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RPM de motores CI vs Electricos
Enviado: segunda jun 29, 2009 12:02 am
por jmal
rjsc Escreveu:estão-se a esquecer duma coisinha quanto à escolha das caixas para diesel, com menos redução: é bom para os motores eléctricos funcionarem em regime de rotação elevada e com pouca "carga", pois muitos motores eléctricos utilizam o movimento do rotor para a refrigeração, além de que num motor eléctrico a alta velocidade a corrente que passa nos enrolamentos e portanto o respectivos aquecimento estão ao seu mínimo.
um motor eléctrico consome mais energia e é menos eficiente quando está em num regime de rotação baixa e a efectuar bastante força. exactamente o contrário de um diesel!
enquanto que num motor de ci a faixa de maior eficiência situa-se a baixa rotação com carga elevada, num motor eléctrico esta situa-se tipicamente em elevada rotação com uma carga leve, pois a elevada velocidade minimiza a corrente que passa nos enrolamentos e portanto o aquecimento.
não faltam exemplos de ve em que a redline está acima da da típica dos diesel (ex: tesla roadster 13000 rpm)
há também motores com um factor rpm/volt mais baixo, mas esse vulgarmente levam mais cobre nos enrolamentos e provavelmente saem mais caros e mais pesados.
para muitos motores eléctricos até uma caixa de um motor a gasolina pode ser pesada de mais!
muitas conversões de ci para ve nem na auto-estrada chegam a usar a 5ª velocidade.
na verdade a escolha da caixa vai depender mesmo do motor que se tem/escolhe. existem motores electricos com factor rpm/volt baixo e outros com alto. parece que o ideal para um motor eléctrico é uma caixa de fórmula 1
concordo plenamente, os motores eléctricos gostam é de trabalhar na sua rotação máxima e não se esqueçam que as rpm's dos motores ci não é aquela que parece, se no conta rotações aparecer 4000 rpm, na verdade no veio do motor está a rodar a 1000 rpm num motor de 4 cilindros a 4 tempos, isto porque se conta 1 rpm por cada ciclo de cada cilindro, o tozerrvm no dele tem um motor de +- 3000 rpm's e segundo o tópico dele, utiliza até à 3ª velocidade na caixa.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: segunda jun 29, 2009 12:51 am
por tavares
jmal Escreveu:as rpm's dos motores ci não é aquela que parece, se no conta rotações aparecer 4000 rpm, na verdade no veio do motor está a rodar a 1000 rpm num motor de 4 cilindros a 4 tempos, isto porque se conta 1 rpm por cada ciclo de cada cilindro
desculpa jmal mas não concordo,
4000 rpm´s são sempre 4000 rpm´s, se medires com um conta rotações optico ou um de encosto ao veio do motor tens as mesmas 4000 rpm´s.
os motores a 4 tempos usam 2 rotações por cada ciclo completo, e por isso a arvore de cames e o distribuidor rodam a metade das rotações do veio motor,
Re: FORD PROBE'94
Enviado: segunda jun 29, 2009 11:28 am
por jmal
tavares Escreveu:jmal Escreveu:as rpm's dos motores ci não é aquela que parece, se no conta rotações aparecer 4000 rpm, na verdade no veio do motor está a rodar a 1000 rpm num motor de 4 cilindros a 4 tempos, isto porque se conta 1 rpm por cada ciclo de cada cilindro
desculpa jmal mas não concordo,
4000 rpm´s são sempre 4000 rpm´s, se medires com um conta rotações optico ou um de encosto ao veio do motor tens as mesmas 4000 rpm´s.
os motores a 4 tempos usam 2 rotações por cada ciclo completo, e por isso a arvore de cames e o distribuidor rodam a metade das rotações do veio motor,
no veio não acredito que dê, por exemplo ao relantim (é assim que se escreve), tu quase consegues contar as voltas no veio da cambota, isso dá +- 200 rpm, ou seja 800 rpm.
num motor de 4 cilindros a 4 tempos, cada volta na cambota são é um ciclo completo distribuido pelos 4 cilindros, dai a rotação real do veio da cambota ser 4 vezes menor.
isto foi o que aprendi na escola, e acredito que assim o seja porque quase que consigo contar as rpms com o motor desacelerado, o fernando que confirme se é assim ou não, não acredito que aquele emaranhado de peças moveis consiga aguentar tantas rpm.
cumps
Re: FORD PROBE'94
Enviado: segunda jun 29, 2009 1:25 pm
por tavares
que grande confusão aí vai jmal,
agora os conta rotações são electronicos , á vinte anos eram por impulsos directamente dos platinados ou da bobine de alta-tensão, á trinta anos eram por cabo ligados directamente ao veio da cambota, mas todos medem o mesmo valor.
um motor a 4 tempos usa 2 voltas da cambota para descrever um ciclo completo, daí deve ser a tua duvida, e fazes a divisão das rpm´s por 4. e então se fosse um motor monocilindrico dividias por quanto?
num motor monocilindrico a 4000 rpm , a cambota gira a 400rpm, a arvore de cames gira a 2000 rpm, e a faisca na vela acontece 2000 vezes por minuto.
e se o motor tivesse 12 cilindros qual era a rotação que dizes quando o conta rotações marca 1000 rpm? 1000/12=83rpm´s ou seja 1,38 rotação por segundo.
a 200rpm não há motor a gasolina que se matenha em funcionamento, a diesel sim mas estamos a falar de motores gigantescos e com no minimo 12 cilindros que é o caso dos motores maritimos.
cumprimentos
Re: FORD PROBE'94
Enviado: segunda jun 29, 2009 1:32 pm
por tavares
jmal Escreveu:não acredito que aquele emaranhado de peças moveis consiga aguentar tantas rpm.
podes acreditar , apesar de tudo um motor a ci é um espectáculo e um grande feito da engenharia.
um motor de um formula 1 facilmente atinge 20.000rpm.
tenho aqui na oficina um fiat 127 preparado por nós para competição e está a fazer 9000rpm e comprovado não só pelo conta rotações , mas tambem pela pistola estroboscópica.
numa universidade um motor de um honda s800 rebentou com a bancada de testes ás 12.000 rpm´s e o motor não sofreu nada.
há motores ci de radiomodelismo a fazer mais de 40.000rpm´s e são monocilindricos.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: segunda jun 29, 2009 2:39 pm
por jmal
tavares Escreveu:que grande confusão aí vai jmal,
agora os conta rotações são electronicos , á vinte anos eram por impulsos directamente dos platinados ou da bobine de alta-tensão, á trinta anos eram por cabo ligados directamente ao veio da cambota, mas todos medem o mesmo valor.
um motor a 4 tempos usa 2 voltas da cambota para descrever um ciclo completo, daí deve ser a tua duvida, e fazes a divisão das rpm´s por 4. e então se fosse um motor monocilindrico dividias por quanto?
num motor monocilindrico a 4000 rpm , a cambota gira a 400rpm, a arvore de cames gira a 2000 rpm, e a faisca na vela acontece 2000 vezes por minuto.
e se o motor tivesse 12 cilindros qual era a rotação que dizes quando o conta rotações marca 1000 rpm? 1000/12=83rpm´s ou seja 1,38 rotação por segundo.
a 200rpm não há motor a gasolina que se matenha em funcionamento, a diesel sim mas estamos a falar de motores gigantescos e com no minimo 12 cilindros que é o caso dos motores maritimos.
cumprimentos
ora ai está, 2 em cima 2 em baixo, pistons, eu disse ciclo completo de dos vários cilindros, 1 fez a admissão, outro a compressão, outro a explosão e outro a exaustão.
num monocilindrico sim, a rpm é igual, mas não a 400 rpm.
num motor de 12 cilindros sim, consegues contar as rotações que ele dá, na boa.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: segunda jun 29, 2009 6:09 pm
por tavares
jmal Escreveu:ora ai está, 2 em cima 2 em baixo, pistons, eu disse ciclo completo de dos vários cilindros, 1 fez a admissão, outro a compressão, outro a explosão e outro a exaustão.
a tua confusão é entre rotações , ciclos , impulsos, etc.
as rotações num motor são sempre á cambota
jmal Escreveu: 1 fez a admissão, outro a compressão, outro a explosão e outro a exaustão.
depende, há motores que fazem 2 ciclos ao mesmo tempo em dois cilindros diferentes , 2 em admissão, 2 em compressão depois 2 em expansão, 2 em compressão e por aí diante.
jmal Escreveu:num motor de 12 cilindros sim, consegues contar as rotações que ele dá, na boa.
então é por isso que quando passa um lamborghini ou um testarrossa, se conseguem ouvir as rotações, não? nestes o ralentim é a cerca de 1600 rpm´s.
Re: FORD PROBE'94
Enviado: segunda jun 29, 2009 7:09 pm
por visitante
vivam ...
é assim como o tavares afirma sim jmal..a medição das rpm é sobre o eixo motriz..no caso de um motor ci esse eixo é a cambota..
nem faria sentido ser doutra forma..
abraços
[***************]
Re: RPM de motores CI vs Electricos
Enviado: segunda jun 29, 2009 8:52 pm
por jmal
certo.
Re: RPM de motores CI vs Electricos
Enviado: segunda jun 29, 2009 9:12 pm
por jmal
já agora, tecnologia é isto, tem apenas uma peça móvel, e com 16.8 volts dá 84.000 rpms.

Re: RPM de motores CI vs Electricos
Enviado: segunda jun 29, 2009 10:04 pm
por tavares
ok. assunto esclarecido e obrigado [***************], o jmal que acho que é uma pessoa bastante inteligente mas no que toca a motores de ci é uma autentico nabo ( no bom sentido da palavra e sem ofensa é claro ).
mas volto a afirmar que um motor de ci sendo bastante complexo é uma verdadeira obra de arte.
neste momento estou de volta de um motor bmw de 6 cilindros e 24 válvulas e com cerca de 300cv e posso afirmar que é um verdadeiro espectáculo.
embora goste muito de ve´s ainda não há nenhum que dê para mim, devido á autonomia porque quando saio de manha penso fazer 10kms mas de um momento para o outro posso ter que fazer 300 ou 400kms.
mas como o tópico de chama : rpm´s de motor ci vs eléctrico vou lançar uma duvida para o ar,
como não está fora de questão a utilização de um ve construido por mim ou comprado já feito tenho anda a experimentar vários materiais entre os quais cvt´s.
retirei um de uma scooter em que o motor ci monocilindrico fazia 6500rpm a fundo o que dava cerca de 80km/h. retirei o motor ci e acoplei um motor que uso para experiencias ( 220v monofásico, 3cv), o problema é que este motor só faz 2850rpm ou seja menos de metade do que o ci e é bastante visivel a nivel de rotação da roda e das polies em que elas não atingem os limites que atingiam com o motor ci.
portanto a conclusão a que chego é que para utilizar este cvt terei que utilizar um motor eléctrico com pelo menos 6000rpm´s, certo?
Re: RPM de motores CI vs Electricos
Enviado: segunda jun 29, 2009 10:27 pm
por civic
é uma questão de exprimentares, pois a cvt desmultiplica pelo binário do motor, ou seja, pode nunca chegar ao limite dela nas 6500rpm's, não consigo explicar bem isto, mas pode ser que entendas, no meu civic hybrid (tem cvt tambem) consigo andar a 120km\h com 2000 rpm's, teoricamente a cvt nas 6000 rpm's daria 120 x 3, claro que isso é impossivel pois com o aumento da velocidade precisas de mais potência\binário. no caso da scooter podes ver qual o maximo de velocidade que consegues com 3000 rpm's, por exemplo, depois é só fazeres contas para veres o seu limite. de certeza que nas 6500 rpm's a cvt não está na desmultiplicação maxima........digo eu.
e também concordo que alguns motores ci são autênticas obras de arte, e não tardará que fiquem expostas em museus.
Re: RPM de motores CI vs Electricos
Enviado: segunda jun 29, 2009 10:51 pm
por tavares
só que as experiencias que posso neste momento são estáticas:
a scooter foi para a sucata, só lhe retirei a parte mecanica
o motor funciona a 230v com variador industrial
na scooter o conta quilometros era na roda da frente
terei que construir um prototipo qualquer para experimentar no real, para já irei tentar alterar a cvt para obter a melhor relação rotação motor - rotação roda.
Re: RPM de motores CI vs Electricos
Enviado: segunda jun 29, 2009 11:09 pm
por jmal
certo, já vi que a nivel de motores eléctricos és um autentico nabo , sendo esse motor de 220v e dependendo do variador é possivel aumentar-lhe a rotação máxima, mas claro que o variador tem de ser dos que aumentam também a frequência, ainda assim para uma aplicação num ve é melhor um motor dc ou até mesmo ac mas de menor tensão.
já agora tinha ideia de que a rotação do veio do motor é menor devido à multiplicação que a turbina de ventilação (nos casos é que é o motor ci que a roda) tem e também do alternador que normalmente tem uma relação de 1:3, portanto cada volta do motor ci o alternador dá 3 voltas, se procurarem as especificações dos alternadores a sua máxima eficiência é entre as 2000 e 4000 rpms, nalguns aparece que a rpm máxima é de 10000 a 12000 rpms, dai a minha duvida.
Re: RPM de motores CI vs Electricos
Enviado: segunda jun 29, 2009 11:27 pm
por tavares
jmal Escreveu: a nivel de motores eléctricos és um autentico nabo
eu não sou nabo a nivel de motores electricos , deverei ser é nabo a nivel deste variador que tenho pq foi retirado de uma máquina numa fábrica que fechou e vendida para a sucata, e não tenho manual nem conheço que tenha trabalhado com aquilo, por uma data inscrita tem 21 anos, mas consigo variar entre os 0 e a rotação nominal do motor.
jmal Escreveu:já agora tinha ideia de que a rotação do veio do motor é menor devido à multiplicação que a turbina de ventilação (nos casos é que é o motor ci que a roda) tem e também do alternador que normalmente tem uma relação de 1:3
no motor que equipava a scooter , o eixo da cambota tem a cambota ao meio e para cada lado um eixo , uma ponta recebe a primeira polie que é a que fecha com a rotação portanto a correia sobe, na outra ponta recebe a carcaça do alternador que é uma metálica magnetizada, e aparafusada a esta carcaça está a turbina de arrefecimento.
portanto , turbina de arrefecimento, alternador , cambota e 1ª polie rodam todos á mesma velocidade,
o alternador é constituido por uma peça fixa que tem 1 bobine de alta tensão para a vela e 6 bobines para a alimentação de 12v , e uma peça exterior magnetizada que roda á velocidade do motor.
Re: RPM de motores CI vs Electricos
Enviado: segunda jun 29, 2009 11:34 pm
por Bluesky
penso que todos temos muito que aprender uns com os outros, pessoalmente estou a acompanhar o topico mas nao estou a conseguir clarificar as minhas ideias pois existem muito factores em jogo. penso que a matéria nao se resume às rpms disponiveis pois o torque/binario ao longo do tempo nao pode ser ignorado.
penso que gostariamos de ouvir quem percebe de mecânica com profundidade e conheça os materiais, por exemplo o que seria mais adequado para um motor electrico na questão de mudanças automaticas: uma cvt, uma transmissao automatica usando satelites ou uma transmissao automatica usando discos hidraulicos? uma cvt que me despertou interesse foi uma usada em motas de neve feitas no canada, mas lá está, sou leigo na matéria e peço esclareçimentos a quem saiba. agradeçido.
Re: RPM de motores CI vs Electricos
Enviado: segunda jun 29, 2009 11:35 pm
por visitante
vivam ...
jmal Escreveu:certo, já vi que a nivel de motores eléctricos és um autentico nabo , sendo esse motor de 220v e dependendo do variador é possivel aumentar-lhe a rotação máxima, mas claro que o variador tem de ser dos que aumentam também a frequência, ainda assim para uma aplicação num ve é melhor um motor dc ou até mesmo ac mas de menor tensão.
já agora tinha ideia de que a rotação do veio do motor é menor devido à multiplicação que a turbina de ventilação (nos casos é que é o motor ci que a roda) tem e também do alternador que normalmente tem uma relação de 1:3, portanto cada volta do motor ci o alternador dá 3 voltas, se procurarem as especificações dos alternadores a sua máxima eficiência é entre as 2000 e 4000 rpms, nalguns aparece que a rpm máxima é de 10000 a 12000 rpms, dai a minha duvida.
a partir do que já sabias..que assinalei a vermelho..ser-te-ia facil concluir que a rotação que interessa é mesmo a da cambota..aliás a ver bem qual é a peça que transforma o movimento linear em rotativo ?..essa mesmo..a cambota..tambem denominada de eixo de manivelas..
eu tambem gostaria de saber o que fazer com um motor efacec (monofasico) que tenho na oficina que originalmente propulsionava uma turbina de exaustão de vapores..á época não lhe vislumbrei qualquer aproveitamento e só ficou o motor..o resto foi prá sucata..mas é mais fraco que esse do tavares..é de menos de 1kw de potencia e salvo erro lá está escrito que dá 1.850 rpm..
quanto ás "nabiçes"..mal do musico que queira tocar todos os instrumentos duma orquestra..nunca será bom em nenhum deles..
já percebi que o tavares tambem tem uma oficina e que é mecanico..e ele confirmará que todos os dias aprendemos e tiramos duvidas uns com os outros para resolução de problemas novos que surjam..
e já agora..aproveitando a maré..o que é uma cvt ?..acho que a palavra materiais me baralhou..e andando com a cabeça ocupada com uma certificação tambem não ajuda..será uma caixa de variação continua (de continuously variable transmission) ?..existe essa denominação embora eu não concorde que algo seja variavelmente constante..
abraços
[***************]
Re: RPM de motores CI vs Electricos
Enviado: segunda jun 29, 2009 11:36 pm
por jmal
tavares Escreveu:jmal Escreveu: a nivel de motores eléctricos és um autentico nabo
eu não sou nabo a nivel de motores electricos , deverei ser é nabo a nivel deste variador que tenho pq foi retirado de uma máquina numa fábrica que fechou e vendida para a sucata, e não tenho manual nem conheço que tenha trabalhado com aquilo, por uma data inscrita tem 21 anos, mas consigo variar entre os 0 e a rotação nominal do motor.
jmal Escreveu:já agora tinha ideia de que a rotação do veio do motor é menor devido à multiplicação que a turbina de ventilação (nos casos é que é o motor ci que a roda) tem e também do alternador que normalmente tem uma relação de 1:3
no motor que equipava a scooter , o eixo da cambota tem a cambota ao meio e para cada lado um eixo , uma ponta recebe a primeira polie que é a que fecha com a rotação portanto a correia sobe, na outra ponta recebe a carcaça do alternador que é uma metálica magnetizada, e aparafusada a esta carcaça está a turbina de arrefecimento.
portanto , turbina de arrefecimento, alternador , cambota e 1ª polie rodam todos á mesma velocidade,
o alternador é constituido por uma peça fixa que tem 1 bobine de alta tensão para a vela e 6 bobines para a alimentação de 12v , e uma peça exterior magnetizada que roda á velocidade do motor.
certo, mas eu referia-me aos alternadores dos nossos carros, mas referis-te e bem esses dos motores das scooters e das motorizadas mono-cilíndricos.
Re: RPM de motores CI vs Electricos
Enviado: segunda jun 29, 2009 11:42 pm
por visitante
vivam ...
tavares Escreveu: o alternador é constituido por uma peça fixa que tem 1 bobine de alta tensão para a vela e 6 bobines para a alimentação de 12v , e uma peça exterior magnetizada que roda á velocidade do motor.
isso não é o que o pessoal das motorizadas designa por volante magnético ?
abraços
[***************]
Re: RPM de motores CI vs Electricos
Enviado: segunda jun 29, 2009 11:51 pm
por visitante
vivam ...
bluesky..vais gostar (e outros tambem) disto :
http://auto.howstuffworks.com/cvt.htm
abraços
[***************]