UPS a alimentar a iluminação de emergência de um apartamento

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

UPS a alimentar a iluminação de emergência de um apartamento

Mensagem por Ferra »

projecto a executar só por alguém com conhecimentos de electricidade e electrónica!

venho aqui apresentar um projecto que me ocorreu a algum tempo! se as ups alimentavam um computador porque não uma lâmpada? vai daí toca a experimentar! liguei a um candeeiro e não é que se fez luz!
próximo passo foi ver se a ups aguentava com a iluminação do apartamento! mudei todas as lâmpadas para compactas e esperei por um dia em que a maria não estava. desliguei tudo o que havia em tomadas, mesmo tudo (entenda-se tirar as fichas das tomadas para não haver qualquer duvida)! desliguei o diferencial (muito importante) e liguei a saída que normalmente vai para o computador no quadro do apartamento e mais uma vez fez-se luz! devo dizer que a minha ups é off line e permite ser ligada mesmo sem electricidade na rede! possui uma bateria de 12volts 7amp.
feito o teste toca a ligar lâmpadas por todo o apartamento e estava cada vez mais entusiasmado devido ao crescente número que ia suportando até que cheguei á cozinha! pum! apagou-se tudo! bom nada mau, dá para todas as divisões mas se quiser a cozinha tenho de apagar algumas pois não deve ter potência suficiente, pensei eu… nada mais falso! quando apaguei todo o apartamento e voltando a ligar a ups fui ligar a lâmpada 2*18w fluorescente do tecto da cozinha parecia uma árvore de natal, acendiam alternadamente e não passavam do pisca-pisca! primeiro desaire com esta solução! magicando uma solução encontrei 2. ou compro arrancadores electrónicos ou retiro as lâmpadas e monto 4 compactas dentro da armadura! vou optar pela segunda! chegaram a estar ligadas 9 lâmpadas!
toca a tornar isto definitivo! explorando o quadro eléctrico verifico que o electricista me separou a iluminação em 2 circuitos dedicados exclusivamente à iluminação! passei os fios de alimentação para a dispensa (local onde se encontra a ups) e os de volta ao quadro intercalando deste modo a ups no circuito.
no inverno tive que fazer mais uma alteração! com a trovoada ela irritava mais que os trovões! tive que lhe tirar o pio!! (leia-se o aviso sonoro de falta de energia) mas até agora tinham sido só cortes momentâneos de energia nunca nenhum com mais de alguns segundos. quando uns artistas cortaram a linha ao fazerem um ramal de água é que foi o verdadeiro teste! e pumba! mais uma vez me falhou! o que seria desta vez? só ligava 2 minutos e desligava! acabei por descobrir que necessitava de uma carga de 40 watts para permanecer ligada! fácil, avisei a mulher para quando a luz faltar acende 3 ou 4 lâmpadas! só que este método vai-me reduzir o tempo de energia disponível! bom, mais uma coincidência resolveu o meu problema! por eu e a minha mulher necessitar-mos de carro eu guardei o meu de solteiro e nunca o vendi! por 1000€ (valor que lhe foi atribuído quando me quis desfazer dele, tinha-me custado 1950 contos que é +- 10 000€) fica na garagem para quando algum dos nossos carros do dia-a-dia tiver um problema! quando esse dia chegou fui para o ir buscar e a bateria estava descarregada. comprei uma, montei e servi-me do carro (não podia esperar que carregasse e sem garantias que a aceitasse)! resultado: uma bateria a mais que depois de a ter carregado aceitou a carga! qual o melhor sitio para a conservar com carga? podia ter comprado um carregador automático que a fosse mantendo mas lembrei-me da ups e se ela carrega uma de 7amp também carrega uma de 35amp. fiz as respectivas alterações à ups e liguei-a à bateria por 2 fios de 4mm pois 350w a 220v corresponde a quase 30amp a 12v! esteve quase 24 horas para completar a carga até entrar em corrente de manutenção. medi com um multímetro.
resultado:
tenho uma ups (já sem garantia e de uma marca extinta do mercado matlek) a alimentar a iluminação de emergência de um apartamento usando as mesmas lâmpadas normalmente usadas para a iluminação podendo ser comandadas pelos interruptores como é usual. com um tempo de pelo menos meia hora (foi o máximo de tempo que estive sem energia eléctrica desde que a montei e nunca fiz a experiencia de esgotar a bateria) mas deve durar para várias horas se houver contenção respeitando o tal valor de 40watts! (40w são cerca de 4amp o que na teoria daria para +- 9 horas mas sabemos que não será assim!) com um custo de 60€ (ups) e algum tempo dispendido visto que o resto foi só aproveitar o que teria como destino a reciclagem.
inconvenientes:
tive de lhe tirar o pio, tenho de ter (em emergência) um consumo de 40w pois havendo rede não é necessário visto que não se desliga mesmo sem consumo.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Re: UPS a alimentar a iluminação de emergência de um apartamento

Mensagem por Ferra »

sei que dá para alterar o circuito impresso dela para passar a ignorar o tal consumo minimo, mas não possuo conhecimentos suficientes para lhe fazer a alteração! onde devo actuar para ela passar a ter esse comportamento...

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

já uso ups há mais de 3 anos para luz de emergencia da minha loja.
sempre que há falta de luz, tenho 3 ups 1500va que alimentam os pcs, 6 lampadas economicas e o gravador de imagens durante 10 min.
logo tenho tempo p atender e pedir p sairem os clientes e desligar o pc em segurança.
neste momento estou a pensar substituir as baterias (estão gastas) pois antes dava quase p meia hora.
para além deste sistema tenho as lampadas de emergencia normais, que acendem automaticamente ao faltar luz.
Dos Fracos Não Reza a História...

Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Mensagem por Laranjeiro »

que tal evitar os inconvenientes das ups's usando uma bateria de automóvel e um conversor 12vdc/230vac ?
Chernobyl corria Windows

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

laranjeiro Escreveu:que tal evitar os inconvenientes das ups's usando uma bateria de automóvel e um conversor 12vdc/230vac ?
o principal é que os conversores não têm um carregador! só descarregam! esse projecto obriga a adicionar um carregador...
e pelo preço do conversor por vezes dá para comprar dois ups. agora adicione o preço do carregador e da bateria do automovel! com a ups que se destina a um computador proteje este e ainda sobra para as luzes! a um preço muito inferior e possui tudo o que é necessário para uma operação continua e a "segurança" de uma ups. é um dois em um...

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

master Escreveu:já uso ups há mais de 3 anos para luz de emergência da minha loja.
sempre que há falta de luz, tenho 3 ups 1500va que alimentam os pcs, 6 lâmpadas económicas e o gravador de imagens durante 10 min.
logo tenho tempo p atender e pedir p saírem os clientes e desligar o pc em segurança.
neste momento estou a pensar substituir as baterias (estão gastas) pois antes dava quase p meia hora.
para além deste sistema tenho as lâmpadas de emergência normais, que acendem automaticamente ao faltar luz.
inicialmente também pensei em lâmpadas de emergência mas como é para um apartamento não queria lâmpadas a acenderem-se as 2 ou 3 da manhã, pois estas não permitem que sejam apagadas! elas acendem quando falta a electricidade e pronto... aprendi quando comprei uma e esteve a trovejar uma tarde com cortes pequenos mas vários. lá se acendia a lâmpada de tarde sem que fosse necessário. quando chegou a noite e tornou a faltar já não houve lâmpada! era numa aldeia e já foi a uns anos... a partir desse dia lâmpadas de emergência só se forem para usar quando realmente precisamos! e como saber? se o interruptor da respectiva lâmpada estiver ligado! portanto é só interpor a ups no circuito e já está! e uma dá para toda a casa e lâmpadas só dão para uma divisão! são precisas muitas sendo mais um investimento pois com duas já compra uma ups que dá para toda a casa. sendo off-line nem interfere com nada pois o relé interno está on e a energia que passa é a energia da rede, e não a que está a ser convertida (onda sinusoidal modificada). esta só aparece em caso de falta da energia da rede.
no meu caso qualquer bateria de chumbo selada serve porque é só para a luz podendo adicionar as que quiser pois, desde que o inversor não aqueça não há problema. coisa difícil de aquecer pois dificilmente a vou usar em plena carga! mesmo com 10 lâmpadas acesas não atinjo metade da potencia…

Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado

ferra Escreveu: o principal é que os conversores não têm um carregador! só descarregam! esse projecto obriga a adicionar um carregador...
e pelo preço do conversor por vezes dá para comprar dois ups. agora adicione o preço do carregador e da bateria do automovel! com a ups que se destina a um computador proteje este e ainda sobra para as luzes! a um preço muito inferior e possui tudo o que é necessário para uma operação continua e a "segurança" de uma ups. é um dois em um...

bem verdade que o custo aumenta mas a recarga pode ser feita com um pequeno transformador de 0,3a e uma tensão um pouco superior a 12v ligado em paralelo permanentemente, quanto ás restantes características supera muito em autonomia e em potência quando comparado com ups's tradicionais....
Chernobyl corria Windows

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

laranjeiro Escreveu: bem verdade que o custo aumenta mas a recarga pode ser feita com um pequeno transformador de 0,3a e uma tensão um pouco superior a 12v ligado em paralelo permanentemente, quanto ás restantes características supera muito em autonomia e em potência quando comparado com ups's tradicionais....
sim é verdade! mas se a bateria que compra para o conversor for ligada para a ups a autonomia fica a mesma, ou não?
mais, qual a configuração da ligação para o poder usar como fonte de energia de emergência? que eu saiba não possui nada que detecte a falta de energia! ele fica sempre em série com as lâmpadas! se ela estiver todo o dia ligada esse carregador não é suficiente! um maior desperdiça energia ou põe a bateria a “ferver” , logo a opção é um carregador inteligente, logo mais caro! tem também um contra que é a onda sinusoidal modificada. esta onda não é perfeita, por isso só recorrer a ela de forma esporádica… a ups já tem e gere isso tudo…
não queria parecer teimoso, mas ainda não vi vantagens superiores em outros sistemas!

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

boas ferra, o mue muito obrigado por mais este contributo pois veio ajudar e bem a nossa comunidade e quem sabe não te vai ajudar a desenvolver mais ainda o teu sistema!

mais uma vez obrigado por tal partilha de conhecimentos...

uma muito boa ideia!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

serges Escreveu:boas ferra, o mue muito obrigado por mais este contributo pois veio ajudar e bem a nossa comunidade e quem sabe não te vai ajudar a desenvolver mais ainda o teu sistema!

mais uma vez obrigado por tal partilha de conhecimentos...

uma muito boa ideia!
obrigado serges
realmente ainda precisa de uma afinação! a tal necessidade de ter uma carga de 40w quando em funcionamento de emergência! mas sem esquemas e conhecimentos a nivel de circuitos integrados vai ficando assim.

Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado

ferra Escreveu:sim é verdade! mas se a bateria que compra para o conversor for ligada para a ups a autonomia fica a mesma, ou não?
mais, qual a configuração da ligação para o poder usar como fonte de energia de emergência? que eu saiba não possui nada que detecte a falta de energia! ele fica sempre em série com as lâmpadas! se ela estiver todo o dia ligada esse carregador não é suficiente! um maior desperdiça energia ou põe a bateria a “ferver” , logo a opção é um carregador inteligente, logo mais caro! tem também um contra que é a onda sinusoidal modificada. esta onda não é perfeita, por isso só recorrer a ela de forma esporádica… a ups já tem e gere isso tudo…
não queria parecer teimoso, mas ainda não vi vantagens superiores em outros sistemas!
Imagem
junto deixo um esquema daquilo que queria dizer, assim fica mais claro
com esse circuito a bateria é recarregada e a iluminação funciona com a rede até haver uma falha o que faz o relé comutar para o conversor.
quanto a ligar uma bateria maior num ups, a tensão é a mesma e a corrente aumenta isso resulta numa maior autonomia mas na prática teriam de ser feitas algumas alterações ao circuito porque de outra forma os componentes de potencia não iriam aguentar a nova demanda de amperagem
não se preocupe com a teimosia ferra, a gente vai dando umas sugestões e ás vezes são boas e outras vezes não...mas o importante é tentar achar soluções
Chernobyl corria Windows

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

pronto...

e agora ja andas perto da minha ideia que envolve baterias e conversores e tal.

basicamente consiste em :

primeiro - ter contador bi-horario

segundo- ter relogio, bateria calculada para as necessidades de cada um, conversor dc/ac tambem consoante essas necessidades

terceiro- as baterias apenas carregas durante o perido mais barato. altura em que a toda a rede electrica de casa se abastece directamente da rede da edp.

quarto- no horário normal o sistema passa a usar a energia das baterias e apenas passa a usar a rede antes da hora prevista que a bateria descarregar em demasia ou se a corrente que atravessa o conversor estiver perigosamente perto do seu limite de potencia...

quinto - no perido economico se falhar a energia da edp comuta imediatamente para as baterias. durante o outro periodo ele ja trabalha sem recorrer a esta fonte.

portanto faz a questao de ups mas para a casa toda e permite que tudo o que consomes seja ao preço mais eco da tarifa bi-horaria...

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

laranjeiro Escreveu: Imagem
junto deixo um esquema daquilo que queria dizer, assim fica mais claro
com esse circuito a bateria é recarregada e a iluminação funciona com a rede até haver uma falha o que faz o relé comutar para o conversor.
quanto a ligar uma bateria maior num ups, a tensão é a mesma e a corrente aumenta isso resulta numa maior autonomia mas na prática teriam de ser feitas algumas alterações ao circuito porque de outra forma os componentes de potência não iriam aguentar a nova demanda de amperagem
não se preocupe com a teimosia ferra, a gente vai dando umas sugestões e ás vezes são boas e outras vezes não...mas o importante é tentar achar soluções
bom, com este esquema realmente comuta quando falta a rede! mas precisa de uma afinação pois caso contrário o conversor, embora em vazio está sempre em "carga", sempre on! esse relé precisa de ser duplo para que quando comute, o faça tanto para a saída como para a entrada do conversor! penso que do modo como desenhou provavelmente vai ter um consumo desnecessário! por estas razões é que prefiro as ups, pois já vêm com tudo e não é necessário andar a adicionar carregadores, reles e baterias! porque é que os inversores não vêm completos? nesse caso, estaria de acordo que seriam preferíveis á ups! se retirássemos o ponto que detecta o consumo na ups teríamos um inversor completo! algumas até já têm um ventilador…
porque é que os componentes não aguentam? se não for ligada uma carga superior à potência da ups a única diferença vai ser o tempo de suporte que em vez de passar de 15 minutos passa a ser 1 ou 2 horas! se houver arejamento suficiente o que aguenta 15min aguenta 4 ou 8 vezes mais!
com a minha configuração o inversor da ups continua com a mesma corrente (amperagem) a circular por ele, tendo como única diferença a origem da reserva passar de 7 para 35amp traduzindo-se numa maior autonomia! se for necessário modificar componentes é porque em caso de emergência a temperatura interna da ups vai subindo! tinha de estar muito bem estudada para que quando estiver a atingir o ponto de temperatura crítica a bateria também esteja quase descarregada! tendo como base a temperatura ambiente máxima admitida! temperatura essa não muito usual dentro das nossas casas!
repare que usando a ups deste modo estamos a dar uma segunda utilização da mesma! se as temos em casa e dão para o serviço porque não usa-las? evitando o investimento extra!

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

tvcrabo Escreveu:pronto...

e agora ja andas perto da minha ideia que envolve baterias e conversores e tal.

basicamente consiste em :

primeiro - ter contador bi-horario

segundo- ter relogio, bateria calculada para as necessidades de cada um, conversor dc/ac tambem consoante essas necessidades

terceiro- as baterias apenas carregas durante o perido mais barato. altura em que a toda a rede electrica de casa se abastece directamente da rede da edp.

quarto- no horário normal o sistema passa a usar a energia das baterias e apenas passa a usar a rede antes da hora prevista que a bateria descarregar em demasia ou se a corrente que atravessa o conversor estiver perigosamente perto do seu limite de potencia...

quinto - no perido economico se falhar a energia da edp comuta imediatamente para as baterias. durante o outro periodo ele ja trabalha sem recorrer a esta fonte.

portanto faz a questao de ups mas para a casa toda e permite que tudo o que consomes seja ao preço mais eco da tarifa bi-horaria...
é uma boa ideia sendo apenas necessário fazer contas para o que se poupa no bi-horario e o que se gasta em baterias (não são eternas) e perdas de rendimento no carregador, na bateria e no conversor! deste modo penso que ia ficar muito mais caro mesmo carregando em horario economico! penso...

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

eu tenho isso feito numa vivenda há 4 anos, alimenta até inclusivamente lâmpadas fluorescente com balastro electromecânico na cozinha, basta que tenham arrancado com corrente sinusoidal da rede e quando a ups transfere para a onda quadrada que ela produz pisca 3 ou 4 vezes mas depois continua a funcionar. arrancar directamente da ups é que não dá.

se a casa fosse minha, já tinha mudado para balastro electrónico, mas o meu pai não vai nessa. já foi o diabo pra o convencer a deixar-me por a ups.

as 2 ups que tenho em casa funcionam mesmo sem qualquer carga, ou mesmo com uma misera lâmpada de 7w, uma é mustek (tem um servidor caseiro, router e modem) e outra +e de marca branca (1000 va - iluminação da casa).

se calhar essa marca saiu do mercado por alguma razão.

aqui basta vir um dia de vendaval forte que faça abanar bem o cabos pendurados nos postes que eles ligam e desligam.
é uma vergonha a cablagem de electricidade e telefone onde eu moro, os cortes de energia são síncronos com as rajadas de vento forte, e a cablagem de telefone tem caixas de ligação nos poste com o cobre todo oxidado (verdete), e cabo caídos dos postes nos pinhais, assim como cabos de telefone caídos em cima de cabos de electricidade.

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

rjsc Escreveu:eu tenho isso feito numa vivenda há 4 anos, alimenta até inclusivamente lâmpadas fluorescente com balastro electromecânico na cozinha, basta que tenham arrancado com corrente sinusoidal da rede e quando a ups transfere para a onda quadrada que ela produz pisca 3 ou 4 vezes mas depois continua a funcionar. arrancar directamente da ups é que não dá.

se a casa fosse minha, já tinha mudado para balastro electrónico, mas o meu pai não vai nessa. já foi o diabo pra o convencer a deixar-me por a ups.

as 2 ups que tenho em casa funcionam mesmo sem qualquer carga, ou mesmo com uma misera lâmpada de 7w, uma é mustek (tem um servidor caseiro, router e modem) e outra +e de marca branca (1000 va - iluminação da casa).

se calhar essa marca saiu do mercado por alguma razão.

aqui basta vir um dia de vendaval forte que faça abanar bem o cabos pendurados nos postes que eles ligam e desligam.
é uma vergonha a cablagem de electricidade e telefone onde eu moro, os cortes de energia são síncronos com as rajadas de vento forte, e a cablagem de telefone tem caixas de ligação nos poste com o cobre todo oxidado (verdete), e cabo caídos dos postes nos pinhais, assim como cabos de telefone caídos em cima de cabos de electricidade.
no meu caso se a lampada já estiver acesa tambem a mantem! mas como pode acontecer o caso de estar apagada e necessitar de a acender preciso de arranjar uma solução.. no meu caso dá para mudar para compactas porqu é uma armadura em acrilico com madeira à volta, por isso se meter as compastas não há problema!
a que suporta a lampada de 7w talvez o faça porque tem mais coisas associadas, experimente só a lampada.
quando a comprei comprei gato por lebre! procurava uma mustek vi matlek e não reparei na diferença...
aqui já não acontece, mas já foi tempo de isso acontecer tal e qual como descreve!
agora é para meter inveja ao vizinhos por ter electricidade e eles não! (estou na brinca!)
quando tiver hipotese experimento com a mustek do meu cunhado...

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

olá pessoal,

aqui está um circuito que me interessa, mas ponho uma dúvida :

e se o carregamento for feito através de paineis solar e/ou éolica, directamente á bateria?

tenho impressão que para a mesma potencia uma ups é mais barata que um conversor.

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

tavares,
assim como dizes e a mesma coisa, mas em vez de ir buscar a energia à rede nas horas de vazio, vai buscar a energia ao mini painel solar ou à turbina eólica. agora repara no custo do painel solar ou turbina com o respectivo controlador/carregador de bateria (pois o painel solar tem um carregador e a turbina tem outro carregador) e adiciona o desgaste das baterias e será que compensa?
voltando ao post anterior, a edp claro que nos agradece se gastarmos energia às horas de vazio em vez de gastarmos à hora de ponta. pois a energia de ponta é muito mais cara. equaciona-se no futuro que os carros electricos possam prestar um serviço à rede pela capacidade das baterias instaladas: durante a noite carregam-se as baterias, e durante o dia, devolvem a energia à rede, na parte que se preveja que não seja utilizada.

já decerto algumas pessoas que tem microgeração solar equacionaram a hipótese de tentar rentabilizar o equipamento mais rapidamente do que o previsto. não discuto se será legal ou não, pois decerto não o é, pois naturalmente são alterações que se fazem ao contrato de fornecimento:
injectar na rede energia de outras fontes para além da solar, por via de aerogerador, etc. para compensar nos dias de menos indice solar.

enquanto que no 1º caso estamos apenas a utilizar a energia que é do dominio particular, no 2º estamos a fazer alteração na utilização (produção) pertença da edp, e sendo pago bonificado para o solar, mas usando a eólica, então é que não.....
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

esse tipo de ilegalidade é extremamente fácil de cometer até com energia da edp de horário vazio, embora eu não dormisse descansado se o fizesse.

pelo menos o inversor solar sunnyboy 3800 que tenho suporta uma entrada dc entre 200v a 500v.
para vender energia retirada da rede de noite e injecta-la de volta na rede a tarifa bonificada (também de noite), bastaria apenas uma ponte rectificadora , um condensador de 400v, umas fichas e um comutador.

ou seja, a energia da rede é rectificada, e fica-se com cerca de 325v dc, que depois se liga ao inversor nos conectores onde estavam ligados os painéis solares durante o dia.

mas não recomendo a ninguém, se forem detidos por burla à edp não se queixem.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

alem de não poderes vender mais que 2.4mw por kw instalado. tens a telecontagem, não sei com que frequencia a fazem, mas imagina que a fazem várias vezes ao dia (de certeza que não o fazem), queria ver o que eles pensariam ao lerem num contador, uma valente contagem durante a noite.... ah! e tal, estava lua cheia....

Responder

Voltar para “Geral”