Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm

Re: Vectrix VX1 - 60 Ah - JASMIM

Mensagem por jasmim »

;) Ontem decidi enviar este mail ao Pingo Doce. (retirei algumas ideias no DB do Ricardo Cruz)

Boa tarde

Dirijo-me ao vosso estabelecimento comercial para fazer um pedido/sugestão.
Como sabem, o veículo elétrico constitui hoje a melhor solução de mobilidade para responder às questões atuais do aquecimento global, da qualidade do ar que respiramos e da dependência que existe dos combustíveis fósseis para além da poupança diária em combustíveis.
A comunidade dos proprietários de veículos elétricos está a crescer a cada dia que passa. Faço parte dessa comunidade, inclusive com dois veículos elétricos, um automóvel e um motociclo.
Assim, sugeria a instalação de duas ou três tomadas elétricas com respetivos lugares reservados. Trata-se de um investimento irrisório e com consumos de energia insignificantes já que para uma hora de carregamento de um veículo elétrico estamos a falar escassos cêntimos.
A tendência dos utilizadores dos veículos elétricos é procurarem os centros comerciais que proporcionam a possibilidade de efetuar carregamentos enquanto fazem as suas compras.
Desta forma, tal investimento da vossa parte traria os utilizadores dos veículos elétricos aos vossos estabelecimentos que, através das suas compras, compensariam largamente o vosso investimento.
A vossa administração revelaria uma maior mentalidade, capacidade e uma maior visão para o futuro, mostrando assim que está a contribuir para um mundo mais ecológico, pois não basta dizer que se tomam medidas ecológicas se depois não as colocam em prática.

Agradeço a atenção dispensada.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Jasmim Pinho

Menos de 24 horas depois recebi uma chamada a confirmar a receção do meu mail e que iam reencaminhar para as pessoas responsáveis afim de satisfazer o meu pedido.

Ao mesmo tempo recebi, por mail, a seguinte resposta:

Estimado(a) Cliente Manuel Pinho ,
Desde já agradecemos o seu contacto, o qual foi objecto da nossa melhor atenção.

É de facto nosso objectivo prestar um serviço de excelência aos nossos clientes, seja pelo atendimento, seja pela qualidade dos produtos que comercializamos.
Como tal, foi dado conhecimento da sua sugestão à nossa Direcção responsável, pois é nossa intenção melhorar e irmos sempre ao encontro de todos aqueles que nos procuram para fazer as suas compras.
Uma vez mais agradecemos o seu testemunho, pois trabalhamos diariamente para que os nossos clientes continuem connosco e satisfeitos com os nossos produtos e serviços.
Esperamos continuar a merecer a sua confiança e preferência e estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional através da nossa Linha Cliente 808 20 45 45 ou 210 11 44 11, disponível 24 horas.
Atentamente,
Serviço de Apoio ao Cliente Pingo Doce

Não sei se adianta alguma coisa. Sugiro que copiem o meu texto e façam o mesmo através deste link:
http://www.pingodoce.pt/pt/servico-de-apoio-ao-cliente/

Quantos mais formos a pedir mais hipóteses teremos de conseguir resposta positiva.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Boa iniciativa Jasmim :)

Imagem
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Fazes tu muito bem...

Eu tenho de voltar a Carga aqui em alguns centros comerciais que já não visito há muito por causa de não terem ponto de carga!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

serges Escreveu:Fazes tu muito bem...

Eu tenho de voltar a Carga aqui em alguns centros comerciais que já não visito há muito por causa de não terem ponto de carga!
Tem acontecido o mesmo comigo.
Última edição por galt em terça mar 24, 2015 12:39 pm, editado 1 vez no total.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

Eu também já enviei!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

Muito bom mesmo... era bom algo a aplicar em todos os Pingo Doce, isso é que era :)

tenho andado afastado dessa parte, mas vamos lá voltar à carga!!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am

Mensagem por cuttysark76 »

A Jerónimo Martins, consequentemente, o Pingo Doce, têm uma postura 100% economicista, independentemente de prejudicarem ou não os clientes. Lembrem-se do limite mínimo de 20€ para pagamentos MB/Visa, transferência da Sede para a Holanda para pagar menos impostos, retirando uns valentes milhões da nossa economia. Têm que colocar mesmo muitas tomadas para voltarem a ver os meus dentes. Cambada de xico espertos.

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm

Mensagem por ricardocruzs2 »

É isso mesmo jasmim, se nada fizermos é sempre mais difícil haver novos locais de carregamento ;)

No caso do Pingo Doce em Viseu limitei-me a falar com os seguranças, eles disseram que poderia carregar, desde então e sempre que lá vou coloco à carga e até hoje nunca tive nenhum problema, por vezes é preferível falar com os funcionários do que a própria administração!!

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am

Mensagem por cuttysark76 »

Depois do meu post reaccionário, os meus parabéns pela iniciativa. Já fiz copy paste e enviei. Pode ser que se queiram colar ao movimento ecológico para retirar dividendos €€€

Mumia
Moderador
Moderador

Re:

Mensagem por Mumia »

cuttysark76 Escreveu:, transferência da Sede para a Holanda para pagar menos impostos, retirando uns valentes milhões da nossa economia.
essa foi das melhores na altura, toda gente criticou, mas ele teve os ... de o dizer, e fez muito depois de muittooossssss outros grandes grupos o terem feito, mas esses ninguem disse nada.

Há coisas com a qual não concordo é verdade, mas uma coisa sei, é unico sitio onde vejo contratar pessoal de mais idade e onde não as mandam para a rua pela idade avançada. Essa é que é essa....

Mas mas venham de lá as tomadas em todos os Pingo Doce, e Lidl (lembro que também já foi lançado esse desafio plo Serges a eles) :)
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

ricardocruzs2 Escreveu:É isso mesmo jasmim, se nada fizermos é sempre mais difícil haver novos locais de carregamento ;)

No caso do Pingo Doce em Viseu limitei-me a falar com os seguranças, eles disseram que poderia carregar, desde então e sempre que lá vou coloco à carga e até hoje nunca tive nenhum problema, por vezes é preferível falar com os funcionários do que a própria administração!!
Curiosamente eu fiz o mesmo num Pingo Doce perto de minha casa que tem parque coberto e tomadas disponíveis. Falei com o responsável da loja, expliquei os gastos e ganhos e deram-me autorização para carregar.
Conclusão: ganharam um cliente. Prefiro sempre esse a outros supermercados.

Inversamente, uma vez proibiram-me de carregar no Continente de Alverca. Nunca mais lá fui! :D
Mas fiz questão de informar que o Pingo Doce lhes ia roubar um cliente!!!

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

Consegui finalmente libertar-me e passar pela JR Lab para colocar o BMS.
De início, o novo BMS não funcionava corretamente porque era necessário programá-lo. Após alguns problemas de configuração do PC lá se conseguiu pôr o BMS a funcionar.
Em relação à configuração do PC coloco em "Tutorial vectrix". http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... #p11242280

Neste momento, já rodei 2 dias com o BMS a funcionar corretamente. No primeiro dia foi no regresso da JR Lab num total de 63 km. Saí de lá com a moto carregada. Pude constatar valores a que não estava habituado com o BMS avariado. Saí com 140 V de tensão de pack que rapidamente se posicionou nos 132 V e se manteve durante grande parte do percursos nos 130/131 V. A célula mais alta era de 3.50v e a mais baixa 3.47.

O percurso é esmagadoramente plano ao longo de 45 km. A última dezena de km é sempre a subir de forma ligeira com uma última subida de cerca de 4 km bastante acentuada. A tensão do pack desceu aí nos 129V e a célula mais baixa foi aos 3.20V. O percurso foi feito a velocidades entre 60 e 70 km/h, com algumas paragens obrigatórias por causa dos semáforos e rotundas.
Nessa noite esteve 7 horas a carregar com o carregador programado a 1500 w
Os resultados foram estes:
Tensão do pack: 140V
Célula mais alta: 3.49v
Célula mais baixa: 3.43
Kw gastos na tomada: 4.69

Imagem

Imagem

Imagem

Quando desliguei da tomada e liguei a mota, os valores baixaram para estes:
Imagem

Entretanto voltei a ligá-la para ver se as células estabilizavam todas a 3.50V. Resultado:
Imagem

Ontem fiz os meus percuros habituais casa-Porto, com uma realidade rodoviária bem pior. Foram um total de 80 km em que metade foram em estradas nacionais a 50/60 km/h e o resto em AE a 60/70 km/h com um ou outro pico a 80 km/h.
Hoje de manhã tinha carregado 5.15 kw em 4 horas. Gastou 33.93 Ah. Com estes dados parece ser possível fazer 150 km de autonomia.
Última edição por jasmim em quarta abr 01, 2015 11:54 am, editado 1 vez no total.

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

Muito bem...e tempo de balanceamento?
jasmim Escreveu:De início, o novo BMS não funcionava corretamente porque era necessário programá-lo. Após alguns problemas de configuração do PC lá se conseguiu pôr o BMS a funcionar.
Afinal eu tinha razão quanto às visitas ao Jorge Rocha...Aveiro não é só ovos moles... :D

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

RuFuS Escreveu:Muito bem...e tempo de balanceamento?
Não sei ao certo, eu estava a dormir enquanto ela estava a carregar. :)

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

As peças laterais cinzentas como na foto fixam através de um sistema de encaixe através de umas linguetas e de um parafuso.

Imagem

Em andamento e em estradas degradas, estas peças tendem a fazer ruído devida à vibração. Com a mota parada, tocando nessas peças apercebemo-nos que a sua fixação permite tais vibrações.

Assim, o Jorge Rocha lembrou-se de unir cada uma delas através de uma braçadeira de plástico por baixo da mota. Desta forma não retira em nada a estética da Vectrix e elimina-se as vibrações. Simples e eficaz :)

Imagem
Imagem

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Epa nunca precisei... mas é uma solução.

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

uhm nunca me apercebi de ruído vindo dessa zona.... mas é coisa a ir cuscar, mas não me parece muito, mas vai não volta há aqueles ruídos parasitas (de outros locais) então quando se anda em pavimento de calçada e estradas piores que caminhos de cabras, mas aí milagres não há :lol: :lol:

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

Aqui temos uma foto interessante: a mota atingiu 44 444 km, sendo que apenas 2 000 são meus já com o novo pack.
Quando tirei a foto, estava numa viagem de 108,9 km sem carga intermédia. O CB apresentava 6 km de autonomia com 1 barra.

Imagem

Após já ter percorrido esses 108 km prossegui viagem ainda com 127 v de tensão em andamento e célula mais baixa com 3,16v

Imagem

Mais adiante, aos 118 km, ia iniciar um troço com bastante inclinação. Parei para registar:
Imagem

Já em andamento na tal subida, a tensão desceu para 125 v e célula mais baixa em 3,07
Imagem

Chegado a casa, antes de deixar as baterias repousarem obtive estes resultados:
Imagem
Imagem

Km totais sem carregamento: 124,8
Imagem

Com uma tensão ainda nos 129v e célula mais baixa em 3,22 permitindo ainda acelerações sem quebras significativas ainda era possível percorrer uns bons km. Só não sei quantos.

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Mensagem por zeuz »

Salvo erro, o firmware original corta por volta dos 107v de tensão total...
Última edição por zeuz em sexta abr 10, 2015 2:51 pm, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

107V? :shock: Das duas uma, ou fazia mais 80 km ou a tensão entretanto ia baixar rapidamente.

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”