Página 1 de 1

sincronismo com a rede

Enviado: sexta out 30, 2009 9:34 pm
por koalakoala
boa noite ao forum, tenho uma duvida e é a seguinte:
posso ter um painel solar ou uma eolica ligado á minha rede eléctrica atravéz dum inversor com sincronismo automatico?
a ideia é consumir o que produzo e o que fizer falta ir buscar a edp.

cumprimentos
koalakoala

Re: sincronismo com a rede

Enviado: sábado out 31, 2009 4:29 pm
por RJSC
podes, mas sem teres acesso ao regime bonificado da micro-produção vai ser muito difícil conseguires poupar o suficiente para pagar pelos painéis.

energia eólica pode eventualmente pagar-se a si própria aos preços actuais, mas a única garantidamente rentável por estes dias para o utilizador doméstico é a hídrica, mas essa só dá para quem tem uma propriedade atravessada por um curso de água.

Re: sincronismo com a rede

Enviado: sábado out 31, 2009 8:01 pm
por koalakoala
obrigado pela resposta. eu sei que o preço do painel vs o que se poupa tarde ou nunca é rentabilizado, é mais pelo prazer de ser eu a fazer a instalação, ampliar à medida que pretender, sem ter terceiros pelo meio nem contratos de micro-geração. tinha era receio que a edp não achasse muita piada ao facto de fazer sincronismo com a rede do meu lado do contador.

cumprimentos,
koalakoala

Re: sincronismo com a rede

Enviado: domingo nov 01, 2009 3:00 am
por RJSC
pois, a edp achar piada não acha...

tens que ter cuidado para não produzires mais do que consomes, porque se o contador andar pra trás eles podem-te vir chatear. se for um contador mecânico pode andar para trás durante partes do dia/mês desde que depois até à próxima leitura ande para a frente o suficiente para que quando vierem fazer a leitura o contador não tenha um valor inferior ao da última. se for um electrónico, já não posso dar a certeza, alguns modelos deixam andar para trás, outros mantêm a contagem e não andam para trás e outros poderão guardar um aviso em memória para quando vierem fazer a leitura saberem que se injectou energia na rede. vi ainda um relato dum americano que diz que se passou o contrário, o contador dele estava programdo de maneira tal que a energia que ele fornecia à rede era a somar à consumida e não a subtrair, ou seja, ele fornecia energia à companhia de electricidade e ainda tinha que a pagar por cima.

resumindo se o contador é mecânico estás à vontade, desde que consumas mais do que produzes (o que não deve ser difícil).

Re: sincronismo com a rede

Enviado: domingo nov 01, 2009 8:34 am
por CrOhN
julgo já ter lido em algures que até 1kw podes fazer o que pretendes (isto carece de confirmação), com as condicionantes que o rjsc mencionou.

Re: sincronismo com a rede

Enviado: domingo nov 01, 2009 8:31 pm
por sergiomms
lê o teu contrato com a edp.
não é permitido ter energia paralela com a rede.
agora desde que eles não descubram......força!