Lâmpada fluorescente compacta 12V
-
Autor do tópico - Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Re: Lâmpada fluorescente compacta 12V
que ótimo que você conseguiu fazer a montagem. aparentemente ficou muito bom. se o brilho da lâmpada estiver fraco, diminua para 9 ou 8 espiras no primário, ao invés de 10. se não ficar bom, tente ainda aumentar o valor do resistor de 2k7 para algo em torno de 3k3.
não esqueça de cortar os quatro cantos da placa com um alicate, e de colocar um pequeno dissipador de calor no transistor.
parabéns pelo trabalho !
não esqueça de cortar os quatro cantos da placa com um alicate, e de colocar um pequeno dissipador de calor no transistor.
parabéns pelo trabalho !
-
- Membro
- Registado: segunda nov 29, 2010 2:55 pm
josenir obrigado mais uma vez pela ajuda e incentivo seguindo suas dicas consegui ajustar o circuito! não sei se fui muito radical mas alterei o número de espiras para 7 e o resistor de 2k7 primeiro para 3k3 mas não satisfeito coloquei mais um de 1k em série, agora a lâmpada de 20w está com um brilho bem forte e o circuito está consumindo 1,3ah inicial e 1,39 após cerca de 10min de funcionamento.josenir Escreveu:que ótimo que você conseguiu fazer a montagem. aparentemente ficou muito bom. se o brilho da lâmpada estiver fraco, diminua para 9 ou 8 espiras no primário, ao invés de 10. se não ficar bom, tente ainda aumentar o valor do resistor de 2k7 para algo em torno de 3k3.
parabéns pelo trabalho !
-
- Membro
- Registado: segunda nov 29, 2010 2:55 pm
pessoal o tópico tá meio parado mais alguém montou o circuito do josenir?
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
fungaro Escreveu:pessoal o tópico tá meio parado mais alguém montou o circuito do josenir?
seria bom contar-nos como correu esse seu projeto.consegui ajustar o circuito! |:d| não sei se fui muito radical mas alterei o número de espiras para 7 e o resistor de 2k7 primeiro para 3k3 mas não satisfeito coloquei mais um de 1k em série, agora a lâmpada de 20w está com um brilho bem forte e o circuito está consumindo 1,3ah inicial e 1,39 após cerca de 10min de funcionamento.
deu resultado?
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
pessoal, alguém me pode dizer como eu consigo saber a resistencia dos eletrodos da lampada fluorescente? é que medindo quando estão frios não dá um valor certo e quando estão quentes é dificil. estou a pedir pois tenho aqui varias lampadas que estão queimadas mas é apenas um dos eletrodos. a ideia era substituir o eletrodo queimado por uma resistencia no exterior. já tentei varias mas a unica que dorou mais foi 30 minutos. acabam sempre por queimar...
desculpem o oftopic pois é para uma lampada a funcionar a 230v. um circuito que só utilizasse 2 fios para a lampada como este que está a ser descrito mas a 230v também era bem vindo!
desculpem o oftopic pois é para uma lampada a funcionar a 230v. um circuito que só utilizasse 2 fios para a lampada como este que está a ser descrito mas a 230v também era bem vindo!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
normalmente quando as lâmpadas danificam um dos filamentos, descarto o bulbo. depois que publiquei o artigo sobre reparação de lâmpadas fluorescentes compactas na revista eletrônica total, os amigos sempre me oferecem lâmpadas com defeito, e assim tenho aqui uma grande fartura de bulbos. por isso ainda não havia pensado nesta possibilidade.ferra Escreveu:pessoal, alguém me pode dizer como eu consigo saber a resistencia dos eletrodos da lampada fluorescente? é que medindo quando estão frios não dá um valor certo e quando estão quentes é dificil. estou a pedir pois tenho aqui varias lampadas que estão queimadas mas é apenas um dos eletrodos. a ideia era substituir o eletrodo queimado por uma resistencia no exterior. já tentei varias mas a unica que dorou mais foi 30 minutos. acabam sempre por queimar...
acredito que com um pouco de estudo seja possível tranformar um circuito de lâmpada fluorescente compacta de 4 fios para 2 fios. assim que tiver um tempo de folga vou fazer uns testes. se conseguir algum resultado, posto aqui.
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
ficava muito agradecido pois já andei ás voltas e só encontro esses circuitos para 12v. para 220 só encontrei aquelas lampadas que os mecanicos usam mas com a potencia máxima de 8w. eu pretendia 20w pois podia usar em lampadas t8 de balastro magnético. quando começam a ficar cansadas deixam de acender mas com um circuito que introduza mais de 220v elas "duravam" mais um pouco! o mesmo com as compactas pois tenho umas 12 e só mesmo 2 avariaram por causa do circuito, as outras 10 foram sempre os eletrodos...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Membro
- Registado: terça jan 05, 2010 6:12 pm
josenir, tudo em paz? comprei no mercado livre 03 (três) lâmpadas de 12 vcc 9 w por r$ 18,00 uma fortuna isto porque não tinha dado uma olhada neste site. uma lâmpada já está com problemas isto é, não liga. eu abrí seguindo os passos que você gentilmente compartilha conosco e verifiquei um resistor totalmente queimado e o pior, é que eu não sei qual o valor dele. por acaso você já abriu uma lâmpada dessas de 12 vcc? para informar melhor, esse resistor está localizadodo entre o capacitor eletrolitico de 470ufeum capacitor de cerâmica verde que eu não consigo verificar qual o valor. um forte abraço, gaubo.
-
tudo ótimo, obrigado.amazonas Escreveu:josenir, tudo em paz? comprei no mercado livre 03 (três) lâmpadas de 12 vcc 9 w por r$ 18,00 uma fortuna isto porque não tinha dado uma olhada neste site. uma lâmpada já está com problemas isto é, não liga. eu abrí seguindo os passos que você gentilmente compartilha conosco e verifiquei um resistor totalmente queimado e o pior, é que eu não sei qual o valor dele. por acaso você já abriu uma lâmpada dessas de 12 vcc? para informar melhor, esse resistor está localizadodo entre o capacitor eletrolitico de 470ufeum capacitor de cerâmica verde que eu não consigo verificar qual o valor. um forte abraço, gaubo.
existem vários circuitos diferentes para lâmpadas fluorescentes compactas de 12v. os capacitores de poliéster (verdes) são comuns nestes circuitos, pela posição deles não há como identificar qual seria o tipo do circuito. se você tem outras duas lâmpadas dessas, não custa nada abrir uma que esteja funcionando e verificar o valor dos componentes. o que posso lhe adiantar é que, se o resistor torrou, temos dois indícios: o valor dele é de no máximo 220r e o transistor que estiver ligado na trilha dele deve ter entrado em curto-circuito.
-
- Membro
- Registado: terça jan 05, 2010 6:12 pm
obrigado pelas explicações meu amigo. farei isso mesmo, vou abrir uma nova e anotar qual o resistor que está torrado tambem, comprarei um transistor novo mesmo que esteja bom apenas, para ficar no meu estoque. grato + uma vez. gaubo.