a idéia de formatar num pdf também é boa. não tinha pensado nisso e nunca vi ninguém ( além de vc ) mencionar isso dessa forma.
fico contente que tenha percebido a nossa intenção.[***************] Escreveu:..já vou entendendo as razões da elaboração da tal compilação..aliás essas sempre entendi..e a compilação é necessaria..
desconheço a realidade de portugal, mas aqui no brasil, tem pessoas que se associam por exemplo, à uma associação de pesca, não para o desenvolvimento da pesca, mas porque esta dá acesso à uma plataforma marítma, e tudo que aquele "sócio" deseja é poder ir lá com seu caniço e pegar alguns peixes. nada mais. não quer saber da política da pesca, métodos alternativos, tipos de redes etc. quer só pescar, e na plataforma.já as razões subjacentes é que me suscitam duvidas..entre elas a que mais me preocupa é a que apontáste em ..."...mas tem gente, fernando, que quer essa rapidez, e não teria nenhuma dificuldade de associar-se com esse objetivo. é à essas pessoas que queremos dedicar esse compêndio.
essa comparação não pode ser levada à cabo e comparada ao pé da letra com o que estamos fazendo por aqui. pois no caso da "pesca", quem não for sócio dessa associação de pesca, não pode ascender à plataforma.
e aqui ocorre o contrário. todos tem acesso às informações. apenas criamos caminhos para quem não quer perder tempo lendo 400 posts em um só tópico, sendo que lá dentro, talvez aproveite-se mesmo uns 20% quando muito.
só acho que a convivência no mesmo espaço com sócios de diferentes objetivos, não faz com que tenhamos problemas de convivência.
perceba, fernando, que tem usuários que vem ao forum somente para participar do offtopic, pois é um lugar onde fez amigos e gosta de conversar sobre qualquer coisa com sua "turma", e isso não causa problemas à pessoas como nós, que fazemos de nossa presença no forum, a exteriorização de nossos objetivos sociais no campo das bioenergias.
tem gente que vem aqui só para incendiar tópicos e criar confusão, passando todo o tempo a chamar os outros de burros. esses recebem uma atenção especial da moderação e minha especialmente.
por isso entendo que o forum é o congraçamento de todas as "tribos", onde o acesso é livre e democrático.
como associação voltada para a disseminação das novas energias, teremos despesas, como já temos. hoje são custeadas pelo nosso presidente e tesoureiro, como o fry já relatou aqui. e essas despesas não param de chegar, por isso é que estamos criando condições para que possamos ter ingressos de receitas e manter o forum sempre livre à participação de todos.
concordo com você num ponto fundamental: a informação aqui postada, é de livre acesso à todos. nada será retirado para formar um compendio de uso exclusivo de algumas pessoas. toda a informação publicada estará sempre aqui, aberta à todos, e aquilo que for considerado importante, será copiado para a wiki, em forma de resumo.
entendemos que a pessoa que não quer perder tempo procurando informação em todos os tópicos, achará barato pagar 5 euros ao ano para ter acesso à esses resumos. talvez se crie maneiras diferentes para o ingresso desses recursos. não via ingresso de associados com esse fim. mas talvez como venda de arquivos em pdf, com direito à atualizações por 1 ano. é uma idéia que pode ir adiante.
imagine também se, uma farmácia resolve conceder um desconto de 15% aos sócios da associação. algo contra ? eu não tenho nada contra.
e, se um não sócio, ao ver na farmácia uma propaganda, ofertando 15% de descontos aos sócios daqui.
e se essa pessoa consumir bastante remédios, vai ganhar muito sendo sócio. e aí, o que fazemos ? aceitamos o novo sócio ? e a ética e os valores morais ? tendo em vista que o novo sócio está a ingressar não pela causa, mas pelos descontos que vai ganhar, seguindo sua linha de raciocínio anterior, não deveria ingressar...
acho que num ambiente democrático, não existe nenhum problema em existir vários tipos de sócio. aqueles que lutam pela causa, aqueles que querem uma leitura rápida, o que quer desconto em farmácia e o que quer ganhar uma assinatura de jornal.
não importa os reais objetivos de seus sócios. o importante é que todos tenham objetivos ( que necessariamente não precisam ser os mesmos ), mas que todos contribuam para o engrandecimento do nosso forum e que auxiliem de alguma forma, a transpor as barreiras hoje existentes. principalmente porque todos teriam acesso à... plataforma de pesca...
e não tenho dúvida que a maioria será pela causa. e os que não lutam pela causa é que no fundo financiarão a causa de todos os que nela militam.
junte-se à nós. precisamos de homens que olhem para a frente e ajudem a botar esse barco para navegar. cada um ajudando no que puder.
sds
luciano