o meu carro

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

o meu carro

Mensagem por manuelcar »

vamos constituir uma base de dados sobre os veículos, as misturas e as adaptações, para quem chega vêr o panorama e colocar questões.
sejam metódicos na descrição.
veículo:
cilindrada:
marca e tipo da bomba:
percentagem de oleo:
inverno
verão
adaptações realizadas:
comentários:

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member

mercedes 190D

Mensagem por manuelcar »

mercedes 190d 1986
cilindrada: 1997 cc
bomba: bosch em linha
percentagem de oleo: neste momento 60% + 5% de gasolina
adaptações realizadas: nenhuma - estamos no verão

não realizei ainda nenhuma adaptação porque tenho a melhor bomba para o oleo vegetal, uma percentagem moderada mais a adição de gasolina garantem que a viscosidade da mistura não é excessiva de manhã.
ah! e ligo o carro antes de tomar o pequeno almoço, como sempre fiz.
mais uma nota: o motor original deste carro fez 1200000 km

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam..

manuelcar..aproveita teres uma bomba em linha...essas dão para quase tudo..para elevares a pressão dos teus injectores para cerca dos 150-160 bars ao invés dos 115-125 que teem de origem..e depois diz qualquer coisa...

a criação de depositos nas cameras de combustão cairá para aí uns 40 a 70%...

um abraço
[***************] ( com saudades das bombas em linha )

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

ok, se soubesses qual o panorama dos mecânicos aqui na minha terra....
a mentalidade "ainda pode andar, quando partir volte cá" e a falta de qualificação e formação. fico preocupado cada vez que tenho que deixar o carro para mais do que muda de oleo.
talvez possa recorrer aos teus serviços, tens equipamento para realizar estas alterações nos injectores, e não é necessário mexer na bomba?
abraço.

putzzz
Membro
Membro
Registado: quinta mai 25, 2006 9:11 am

oleos vegetais

Mensagem por putzzz »

[***************], e como posso ter a certeza se o motor é mesmo esse?! quais as mudificaçoes que terei de fazer no meu carro para poder usar 100% oleo?! se usar 50% oleo no verão com 2 litros de gasolina e 1/2 litro de oleo 2 tempos 100%sintetico será que nao corro nenhum risco em avariar o motor?!

um abraço

andre

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

....

manuelcar...aqui tenho de tudo..é como uma farmácia.. ..

daí o nome da oficina ser clinicauto...e o que não fazemos...para evitar conflitos de interesses.., temos uma oficina dedicada a sistemas diesel..só reparações de bombas e injectores..que temos de levar já desmontados e uma de electricidade/electronica auto...

como vês..melhor não há...o pessoal aqui da zona também é assim para o "tacanho acagaçádo"...mas já aprenderam a fazer o que cá o engº diz e paga para que seja feito...

um abraço
[***************]

espiga
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta mai 25, 2006 12:13 pm

Mensagem por espiga »

bons dias, um colega falou-me deste topico, estou interessado, ja imprimi os comentarios todos para ler logo com calma.

tenho um peugeot 306 xad de 1995, 1.9diesel.

gostaria que me dessem informações para que possa colocar o carro andar a oleo...

abraço
filipe carmo

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam

putzzz...o oleo 2t não necessita de ser sintético..eu uso do normalinho da bp..cerca de €6,00 o litro..no punto dá-me para dois depositos...já que abasteço sempre pleno assim que atinjo 1/4 de deposito..

dá uma volta aí pelas intervenções...está muita coisa explicada...alguma duvida ou novidades..dispõe

um abraço
[***************]

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam

ó espiga....sem espiga.(não resisti ao trocadilho) ...

coisa rara..que normalmente sou um tipo muito circunspecto e sizudo...como já deverão ter tido oportunidade de verificar...

pois faz isso mesmo...vai lendo e analisando os comentarios...alguma duvida...dispõe

um abraço
[***************]

espiga
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta mai 25, 2006 12:13 pm

Mensagem por espiga »

obrigado, vou mesmo ter de ler tudinho...

depois coloco as minhas duvidas

abraço

putzzz
Membro
Membro

oleos vegetais

Mensagem por putzzz »

ola!

fernando ja vi que a bomba é uma bosh agora nao sei é ke tipo é como posso ver?! sabes me dizer em ke sitio deste forum posso encontrar o material que tenho de adaptar é ke ja estive a ver mas muitas cenas nao entendo pois nao estou muito a par de mecanica de carros!! tens messenger?!

obrigado

putzzz

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

olá putzzz, benvindo ao forum.
se estás interessado nesta ecológica e económica alternativa deves primeiro dedicar algum tempo a estudar os fundamentos da coisa. vê lá no topico dos nossos linques e depois volta aqui para esclarecer algumas duvidas e vêr o esquema que o fernando e o hynek estão a estudar, utilizando tecnologia nacional.
saúde da boa

putzzz
Membro
Membro

oleos vegetais

Mensagem por putzzz »

ola manuelcar, tudo bem?!
sim ja estive a estudar isto tudo mas tem algumas coisas que nao entendo bem, por exemplo os injectores!! pois o conhecimento que tenho é que para um carro trabalhar a 100% oleo apenas o temos de aquecer! e tem outra coisa eu tenho uma bomba bosh, e tambem sei que se for em linha que é bem melhor, mas como poderei saber isso?!

obrigado a todos, estou aqui para ajudar e ser ajudado!! :p

putzzz

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member

resposta a mp

Mensagem por manuelcar »

olá esclarecido, respondo aqui á tua mensagem sobre o 190d:
parabens pelo teu carro é um dos mais resistentes e fiáveis mercedes de sempre. a questão é que este carro possui uma bomba de injecção bosch, em linha, ideal para a utilização com o oleo vegetal directo. eu uso as percentagens que viste desde o início da primavera. os valores são um cadito conservadores mas acontece que ainda não adapte nenhum kit para optimizar o uso de um combustivel bastante mais viscoso, portanto ´não me posso aventurar e deitar a perder este maravilhoso motor. há dois problemas que necessitam solução. o aquecimento prévio do oleo antes do arranque, para que este circule pelo filtro e bomba sem sobressaltos. e a queima no interior da câmara de combustão, este é de maior dificuldade, uma vez que se inicia a frio. o fernando e o hynek estão a tentar resolver ambos os problemas, só temos que ir acompanhando o processo e ajudar no possível. durante o verão vou preparar o carro para o próximo inverno queimar 80%, depois deixo aqui detalhes da adaptação que vou fazer.
saúde da boa

esclarecido
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda mai 22, 2006 5:56 pm

Mensagem por esclarecido »

muito obrigado pelas explicações mas creio que não respondeste a tudo: usas oleo novo ou usado? notaste alguma anomalia no carro?

obrigado mais uma vez.

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

olá putzzzz se for em linha tem as saídas todas em linha em cima, se fôr radial as saídas estão dispostas em circulo no topo exterior

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

apenas oleo novo, não quero ter que me preocupar com acidos gordos livres ou teores de agua desconhecidos. primeiro vou começar com oleo novo, depois vou ver se descubro um protocolo seguro para a limpeza e filtragem de oleo usado. quanto ás diferenças no carro, apenas o cheiro, deve haver uma perda de potência em 10 ou 15% mas eu não consigo notar. não te esqueças de deixar aquecer bem antes de arrancar.

putzzz
Membro
Membro

oleos vegetais

Mensagem por putzzz »

hhhuuummm, estou com azar, as saidas sao todas no topo da bomba! sera que se meter-mos uma vela incandescente a aquecer o oleo mesmo a entrada da bomba nao sera suficiente?!

putzzz

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

não há problema por ser radial, só estão reportados problemas com as bombas lucas cav rotodiesel stanadyne, as bosch são sempre mais sólidas

putzzz
Membro
Membro

oleos vegetais

Mensagem por putzzz »

manuelcar, afinal qual os problemas que pode causar o oleo em vez de diesel e devem-se a que?!

putzzz

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”