por certo que já se deve ter apercebido no pára-arranca, que alguns carros se desligam sempre que param e voltam a ligar o motor quando reiniciam a sua marcha. não se trata de azelhice dos condutores, nem mesmo um problema mecânico ocasional, mas sim da actuação do sistema stop&start, que aos poucos se está a tonar comum nos automóveis novos com o objectivo de reduzir emissões poluentes e o consumo de combustível.
a designação start&stop, que varia de marca para marca, começa aos poucos a estender-se a um maior número de modelos, nomeadamente às versões mais amigas do ambiente e consequentemente mais amigas da carteira do condutor. esta tecnologia, inicialmente apenas associada aos modelos híbridos, permite economizar combustivel e reduzir emissões poluentes, desligando automaticamente o motor quando o veículo se encontra imobilizado (no pára-arranca do transito citadino, por exemplo) – voltando a acordá-lo logo que o condutor pressiona o pedal de embraiagem nos modelos com caixa manual (nos de caixa automática acontece quando se volta a pressionar o acelerador).
isto permite reduzir os consumos nos percursos citadinos, em alguns casos até 1 litro a cada cem quilómetros percorridos, mas também as emissões de co2, que têm depois reflexo nos benefícios fiscais na compra de um automóvel novo.
no entanto, por motivos técnicos, estes sistemas não actuam em todas as condições. por exemplo, o stop&start da bmw (integrado no conceito «efficentdynamics») não funciona se a temperatura ambiente estiver abaixo dos três graus centígrados, enquanto a grande maioria dos modelos equipados com o sistema exige que o motor esteja a funcionar na temperatura de funcionamento ideal, o que acontece após alguns minutos depois de se ligar o carro.
as mais recentes novidades neste domínio são as versões yaris e auris da toyota com o novo motor 1.33 a gasolina, o kia cee’d 1.4 vvt isg e o mazda3 2.0 i-stop.
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Start&Stop
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Re: Start&Stop
sempre me foi dito que, desligar e ligar o carro de seguida gasta mais combustivel do que deixar ao relantim...
penso que só teríamos ganhos se o carro permanecesse desligado por um período superior a 20 segundos....
será um mito urbano ou não?
penso que só teríamos ganhos se o carro permanecesse desligado por um período superior a 20 segundos....
será um mito urbano ou não?
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Re: Start&Stop
será verdade sim mas dependendo da tecnologia do motor, num motor de tecnologia mais recente com os novos sistemas de injecção torna-se realmente um mito, isto porque não é desperdiçado nenhum combustivel para o arranque do motor.mafgod Escreveu:sempre me foi dito que, desligar e ligar o carro de seguida gasta mais combustivel do que deixar ao relantim...
penso que só teríamos ganhos se o carro permanecesse desligado por um período superior a 20 segundos....
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Re: Start&Stop
há aí coisas que não são verdade, pois essa tecnologia não apareceu com os hibridos, posso dizer que o meu pai teve um audi 80 no inicio da decada de 80 (audi 80 cl formel e) e já tinha essa tecnologia, sei que a vw também tinha o mesmo sistema nessa altura, não sei se haverá carros ainda mais antigos assim.
quanto ao arranque e o consumo, acho que o arranque com motor de arranque faz o carro gastar um pouco mais, o que faz no caso de pára arranca elevar o consumo, não acho que seja mito, o motor de arranque não leva o motor à rotação de ralenti, por isso é injectado mais combustivel para esse fim, só mesmo em paragens um pouco mais longas se torna mais economico, neste aspecto os hibridos têm vantagem por não terem motor de arranque, pois este é feito pelo motor electrico o que faz com que quando entra o motor ci, este estar na sua rotação normal.
http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/santana-1.htm
quanto ao arranque e o consumo, acho que o arranque com motor de arranque faz o carro gastar um pouco mais, o que faz no caso de pára arranca elevar o consumo, não acho que seja mito, o motor de arranque não leva o motor à rotação de ralenti, por isso é injectado mais combustivel para esse fim, só mesmo em paragens um pouco mais longas se torna mais economico, neste aspecto os hibridos têm vantagem por não terem motor de arranque, pois este é feito pelo motor electrico o que faz com que quando entra o motor ci, este estar na sua rotação normal.
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