rjsc Escreveu:estão-se a esquecer duma coisinha quanto à escolha das caixas para diesel, com menos redução: é bom para os motores eléctricos funcionarem em regime de rotação elevada e com pouca "carga", pois muitos motores eléctricos utilizam o movimento do rotor para a refrigeração, além de que num motor eléctrico a alta velocidade a corrente que passa nos enrolamentos e portanto o respectivos aquecimento estão ao seu mínimo.
um motor eléctrico consome mais energia e é menos eficiente quando está em num regime de rotação baixa e a efectuar bastante força. exactamente o contrário de um diesel!
enquanto que num motor de ci a faixa de maior eficiência situa-se a baixa rotação com carga elevada, num motor eléctrico esta situa-se tipicamente em elevada rotação com uma carga leve, pois a elevada velocidade minimiza a corrente que passa nos enrolamentos e portanto o aquecimento.
não faltam exemplos de ve em que a redline está acima da da típica dos diesel (ex: tesla roadster 13000 rpm)
há também motores com um factor rpm/volt mais baixo, mas esse vulgarmente levam mais cobre nos enrolamentos e provavelmente saem mais caros e mais pesados.
para muitos motores eléctricos até uma caixa de um motor a gasolina pode ser pesada de mais!
muitas conversões de ci para ve nem na auto-estrada chegam a usar a 5ª velocidade.
na verdade a escolha da caixa vai depender mesmo do motor que se tem/escolhe. existem motores electricos com factor rpm/volt baixo e outros com alto. parece que o ideal para um motor eléctrico é uma caixa de fórmula 1
concordo plenamente, os motores eléctricos gostam é de trabalhar na sua rotação máxima e não se esqueçam que as rpm's dos motores ci não é aquela que parece, se no conta rotações aparecer 4000 rpm, na verdade no veio do motor está a rodar a 1000 rpm num motor de 4 cilindros a 4 tempos, isto porque se conta 1 rpm por cada ciclo de cada cilindro, o tozerrvm no dele tem um motor de +- 3000 rpm's e segundo o tópico dele, utiliza até à 3ª velocidade na caixa.