Motor de impressora!
-
- Membro Silver
- Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Re: Motor de impressora!
agradeço toda a ajuda que me tem dado, pois vocês percebem disto a potes, obrigado novamente.
pois é, o circuito já esta a funcionar, de acordo com o esquema atrás, apenas troquei a resistência, em vez de ser de 470r é de 270r (tinha uma perdida de um componente que desmontei) coloquei-a no lugar da outra, (penso ñ ter feito borrada??).
agora gostava que me ajudassem a interpretar os dados , pois rodando apenas com a ponta de dois dedos, os leds acendem, e na escala de 20v atinge os 5v, friccionando ao longo do indicador em ambas as direcções chega a atingir os 11v.
relativamente aos leds (são de cor verde), têm um brilho forte e permanecem ligados um pouco mais de tempo, diminuindo de intensidade progressivamente.
quanto ao teu alerta josenir, após os leds apagarem, friccionando de seguida, o multímetro atinge rapidamente o valor maximo, ou seja se for com a ponta dos dedos, atinge os 5v, e se for em todo o indicador atinge os 10v e 11 v.
pois é, o circuito já esta a funcionar, de acordo com o esquema atrás, apenas troquei a resistência, em vez de ser de 470r é de 270r (tinha uma perdida de um componente que desmontei) coloquei-a no lugar da outra, (penso ñ ter feito borrada??).
agora gostava que me ajudassem a interpretar os dados , pois rodando apenas com a ponta de dois dedos, os leds acendem, e na escala de 20v atinge os 5v, friccionando ao longo do indicador em ambas as direcções chega a atingir os 11v.
relativamente aos leds (são de cor verde), têm um brilho forte e permanecem ligados um pouco mais de tempo, diminuindo de intensidade progressivamente.
quanto ao teu alerta josenir, após os leds apagarem, friccionando de seguida, o multímetro atinge rapidamente o valor maximo, ou seja se for com a ponta dos dedos, atinge os 5v, e se for em todo o indicador atinge os 10v e 11 v.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jan 29, 2009 2:44 am
- Contacto:
tenho acompanhado atento as perguntas do silva e as respostas do josenir. evidentemente não tenho o conhecimento suficiente para ajudar nas questões apresentadas, por isso não interfiro, embora às vezes fique com vontade de dar meus palpites. estou acompanhado os progressos e sempre fico na curiosidade de ver as imagens (fotos e vídeos) dos experimentos. parabéns aos espírito fraterno de colaboração aqui neste fórum.
-
- Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
como você percebe, agora as medidas são mais reais. com isso você observa que o gerador é capaz de alimentar dois leds e ainda mantém uma tensão na faixa de 10v. mas falta agora providenciar um pequeno motor para fazer girar o seu gerador para ver o tanto de energia de que ele é capaz de gerar, pois movimentando com a mão não dá para se chegar a uma conclusão.silva_fuinha Escreveu:agradeço toda a ajuda que me tem dado, pois vocês percebem disto a potes, obrigado novamente.
aí você pode acrescentar mais leds ou mesmo uma lâmpada de 12v para ver se ele acende, para ter uma idéia da potência que vai ser possível tirar dele. porcure usar um meio de girar o gerador a uma rotação inferior a 700 rpm para ter uma medida mais próxima da realidade para aplicação em eólica. pois as tuirbinas eólicas dificilmente ultrapassam esta rotação.
-
- Membro Silver
neste momento já estou a tentar arranjar um rotor para este motor, assim que possa passo imagens, ou fotos, que é o mais certo, pois em imagens ainda não sei como tenho que fazer ??? se me poderem dar uma ajuda já agora, tb agrdecia. penso que tenho que me registar em algum lado, certo.???
quanto a lâmpada de 12v, no outro circuito ela ñ acendia, apenas com a resistência vai faze-la acender?????
quanto a lâmpada de 12v, no outro circuito ela ñ acendia, apenas com a resistência vai faze-la acender?????
-
- Membro Silver
acabadinho de sair do forno.
- Anexos
-
[A extensão 3gp foi desativada e não pode ser exibida.]
-
- Colaborador
a lâmpada de 12v adequada para estes primeiros testes tem que ser de 5w, do tipo usada nas lanternas de pisca de motocicleta. uma lâmpada de maior potência pode não ser possível ligar neste motor. ela deve acender, mas ligando direto nos terminais de saída (os terminais do capacitor). o resistor é usado para proteger os leds de queimarem, mas no caso da lâmpada não é necessário devido à potência do motor ser baixa. o resistor não deve ser usado com a lâmpada porque vai impedir a passagem da corrente necessária para acender a lâmpada.silva_fuinha Escreveu:neste momento já estou a tentar arranjar um rotor para este motor, assim que possa passo imagens, ou fotos, que é o mais certo, pois em imagens ainda não sei como tenho que fazer ??? se me poderem dar uma ajuda já agora, tb agrdecia. penso que tenho que me registar em algum lado, certo.???
-
- Membro Silver
ok, josenir, mais uma vez obrigado.
hoje já consegui arranjar um rotor de alumínio, já fiz as perfurações, e vou aproveitar as pás do meu primeiro projecto, que têm aproximadamente 50cm de comprimento, penso que devem dar para este pequeno motor, que acha ?
hoje já consegui arranjar um rotor de alumínio, já fiz as perfurações, e vou aproveitar as pás do meu primeiro projecto, que têm aproximadamente 50cm de comprimento, penso que devem dar para este pequeno motor, que acha ?
- Anexos
-
- rotor.jpg (28.4 KiB) Visto 4497 vezes
-
- Membro Silver
testei o motor com uma parafusadora de baterias que atinge 650r/m no maximo, e consigo 8 a 9v, se eu quiser medir os amperes, em posição tenho que ter o voltímetro???
-
- Colaborador
dê uma olhada nas mensagens abaixo que já foi referido como medir corrente. depois que ver a medida de corrente faça o cálculo da potência: w = v x a. se você tem 9v e 0,5a, então w = 9 x 0,5 = 4,5w.silva_fuinha Escreveu:testei o motor com uma parafusadora de baterias que atinge 650r/m no maximo, e consigo 8 a 9v, se eu quiser medir os amperes, em posição tenho que ter o voltímetro???
-
- Membro Silver
ok, usei este mesmo circuito, e aparece-me um número 8 e por vezes até 10, isso quer dizer ?? ( 0,8a ou mesmo 1a) é isso ?? w = 9 x 1 = 9w
silva_fuinha Escreveu:foi desta forma, mas se estiver mal, agradecia que me dessem umas boas dicas, pois eu ñ percebo muito desta parte eléctrica.
-
- Colaborador
as medidas apresentadas em um multímetro digital são absolutas, mas dependem da escala que estiver sendo usada. a escala é a posição da chave seletora.silva_fuinha Escreveu:ok, usei este mesmo circuito, e aparece-me um número 8 e por vezes até 10, isso quer dizer ?? ( 0,8a ou mesmo 1a) é isso ?? w = 9 x 1 = 9w
para medir tensão da saída de um gerador desse tipo usa-se a escala de 20vdc ou 200vdc e ligam-se os dois terminais do multímetro aos dois terminais de saída do gerador ou do circuito retificador(diodo + capacitor).
para medir corrente usa-se a escala dca, de 10a ou 20a, conforme o multímetro. neste caso é necessária uma lâmpada incandescente de potência maior do que a potência do gerador para ligar em série entre o motor e o multímetro. isto é, liga-se a ponta negativa do multímetro no terminal negativo do gerador e a ponta posisiva num dos fios da lâmpada e o outro fio da lâmpada no terminal positivo do gerador.
favor pôr uma foto mostrando como fez a medida. assim fica mais fácil.
-
- Membro Silver
foi com este esquema:
- Anexos
-
- fi.jpg (24.31 KiB) Visto 4286 vezes
-
- Colaborador
se o esquema usado foi esse e a escala usada na chave seletora realmente foi a de 10adc, então a medida entre 0.8 e 1.0 realmente é 0.8a a 1a mesmo.silva_fuinha Escreveu:foi com este esquema:
-
- Membro Dedicado
- Contacto:
parece-me que uma capacidade de corrente de 1a é excelente para um motor de passo. seria interessante nesse mesmo circuito onde foi medida essa corrente, agora fechar o circuito, e colocar o medidor na escala de voltagem e medir a tensão que está gerando. fiquei curioso para saber a potência.
-
- Membro
- Registado: segunda mar 02, 2009 2:23 pm
olá amigos tenho novidades.
primeiro quero vos pedir desculpa mas não consegui fazer um video do meu aerogerador, mas informo-vos que continua a funcionar perfeitamente.
contudo, e atendendo muito ao que tenho aprendido no forum não desistí de procurar um motor melhor, e consegui penso eu um bom motor, os entendidos o dirão. é um motor daquelas fotocopiadoras enormes de escritorio das empresas. constato que este motor tem na mesma 6 fios como os de impressora e nem digo que liguei leds a ele... liguei-lhe a um par de fios 1 lampada de 12v 5w, rodando mesmo com a mão consegui ver o filamento da lampada a ficar avermelhado, entusiasmado liguei-lhe o berbequim e ao aumentar a velocidade a lampada acendeu na perfeição até que se foi (queimou!).
fiz a medição da amperagem do motor usando uma mesma lampada de 12v 5w e seguindo as indicações já postadas aqui no forum comsegui medir 1.27 amperes. penso que convem ainda salientar que consegui acender uma lampada de 20w 24v com média boa intensidade,usando sempre só um par de fios do motor. anexo fotos do motor(stepping motor) e de mais um que tambem recolhi (ydk). aos entendidos na matéria agradeço que me informem se são bons motores para carregar uma bateria que alimentaria uma lampada durante a noite obrigado.
primeiro quero vos pedir desculpa mas não consegui fazer um video do meu aerogerador, mas informo-vos que continua a funcionar perfeitamente.
contudo, e atendendo muito ao que tenho aprendido no forum não desistí de procurar um motor melhor, e consegui penso eu um bom motor, os entendidos o dirão. é um motor daquelas fotocopiadoras enormes de escritorio das empresas. constato que este motor tem na mesma 6 fios como os de impressora e nem digo que liguei leds a ele... liguei-lhe a um par de fios 1 lampada de 12v 5w, rodando mesmo com a mão consegui ver o filamento da lampada a ficar avermelhado, entusiasmado liguei-lhe o berbequim e ao aumentar a velocidade a lampada acendeu na perfeição até que se foi (queimou!).
fiz a medição da amperagem do motor usando uma mesma lampada de 12v 5w e seguindo as indicações já postadas aqui no forum comsegui medir 1.27 amperes. penso que convem ainda salientar que consegui acender uma lampada de 20w 24v com média boa intensidade,usando sempre só um par de fios do motor. anexo fotos do motor(stepping motor) e de mais um que tambem recolhi (ydk). aos entendidos na matéria agradeço que me informem se são bons motores para carregar uma bateria que alimentaria uma lampada durante a noite obrigado.
-
- Membro Silver
talvez assim ??? vergaranunes.
mas o certo é que ñ leu nada, apenas zeros.
mas o certo é que ñ leu nada, apenas zeros.
- Anexos
-
- Apresentação1.jpg (19.25 KiB) Visto 4148 vezes
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
o cabo preto tem que estar à direita da lâmpada (se o vermelho estiver à esquerda). penso eu!
[[]]
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
pois, nesse caso não se está a medir nada.mix Escreveu:o cabo preto tem que estar à direita da lâmpada (se o vermelho estiver à esquerda). penso eu!
[[]]
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Silver
pois bem, testando novamente, como indicaram, o valor na escala de 20 v rondou facilmente os 0.16, que tal vergaranunes ?? o motor tem futuro??
-
- Membro Dedicado
- Contacto:
respondo apenas porque me pediste, não porque me sinta capacitado para tal. assim, peço que me corrijam aqueles que sabem de eletrônica.
mas, pareceu-me que o valor de 0,16 na escala de voltagem foi bastante baixo como tensão gerada no teu circuito. talvez a lâmpada tenha uma potência de consumo muito elevada para a capacidade do motor, o que poderia explicar a baixa voltagem nos seus terminais. suponho que a lâmpada não esteja acendendo com esta voltagem. talvez pudesses fazer o mesmo teste de tensão simplesmente desligando um dos terminais da lâmpada, para ver se a tensão sobe muito ou se mantém. se subir, talvez o motor não tenha capacidade de corrente suficiente, se permanecer próxima aos 0,16, talvez devas procurar outro par de fios que possa gerar maior tensão. essa me pareceu realmente baixa.
nunca cheguei a colocar lâmpada com filamento para acender com o motor de passo, mas sempre somente leds.
de novo, peço que os entendidos me corrijam.
mas, pareceu-me que o valor de 0,16 na escala de voltagem foi bastante baixo como tensão gerada no teu circuito. talvez a lâmpada tenha uma potência de consumo muito elevada para a capacidade do motor, o que poderia explicar a baixa voltagem nos seus terminais. suponho que a lâmpada não esteja acendendo com esta voltagem. talvez pudesses fazer o mesmo teste de tensão simplesmente desligando um dos terminais da lâmpada, para ver se a tensão sobe muito ou se mantém. se subir, talvez o motor não tenha capacidade de corrente suficiente, se permanecer próxima aos 0,16, talvez devas procurar outro par de fios que possa gerar maior tensão. essa me pareceu realmente baixa.
nunca cheguei a colocar lâmpada com filamento para acender com o motor de passo, mas sempre somente leds.
de novo, peço que os entendidos me corrijam.
- Anexos
-
- medicoes.jpg (82.12 KiB) Visto 4097 vezes