Motor de impressora!
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am
Motor de impressora!
boas, tinha aqui em casa minha impressora velha, e resolvi parti-la toda para ver que motores tem!
e ca esta!
e ca esta!
- Anexos
-
- Impressora Personalizada! xD
HP personalized! xD - DSC03276.JPG (65.83 KiB) Visto 24033 vezes
-
- Um motor, com imans!
- DSC03273.JPG (69.18 KiB) Visto 24031 vezes
-
- Até esta perfeitinha! xD
- DSC03272.JPG (18.42 KiB) Visto 24018 vezes
Jorge Barbosa
-
Re: Motor de impressora!
e ca estao os motores, qual pensam ser o melhor?
- Anexos
-
- Motor
- DSC03283.JPG (71.69 KiB) Visto 24023 vezes
-
- Motor
- DSC03281.JPG (70.87 KiB) Visto 24015 vezes
-
- Motor ja com correia!
- DSC03280.JPG (63.15 KiB) Visto 23998 vezes
Jorge Barbosa
-
- Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
depende do que se pretende com eles...
o primeiro de cima é um motor de passo. este gera com baixíssima rotação. pode ligar um led a qualquer dois, dos fios dele e girar bem devagar que vai ver o led acender. e facilmente se queima alguns leds com ele. use um circuito retificador de tensão e um regulador lm7805 que vai conseguir acender pelo menos uma dúzia de leds com ele. deve dar um bom carregador para baterias de gel de 12v.
os outros dois são motores de corrente contínua, vão precisar de rotação bem mais alta, o que vai dificultar o seu uso em eólica, mas podem render alguma coisa também, mas sempre na área dos brinquedos.
o primeiro de cima é um motor de passo. este gera com baixíssima rotação. pode ligar um led a qualquer dois, dos fios dele e girar bem devagar que vai ver o led acender. e facilmente se queima alguns leds com ele. use um circuito retificador de tensão e um regulador lm7805 que vai conseguir acender pelo menos uma dúzia de leds com ele. deve dar um bom carregador para baterias de gel de 12v.
os outros dois são motores de corrente contínua, vão precisar de rotação bem mais alta, o que vai dificultar o seu uso em eólica, mas podem render alguma coisa também, mas sempre na área dos brinquedos.
-
é exactamente isso que eu quero, entao dizes tu que para o primeiro motor, este pode acender uns doze leds...
senao for pedir muito podias-me explicar todo o circuito a partir do motor até aos leds?
senao for pedir muito podias-me explicar todo o circuito a partir do motor até aos leds?
Jorge Barbosa
-
- Colaborador
eu mesmo já montei o circuito abaixo com o mesmo motor de impressora da hp. não precisa fazer placa de circuito impresso. são apenas dois diodos comuns, um regulador de tensão 7805 e dois capacitores, sendo que o capacitor da saída pode até ser dispensado, deixando apenas o primeiro. elimine os fios do meio do motor e use apenas o primeiro e último de cada bobina. use um resistor de 100r x 0,25w para cada dois leds. o brilho dos leds fica ótimo. dê preferência a usar leds de alto brilho.jorge_barbosah Escreveu:é exactamente isso que eu quero, entao dizes tu que para o primeiro motor, este pode acender uns doze leds...
-
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jan 29, 2009 2:44 am
- Contacto:
em http://br.youtube.com/watch?v=cpwnmrjsia4 pus um vídeo com um catavento usando exatamente o motor de passo deste mesmo modelo da hp, com 77 leds. (no vídeo, é o catavento menor que faz o barulho com trepidação no giro.) não usei nenhum circuito de retificação nem reguladores. pode-se ver que as luzes piscam, mas acendem todas sem problemas.
em outro site, coloquei outros dois vídeos. nestes há 40 leds, ligados diretamente a um motor de passo de uma canon (menor que o da hp). este mesmo mortorzinho, posteriormente, chegou a acender mais de 120 leds, distribuidos em diferentes pares dos fios do motor.
http://www.4shared.com/file/69943817/4b ... __88_.html
http://www.4shared.com/file/69945359/e1 ... __89_.html
são experiências apenas para desestressar e entender os cataventos e as rodas dágua... e despertar-me para a geração de energia mais séria.
em outro site, coloquei outros dois vídeos. nestes há 40 leds, ligados diretamente a um motor de passo de uma canon (menor que o da hp). este mesmo mortorzinho, posteriormente, chegou a acender mais de 120 leds, distribuidos em diferentes pares dos fios do motor.
são experiências apenas para desestressar e entender os cataventos e as rodas dágua... e despertar-me para a geração de energia mais séria.
-
- Colaborador
muito bom mesmo. imagine como ficariam com um bom regulador de tensão, ein ?! eu penso em fazer um catavento desses e ligar nele uma pequena bateria (6v x 4,5a por exemplo) com um circuito que carrega a bateria e acende os leds somente à noite (com um foto-sensor). os leds acenderiam piscando a noite toda, mesmo que não houvesse vento. quando eu montar, posto aqui.vergaranunes Escreveu:em http://br.youtube.com/watch?v=cpwnmrjsia4 pus um vídeo com um catavento usando exatamente o motor de passo deste mesmo modelo da hp, com 77 leds. (no vídeo, é o catavento menor que faz o barulho com trepidação no giro.) não usei nenhum circuito de retificação nem reguladores. pode-se ver que as luzes piscam, mas acendem todas sem problemas.
mas de qualquer forma o seu já entrou para o nosso livro dos records de leds acesos !
-
onde corto o fio?
ja agora, os teus leds estao ligados em parelelo, certo?
- Anexos
-
- Onde corto o fio?
- DSC03287.JPG (67.88 KiB) Visto 23792 vezes
-
- Motor, mais placa, mais fio!
- DSC03290.JPG (58.48 KiB) Visto 23784 vezes
-
- Onde corto o fio?
- DSC03286.JPG (58.74 KiB) Visto 23792 vezes
Jorge Barbosa
-
- Colaborador
você precisa usar um multímetro para conseguir identificar os três fio de cada bobina. ligue o multímetro na escala de medir continuidade e com uma ponta em um fio qualquer do motor, separe para um lado os fios que dão continuidade com este. em seguida com o multímetro na escala de resistências (ohms) faça a medida de resistência entre os três fios de cada bobina. o fio a ser cortado vai ser aquele que apresentar a mesma medida entre ele e os outros dois, pois será o do meio da bobina.jorge_barbosah Escreveu:onde corto o fio?
use a escala menor de ohms, pois normalmente a resistência (impedância) das bobinas fica abaixo de 100 ohms. você deve encontrar duas medidas, uma em um valor e outra o dobro deste valor. quando ver a medida maior no multímetro, estes dois fios que estão sendo medidos são as extremidades, logo o terceiro é o que será eliminado.
-
- Colaborador
mais um detalhe: o fato de ser eliminado um dos fios do motor não significa que usaremos apenas uma parte da sua potência. como estamos usando o primeiro e o último fio de cada bobina, estamos usando a bobina inteira. apenas eliminamos uma tomada ao centro da bobina, e optamos por usar as extremidades para obter maior tensão, o que vai ser mais vantajoso, pois vai acender os leds com menor rotação. como usamos um regulador de tensão, dificilmente se vai queimar algum led.
-
sim, mas entao preciso de cortar o fio, certo?
o motor precisa de estar a rodar?
o motor precisa de estar a rodar?
Jorge Barbosa
-
- Membro Dedicado
- Contacto:
eu sou extremamente leigo, e faço experiências leigas. (é a vantagem de não se saber previamente que está fazendo algo errado...).
explico como eu fiz: o motor tem cinco fios. cortei os cinco fios com uns 8cm de comprimento. desencapei a ponta dos cinco fios. depois peguei um led e liguei em dois fios quaisquer. rodei o motor com a mão e observei se acendia ou não o diodo. se acendia, deixava o led ligado ali. depois peguei outro par de fios quaisquer, e liguei outro led, fazia o mesmo teste. acendeu, deixa ligado. ao final eu tinha uns quantos leds ligados em diferentes arranjos nos pares, pois ligava também leds entre um fio de um par e outro fio de outro par, fazendo um novo par de fios.
bem, assim consegui acender muitos leds como no vídeo que acabo de mandar para o youtube (tinha há tempos mão não tinha enviado).
sei que minha explicação e método é totalmente aleatório e não segue nenhum princípio científico, por isso faço vídeo do resultado, para mostrar que apesar disso deu certo.
http://br.youtube.com/watch?v=wqysr_qc5k8&e
explico como eu fiz: o motor tem cinco fios. cortei os cinco fios com uns 8cm de comprimento. desencapei a ponta dos cinco fios. depois peguei um led e liguei em dois fios quaisquer. rodei o motor com a mão e observei se acendia ou não o diodo. se acendia, deixava o led ligado ali. depois peguei outro par de fios quaisquer, e liguei outro led, fazia o mesmo teste. acendeu, deixa ligado. ao final eu tinha uns quantos leds ligados em diferentes arranjos nos pares, pois ligava também leds entre um fio de um par e outro fio de outro par, fazendo um novo par de fios.
bem, assim consegui acender muitos leds como no vídeo que acabo de mandar para o youtube (tinha há tempos mão não tinha enviado).
sei que minha explicação e método é totalmente aleatório e não segue nenhum princípio científico, por isso faço vídeo do resultado, para mostrar que apesar disso deu certo.
-
ah! acho que ja estou a perceber!
bem, tenho em mente cortar no meu caso os fios verdes, que sao 5. depois como nao tenho aqui nenhum led, ligo o multimetro ao fio, e vejo a voltagem em volts continuos que gere, que diz?
bem, tenho em mente cortar no meu caso os fios verdes, que sao 5. depois como nao tenho aqui nenhum led, ligo o multimetro ao fio, e vejo a voltagem em volts continuos que gere, que diz?
Jorge Barbosa
-
- Membro Dedicado
- Contacto:
sem dúvida, pode usar o multímetro para medir quais os pares que gerarão mais. porém, a tensão não será contínua. coloca na escala de voltagem alternada (para uns 10v), e gire o motor com os dedos. não deverá passar de uns 5v.
dá uma olhada neste vídeo, talvez ajude:
http://br.youtube.com/watch?v=opcj98r-vvs&e
dá uma olhada neste vídeo, talvez ajude:
http://br.youtube.com/watch?v=opcj98r-vvs&e
-
- Colaborador
me desculpe, mas não tinha observado que o seu motor tem apenas 5 fios. neste caso os dois fios que queremos eliminar estão ligados a um dos 5. então na verdade temos que eliminar apenas um. e neste caso a verificação com o multímetro vai ser um pouco mais compliacada. normalmente o fio em questão é o do meio, ficando dois para cada lado no soquete.jorge_barbosah Escreveu:ah! acho que ja estou a perceber!
para fazer a verificação com o multímetro tem que ser na escala de ohms, onde deve ter um simbolo da letra grega omega no multímetro. use a escala mais baixa. o motor deve estar parado, pois você deve medir a resistência da bobina, isso não é uma medida de tensão (volts).
-
- Colaborador
olhando melhor a foto do seu motor observei que ele tem uma placa de ci soldada nos terminais, onde está ligado o soquete com os 5 fios.
então agora está fácil porque os fios que saem do motor são esses 6 pontos de solda que estão em dois grupos de 3, já separados do mesmo jeito que está no desenho do regulador que eu forneci.
simplesmente, de cada 3 deixe de usar o do meio. siga as trilhas dos outros dois e terá achado os dois pares que interessam, e aquele que sobrar você corta. neste caso nem precisa de multímetro.
então agora está fácil porque os fios que saem do motor são esses 6 pontos de solda que estão em dois grupos de 3, já separados do mesmo jeito que está no desenho do regulador que eu forneci.
simplesmente, de cada 3 deixe de usar o do meio. siga as trilhas dos outros dois e terá achado os dois pares que interessam, e aquele que sobrar você corta. neste caso nem precisa de multímetro.
-
- Membro Dedicado
- Contacto:
queria retificar a informação que disse que o motor acendia uma painel com 77 leds, na verdade está acendendo 132. o vídeo referido está em http://br.youtube.com/watch?v=cpwnmrjsia4
as fotos ajudam a mostrar meu engano.
as fotos ajudam a mostrar meu engano.
- Anexos
-
- O motor de passo acendeu 132 LEDs (retirei uma linha de 6 diodos do painel grande).
- cataventos 001.jpg (37.64 KiB) Visto 23735 vezes
-
- O painel usado no vídeo indicado é o de baixo, com 6 linhas de 23 LEDs cada, totalizando 138 diodos, e não o de 77 (de cima) como eu havia dito.
- gerador.jpg (82.77 KiB) Visto 23736 vezes
-
- Novo membro
- Registado: sexta jan 30, 2009 4:52 pm
vergaranunes pode ser leigo mas foi ele que me ajudou a fazer minha engenhoca me dando informações sobre eletrônica. grande elton, o cara que mais produz geradores eólicos caseiros...
vergaranunes Escreveu:eu sou extremamente leigo, e faço experiências leigas. (é a vantagem de não se saber previamente que está fazendo algo errado...).
-
os seus projectos, ainda sao bastante avançados para mim!
vou experimentar ligar o motor a um led, logo que faça, dou noticias
vou experimentar ligar o motor a um led, logo que faça, dou noticias
Jorge Barbosa