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Enviado: quarta jun 20, 2007 4:01 pm
por hynek
parece-me que estão aqui falar sobre conceitos que não entendem muito bem. vou tentar explicar:
1) normalmente o retorno vai para depósito.
2) em caso de realimentação do retorno não vai nada retornar aos depósitos.
2) em caso de purga do circuito de combustível abre-se a via para depósito de ov e tudo vai para lá. está, ao mesmo tempo, aberta a válvula que alimenta o circuito com gasóleo. assim o gasóleo substitui o ov (+/- em 30 s, depende do carro, do circuito; é preciso 0,5 a 1 lt do gasóleo)
rui, não entendo a lógica desta observação:
"aliás, se o facto do carro estar em andamento tiver grande influência no caudal do retorno, então o uso de ov não é aconselhável em veículos de pessoas que habitam em cidades. pois, como sabemos, passam grande parte das viagens em filas de trânsito, nos semáforos, nas passadeiras para peões, etc."
podes explicar porque achas que "o uso de ov não é aconselhável em veículos de pessoas que habitam em cidades"?
Resumo.
Enviado: quarta jun 20, 2007 7:49 pm
por Rui Carvalho
boa tarde,
hynek, penso que não leu todas as mensagens anteriores. mas eu resumo:
- desde já saliento que tudo o que escrevi é sobre o caso específico do meu carro e do kit que o zygie tem instalado no dele. que, conforme ele explicou, não tem realimentação do retorno e todo o retorno (óleo e gasóleo) vai para o depósito de gasóleo.
- com o teste que fiz, a conclusão a que chego é que o kit referido não funcionava bem no meu carro.
- porquê? porque a quantidade de óleo que retornaria ao depósito de gasóleo era de tal ordem que neutralizava todas as vantagens de ter 2 depósitos: 1º- arranque e "lavagem" de todo o sistema (tubaria, bi, injectores, etc.) com gasóleo no início e fim de cada viagem. ou seja, em vez de estar a usar 100% gasóleo nestas duas situações (arranque e "lavagem"), o motor estaria a consumir gasóleo misturado com ov numa percentagem desconhecida. 2º- além disso, como o arranque era efectuado com uma mistura de ov com gasóleo, não se evitava a passagem de ov para o óleo do motor, inconveniente para quem usa ov directo sem ou com apenas um depósito.
quanto à afirmação " o uso de ov não é aconselhável em veículos de pessoas que habitam em cidades":
- quando fiz o teste no meu carro (carro parado com o motor quente e a trabalhar) cheguei ao seguinte resultado: 1l em 4min. de retorno de gasóleo ao depósito.
- zygie informou que esta quantidade seria muito menor com o carro em andamento.
- como sabemos, os carros nas cidades, sobretudo em horas de ponta, passam mais tempo parados do que em andamento, logo a quantidade de retorno seria elevada.
cumprimentos,
rui carvalho
Enviado: quarta jun 20, 2007 7:56 pm
por Fry
as coisas não podem funcionar assim. o kit 2t tem electrovalvulas que comandam o sistema de forma a que não haja mistura de combustíveis.
Realimentação do retorno.
Enviado: quarta jun 20, 2007 8:14 pm
por Rui Carvalho
boa tarde,
hynek, desculpe a insistência, mas como se todo o retorno (ov e gasóleo) vai para o depósito de gasóleo?
cumprimentos,
rui carvalho
Engano.
Enviado: quarta jun 20, 2007 8:17 pm
por Rui Carvalho
ops, desculpe, mas não era hynek mas sim fry.
cumprimentos,
rui carvalho.
Enviado: quinta jun 21, 2007 9:32 am
por manuelcar
não vai! o tanque de gasóleo nunca vai ter nem uma gota de óleo. quanto muito pode haver alguma pequena quantidade de gasóleo no tanque de ov proveniente da purga, mas nunca o inverso.
também não estou nada convencido que a quantidade de combustível que retorna seja inferior quando o motor está em esforço ou em mais elevada rotação.
Enviado: quinta jun 21, 2007 10:11 am
por hynek
rui, acho que continuas a não entender a lógica de realimentação do retorno e como funciona a purga. não faz mal. tenta ler tudo outra vez. não acontece nada disso que estás a descrever.
num sistema de 2 depósitos o aquecimento é feito com combustível do depósito auxiliar (normalmente gasóleo). depois de reunidas as condições, comuta para depósito principal (com ov).
quando é feita purga, comuta para gasóleo e fecha admissão do ov. o conteúdo é purgado pelo tubo do ov e vai para depósito do ov.
esclarecido?
Esclarecimento.
Enviado: quinta jun 21, 2007 12:43 pm
por Rui Carvalho
boa tarde,
peço que comentem o seguinte esquema de um kit 2t:
até às válvulas eléctricas 2 circuitos:
1º- ov100%: depósito - filtro - vávula eléctrica.
2º- gasóleo : depósito - filtro - vávula eléctrica.
ao comandar estas 2 válvulas (ao abrir uma fechamos a outra), o motor consumirá só gasóleo ou só ov, pois existem 2 ciruitos totalmente independentes, sem qualquer ponto de contacto. este sistema permite que o arranque e a lavagem do circuito desde as válvulas eléctricas até ao tanque seja efectuado com gásoleo, com as vantagens já conhecidas.
depois das válvulas eléctricas 1 circuito:
válvulas eléctricas - permutador (aquecimento 70ºc) - bi - aquecimento a 110ºc - injectores - retorno.
é aqui (retorno) que tenho as minhas dúvidas. se o kit instalado no carro do zygie não faz a realimentação do retorno e todo o retorno vai para o depósito de gasóleo (como ele próprio confirmou), isto quer dizer que, quando o carro está a consumir ov (que será a maior parte das vezes pois de outra forma não compensa investir num kit 2t), o retorno do ov está a ir para o depósito de gasóleo. aqui vai ocorrer uma mistura de ov com gasóleo, comprometendo os objectivos da necessidade da instalação de um kit 2t.
cumprimentos,
rui carvalho
Enviado: quinta jun 21, 2007 2:16 pm
por hynek
não sei como o zygie resolveu estes problemas e penso que é desnecessário voltar a resolver problemas que estão resolvidos há muito tempo. isto tudo já foi muito que estudado por mim, manuelcar, etc....
temos desenvolvidos e experimentados esquemas que funcionam, como descrevi noutro post. e é assim que é lógico e necessário que funcionem. não vejo utilidade em voltar discutir de novo sobre isso.