Njay, aproveitei a tua dica. Poupou-me algum tempo. Obrigado.
Já tenho mais um ou dois fios ligados mas o tema hoje é outro...
Penso que poderá ter alguma importância abordar o assunto porque as dificuldades e os imprevistos não estão sempre relacionados com o trabalho propriamente dito e se puder evitar que outros caiam no mesmo já me sinto compensado.
No meu caso as coisas não estão a correr da melhor maneira, nitidamente por falta de experiência, mas mesmo que a tivesse não sei se teriam corrido de outro modo. Pareceu-me que tomei todas as providências para que não surgissem imprevistos: várias trocas de mails, telefonemas para a alfândega, tudo combinado ao pormenor…
Resumindo: as baterias continuam em Barcelona. Cada vez percebo menos o que é que foram para lá fazer, embora tenha a minha teoria sobre isso...
Mas, voltando um bocadinho atrás... na altura de decidir qual o transporte a partir de Shenzen (China) deram-me duas alternativas: de avião, que demorava cerca de uma semana e ficava por 700 dólares; de barco, cerca de dois meses e seriam 300 dólares. O contrato, em qualquer dos casos seria até Lisboa onde seriam entregues na alfândega. Penso que no caso de ser de avião até as vinham trazer a casa embora tivesse que pagar o desalfandegamento à transportadora.
Recentemente soube que estavam em Barcelona mas não me preocupei muito com isso. Seria um ponto de passagem e eu não tinha nada a ver com os locais por onde elas passavam. A transportadora é que sabia qual a melhor rota.
Entretanto comecei a ser contactado de Barcelona a pedir dados. Hoje recebi uma factura para pagar, para as baterias poderem ser entregues à Euroatla (que é outra empresa de transporte). Era a “módica quantia” de 411 euros não sei exactamente para que fim.
Nas rúbricas discriminadas vem coisas como:
GASTOS ORIGEN 51,12€; GASTOS DE MANIPULACION 72,00€; IMPRESOS 85,00€; T-3 3,96€; ENTREGA Y REGISTRO EN RECINTO ADUANERO 54,00€; COMUNICACIONES GESTIONES 40,00€; R.R.C. 6,00€; I S P S 4,00€; CFS CHARGES 25,00€; CONFECCION TRANSITO HASTA TERMINAL DESTINO FINAL 45,00€; REGISTRO TRANSITO 25,00
Cheguei a pensar que já era o desalfandegamento, mas afinal não é nada disso porque agora vão para a alfândega em Lisboa. Não sei qual o papel destes “gajos” porque o barco estava pago (e até Lisboa). Agora é outra Empresa (não eles)que faz o resto. A eles estou a pagar-lhes o quê?
Neste momento, transformando os euros em dólares o transporte “de barco” já vai em 900 (mais 200 do que de avião). E pelo caminho que as coisas estão a levar parece que isto não vai ficar por aqui. Agora vão ser entregues à Euroatla que também deve querer a parte dela. E por último virá a alfândega...
Neste momento tenho duas hipóteses: ou vou pagando tudo o que me pedirem (não sei pelas mãos de quantos é que ainda vão passar) ou digo-lhes para meterem as baterias no **. São 110 devem chegar para todos se divertirem por uns tempos.
Isto parece mais uma quadrilha organizada, aparentemente com cobertura legal, em que vão entregando as coisas uns aos outros e pedindo dinheiro a quem pretende, no final do processo ficar com a mercadoria.