É viável economicamente?

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
sidnei
Membro
Membro
Registado: sábado set 05, 2009 5:43 am

É viável economicamente?

Mensagem por sidnei »

eu tenho olhado com muita curiosidade os geradores eólicos que vcs tem usado aí na europa, mas sempre me vem a dúvida se eles são economicamente viáveis. por curiosidade quanto vcs gastam é média nas suas contas de energia elétrica.quanto custa uma conta de 100kwh na europa?
aqui no brasil, em especial em minas gerais, uma conta de 100kwh sai por cerca de 90 reais (34,167 euros, segundo cotação do dia 05/09/2009)

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Re: É viável economicamente?

Mensagem por sergiomms »

em portugal o consumo de 1kwh custa +- 0,12€ (12 cent), logo 100kwh custarão +- 12€, é claro que ainda há os impostos, o custo da potência instalada e a possiblidade de utilização desses kw's em tarifa bi-horária (reduzida)
sergiomms

Autor do tópico
sidnei
Membro
Membro

Mensagem por sidnei »

sergiomms Escreveu:em portugal o consumo de 1kwh custa +- 0,12€ (12 cent), logo 100kwh custarão +- 12€, é claro que ainda há os impostos, o custo da potência instalada e a possiblidade de utilização desses kw's em tarifa bi-horária (reduzida)
o custo que eu citei é o custo final já com impostos para o consumidor residencial com instalação monofásica (127v apenas), empresas e comércio pagam menos. não temos para residencias tarifas que variem de acordo com o horário.
se eu considerar que o peso dos impostos aumente a tarifa em 50% teremos uma tarifa final de 18 euros, que representa menos de 50 reais. considerando este valor, é ainda menos interessante a utilização de energia eólica por fatores econômicos.
no caso de enegia solar (painéis fotovoltáicos), a coisa é ainda pior. se colocarmos o dinheiro necessário para gerar energia de modo a criar uma casa autônoma energética em um banco numa aplicação segura, os dividendos são suficientes para pagar a conta de luz e ainda há uma sobra considerável.

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

é menos interessante economicamente, na europa, aí,no brasil, parece que terás o retorno bem mais depressa!
sergiomms

Autor do tópico
sidnei
Membro
Membro

Mensagem por sidnei »

sergiomms Escreveu:é menos interessante economicamente, na europa, aí,no brasil, parece que terás o retorno bem mais depressa!
mas aqui no brasil quem quer não pode e quem pode não quer.
para consumidores residênciais o custo inicial é proibitivo.
para empresas ou comércio que podem arcar com um grande custo inicial o investimento não vale por pagarem uma tarifa menor e o tempo para gerar lucro ser muito grande.

Skee
Membro
Membro
Registado: sexta jul 17, 2009 6:28 am

Mensagem por Skee »

acredita que sim .. o suficiente para te tornar podre de rico ...

tenho amigos com investimentos desses ... voces nem fazem ideia ....

o retorno pelo que parece é em 2/3 anos, cada gerador custa uma media de 2 milhoes de euros, por isso façam-lhe as contas ...

trabalho? quase nenhum .. manutençao? pouca ..

é uma mina de ouro ..

Nadilotn
Membro
Membro
Registado: terça set 08, 2009 5:51 pm

Mensagem por Nadilotn »

dois milhôes de euros???
acho que dos menores. ouvi falar que um de 90m de diâmetro (vestas) chega próximo aos 50 milhões...
será verdade?

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

sidnei Escreveu:eu tenho olhado com muita curiosidade os geradores eólicos que vcs tem usado aí na europa, mas sempre me vem a dúvida se eles são economicamente viáveis. por curiosidade quanto vcs gastam é média nas suas contas de energia elétrica.quanto custa uma conta de 100kwh na europa?
aqui no brasil, em especial em minas gerais, uma conta de 100kwh sai por cerca de 90 reais (34,167 euros, segundo cotação do dia 05/09/2009)
seria bom olhar também para os projetos de turbinas eólicas brasileiros, muitos dos quais estão publicados aqui no forum.
aqui na minha cidade (boa vista, roraima, brasil), 100kwh para uso residencial custa r$ 53,48 já com impostos. fonte: a minha conta de luz que vence no dia 16/09/2009. isso significa quase a metade do preço informado para minas gerais. some-se a isso o fato de a minha região não ser tão indicada para a exploração de energia eólica como outras cidades no litoral. mesmo assim eu desenvolvo pesquisa em energia eólica há bastante tempo, e estou convencido de que é plenamente viável. quanto mais o tempo passa, a energia eólica se torna mais viável economicamente. a tecnologia tem produzido componentes eletrônicos mais baratos, potentes e eficientes, além de materiais mais resistentes de baixo custo. o horizonte é cada vez melhor. e enquanto isso as reservas de petróleo estão cada vez mais disputadas e escassas.

é provável que a nossa geração ainda assista ao fim do petróleo. um fim, na verdade "sem chegar ao final". eu tenho uma tese de que o petróleo nunca vai acabar, porque antes disso ele vai ficar ecionomicamente inviável. hoje já existem muitas reservas de petróleo descobertas que são economicamente inviáveis, devido a estarem em grandes profundidades, onde a energia gasta para retirá-lo seria maior do que a energia produzida com ele.
eu desconfio que essa história das monstruosas reservas de petróleo do brasil no pré-sal (no mar, a aproximadamente 6000m de profundidade) estão nesta categoria, e o que está sendo vendido é apenas a ilusão de este petróleo algum dia ser explorado.

enquanto isso a energia eólica está aí, bem na nossa frente, não se trata de nenhuma ilusão. em locais que tenham boas condições de vento, qualquer pá de ventilador ligada a um pequeno motor produz energia para iluminar uma casa. e o melhor: sem ter que comprar combustível para abastecer !

alguém tem dúvida de que uma máquina que produz energia sem precisar ser abastecida seja economicamente viável ? se essa pessoa existe, eu sugiro a ela que procure um médico urgentemente ! eh eh eh !

Autor do tópico
sidnei
Membro
Membro

Mensagem por sidnei »

a energia elétrica em minas gerais é uma das mais caras do brasil, sempre ouvi falar isso mas agora tenho certeza.
quando eu me referi a quem pode e não quer me referia a pequenos comerciantes donos de supermercados, postos de gasolina e comercios medianos, estabelecimantos urbanos. uma usina de dois milhões de euros está completamente fora do que eu me referia. não faço nem idéia se isto é viável dentro de uma cidade.

Skee
Membro
Membro

Mensagem por Skee »

nadilotn Escreveu:dois milhôes de euros???
acho que dos menores. ouvi falar que um de 90m de diâmetro (vestas) chega próximo aos 50 milhões...
será verdade?
2 milhoes e tenho a certeza disso, ja li numa das placas num aerogerador, num n 90. 50 milhoes de euros .. vai com calma! isso é metade do custo do estadio da luz ...
le este artigo, eles falam num custo medio de 3,5 milhoes de dolares ha 2 anos, em 2007, e isto nao esquecer que os preços das turbinas desceram devido a crise internacional, e que o euro vale 1,5 dolares, portanto o custo final deve rondar como eu disse os 2 milhoes de euros, mas isso tambem depende de outros factores, como a escala do investimento, localizaçao, etc.

http://www.windustry.org/how-much-do-wind-turbines-cost

cumps
Última edição por Skee em terça set 22, 2009 5:34 pm, editado 1 vez no total.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

skee Escreveu:
será verdade?
2 milhoes e tenho a certeza disso, ja li numa das placas num aerogerador, num n 90. 50 milhoes de euros .. vai com calma! isso é metade do custo do estadio da luz ...

cumps
segundo sei, através de um amigo que trabalha para uma dessas empresas instaladoras, um aerogerador de 90 m, custa cerca de 1 milhão de euros, depois existe o custo da instalação que não me soube dizer, acho os 50 milhões um valor para lá do ridículo, a não ser que conte já com todo o sistema de sacanagem e corrupção.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Skee
Membro
Membro

Mensagem por Skee »

jmal Escreveu:
skee Escreveu:
será verdade?

cumps
segundo sei, através de um amigo que trabalha para uma dessas empresas instaladoras, um aerogerador de 90 m, custa cerca de 1 milhão de euros, depois existe o custo da instalação que não me soube dizer, acho os 50 milhões um valor para lá do ridículo, a não ser que conte já com todo o sistema de sacanagem e corrupção.
sim exacto, o custo do equipamento (normalmente é o n 90) é de perto de 1 milhao de euros, mas com os etceteras limitadas (i.e. transporte e montagem) o valor irá para perto dos 2 me, dos quais a ue pode comparticipar até imagine-se .. 70 %!!
hummm .. negocio apetitoso hein ..
cumps

Responder

Voltar para “Energia Eólica”