao do vento e quando vem ventos um pouco fortes começa a vibrar a estretura tem pouco peso o aerogerador?
ou é as asas que tao desalinhadas e nao tao perfeitas??
a mim as asas parecem um pouco desalinhadas e tortas
obrigado
a articulação entre a torre e o corpo da turbina deve deixar o movimento livre nos 360º do plano horizontal e não deve ter nenhuma folga. a construção deve ser robusta para resistir a grandes esforços mecânicos. e a hélice tem que girar a altas velocidades sem causar vibração ou instabilidade. se não for assim, não resiste ao vento.
a vibração vai causar fadiga nos materiais, que fatalmente irão rachar ou quebrar.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

mas á aii projectos que fazem a sim, metem um tubo por dentro de outro
eu sei que nao é possivel calcular, mas uma aproximaçao das rotaçoes por minuto com ventos de 100km/h de um aerogerador??

eu já tive um aerogerador todo em ferro e umas asas em aluminio e a estrutura tinha um tubo por dentro do outro e nao havia vibraçoes com ventos de 100km/h mas a estrutura era mais pesada que as asas e a sim nao havia vibraçoes, mas mesmo a sim o problema tá nas asas tao um bocado mal feitas e vem a provocar vibraçoes, no axas?
é que as asas agora sao em ferro

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

aerogerador sp Escreveu:mas á aii projectos que fazem a sim, metem um tubo por dentro de outro eu sei que nao é possivel calcular, mas uma aproximaçao das rotaçoes por minuto com ventos de 100km/h de um aerogerador??
eu já tive um aerogerador todo em ferro e umas asas em aluminio e a estrutura tinha um tubo por dentro do outro e nao havia vibraçoes com ventos de 100km/h mas a estrutura era mais pesada que as asas e a sim nao havia vibraçoes, mas mesmo a sim o problema tá nas asas tao um bocado mal feitas e vem a provocar vibraçoes, no axas?
é que as asas agora sao em ferro
se você mesmo está dizendo que as pás estão mal feitas, então deve ser verdade. e deve ser a principal causa da vibração.
mas não deixe de ter em mente que a articulação não deve ser feita simplesmente com um tubo dentro de outro. precisa usar rolamentos, e tudo deve ser muito justo, sem folga.

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

mas este aerogerador dá para ver que tem um tubo por dentrodo outro e nao á vibraçoes http://www.youtube.com/watch?v=flkaved3 ... re=related como é isto??

as asas é que tem de tar bem desenhadas que é para nao fazer com que a estrutura do aerogerador fassa força para tras, e nao para a frente e para traz nem para os lados com a velocidade das pás no é??

obrigado

Responder

Voltar para “Energia Eólica”