boa tarde a todos!
pertenço ao distrito de viseu, e pretendo construir uma casa numa zona bastante fria, e deste modo como compreendem melhor do que eu, sim porque isto para mim é tudo uma novidade, necessito de pensar nas melhores soluções (custo/eficiência) a aplicar na casa quer para aquecimento central, quer para aquecimento das àguas sanitárias, dentro do que as energias renováveis e alternativas têm para oferecer.
deste modo, vinha solicitar a vossa ajuda, afim de me indiquarem algumas pistas, que me possam ajudar.
já pensei nos painéis solares, mas dizem-me que para àguas sanitárias sim, para aquecimento central ainda não é eficaz.
também já me falaram das bombas de calor, e destas a não ser alguns tópicos que já li neste forum, não tenho muita informação.
ou seja, o que eu queria saber é qual, na vossa opinião o sitema a escolher.
eu sei que este tema, é talvez repetitivo, para a maioria de vocês, mas se me pudessem ajudar, eu agradecia.
cumps.
Soluções para aquecimento central e àguas sanitárias
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quinta jun 25, 2009 4:14 pm
-
- Membro Gold
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Re: Soluções para aquecimento central e àguas sanitárias
eu posso falar daquilo que tenho instalado:
para aquecimento central tenho um recuperador de calor a agua e respectivos radiadores. é barato, no entanto não permite um funcionamento automático. de 5 em 5 horas tens de por lenha para dentro. se tiveres um fácil acesso a lenha como eu, aqueces a casa quase a custo 0.
se quiseres opções automáticas tens as caldeiras/ recuperadores a pellets, procura pelo fórum porque há muitos tópicos sobre isto, sao tambem uma boa alternativa..
para as aguas sanitárias tenho painéis solares, apoiados pelo recuperador. qualquer duvida apita...
para aquecimento central tenho um recuperador de calor a agua e respectivos radiadores. é barato, no entanto não permite um funcionamento automático. de 5 em 5 horas tens de por lenha para dentro. se tiveres um fácil acesso a lenha como eu, aqueces a casa quase a custo 0.
se quiseres opções automáticas tens as caldeiras/ recuperadores a pellets, procura pelo fórum porque há muitos tópicos sobre isto, sao tambem uma boa alternativa..
para as aguas sanitárias tenho painéis solares, apoiados pelo recuperador. qualquer duvida apita...