olá a todos,
depois de alguns meses de tentativas e erros, consegui desenvolver aqui
um conjunto de paletas, que considero bastante animador.
feitas com tubos de pvc de 100mm, o que já é um ponto a favor, devido ao baixo custo
deste material.
com estas lâminas consegui velocidades surpreendentes. no entanto, acho que elas podem ser melhoradas.
eu uso aqui no meu gerador experimental 6 lâminas, e consigo retirar dele uma boa potência, mas
devido ao seu tamanho, vou experimentar 8 lâminas assim que eu fizer um outro hub.
ai vai o diagrama das mesmas :
aguardo sugestões e ou criticas!
um abraço a todos.
Helices de alta velocidade
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: segunda jun 22, 2009 1:03 am
Helices de alta velocidade
- Anexos
-
- Helices_Tubo_100mm.jpg (5.5 KiB) Visto 3695 vezes
-
- Membro Silver
- Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am
Re: Helices de alta velocidade
parecem-me estar muito boas!
não consegues por uma imagem maior, para se visualizar melhor?
parabéns, continuação de bom trabalho!
não consegues por uma imagem maior, para se visualizar melhor?
parabéns, continuação de bom trabalho!
Jorge Barbosa
-
Autor do tópico - Membro
-
- Membro Silver
muito bom!
só uma coisa, a curvatura não é muito acentuada?
só uma coisa, a curvatura não é muito acentuada?
Jorge Barbosa
-
Autor do tópico - Membro
não, pois o tubo de 100mm, está cortado em 4 partes e cada parte são cortadas 2 paletas.
-
- Membro Silver
-
- Membro
- Registado: domingo abr 05, 2009 11:24 am
a minha opinião…
a curvatura não é muito acentuada, mas isso deverá ser uma “vantagem”, porque por vezes a curvatura causa resistência ao vento em rotação e poderá causar oscilação do gerador no eixo vertical.
penso ser a conciliação da curvatura um ponto importante para a maior velocidade das pás. importante também, é a ponta da pá que deve ser alongada para fazer uma boa escapatória do vento que passa pela mesma.
a forma afiada das extremidades tem também a vantagem de tornar as pás mais silenciosas quando estão numa rotação mais elevada (silencia o típico assobio)
para além do design das pás, elas devem ser bem calibradas e equilibradas (devem ter exactamente o memo peso e rodar perfeitamente calibradas) caso contrário perderemos velocidade e consequentemente torque.
muito bom trabalho e obrigado pela partilha neryval
a curvatura não é muito acentuada, mas isso deverá ser uma “vantagem”, porque por vezes a curvatura causa resistência ao vento em rotação e poderá causar oscilação do gerador no eixo vertical.
penso ser a conciliação da curvatura um ponto importante para a maior velocidade das pás. importante também, é a ponta da pá que deve ser alongada para fazer uma boa escapatória do vento que passa pela mesma.
a forma afiada das extremidades tem também a vantagem de tornar as pás mais silenciosas quando estão numa rotação mais elevada (silencia o típico assobio)
para além do design das pás, elas devem ser bem calibradas e equilibradas (devem ter exactamente o memo peso e rodar perfeitamente calibradas) caso contrário perderemos velocidade e consequentemente torque.
muito bom trabalho e obrigado pela partilha neryval