sincronismo com a rede

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
koalakoala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: quarta out 21, 2009 4:22 pm

sincronismo com a rede

Mensagem por koalakoala »

boa noite ao forum, tenho uma duvida e é a seguinte:
posso ter um painel solar ou uma eolica ligado á minha rede eléctrica atravéz dum inversor com sincronismo automatico?
a ideia é consumir o que produzo e o que fizer falta ir buscar a edp.

cumprimentos
koalakoala


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: sincronismo com a rede

Mensagem por RJSC »

podes, mas sem teres acesso ao regime bonificado da micro-produção vai ser muito difícil conseguires poupar o suficiente para pagar pelos painéis.

energia eólica pode eventualmente pagar-se a si própria aos preços actuais, mas a única garantidamente rentável por estes dias para o utilizador doméstico é a hídrica, mas essa só dá para quem tem uma propriedade atravessada por um curso de água.


Autor do tópico
koalakoala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: quarta out 21, 2009 4:22 pm

Re: sincronismo com a rede

Mensagem por koalakoala »

obrigado pela resposta. eu sei que o preço do painel vs o que se poupa tarde ou nunca é rentabilizado, é mais pelo prazer de ser eu a fazer a instalação, ampliar à medida que pretender, sem ter terceiros pelo meio nem contratos de micro-geração. tinha era receio que a edp não achasse muita piada ao facto de fazer sincronismo com a rede do meu lado do contador.

cumprimentos,
koalakoala


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: sincronismo com a rede

Mensagem por RJSC »

pois, a edp achar piada não acha...

tens que ter cuidado para não produzires mais do que consomes, porque se o contador andar pra trás eles podem-te vir chatear. se for um contador mecânico pode andar para trás durante partes do dia/mês desde que depois até à próxima leitura ande para a frente o suficiente para que quando vierem fazer a leitura o contador não tenha um valor inferior ao da última. se for um electrónico, já não posso dar a certeza, alguns modelos deixam andar para trás, outros mantêm a contagem e não andam para trás e outros poderão guardar um aviso em memória para quando vierem fazer a leitura saberem que se injectou energia na rede. vi ainda um relato dum americano que diz que se passou o contrário, o contador dele estava programdo de maneira tal que a energia que ele fornecia à rede era a somar à consumida e não a subtrair, ou seja, ele fornecia energia à companhia de electricidade e ainda tinha que a pagar por cima.

resumindo se o contador é mecânico estás à vontade, desde que consumas mais do que produzes (o que não deve ser difícil).


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: sincronismo com a rede

Mensagem por CrOhN »

julgo já ter lido em algures que até 1kw podes fazer o que pretendes (isto carece de confirmação), com as condicionantes que o rjsc mencionou.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: sincronismo com a rede

Mensagem por sergiomms »

lê o teu contrato com a edp.
não é permitido ter energia paralela com a rede.
agora desde que eles não descubram......força!
sergiomms

Responder

Voltar para “Geral”