Mistura com óleo vegetal é um perigo!!!!!!!!!!!!!!!
-
- Membro Silver
- Mensagens: 120
- Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
- Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil
hynek,
comprei tubos de nylon (indicados para utilização com combustível e óleo vegetal), as conexões que uso são de um tipo que não utiliza sistema de fixação externa, basta conectar o tubo à conexão e voilà!, está ok.
a infiltração de ar ocorreu por danos à tubulação? ou devido ao retorno?
forte abraço a todos
comprei tubos de nylon (indicados para utilização com combustível e óleo vegetal), as conexões que uso são de um tipo que não utiliza sistema de fixação externa, basta conectar o tubo à conexão e voilà!, está ok.
a infiltração de ar ocorreu por danos à tubulação? ou devido ao retorno?
forte abraço a todos
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO
ANCCO
-
- Membro Silver
- Mensagens: 120
- Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
- Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil
hynek,
comprei tubos de nylon (indicados para utilização com combustível e óleo vegetal), as conexões que uso são de um tipo que não utiliza sistema de fixação externa, basta conectar o tubo à conexão e voilà!, está ok.
a infiltração de ar ocorreu por danos à tubulação? ou devido ao retorno?
forte abraço a todos
comprei tubos de nylon (indicados para utilização com combustível e óleo vegetal), as conexões que uso são de um tipo que não utiliza sistema de fixação externa, basta conectar o tubo à conexão e voilà!, está ok.
a infiltração de ar ocorreu por danos à tubulação? ou devido ao retorno?
forte abraço a todos
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO
ANCCO
-
- Membro Silver
- Mensagens: 120
- Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
- Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil
conforme dito:
"o óleo de soja misturado diretamente ao diesel, como vem sendo adotado por alguns produtores rurais de mato grosso, é altamente cancerígeno e proibido por lei. o alerta foi dado, no dia primeiro de junho, pela superintendente de qualidade de combustível da agência nacional de petróleo (anp), maria antonieta andrade de souza, e pelo coordenador de química e pesquisador da uiversidade federal de mato grosso (ufmt) evandro luiz dall‘oglio.
como moro próximo a este senhor (apenas 420 km), estarei contatando-o para que ele possa me explicar melhor este alerta. assim que tiver uma resposta, estarei postando neste tópico.
forte abraços a todos
"o óleo de soja misturado diretamente ao diesel, como vem sendo adotado por alguns produtores rurais de mato grosso, é altamente cancerígeno e proibido por lei. o alerta foi dado, no dia primeiro de junho, pela superintendente de qualidade de combustível da agência nacional de petróleo (anp), maria antonieta andrade de souza, e pelo coordenador de química e pesquisador da uiversidade federal de mato grosso (ufmt) evandro luiz dall‘oglio.
como moro próximo a este senhor (apenas 420 km), estarei contatando-o para que ele possa me explicar melhor este alerta. assim que tiver uma resposta, estarei postando neste tópico.
forte abraços a todos
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO
ANCCO
-
- Membro Silver
- Mensagens: 120
- Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
- Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil
jossef:
tenha calma, acredito que nem tudo na vida são flores, desta forma temos que ponderar também as opiniões contrárias, se bem que concordo que há interesses escusos nas afirmações contrárias ao ov. com o tempo saberemos.
conforme sei, na alemanha milhares de carros já usam ov, portanto um país com tamanha preocupação quanto os germanos com certeza não se esqueceriam da acroleína, caso fosse prejucidial.
até onde sei ela está presente em todo tipo de óleo vegetal que é aquecido, porém o site da elsbett preconiza uma padronização do óleo de colza para utilização como combustível, talvez aí esteja a resposta.
forte abraço a todos
tenha calma, acredito que nem tudo na vida são flores, desta forma temos que ponderar também as opiniões contrárias, se bem que concordo que há interesses escusos nas afirmações contrárias ao ov. com o tempo saberemos.
conforme sei, na alemanha milhares de carros já usam ov, portanto um país com tamanha preocupação quanto os germanos com certeza não se esqueceriam da acroleína, caso fosse prejucidial.
até onde sei ela está presente em todo tipo de óleo vegetal que é aquecido, porém o site da elsbett preconiza uma padronização do óleo de colza para utilização como combustível, talvez aí esteja a resposta.
forte abraço a todos
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO
ANCCO
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 34
- Registado: quinta out 12, 2006 11:50 pm
- Localização: Portimao
peço desulpa pelo post tardio hynek, mas vale mais tarde que nunca, a acroleína forma-se com todos os oleos vegetais que possam gerar glicerina e é formada de facto acima dos 280º até aproximadamente 1000º sendo quanto maior a temperatura menor será a emissão, por outras palavras se os motores atingirem a temperatura de 1000/1100º na camara de combustão a glicerina terá queima completa, os motores diesel normais atingem temperaturas na ordem dos 800º uns mais outros menoshynek Escreveu:muito, mesmo muiiiiito interessante.
conclusão - só os motores bem adaptados ao ov podem garantir a qualidade de queima suficiente do combustível. gostava de saber se a acroleína forma-se só com uso do óleo de soja ou também óleo proveniente de outras plantas? será que na alemanha este problema está resolvido em relação com o óleo de colza?
segundo os meus testes o pré-aquecimento do ov no circuito antes da bi deve rondar 60 a 75 ºc. o aquecimento dos tubos de injecção faz uma enorme diferença na qualidade de queima - menos fumo, o motor com mais potência e mais "solto". acho que o caminho é por aqui.
-
- Staff Member
- Mensagens: 2135
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
- Localização: Viseu
obrigado pelo esclarecimento. muito interessante mesmo. parece que sempre haverá alguma acroleína. o que fazer com isso?
outra questão importante:
- é melhor queimar, do ponto de vista ambiental, o óleo vegetal ou gasóleo? o que é mais perigoso?
na minha opinião o gasóleo é mais poluente e emissões mais perigosas. o óleo vegetal também não é completamente inofensivo mas é menos perigoso.
outra questão importante:
- é melhor queimar, do ponto de vista ambiental, o óleo vegetal ou gasóleo? o que é mais perigoso?
na minha opinião o gasóleo é mais poluente e emissões mais perigosas. o óleo vegetal também não é completamente inofensivo mas é menos perigoso.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 34
- Registado: quinta out 12, 2006 11:50 pm
- Localização: Portimao
sem qualquer duvida o gasoleo, é mais prejudicial não só ás pessoas como ao meio hambiente, podemos tentar misturar um pouco de acetona visto que melhora a combustão mas no compto geral não sei se ajudara a uma melhor queima da glicerina visto que dadas as quantidades para mistura não será suficiente para aumentar a temperatura, se misturarmos muita poderemos danificar o motor diesel.hynek Escreveu:obrigado pelo esclarecimento. muito interessante mesmo. parece que sempre haverá alguma acroleína. o que fazer com isso?
outra questão importante:
- é melhor queimar, do ponto de vista ambiental, o óleo vegetal ou gasóleo? o que é mais perigoso?
na minha opinião o gasóleo é mais poluente e emissões mais perigosas. o óleo vegetal também não é completamente inofensivo mas é menos perigoso.
um abraço
-
- Membro Silver
- Mensagens: 120
- Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
- Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil
[quote="ancco"]conforme dito:
"o óleo de soja misturado diretamente ao diesel, como vem sendo adotado por alguns produtores rurais de mato grosso, é altamente cancerígeno e proibido por lei. o alerta foi dado, no dia primeiro de junho, pela superintendente de qualidade de combustível da agência nacional de petróleo (anp), maria antonieta andrade de souza, e pelo coordenador de química e pesquisador da uiversidade federal de mato grosso (ufmt) evandro luiz dall‘oglio.
como moro próximo a este senhor (apenas 420 km), estarei contatando-o para que ele possa me explicar melhor este alerta. assim que tiver uma resposta, estarei postando neste tópico.
senhores,
está meio difícil de contatar o sr. evandro luiz dall'oglio, já tentei 4 vezes telefonar para o mesmo, ainda não consegui contato. continuarei tentando, assim que tiver novidades posto aqui.
com relação ao que o hynek disse, creio ser muito correto: a combustão dos ov deve ser seus poluentes, porém em quantidade muito menor do que o diesel. aqui minha empresa está terminando uma ampliação de usina para biodiesel (bd), porém o problema maior é o que fazer com o resíduo (glicerol) da reação, visto o problema da acroleína estar envolvido na queima pura e simples como combustível da caldeira que aquece a reação do bd, secagem, recuperação do metanol, etc.
vi que alguns de vocês queimam o resíduo do bd em aquecimento em casa, talvez fosse interessante verificar as emissões para evitar dissabores...
forte abraços a todos além-mar
"o óleo de soja misturado diretamente ao diesel, como vem sendo adotado por alguns produtores rurais de mato grosso, é altamente cancerígeno e proibido por lei. o alerta foi dado, no dia primeiro de junho, pela superintendente de qualidade de combustível da agência nacional de petróleo (anp), maria antonieta andrade de souza, e pelo coordenador de química e pesquisador da uiversidade federal de mato grosso (ufmt) evandro luiz dall‘oglio.
como moro próximo a este senhor (apenas 420 km), estarei contatando-o para que ele possa me explicar melhor este alerta. assim que tiver uma resposta, estarei postando neste tópico.
senhores,
está meio difícil de contatar o sr. evandro luiz dall'oglio, já tentei 4 vezes telefonar para o mesmo, ainda não consegui contato. continuarei tentando, assim que tiver novidades posto aqui.
com relação ao que o hynek disse, creio ser muito correto: a combustão dos ov deve ser seus poluentes, porém em quantidade muito menor do que o diesel. aqui minha empresa está terminando uma ampliação de usina para biodiesel (bd), porém o problema maior é o que fazer com o resíduo (glicerol) da reação, visto o problema da acroleína estar envolvido na queima pura e simples como combustível da caldeira que aquece a reação do bd, secagem, recuperação do metanol, etc.
vi que alguns de vocês queimam o resíduo do bd em aquecimento em casa, talvez fosse interessante verificar as emissões para evitar dissabores...
forte abraços a todos além-mar
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO
ANCCO
-
- Membro Silver
- Mensagens: 120
- Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
- Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil
mais uma coisa: acessem http://www.fendel.com.br, ele menciona a questão da acroleína como podendo ser evitada via catalisador no escape (como nos carros a gasolina, que possuem catalisador)
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO
ANCCO
-
- Membro Silver
- Mensagens: 120
- Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
- Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil
-
- Membro Silver
- Mensagens: 120
- Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
- Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil
para ser mais específico: http://www.fendel.com.br/oleovegetal.html
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO
ANCCO
-
- Membro Silver
- Mensagens: 120
- Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
- Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil
argon1:
na instalação de bd que estamos ampliando, há um recuperador de metanol do glicerol, porém mesmo aquecendo o tanque e gerando vácuo para o condensador, não conseguimos eliminar 100% do metanol presente no glicerol, sendo que ainda sobra a soda cáustica para ser neutralizada em dois tanques de lavagem; após meia hora de lavagem com água e ácido clorídrico, ainda assim há traços de metanol e soda.
peço orientação a vocês para que eu possa melhorar o processo, pois ainda estocamos glicerol em grande quantidade (cerca de 6.000 litros/dia)... e ainda não temos uma luz no fim do túnel....
agradeço-lhe a atenção dispensada e forte abraço a todos
na instalação de bd que estamos ampliando, há um recuperador de metanol do glicerol, porém mesmo aquecendo o tanque e gerando vácuo para o condensador, não conseguimos eliminar 100% do metanol presente no glicerol, sendo que ainda sobra a soda cáustica para ser neutralizada em dois tanques de lavagem; após meia hora de lavagem com água e ácido clorídrico, ainda assim há traços de metanol e soda.
peço orientação a vocês para que eu possa melhorar o processo, pois ainda estocamos glicerol em grande quantidade (cerca de 6.000 litros/dia)... e ainda não temos uma luz no fim do túnel....
agradeço-lhe a atenção dispensada e forte abraço a todos
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO
ANCCO
-
- Membro Silver
- Mensagens: 120
- Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
- Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil
manuelcar,
agradeço-lhe a sugestão, porém trata-se de 09 fazendeiros unidos em uma cooperativa, eles não tem a menor intenção de abrir uma fábrica de sabão. pelo que pude avaliar, o glicerol residual está sendo destinado, principalmente, à pulverização agrícola, não tenho idéia se há dano ambiental.
como estamos instalando também um recuperador de metanol do glicerol, que funciona a partir de vácuo e aquecimento por vapor, talvez ao final seja obtida um resíduo menos poluente, restando percentuais mínimos de metanol e soda. a soda será removida, em grande parte, durante a lavagem com água em dois tanques.
ainda não concluímos a instalação, porém teremos que avaliar os resultados somente após o funcionamento completo, na realidade os parâmetros e fluxograma não foram solicitados à minha empresa, somente a montagem dos equipamentos.
assim que tiver melhores resultados, estarei informando por aqui.
por ora, forte abraços além-mar.
agradeço-lhe a sugestão, porém trata-se de 09 fazendeiros unidos em uma cooperativa, eles não tem a menor intenção de abrir uma fábrica de sabão. pelo que pude avaliar, o glicerol residual está sendo destinado, principalmente, à pulverização agrícola, não tenho idéia se há dano ambiental.
como estamos instalando também um recuperador de metanol do glicerol, que funciona a partir de vácuo e aquecimento por vapor, talvez ao final seja obtida um resíduo menos poluente, restando percentuais mínimos de metanol e soda. a soda será removida, em grande parte, durante a lavagem com água em dois tanques.
ainda não concluímos a instalação, porém teremos que avaliar os resultados somente após o funcionamento completo, na realidade os parâmetros e fluxograma não foram solicitados à minha empresa, somente a montagem dos equipamentos.
assim que tiver melhores resultados, estarei informando por aqui.
por ora, forte abraços além-mar.
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO
ANCCO
-
- Membro Silver
- Mensagens: 199
- Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am
ANCCO
para ancco!
caro amigo, voces tem de ter um eng quimico para solucionar o vosso problema.
1º nao fazem asneiras com tentativas, se produzem 6000 litros de glicerina por dia , isso é mais vantajoso fazer sabao! o eng quimico sabe fazer sabao. sabao rosa , com cheiro, sem cheiro , sabao para maos , sabao maquina lavar roupa! etc, sabao pra lavandarias. uiiiiiii
2º o eng quimico , gere a empresa, tem conhecimentos " da matematica" para mexer em numeros. nao para ficar no escritorio , mas sim fazer e mandar fazer. sabe desenhar as maquinas ie, dimensionar os tanques as bombas do quer que seja.
3º essas quantidades de biodisel, não é com electricidade que tem lucro, é mesmo com uma caldeira a vapor, o vapor sai mais barato pra aquecer, e é mais rapido, pode ser vapor seco, ou por permutador, e pode ser produzido com um queimador de gasoleo a queimar biodiesel. nao se esqueçam de limpar o injector da caldeira de 3 em 3 meses de trabalho , se tiverem uma sonda temperatura chaminé melhor, ta sempre afinado,
4º uma usina ou fabrica de biodisel precisa de 2 pessoas , mais nada!!
bom trabalho
caro amigo, voces tem de ter um eng quimico para solucionar o vosso problema.
1º nao fazem asneiras com tentativas, se produzem 6000 litros de glicerina por dia , isso é mais vantajoso fazer sabao! o eng quimico sabe fazer sabao. sabao rosa , com cheiro, sem cheiro , sabao para maos , sabao maquina lavar roupa! etc, sabao pra lavandarias. uiiiiiii
2º o eng quimico , gere a empresa, tem conhecimentos " da matematica" para mexer em numeros. nao para ficar no escritorio , mas sim fazer e mandar fazer. sabe desenhar as maquinas ie, dimensionar os tanques as bombas do quer que seja.
3º essas quantidades de biodisel, não é com electricidade que tem lucro, é mesmo com uma caldeira a vapor, o vapor sai mais barato pra aquecer, e é mais rapido, pode ser vapor seco, ou por permutador, e pode ser produzido com um queimador de gasoleo a queimar biodiesel. nao se esqueçam de limpar o injector da caldeira de 3 em 3 meses de trabalho , se tiverem uma sonda temperatura chaminé melhor, ta sempre afinado,
4º uma usina ou fabrica de biodisel precisa de 2 pessoas , mais nada!!
bom trabalho
-
- Membro Silver
- Mensagens: 199
- Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am