Baterias-Manutenção, BMS

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Re: Baterias-Manutenção, BMS

Mensagem por Jorge Rocha »

RuFuS Escreveu: Pelo que vejo o meu esclarecimento conseguiu esclarecer alguns e converter outros...já nem se fala em manutenção! :D ;)
Não vejo aqui ninguém convertido, nem desconvertido, e muito menos esclarecido por ti. Não será necessário falar em manutenção para ela ser praticada.
Podes ter pouco contacto com este forum e daí não entenderes determinadas atitudes de certos membros aqui activos. Não será bom fazer pré-juízos de alguém que não se conhece, não dará bom resultado! Se me conhecesses saberias que até recomendo a colocação de BMS, desde que se possa acompanhar o comportamento do trabalho do mesmo (a tal manutenção preventiva) através de um monitor onde possa verificar em tempo real o estado de cada célula. Já existem muitos que o fazem e até enviam dados sem fios através de adaptador Bluetooth e que que permite a Tablet´s, PC´s e Smartphones comunicar no Windows ou no Android. Penso que os Teslas têm este sistema e se não me engano os Leaf também (é algo para um milhar de euros ou mais, que não dá para a minha carteira, mas era bom sinal que desse...)
RuFuS Escreveu:Quem não usa um BMS que faça o seu trabalho correctamente nas suas motas eléctricas com células de lítio, tem os seus packs condenados...é tudo uma questão de tempo até começarem a ter problemas! :|
Dito assim parece que estás a agoirar os packs de todos os que não tiverem o BMS que tu vendes.
Conforme já o augusantos e o paulogil aqui do forum tiveram que accionar a manutenção correctiva do teu BMS também outros com muitos mais km ainda mantêm o seu BMS original (mesmo que chinês). Não podemos ser extremistas e nem ter tapas nos olhos, tudo deverá ser claro para todos poderem tomar seu partido, ponderando os pós e contras de cada situação.
Eu nas minhas motas (e tenho 4) dispenso bem o BMS (face ao seu custo/proveito). Tenho meios de medição, vou acompanhando e fazendo o controlo da situação. Desta forma não temo por nenhuma célula.

Njay Escreveu:Se não fosse zona de publicidade tinhas que eliminar a tua assinatura :) (penso que neste caso é apenas indicar características, não é publicidade).
Okapa, obrigado, já vou ver.
Também já lhe tinha dito isso... O forum só teria a ganhar e os potenciais clientes, que somos todos sem excepção, poderiam lembrar-se mais facilmente na altura da escolha por um. Principalmente por saber que o jmal dá o apoio necessário e com bastante brevidade, como tem demonstrado em relação aos mesmos!
Tudo por um mundo mais limpo!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

"Parte da manutenção preventiva para quem tem LiFePO4"

Tenho esquecido de referir aqui, embora já tenha dito aos que me estão mais próximos fisicamente, e que é um erro grave não colocar à carga imediatamente quando se chega a casa quando já não se têm quase capacidade alguma no pack, passo a ditar:
Muitos dos utilizadores de VE,S têm a tarifa bi-horaria e tentam sempre carregar no horário economico (a partir das 22h).
Outros até colocam programadores temporizados para as fazer ligar só a determinada hora da madrugada para que quando saiam de casa as baterias ainda estejam quentinhas.
Contra isto nada. Contudo existem situações em que não dá saúde nenhuma ao pack ficar muitas horas sem a carregar. De minimo deverá ser carregada até 20%.
Essas situações são aquelas quando se gasta quase toda a capacidade do pack.
Tudo o que seja a baixo dos 5% de capacidade são tensões muito baixas para que as celulas possam estar em repouso sem que haja oxidação acentuada.

Fica o aviso, para evitar os danos!

Isto foi baseado num teste a uma thundersky de 40Ah (das que vieram na ultima mota que comprei já com 28.500km, onde já tinha metade das células danificadas exactamente por ter sido parada por uns dias com a capacidade perto do fim).
O que aconteceu foi que com uma descarga bastante lenta a celula durante os 95% nem aqueceu 1ºC e quando já a tensão se aproximou dos 3,00V até ao 2,80V, começou a haver um aquecimento de 2ºC.
A descarga não chegava a ser de 0,05C, e não era por isso que ela estava a aquecer pois já estava em descarga há muitas horas e nada se tinha alterado.
A temperatura ambiente também não era justificação, pois até tinha arrefecido 1ºC nas ultimas 4 horas.
A célula estava envolvida em esferovite para não se influenciar.
Depois disso continuei a descarrega-la e quando chega a 1,50V já tinha 8ºC a mais e começa a criar gases acabando por fazê-la inchar.
Logo depois coloquei-a à carga e quando já tinha os 3,25V (10Ah) desapertei a valvula e logo se soltou os gases e voltou à sua forma inicial.
Depois de carregada na totalidade mantém as características idênticas ás outras, mas certamente que já não dará para tantos ciclos ou para descargas com correntes tão fortes (fica para novo teste, ela está devidamente marcada).
Tudo por um mundo mais limpo!

paulogil
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jun 16, 2010 11:15 pm

Mensagem por paulogil »

Boas

Para esclarecer de uma vez por todas.
Na minha mota desde o 1º dia que a recebi o seu bms de origem chinesa, nunca foi o melhor. Pois logo na 1ª noite que passou cá em casa no dia a seguir teve de ir embora, o bms na carga queimou, sendo sido trocado por outro igual, e substituído 2 células, poucos meses depois a mesma situação, o bms não queimou mas não andava a balancear bem as células, foi trocado, e penso que foi substituída uma célula. Passados mais alguns meses voltei a ter problemas no bms, queimou, mas desta vez já a empresa tinha desaparecido e como andava farto deste tipo de bms, apostei no do Jmal, e deixei de ter problemas. Só que um dia de muita chuva entrou água e queimou 2 placas, que foram reparadas e desde então tem andado muito bem. E de salientar que as 2 células que tenho com menos capacidade foram originadas pelo outro bms chinês. E não fui o único com esse tipo de bms chinês queimado, se não estou em erro houve mais que também queimaram.

Abraço
ImagemPREDATOR GTI Bordô
25000KM Percorridos
Com a Janaina percorro todo o Mundo
Diário de Bordo http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=13406

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

Eu continuo com o BMS de origem e acho que está tudo bem! :mrgreen:

Não sou de andar sempre a controlar as tensões das baterias, até porque dá algum trabalho e preciso da mota todos os dias, mas acho que até agora o BMS "chinês" tem feito o seu trabalho.

Para quem conhece, o meu é daqueles de placas vermelhas sobrepostas em andares. A mota vai com 46.000 kms e continuo a ter boa autonomia. Devo salientar que já fiz bastantes descargas profundas, pois quando ia estudar todos os dias fazia 50 kms sem carga pelo meio e era sempre a puxar por ela. Quando media os consumos nas cargas, dava sempre mais de 4 kwh.

Acho que nisto das chinesas o fator sorte também conta. Na minha mota ainda é tudo original (controlador, baterias, motor, carregador, bms, DC/DC, etc...) e nunca fiquei apeado com necessidade de chamar o reboque. Da parte eléctrica só substitui o disjuntor de proteção por um fusível, por ser o único elemento que avariou 2 vezes.

Acho que as chinesas também podem ser sinal de fiabilidade! ;)
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”