MACROPRODUÇÃO
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: segunda mai 25, 2009 4:42 pm
MACROPRODUÇÃO
caros colegas,
poderão fornecer-me algumas informações sobre a macro produção de electricidade através da energia solar com painéis fotovoltaicos?
sou muito verde no ramo e já pesquisei algumas coisas, contudo a informação ou é pouca ou é exageradamente complicada...
digamos que quero fazer um projecto para uma pequena central de energia solar fotovoltaica onde toda a energia produzida seria para venda e injectar na rede.
saberão dizer-me...
quais os limites de produção de energia para injecção na rede?
quais os preços de tarifas de venda?
quantos painéis e/ou módulos seriam necessários (para calcular a área de terreno)?
como funciona o processo de transformação e injecção na rede?
o tipo dos paineis pode ser igual ao da microprodução mas com um maior numero de unidades ou é diferente?
espero que me possam esclarecer nestas dúvidas.
obrigado.
poderão fornecer-me algumas informações sobre a macro produção de electricidade através da energia solar com painéis fotovoltaicos?
sou muito verde no ramo e já pesquisei algumas coisas, contudo a informação ou é pouca ou é exageradamente complicada...
digamos que quero fazer um projecto para uma pequena central de energia solar fotovoltaica onde toda a energia produzida seria para venda e injectar na rede.
saberão dizer-me...
quantos painéis e/ou módulos seriam necessários (para calcular a área de terreno)?
o tipo dos paineis pode ser igual ao da microprodução mas com um maior numero de unidades ou é diferente?
obrigado.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Re: MACROPRODUÇÃO
olá, perde algum tempo a ler este tópico e tem cá muita informação sobre o que é possivel fazer e em que condições, podes e deves consultar o http://www.renovaveisnahora.pt, e aqui encontras todo o enquadramento legal e condições.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: segunda mai 25, 2009 4:42 pm
desde já muito obrigado pela resposta.jmal Escreveu:olá, perde algum tempo a ler este tópico e tem cá muita informação sobre o que é possivel fazer e em que condições, podes e deves consultar o http://www.renovaveisnahora.pt, e aqui encontras todo o enquadramento legal e condições.
estive a dar uma vista de olhos no link que deixaste contudo fala apenas de microprodução...
-
- Membro
- Registado: terça ago 12, 2008 4:00 am
eu tambem estou um pouco curioso com isto da produçao de energia....
e sou totalmente verde neste campo....
a minha curiosidade acenta para já, em algumas questões como:
quantos paineis é que é são precisos?
quanto é que vou ter de gastar?
se eu comprar atraves de credito, será a venda desta energia mensal suficiente para pagar o credito ?
continuamos a pagar á edp? ou o nosso consumo é descontado na factura e passamos a receber ?
eu tenho um terreno com 100m de comprimento e inclinado, poderei instalar os paineis no terreno e começar a vender á edp e em vez de pagar ainda receber?
tou curioso com isto, porque pago um bocado em luz, e se poder parar de pagar e começar a receber, e ser autosuficiente nesta area, seria mto bom...
e sou totalmente verde neste campo....
a minha curiosidade acenta para já, em algumas questões como:
quantos paineis é que é são precisos?
quanto é que vou ter de gastar?
se eu comprar atraves de credito, será a venda desta energia mensal suficiente para pagar o credito ?
continuamos a pagar á edp? ou o nosso consumo é descontado na factura e passamos a receber ?
eu tenho um terreno com 100m de comprimento e inclinado, poderei instalar os paineis no terreno e começar a vender á edp e em vez de pagar ainda receber?
tou curioso com isto, porque pago um bocado em luz, e se poder parar de pagar e começar a receber, e ser autosuficiente nesta area, seria mto bom...
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
para a "macroprodução" tens que obter uma licença ou alvará para comercializador de energia eléctrica, e toda a estrutura (compra/venda) tem que ser montada por ti ou pela empresa que criares, uma vez que o mercado de electricidade foi liberalizado.
para vender à rede, poderás no máximo vender 5.75kwh no regime geral e é pago ao mesmo preço da tarifa na instalação de consumo,
penso eu de que!
para vender à rede, poderás no máximo vender 5.75kwh no regime geral e é pago ao mesmo preço da tarifa na instalação de consumo,
penso eu de que!
sergiomms
-
- Membro
- Registado: terça ago 12, 2008 4:00 am
de facto este esta a ser um assunto que me levantou alguma curiosidade, e que de facto penso estar interessado em explorar na minha casa...
só que ainda estou totalmente á toa... tive a ver no site, e para o retorno de 300€ mensais, tenho de investir cerca de 20.000 euros...
estou a ponderar portanto...
ainda vou ter de aprofundar a minha curiosidade neste campo...
procuro saber por exemplo se é possivel ultrapassar o valor de 300€ a vender electricidade á edp?
e se por exemplo consumimos a energia inicialmente da nossa produção ou se continuamos a consumir da edp?
estou um pouco confuso neste campo.
outra questão que tenho é a manutenção do equipamento. é preciso algum cuidado especial e custo da manutenção?
só que ainda estou totalmente á toa... tive a ver no site, e para o retorno de 300€ mensais, tenho de investir cerca de 20.000 euros...
estou a ponderar portanto...
ainda vou ter de aprofundar a minha curiosidade neste campo...
procuro saber por exemplo se é possivel ultrapassar o valor de 300€ a vender electricidade á edp?
e se por exemplo consumimos a energia inicialmente da nossa produção ou se continuamos a consumir da edp?
estou um pouco confuso neste campo.
outra questão que tenho é a manutenção do equipamento. é preciso algum cuidado especial e custo da manutenção?
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
penso que não haverá grande hipotese de receber mais do que 300€ à edp, a não ser que tenhas muitos paineis e montes um banco de baterias para injectar na rede durante a noite (que nem sei se podes fazer), aumentas o investimento e aumentas o retorno!
sergiomms
-
- Membro
- Registado: sábado mai 30, 2009 7:47 pm
micro-produção com auto consumo será essa a opção que queres? decreto-lei 69/2002 ou produtor independente? (decreto que agora não me recordo...)
bnunes Escreveu:caros colegas,
saberão dizer-me...
obrigado.
sem assinatura
-
- Membro
- Registado: quarta set 30, 2009 11:36 pm
os interessados em tirar duvidas, ou obter orçamentos fotovoltaicos, deixo
aqui alguns panfletos de uma empresa/instalador da zona do porto.
tenho tirado muitas duvidas com ele, um excelente profissional...
é instalador oficial n.º ss00309090p0
http://www.crystalcar.net-a.googlepages ... leto_1.pdf
http://www.crystalcar.net-a.googlepages ... icro...pdf
-
- Novo membro
- Registado: sexta out 23, 2009 1:34 pm
tenho mtos duvidas em relação qual a marca e modelo do painel que irei instalarmailcjmc Escreveu:os interessados em tirar duvidas, ou obter orçamentos fotovoltaicos, deixo
existe mta informação por isso tb existe mta confusão
por isso solicito informação real e segura qual o paines que irei comprar
ps: existe alguma tabela comparativa em relação aos paines existentes no mercado?
cump
marco sousa
[email protected]
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta mar 20, 2008 5:28 pm
Boa noite,
Qual é o decreto Lei que regula a produção de energia electrica pela via do fotovoltaico para potencias superiores a 250kW.
Qual é o decreto Lei que regula a produção de energia electrica pela via do fotovoltaico para potencias superiores a 250kW.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta mar 20, 2008 5:28 pm
Será que é 189/88, de 27 de Maio ?