Mistura com óleo vegetal é um perigo!!!!!!!!!!!!!!!

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

hynek,

comprei tubos de nylon (indicados para utilização com combustível e óleo vegetal), as conexões que uso são de um tipo que não utiliza sistema de fixação externa, basta conectar o tubo à conexão e voilà!, está ok.
a infiltração de ar ocorreu por danos à tubulação? ou devido ao retorno?

forte abraço a todos
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

hynek,

comprei tubos de nylon (indicados para utilização com combustível e óleo vegetal), as conexões que uso são de um tipo que não utiliza sistema de fixação externa, basta conectar o tubo à conexão e voilà!, está ok.
a infiltração de ar ocorreu por danos à tubulação? ou devido ao retorno?

forte abraço a todos
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

o tubo original já estava velho
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

conforme dito:

"o óleo de soja misturado diretamente ao diesel, como vem sendo adotado por alguns produtores rurais de mato grosso, é altamente cancerígeno e proibido por lei. o alerta foi dado, no dia primeiro de junho, pela superintendente de qualidade de combustível da agência nacional de petróleo (anp), maria antonieta andrade de souza, e pelo coordenador de química e pesquisador da uiversidade federal de mato grosso (ufmt) evandro luiz dall‘oglio.

como moro próximo a este senhor (apenas 420 km), estarei contatando-o para que ele possa me explicar melhor este alerta. assim que tiver uma resposta, estarei postando neste tópico.

forte abraços a todos
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

pode ser verdade e quem sou eu para desmentir essa sª mas a piada é a sua profissão e para quem ela trabalha
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

jossef:

tenha calma, acredito que nem tudo na vida são flores, desta forma temos que ponderar também as opiniões contrárias, se bem que concordo que há interesses escusos nas afirmações contrárias ao ov. com o tempo saberemos.
conforme sei, na alemanha milhares de carros já usam ov, portanto um país com tamanha preocupação quanto os germanos com certeza não se esqueceriam da acroleína, caso fosse prejucidial.
até onde sei ela está presente em todo tipo de óleo vegetal que é aquecido, porém o site da elsbett preconiza uma padronização do óleo de colza para utilização como combustível, talvez aí esteja a resposta.

forte abraço a todos
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


argon1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: quinta out 12, 2006 11:50 pm
Localização: Portimao

Mensagem por argon1 »

hynek Escreveu:muito, mesmo muiiiiito interessante.

conclusão - só os motores bem adaptados ao ov podem garantir a qualidade de queima suficiente do combustível. gostava de saber se a acroleína forma-se só com uso do óleo de soja ou também óleo proveniente de outras plantas? será que na alemanha este problema está resolvido em relação com o óleo de colza?

segundo os meus testes o pré-aquecimento do ov no circuito antes da bi deve rondar 60 a 75 ºc. o aquecimento dos tubos de injecção faz uma enorme diferença na qualidade de queima - menos fumo, o motor com mais potência e mais "solto". acho que o caminho é por aqui.
peço desulpa pelo post tardio hynek, mas vale mais tarde que nunca, a acroleína forma-se com todos os oleos vegetais que possam gerar glicerina e é formada de facto acima dos 280º até aproximadamente 1000º sendo quanto maior a temperatura menor será a emissão, por outras palavras se os motores atingirem a temperatura de 1000/1100º na camara de combustão a glicerina terá queima completa, os motores diesel normais atingem temperaturas na ordem dos 800º uns mais outros menos

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

obrigado pelo esclarecimento. muito interessante mesmo. parece que sempre haverá alguma acroleína. o que fazer com isso?

outra questão importante:
- é melhor queimar, do ponto de vista ambiental, o óleo vegetal ou gasóleo? o que é mais perigoso?

na minha opinião o gasóleo é mais poluente e emissões mais perigosas. o óleo vegetal também não é completamente inofensivo mas é menos perigoso.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


argon1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: quinta out 12, 2006 11:50 pm
Localização: Portimao

Mensagem por argon1 »

hynek Escreveu:obrigado pelo esclarecimento. muito interessante mesmo. parece que sempre haverá alguma acroleína. o que fazer com isso?

outra questão importante:
- é melhor queimar, do ponto de vista ambiental, o óleo vegetal ou gasóleo? o que é mais perigoso?

na minha opinião o gasóleo é mais poluente e emissões mais perigosas. o óleo vegetal também não é completamente inofensivo mas é menos perigoso.
sem qualquer duvida o gasoleo, é mais prejudicial não só ás pessoas como ao meio hambiente, podemos tentar misturar um pouco de acetona visto que melhora a combustão mas no compto geral não sei se ajudara a uma melhor queima da glicerina visto que dadas as quantidades para mistura não será suficiente para aumentar a temperatura, se misturarmos muita poderemos danificar o motor diesel.
um abraço

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

[quote="ancco"]conforme dito:

"o óleo de soja misturado diretamente ao diesel, como vem sendo adotado por alguns produtores rurais de mato grosso, é altamente cancerígeno e proibido por lei. o alerta foi dado, no dia primeiro de junho, pela superintendente de qualidade de combustível da agência nacional de petróleo (anp), maria antonieta andrade de souza, e pelo coordenador de química e pesquisador da uiversidade federal de mato grosso (ufmt) evandro luiz dall‘oglio.

como moro próximo a este senhor (apenas 420 km), estarei contatando-o para que ele possa me explicar melhor este alerta. assim que tiver uma resposta, estarei postando neste tópico.

senhores,

está meio difícil de contatar o sr. evandro luiz dall'oglio, já tentei 4 vezes telefonar para o mesmo, ainda não consegui contato. continuarei tentando, assim que tiver novidades posto aqui.
com relação ao que o hynek disse, creio ser muito correto: a combustão dos ov deve ser seus poluentes, porém em quantidade muito menor do que o diesel. aqui minha empresa está terminando uma ampliação de usina para biodiesel (bd), porém o problema maior é o que fazer com o resíduo (glicerol) da reação, visto o problema da acroleína estar envolvido na queima pura e simples como combustível da caldeira que aquece a reação do bd, secagem, recuperação do metanol, etc.
vi que alguns de vocês queimam o resíduo do bd em aquecimento em casa, talvez fosse interessante verificar as emissões para evitar dissabores...

forte abraços a todos além-mar
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

mais uma coisa: acessem http://www.fendel.com.br, ele menciona a questão da acroleína como podendo ser evitada via catalisador no escape (como nos carros a gasolina, que possuem catalisador)
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

esqueci que a vírgula não vale: http://www.fendel.com.br
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

Forte abraço a todos além-mar
ANCCO


argon1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: quinta out 12, 2006 11:50 pm
Localização: Portimao

Mensagem por argon1 »

olá ancco
oproblema do glicerol/glicerina não é problema algum porque após a evaporação do metanol este residuo é biodegradavel pelo que até pode ser deitado para a terra.

um abraço

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

argon1:

na instalação de bd que estamos ampliando, há um recuperador de metanol do glicerol, porém mesmo aquecendo o tanque e gerando vácuo para o condensador, não conseguimos eliminar 100% do metanol presente no glicerol, sendo que ainda sobra a soda cáustica para ser neutralizada em dois tanques de lavagem; após meia hora de lavagem com água e ácido clorídrico, ainda assim há traços de metanol e soda.
peço orientação a vocês para que eu possa melhorar o processo, pois ainda estocamos glicerol em grande quantidade (cerca de 6.000 litros/dia)... e ainda não temos uma luz no fim do túnel....

agradeço-lhe a atenção dispensada e forte abraço a todos
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

talvez possam montar uma fábrica de sabão com essa quantidade de glicerina diária.

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

manuelcar,

agradeço-lhe a sugestão, porém trata-se de 09 fazendeiros unidos em uma cooperativa, eles não tem a menor intenção de abrir uma fábrica de sabão. pelo que pude avaliar, o glicerol residual está sendo destinado, principalmente, à pulverização agrícola, não tenho idéia se há dano ambiental.
como estamos instalando também um recuperador de metanol do glicerol, que funciona a partir de vácuo e aquecimento por vapor, talvez ao final seja obtida um resíduo menos poluente, restando percentuais mínimos de metanol e soda. a soda será removida, em grande parte, durante a lavagem com água em dois tanques.
ainda não concluímos a instalação, porém teremos que avaliar os resultados somente após o funcionamento completo, na realidade os parâmetros e fluxograma não foram solicitados à minha empresa, somente a montagem dos equipamentos.
assim que tiver melhores resultados, estarei informando por aqui.

por ora, forte abraços além-mar.
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

ANCCO

Mensagem por mtavares »

para ancco!

caro amigo, voces tem de ter um eng quimico para solucionar o vosso problema.

1º nao fazem asneiras com tentativas, se produzem 6000 litros de glicerina por dia , isso é mais vantajoso fazer sabao! o eng quimico sabe fazer sabao. sabao rosa , com cheiro, sem cheiro , sabao para maos , sabao maquina lavar roupa! etc, sabao pra lavandarias. uiiiiiii

2º o eng quimico , gere a empresa, tem conhecimentos " da matematica" para mexer em numeros. nao para ficar no escritorio , mas sim fazer e mandar fazer. sabe desenhar as maquinas ie, dimensionar os tanques as bombas do quer que seja.

3º essas quantidades de biodisel, não é com electricidade que tem lucro, é mesmo com uma caldeira a vapor, o vapor sai mais barato pra aquecer, e é mais rapido, pode ser vapor seco, ou por permutador, e pode ser produzido com um queimador de gasoleo a queimar biodiesel. nao se esqueçam de limpar o injector da caldeira de 3 em 3 meses de trabalho , se tiverem uma sonda temperatura chaminé melhor, ta sempre afinado,

4º uma usina ou fabrica de biodisel precisa de 2 pessoas , mais nada!!

bom trabalho


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

ancco Escreveu:manuelcar,

pelo que pude avaliar, o glicerol residual está sendo destinado, principalmente, à pulverização agrícola, não tenho idéia se há dano ambiental.
isso pra mim é dispersao de poluentes ... daqui a nada os lagos ai nas redondezas estão cheios de bolas de sabao, mas enfim...

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”