o meu carro
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vivam...
hynek...
30%...eu apostaria em valores cerca dessa percentagem...mas como valor de referencia...
começaria talvez por 20%..
experimenta medir qual a temperatura que a bomba atinge um pouco depois do motor atingir a temperatura normal de funcionamento..e aproveitando a embalagem mede a temperatura dos tubos de entrada e de saida..enfim..faz as medições que fizéste no disco..antes..durante e no terminus de uma viagem...
são esses os valores que tenho tomados como referenciais no desenvolvimento do meu projecto...que está já em fase de conclusão..para as duas opções..1 ou dois depositos... ....
não esqueças de adicionar 5% de gasolina e no minimo 2% de oleo 2t..
um abraço
[***************]
hynek...
30%...eu apostaria em valores cerca dessa percentagem...mas como valor de referencia...
começaria talvez por 20%..
experimenta medir qual a temperatura que a bomba atinge um pouco depois do motor atingir a temperatura normal de funcionamento..e aproveitando a embalagem mede a temperatura dos tubos de entrada e de saida..enfim..faz as medições que fizéste no disco..antes..durante e no terminus de uma viagem...
são esses os valores que tenho tomados como referenciais no desenvolvimento do meu projecto...que está já em fase de conclusão..para as duas opções..1 ou dois depositos... ....
não esqueças de adicionar 5% de gasolina e no minimo 2% de oleo 2t..
um abraço
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land rover discovery 2500tdi km-213000 ano-1992
bomba boch
1 x -55l de gasoleo
10l de oleo
1,5l de gasolina
1 l de oleo 2t
findo o deposito de cima fiz 750km mais 80km do q era esperado notei o cheiro.
2º deposito
gasoleo-58l
gasolina-1,5l
oleo 2t-0.5l
oleo-11l
para ver mais:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 3&start=40
bomba boch
1 x -55l de gasoleo
10l de oleo
1,5l de gasolina
1 l de oleo 2t
findo o deposito de cima fiz 750km mais 80km do q era esperado notei o cheiro.
2º deposito
gasoleo-58l
gasolina-1,5l
oleo 2t-0.5l
oleo-11l
para ver mais:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 3&start=40
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hummmm isto entao nao é bom sinal
fiat-strada pick-up-1,9d/2000-05/223a6.000/4cyl./1910ccm/46kw/62,56ps/bhp/4500min-1/lucas/rp
dado que a bomba nao é bosch,
bem nada como ir pesquisando mais um bocado.
fiat-strada pick-up-1,9d/2000-05/223a6.000/4cyl./1910ccm/46kw/62,56ps/bhp/4500min-1/lucas/rp
dado que a bomba nao é bosch,
bem nada como ir pesquisando mais um bocado.
Última edição por pipiland em quarta jun 14, 2006 9:52 am, editado 1 vez no total.
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[***************] e manuelcar,
antes de mais nada obrigado pelas vossas respostas.
fernando, claro que tens razão ... os corsas são respectivamente de 1993 e 1994 e são ambos izusu um aspirado o outro com turbo-compressor... a mudança de século, mexeu-me com o "processador central" ... "bug do ano 2000", tás a ver ... quanto ao gr já é o y61, dos primeiros - 130cv (o que sinceramente é uma pena, já que o y60 - 115cv dá muito mais "pica").
manuelcar ... eu apesar de ter a mesma formação de base do fernando, sempre exerci a minha actividade mais na área dos pcs (consumiveis para impressoras) pelo que o principio é "se voltar a pôr tudo como estava, desligar e voltar a ligar, volta tudo ao normal", daí a história de voltar a meter gásoleo para "limpar" o sistema... mas desde que entrei neste vosso forun pela primeira vez estou a ficar mais à confiante ... prá frente é que é o caminho ... no próximo depósito o corsa vai levar 30% ov.
quanto ao corsa td, o caso é mais "bicudo", já que se der raia, a minha mulher põe-me as malas à porta (o carro é dela) ... e não sei se algum de voçês já dormiu num tapete de entrada, mas é duro como o caraças e pica-nos as costas todas...
finalmente o objectivo de todas as minhas experiencias ... encher o gr com ov, não em utilização normal, já que passa a semana quase toda parado e não me apetece muito que fique como as fritadeiras da "patroa" ... mas para viagens grandes. e o meu plano para estas férias é ... fazer 15km até casa dos meus pais, para aquecer o motor com gasóleo puro, encher lá de ov e arrancar para o algarve (100% ov), chegado lá voltar a encher com gasóleo, na viagem de regresso, e partindo do principio que arranjo ov a preços "apeteciveis" (se bem que no caso de óleo alimentar soe melhor "apetitosos"), enchia de novo de ov e repetia o processo à chegada, para o poder deixar na garagem mais uma temporada.
a minha estimativa, e partindo do principio que poderei arranjar óleo a 65 centimos (ainda não consegui, mas continuo com esperança), é poupar cerca de 37€ por viagem o que é significativo ... é verdade o gr (também conhecido como galp recomenda) em viagens grandes e a uma velocidade razoável gasta cerca de 15l/100km, logo 600km lá se vai um depósito de 90l ...
ah sim, se calhar devia ter começado por aí ... interessei-me por isto dos combustiveis alternativos por uma única razão ...€s... não que não tenha preocupações ecologistas, mas digamos que em termos de resultados imediatos o efeito será muito mais visivel na nossa carteira que no ambiente.
fiquei contente por saber que as bombas destes carros são todas bosch ... é o destino a tentar-me ... mas vou controlar-me e vou avançando só em degraus de 5% ...
obrigado de novo, pelas informações, se puder ajudar em alguma coisa ... apitem
já agora, eu e um amigo misturamos umas percentagens diferentes e agora estamos à espera de um viscosimetro para medir as mistelas ... logo que tenha resultados faço uma tabelita para partilhar
abraço, até amanhã
abraço
antes de mais nada obrigado pelas vossas respostas.
fernando, claro que tens razão ... os corsas são respectivamente de 1993 e 1994 e são ambos izusu um aspirado o outro com turbo-compressor... a mudança de século, mexeu-me com o "processador central" ... "bug do ano 2000", tás a ver ... quanto ao gr já é o y61, dos primeiros - 130cv (o que sinceramente é uma pena, já que o y60 - 115cv dá muito mais "pica").
manuelcar ... eu apesar de ter a mesma formação de base do fernando, sempre exerci a minha actividade mais na área dos pcs (consumiveis para impressoras) pelo que o principio é "se voltar a pôr tudo como estava, desligar e voltar a ligar, volta tudo ao normal", daí a história de voltar a meter gásoleo para "limpar" o sistema... mas desde que entrei neste vosso forun pela primeira vez estou a ficar mais à confiante ... prá frente é que é o caminho ... no próximo depósito o corsa vai levar 30% ov.
quanto ao corsa td, o caso é mais "bicudo", já que se der raia, a minha mulher põe-me as malas à porta (o carro é dela) ... e não sei se algum de voçês já dormiu num tapete de entrada, mas é duro como o caraças e pica-nos as costas todas...
finalmente o objectivo de todas as minhas experiencias ... encher o gr com ov, não em utilização normal, já que passa a semana quase toda parado e não me apetece muito que fique como as fritadeiras da "patroa" ... mas para viagens grandes. e o meu plano para estas férias é ... fazer 15km até casa dos meus pais, para aquecer o motor com gasóleo puro, encher lá de ov e arrancar para o algarve (100% ov), chegado lá voltar a encher com gasóleo, na viagem de regresso, e partindo do principio que arranjo ov a preços "apeteciveis" (se bem que no caso de óleo alimentar soe melhor "apetitosos"), enchia de novo de ov e repetia o processo à chegada, para o poder deixar na garagem mais uma temporada.
a minha estimativa, e partindo do principio que poderei arranjar óleo a 65 centimos (ainda não consegui, mas continuo com esperança), é poupar cerca de 37€ por viagem o que é significativo ... é verdade o gr (também conhecido como galp recomenda) em viagens grandes e a uma velocidade razoável gasta cerca de 15l/100km, logo 600km lá se vai um depósito de 90l ...
ah sim, se calhar devia ter começado por aí ... interessei-me por isto dos combustiveis alternativos por uma única razão ...€s... não que não tenha preocupações ecologistas, mas digamos que em termos de resultados imediatos o efeito será muito mais visivel na nossa carteira que no ambiente.
fiquei contente por saber que as bombas destes carros são todas bosch ... é o destino a tentar-me ... mas vou controlar-me e vou avançando só em degraus de 5% ...
obrigado de novo, pelas informações, se puder ajudar em alguma coisa ... apitem
já agora, eu e um amigo misturamos umas percentagens diferentes e agora estamos à espera de um viscosimetro para medir as mistelas ... logo que tenha resultados faço uma tabelita para partilhar
abraço, até amanhã
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obrigado jossef ... já tinha pensado nisso, mas pelo que percebi a ideia da gasolina e do óleo 2t, é aumentar a potencia (ou pelo menos compensar de algum modo a queima menos eficiente do ov) ... o meu principal objectivo é mesmo poupar "uns cobres" em combustivel (sem os gastar na oficina) ... claro que tb posso estar enganado, e se for esse o caso digam coisas
em relação a esta utilização pontual de 100% (ou próximo disso) de ov ... que riscos pensam que estou a correr, partindo do principio que o motor é relativamente novo (140000km), a bomba será uma bosch tipo 104721-2000 #16700vb300 ... e claro as temperaturas esperadas numa viagem norte-sul no verão serão de certeza altas e a viagem práticamente de uma só vez
boas
zé araújo
em relação a esta utilização pontual de 100% (ou próximo disso) de ov ... que riscos pensam que estou a correr, partindo do principio que o motor é relativamente novo (140000km), a bomba será uma bosch tipo 104721-2000 #16700vb300 ... e claro as temperaturas esperadas numa viagem norte-sul no verão serão de certeza altas e a viagem práticamente de uma só vez
boas
zé araújo
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viva fernando ...
a ideia era precisamente essa ... tudo quente a viscosidade do óleo fica mais próxima da do gasóleo, o esforço da bomba será menor e os injectores terão mais facilidade em vaporizar o combustível ...teóricamente parece funcionar ... mas e aí é que a tua opinião é muito importante para mim, e na prática, quais os teus receios?
abraço
a ideia era precisamente essa ... tudo quente a viscosidade do óleo fica mais próxima da do gasóleo, o esforço da bomba será menor e os injectores terão mais facilidade em vaporizar o combustível ...teóricamente parece funcionar ... mas e aí é que a tua opinião é muito importante para mim, e na prática, quais os teus receios?
abraço
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Autor do tópico - Staff Member
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é assim mesmo zé!obrigado de novo, pelas informações, se puder ajudar em alguma coisa ... apitem
já agora, eu e um amigo misturamos umas percentagens diferentes e agora estamos à espera de um viscosimetro para medir as mistelas ... logo que tenha resultados faço uma tabelita para partilhar
para o objectivo que pretendes o melhor é usar um kit de dois depósitos. o motor aquece em gasoleo e depois já pode queimar oleo. alguem publicou aqui uma medição da temperatura de diversos componentes do motor depois de aquecido e recordo que andavam todos proximo dos 80, 90º. o retorno o combustivel e a proximidade dos componentes garante uma temperatura suficiente. tens é que ter o cuidado de "purgar" todo o oleo do sistema antes de desligar, porque o motor n~eo está habilitado a arrrancar com oleo puro.
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viva,
hoje fui ao jumbo e comprei ov a 0,69 ... até agora o melhor preço que encontrei, tb lá comprei óleo 2t (4,02 - galp mineral) ... cheguei a casa com uma vontade incontrolável de fazer contas ... mas a tabela com os cálculos é neste formato "intragável" ... por isso cá vai a minha conclusão:
com os preços actuais de combustiveis fósseis, % de ov de 75%, diesel 18%, g95 - cerca de 5%, o2t- cerca 1% - a mistela, ou paparoca para motor, como lhe queiram chamar sai (para o gr-92l) a 0,832€ ou seja uma economia de 22% em litro ... como o meu objectivo minimo é "recuar no tempo" 2 anos e voltar a pagar a "gota" a 0,70€/l (já faz lembrar o anúncio da velhinha do continente, "ainda me lembro do ...") ... só há uma solução ... comprar o óleo entre 0,5 e 0,55 o litro ... e já que estamos nas frases feitas ... "help, i need sombody help ... " (não fosse eu um gajo careca, ainda me confundiam com algum cantor de liverpool) ... alguma ideia ou sugestão para comprar ov mais barato?
alguém que perceba de qualidade alimentar ... o que é para uma empresa que fabrique óleos alimentares um óleo não conforme?
penso que aqui haverá alguma hipótese de se comprar óleos a bons preços e em quantidades razoáveis ...
abraço
hoje fui ao jumbo e comprei ov a 0,69 ... até agora o melhor preço que encontrei, tb lá comprei óleo 2t (4,02 - galp mineral) ... cheguei a casa com uma vontade incontrolável de fazer contas ... mas a tabela com os cálculos é neste formato "intragável" ... por isso cá vai a minha conclusão:
com os preços actuais de combustiveis fósseis, % de ov de 75%, diesel 18%, g95 - cerca de 5%, o2t- cerca 1% - a mistela, ou paparoca para motor, como lhe queiram chamar sai (para o gr-92l) a 0,832€ ou seja uma economia de 22% em litro ... como o meu objectivo minimo é "recuar no tempo" 2 anos e voltar a pagar a "gota" a 0,70€/l (já faz lembrar o anúncio da velhinha do continente, "ainda me lembro do ...") ... só há uma solução ... comprar o óleo entre 0,5 e 0,55 o litro ... e já que estamos nas frases feitas ... "help, i need sombody help ... " (não fosse eu um gajo careca, ainda me confundiam com algum cantor de liverpool) ... alguma ideia ou sugestão para comprar ov mais barato?
alguém que perceba de qualidade alimentar ... o que é para uma empresa que fabrique óleos alimentares um óleo não conforme?
penso que aqui haverá alguma hipótese de se comprar óleos a bons preços e em quantidades razoáveis ...
abraço
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- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
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ó zé,
boa ideia, seria interessante contactar directamente os produtores (agricultores e fábricas de extração de óleo). se gente se juntar, poderia comprar-se em quantidades industriais e mais barato.
uma solução mais barata ainda, que dá algum trabalho extra, é recolher o óleo usado (restaurantes) e regenerá-lo, isso é limpar e corrigir ph. assim fica mesmo bastante barato. segundo alguns é só dar mais um passo para produzir bd.
boa ideia, seria interessante contactar directamente os produtores (agricultores e fábricas de extração de óleo). se gente se juntar, poderia comprar-se em quantidades industriais e mais barato.
uma solução mais barata ainda, que dá algum trabalho extra, é recolher o óleo usado (restaurantes) e regenerá-lo, isso é limpar e corrigir ph. assim fica mesmo bastante barato. segundo alguns é só dar mais um passo para produzir bd.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
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- Registado: quinta mai 25, 2006 9:11 am
oleo vegetal
ola pessoal tudo bem, peço desculpa pois tenho estado fora, entao como vão essas descobertas?! olhem vou começar agora a usa oleo vegetal no meu carro (seat ibiza 1900d bomba boches) manuelcar ou [***************] sabem-me dizer qual a quantidade que devo utilizar para inicio!
estive a ligar para um pessoal para ver se arranjo oleo mais barato, em principio ainda hoje vos dou novidades!
abraço a todos!!
estive a ligar para um pessoal para ver se arranjo oleo mais barato, em principio ainda hoje vos dou novidades!
abraço a todos!!
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- Membro Dedicado
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- Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm
no que diz respeito ao bj73, fez sem nada a assinalar 344 kms com o primeiro back.
já está a gastar 2 segundo, 40% ovd + 55% diesel + 5% gasolina + cheirinho de aditivo faher ( na porcentagem para limpeza e lubrificação a fundo, 200/1000 ).
nada a assinalar, no entanto, acho que está a puxar um pouco melhor.
já está a gastar 2 segundo, 40% ovd + 55% diesel + 5% gasolina + cheirinho de aditivo faher ( na porcentagem para limpeza e lubrificação a fundo, 200/1000 ).
nada a assinalar, no entanto, acho que está a puxar um pouco melhor.