Start&Stop
Enviado: quarta mai 13, 2009 5:01 pm
por certo que já se deve ter apercebido no pára-arranca, que alguns carros se desligam sempre que param e voltam a ligar o motor quando reiniciam a sua marcha. não se trata de azelhice dos condutores, nem mesmo um problema mecânico ocasional, mas sim da actuação do sistema stop&start, que aos poucos se está a tonar comum nos automóveis novos com o objectivo de reduzir emissões poluentes e o consumo de combustível.
a designação start&stop, que varia de marca para marca, começa aos poucos a estender-se a um maior número de modelos, nomeadamente às versões mais amigas do ambiente e consequentemente mais amigas da carteira do condutor. esta tecnologia, inicialmente apenas associada aos modelos híbridos, permite economizar combustivel e reduzir emissões poluentes, desligando automaticamente o motor quando o veículo se encontra imobilizado (no pára-arranca do transito citadino, por exemplo) – voltando a acordá-lo logo que o condutor pressiona o pedal de embraiagem nos modelos com caixa manual (nos de caixa automática acontece quando se volta a pressionar o acelerador).
isto permite reduzir os consumos nos percursos citadinos, em alguns casos até 1 litro a cada cem quilómetros percorridos, mas também as emissões de co2, que têm depois reflexo nos benefícios fiscais na compra de um automóvel novo.
no entanto, por motivos técnicos, estes sistemas não actuam em todas as condições. por exemplo, o stop&start da bmw (integrado no conceito «efficentdynamics») não funciona se a temperatura ambiente estiver abaixo dos três graus centígrados, enquanto a grande maioria dos modelos equipados com o sistema exige que o motor esteja a funcionar na temperatura de funcionamento ideal, o que acontece após alguns minutos depois de se ligar o carro.
as mais recentes novidades neste domínio são as versões yaris e auris da toyota com o novo motor 1.33 a gasolina, o kia cee’d 1.4 vvt isg e o mazda3 2.0 i-stop.
fonte:autoportal [[email protected]]
a designação start&stop, que varia de marca para marca, começa aos poucos a estender-se a um maior número de modelos, nomeadamente às versões mais amigas do ambiente e consequentemente mais amigas da carteira do condutor. esta tecnologia, inicialmente apenas associada aos modelos híbridos, permite economizar combustivel e reduzir emissões poluentes, desligando automaticamente o motor quando o veículo se encontra imobilizado (no pára-arranca do transito citadino, por exemplo) – voltando a acordá-lo logo que o condutor pressiona o pedal de embraiagem nos modelos com caixa manual (nos de caixa automática acontece quando se volta a pressionar o acelerador).
isto permite reduzir os consumos nos percursos citadinos, em alguns casos até 1 litro a cada cem quilómetros percorridos, mas também as emissões de co2, que têm depois reflexo nos benefícios fiscais na compra de um automóvel novo.
no entanto, por motivos técnicos, estes sistemas não actuam em todas as condições. por exemplo, o stop&start da bmw (integrado no conceito «efficentdynamics») não funciona se a temperatura ambiente estiver abaixo dos três graus centígrados, enquanto a grande maioria dos modelos equipados com o sistema exige que o motor esteja a funcionar na temperatura de funcionamento ideal, o que acontece após alguns minutos depois de se ligar o carro.
as mais recentes novidades neste domínio são as versões yaris e auris da toyota com o novo motor 1.33 a gasolina, o kia cee’d 1.4 vvt isg e o mazda3 2.0 i-stop.
fonte:autoportal [[email protected]]